quais as reais intenções de BF ao estudar teologia?

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# set/15


Virar padre? Iniciar uma jihad?

Especulem

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Sei lá, até hoje não entendo o que ele é.

Defende muito bem as doutrinas da fé cristã, vai de vez em quando na igreja luterana, conhece muito o islamismo e até o defende, no entanto vi em outro post ai alguém dizendo que ele assumiu ser ateu.

Camaleão do OT.

brunohardrocker
Veterano
# set/15
· votar


Fundar uma nova religião, escolher os discipulos no OT para levar a palavra e estabelecer a sede em PFB, convocando os fiéis para peregrinações anuais para a Pampa Sagrada.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


lguém dizendo que ele assumiu ser ateu.

hahaha eu era ateu aos 17 ou 18 anos, mas é uma fase superada da minha vida.

Agora, respondendo ao tópico, vou dar a minha opinião sobre quais as reais intenções de BF ao estudar teologia?.
Cara, eu comecei acho que por curiosidade mesmo, eu leio de tudo e sem método, teve uma hora que "O Livre Arbítrio" de Santo Agostinho passo na minha mão, na mesma época em que eu lia Bakunin e tomava benflogin (na real eu tomei até vinagre com sprite nessa época), aí eu continuei estudando, vi que as coisas todas eram muito melhor fundamentadas que as porcarias pseudo-teológicas que eu estudava até então, hoje em dia o negócio está mais como uma busca pessoal, que eu não sei pra onde vai.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


vai de vez em quando na igreja luterana

Me associei na Igreja Luterana perto da minha casa e tenho frequentado quinzenalmente.

Fidel Castro
Veterano
# set/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


sequelas do benflô

é o efeito Baby Consuelo

mete o louco, se perde ao ponto de tomar vinagre com sprite depois se encontra na igreja da esquina e nos evangelhos/salmos/etc

landlord
Veterano
# set/15
· votar


Eu queria saber se esse estudo todo realmente fortaleceu sua crença e fé ou se na verdade levantou ainda mais duvidas sobre se associar a alguma religião especifica?

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Me associei na Igreja Luterana perto da minha casa e tenho frequentado quinzenalmente.

Que bom cara. É essa?

Não conheço nada dessa igreja. Como é? É tipo uma presbiteriana ou anglicana? Qual a confissão de fé que eles adotam? O pastor/bispo/sacerdote é bem capacitado teologicamente?
Fico imaginando você em uma AD da vida ouvindo um pastor que tem a 3° série do ensino fundamental dizendo que Deus "bençoa" haha... não deve aguentar 10 minutos de sermão.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/15
· votar


tomava benflogin (na real eu tomei até vinagre com sprite nessa época)

E fala isso de boca cheia!
É o novo bispo Formigão.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Samá Samutte
Não, essa.

O culto é bem parecido com a das igrejas protestantes históricas, tipo a presbiteriana e a anglicana. Se divide em um momento inicial de oração e confissão, alguns cânticos (a que eu frequento não tem instrumentos musicais, mas outro dia foi um pastor visitante lá levou um violão), depois uma leitura de dois textos bíblicos, um do AT e um do NT, e uma pregação sobre eles, depois segue outro momento de oração, alguns cânticos e o pastor finaliza o culto. O que eu achei curioso é o fato de a ceia ser aberta a pessoas que não são membros da igreja e a crianças o critério para participar seria a fé, segundo consta.
A confissão é a de Augsburgo. O pastor me parece bem preparado teologicamente, as explicações e a pregação são boas. A igreja mantém, tradicionalmente escolas superiores de teologia pra formação dos pastores.

landlord
Cara, estudar teologia é uma faca de dois legumes, por um lado, quando você entende como se chega as doutrinas, principalmente as soteriológicas, as antropológicas e as ontológicas, você passa por um fortalecimento na fé, porque as lacunas são preenchidas, e essas coisas todas atuam pra compor sua cosmovisão, a qual faz você acreditar em Deus como acredita que hoje é quinta-feira. Por outro lado, quando você tem acesso a doutrinas conflitantes, com caras que aparentam a mesma eloquência e a mesma honestidade intelectual, é claro que a simples adesão à dogmática fica mais difícil.
É por isso que nós vemos muitos cristãos que tem repulsa ao estudo da teologia, sempre existe um risco para a alma quando você começa a revirar coisas do Século III pra tentar entender sua própria fé.

makumbator
Moderador
# set/15
· votar


Black Fire
É por isso que nós vemos muitos cristãos que tem repulsa ao estudo da teologia, sempre existe um risco para a alma quando você começa a revirar coisas do Século III pra tentar entender sua própria fé.

É aquela coisa de "ignorância é uma benção"...hahaha!

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


http://plato.stanford.edu/entries/skeptical-theism/

e pensar que estavam propondo essa enciclopédia como melhor que a wikipedia

é de filosofia ou dogmatismo, afinal?

sallqantay
Veterano
# set/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Black Fire
sempre existe um risco para a alma

O risco seria qual, exatamente? Pois a fé não é questão racional, é do domínio do irracional, do imponderável

efeito Baby Consuelo

lol

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


pianoid

dei uma olhada e não vi nenhum dogmatismo, vi uma exposição filosófica de uma vertente de pensamento

sandroguiraldo
Veterano
# set/15
· votar


Toda fé que pode ser destruída, deve ser destruída.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


sandroguiraldo
Toda fé que pode ser destruída não é fé em absoluto

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


sallqantay
Do ponto de vista cristão, o risco está em se cair em sistemas de crença diferente daquele que se entende levar a Salvação. Historicamente muitos teólogos tem chegado principalmente em duas heresias: o montanismo e o gnosticismo. Esse foi o caso de Tertuliano por exemplo, e também é característico de movimentos cristãos e pseudo-cristãos modernos.

sallqantay
Veterano
# set/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Black Fire

Mas isso é imponderável, é questão de fé íntima. Quer dizer, se o cara teve uma revelação do fim próximo e quer agir de acordo com isso (montanismo), que instância pode provar que ele está errado?

Nenhuma

landlord
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay

Mas ai volta pra questão de qual é o verdadeiro cristão... o que na minha opinião parece ser uma pergunta tola.
Por outro lado é utilizada para explicar porque o islamismo é uma religião de paz.
Mas aí e vejo o paradoxo, se não podemos definir um verdadeiro então existe chance dos dois lados serem verdadeiros.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# set/15
· votar


Black Fire
tem que ir na macumba, vei...

brunohardrocker
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay
montanhismo

viu? herege.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


sallqantay
Não é uma questão de provar que está errado ou não. A questão é que ele está simplesmente excluído de um sistema teológico.
E para aqueles que aceitam os a priori do mainstream cristão este sujeito pode estar condenado, pois não cumpre mais aquilo que se entende como necessário a salvação.

sandroguiraldo
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay
Toda fé que pode ser destruída não é fé em absoluto
por isso deve ser destruída.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


sallqantay
fé não é questão racional, é do domínio do irracional



sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Samá Samutte

Nao clico em vídeos do dawkins. Mas só porque é irracional nao significa que seja desprovido de valor.

o império da razão tem que cair de joelho perante o império do feeling. Venceremos

Black Fire

ele pode virar um Antônio conselheiro da vida

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay
ão vi nenhum dogmatismo, vi uma exposição filosófica de uma vertente de pensamento

vi um manual de respostas padrão para críticas aos dogmas de um teólogo cético (sic)

tem gente que até hoje confunde auto-ajuda e sofismo com filosofia, só não esperava isso desse respeitado site

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


sallqantay

Que irracional, de onde você tirou isso? É possível sim ter uma fé racional.

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay
o império da razão tem que cair de joelho perante o império do feeling

I have a feeling I know you, bro

Fidel Castro
Veterano
# set/15
· votar


Que irracional, de onde você tirou isso? É possível sim ter uma fé racional.

nisso eu concordo

se convivo com gente que acredita piamente e de coração no livre-mercado mesmo agindo diariamente contra ele, fé existe.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


Samá Samutte

é o contrário creio. dá pra entender e racionalizar a fé. mas ela é algo que você já sente e sabe, mesmo sem racionalizar.

uso minha fase "ateia" como exemplo. eu racionalizava inúmeros motivos pra chegar a conclusão comum de um "ateu". mas mesmo assim eu acreditava em Deus e em Cristo. só não admitia. (eu conseguia me enganar fingindo que não acreditava, mas era bem superficial).

creio que você sabe do que estou falando. rs como Cristão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quais as reais intenções de BF ao estudar teologia?