quais as reais intenções de BF ao estudar teologia?

Autor Mensagem
st.efferding
Membro
# set/15
· votar


quais as reais intenções de BF ao estudar teologia?

Bater consistentemente a laje da fundação teórica para o nascimento do teruelismo.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Wuju Wu Yi

é o contrário creio. dá pra entender e racionalizar a fé. mas ela é algo que você já sente e sabe, mesmo sem racionalizar.

Concordo.

A fé racional que estou falando é no sentido de que a minha fé não é uma fé cega, ilógica. É possível entender temas da fé cristã através da razão (por exemplo a Criação, vide a Teologia Natural). As pessoas tendem a pensar que os cristãos possuem uma fé cega e até mesmo ignorante, que creem nas Escrituras simplesmente porque um pastor eloquente disse para elas crerem. Não é assim. Temos as 5 vias de Tomás de Aquino, argumentos ontológico e teleológico (dentre outros), temos o Jesus histórico, enfim, há muita coisa que valida a fé cristã. Não que eu precise de nada disso para crer, no fim, o que vale é o que você disse e que - para mim - está intrínseco em todo ser humano. Todos possuem esse sentimento (Rm 1. 18-32 é sensacional, explica bem o que estou falando); eu não acredito em ateus. No fundo, todos eles possuem uma consciência que os acusa sobre a existência de um Deus e que no fim eles vão ter que prestar contas diante Dele.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Só um adendo, as crenças podem sim ser provadas falsas pelas suas contradições internas, como a impossibilidade metafísica (politeísmo, reencarnação). Procurem o livro do Guénon sobre o erro espírita, para mais informações.

sallqantay
Veterano
# set/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Samá Samutte
É possível sim ter uma fé racional.

dá pra entender e racionalizar a fé. mas ela é algo que você já sente e sabe, mesmo sem racionalizar. (2)

Black Fire
as crenças podem sim ser provadas falsas pelas suas contradições internas

aí eu vou lá e tento falsear o cristianismo por ser idólatra (e representar figuras santas)

aí vem um cristão e me diz que não é bem assim, e me mostra uma série de argumentos

nao vejo como provar nada nesse campo

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


Samá Samutte

Exatamente. essa frase sua é excelente:

No fundo, todos eles possuem uma consciência que os acusa sobre a existência de um Deus e que no fim eles vão ter que prestar contas diante Dele.

Traduz exatamente o que eu sentia na época. E se abrir para esse sentimento, e reconhecer com toda honestidade quanto for possível, o que verdadeiramente se sente. É a coisa mais libertadora que se pode fazer.

Uma vez que já se alcançou a leveza da verdade (é assim que descrevo, me senti muito leve depois de me abrir honestamente para meus sentimentos em Deus e Jesus Cristo). Podemos procurar, e certamente encontraremos, as diversas coisas que naturalmente apontam que essa é a verdade.

E precisamente como você falou, não precisamos buscar motivos para crer, isto já sentimos e sabemos. Mas o fazemos para cada vez mais permanecermos no caminho de Deus, e ajudarmos aqueles com duros corações.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


sallqantay
Não é tão simples assim.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Black Fire

Exato: nada é tão simples. Essas suas supostas refutações de outras doutrinas também podem ser meros simplismos, espantalhos do que ser quer criticar

Skider
Veterano
# set/15
· votar


Virar bispo e pegar o landlordinho.
vlw, flws.

Skider
Veterano
# set/15
· votar


sallqantay
O risco seria qual, exatamente? Pois a fé não é questão racional, é do domínio do irracional, do imponderável

Explica aí.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Skider

Nao se explica fé, se vivencia. Nao é algo que pode ser colocado em risco pela razão

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


sallqantay
na verdade se explica, como o Samá Samutte disse. existem vários indícios racionais que justificam a fé em Deus. o único ponto é que ela não depende desses indícios, pois é um sentimento.

observando que a fé a qual estou me referindo, é a fé em Deus.

Skider
Veterano
# set/15 · Editado por: Skider
· votar


sallqantay
Sei lá... não concordo. Vc bota fé nisto?

landlord
Veterano
# set/15
· votar


nao vejo como provar nada nesse campo

Exatamente, por isso acho contraditório tentar fortalecer sua fé através do estudo teológico.
Pelo que eu vejo nas discussões aqui a base teórica só serve para contra argumentar um dogma criticado, porém nada valida racionalmente toda religião.

landlord
Veterano
# set/15
· votar


Skider
Sei lá... não concordo. Vc bota fé nisto?

Hahahaha

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15 · Editado por: Black Fire
· votar


landlord
Na verdade você não compreende a função da teologia no fortalecimento da fé, porque o que você faz é reduzir a religião a um sistema de aceitação de argumentos de autoridade, uma caricatura.
É claro que todo sistema religioso parte de algum a priori, seja na revelação divina através do Corão, ou da encarnação de Cristo, mas o que se segue daí, a superestrutura, por assim dizer, geralmente é derivada de discussões internas cujo entendimento demanda um enorme esforço filosófico. Ninguém crê em um Deus Trino ou na depravação total do homem por um comando religioso explícito, todas essas doutrinas se desenvolvem no decorrer da história de qualquer religião e só passam a aceitação geral depois de muitos séculos.
Por isso entendo que o estudo teológico serve sim pra fortalecer a fé. Há muitos exemplos possíveis: nós vemos a todo momento pessoas perdendo a fé em Deus, porque acham que um Deus bom não poderia permitir a existência do mal, essa perda de fé seria impensável pra alguém que conhece a obra de Santo Agostinho, ou mesmo de Fílon de Alexandria; é a teologia que explica em que sentido Deus é bom e justo, não é raro vermos pessoas perdendo a fé por não acreditarem na justiça de Deus, quando na verdade a concepção de justiça delas nada tem a ver com aquela atribuída a Deus; a teologia explica porque é justo que o homem sofra e até mesmo a existência do inferno; enfim, exemplos inumeráveis.
Se for parar pra pensar, a maior parte das pessoas que conheço que perderam a fé em algum momento da vida foi por falta de estudo teológico e não o contrário.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Nope, misturar fé e razão já é heresia para mim. Eu sou um purista: cada um no seu quadrado

landlord
Veterano
# set/15
· votar


Black Fire

Eu não sou tão ingênuo para pensar coisas tão banais sobre o sofrimento do homem ou o inferno.
Inclusive a única coisa que parece uma caricatura é a religião, talvez porque ela seja mesmo.

landlord
Veterano
# set/15
· votar


Além do mais, no geral que busca estudar teologia tem um direcionamento de criticar ou fortalecer sua crença.
O que acaba direcionando seus argumentos.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


sallqantay
não seja fideísta manolo.

-Dan
Veterano
# set/15
· votar


dá pra entender e racionalizar a fé. mas ela é algo que você já sente e sabe, mesmo sem racionalizar. (2)

Todos aqui tem crença no pos-morte, ou a fé é uma condição bastante do dia a dia mesmo?

-Dan
Veterano
# set/15
· votar


Wuju Wu Yi
No fundo, todos eles possuem uma consciência que os acusa sobre a existência de um Deus

Todo mundo mesmo?

Toda fé tem que ter extrapolação como forma de verdade?

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Wuju Wu Yi

Ficar misturando esferas é garantia de erro conceitual

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


-Dan

Fé somente se refere a aceitar algo sem provas. O conteúdo dela difere muito

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15
· votar


-Dan
Todo mundo mesmo?
Toda fé tem que ter extrapolação como forma de verdade?

acredito que todo mundo sim cara. fala pra mim, você geralmente não sente nenhum vazio na sua vida? (não falo de entes queridos que se foram, se for o caso) seja honesto. não acha que falta nada? (espiritualmente).

para mim não é extrapolação cara. e eu só falo em nome de Jesus. se você for falar sobre outras fés, eu te diria que são todas meio falsas. só existe uma verdade. em toda cultura ou religiosidade, você vai encontrar ligamentos para Deus único e Jesus.

sallqantay
Ficar misturando esferas é garantia de erro conceitual
Fé somente se refere a aceitar algo sem provas. O conteúdo dela difere muito

se errar no conceitos, mas acertar na realidade, tá tudo certo.
nesse teu conceito por exemplo, quando se diz provas, fala-se de método científico. então razão e racionalidade por Si só estão fora do campo das provas a qual você se referiu. tem muito mais a ver com algo fazer sentido.

nos movemos e tomamos decisões com base no sentido das coisas. e todo mundo tem fé em várias coisas, inclusive a maior parte dos que se dizem ateus, pois a maioria não leem e entendem os papers científicos de tudo em que acreditam, apenas acreditam naquilo porque funciona e/ou faz sentido.

e eu posso te dizer que minha fé em Jesus Cristo e em Deus, tem-me sido maravilhosa em todos os parâmetros da minha vida. eu vejo na pratica a diferença. eu sinto um preenchimento psicológico que me da paz e tranquilidade. e consigo ver diversas coisas na realidade que apontam para essa verdade.

então você me diz que eu tenho fé, e não tenho nenhuma razão ou racionalidade sustentando isso? como se eu acreditar ou supostamente deixar de acreditar nisso não vai fazer a menor diferença?

eu acho isso loucura.

acho tão válido quanto dizer que eu não vou queimar a mão se por ela no fogo, contando que deixe de acreditar que o fogo queima.

a sua ideia trata-se de puro fideísmo manolo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


landlord

Eu não sou tão ingênuo para pensar coisas tão banais sobre o sofrimento do homem ou o inferno.


Não me referia a você em específico.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Wuju Wu Yi
e não tenho nenhuma razão ou racionalidade sustentando isso?

em última instância, não tem e não tem como ter.

Mas em termos práticos vale o que você falou de sentido. E veja só, o sentido do mundo não está no mundo. Sentido é algo humano, nunca um fato objetivo da realidade. Sentido só existe pela fé

Não se trata de desprezar a razão, mas de colocar ela no seu devido lugar, aceitando suas limitações.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


sallqantay

em última instância, não tem e não tem como ter. a respeito de nada. rs

razão absoluta (conhecimento) a respeito da realidade em si, ninguém possui. apenas Deus. então como tu disse, o que conta é o feel.

ai no caso, isso se aplica a qualquer coisa e qualquer conhecimento, inclusive os alcançados pelo método científico. então não vejo porque você cismou com a fé apenas, e as razões (dentro da nossa realidade) que nos fazem atingir este sentimento. rs

mas o raciocínio é esse ai mesmo. a filosofia do que é prático e que funciona, é o que há.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


Wuju Wu Yi

se pode ter certeza da própria fé sim, só que não se pode comunicar isso ao próximo

se pode ter certeza de uma relação causal entre objetos (constatar que A causa B), só que o sentido/significado disso não é passível da mesma forma de verificação

Pilatos Impertinente Senhor do Mundo
Membro Novato
# set/15
· votar


Black Fire

Só pra concluir: você é ou não é ateu? Você acredita em Deus? Do tipo ser supremo, força maior, materialmente inexplicável, espiritualmente tátil?

Fiquei na dúvida.

sallqantay
Veterano
# set/15
· votar


espiritualmente tátil

gostei dessa expressão. Nhóim S2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quais as reais intenções de BF ao estudar teologia?