De onde vem os princípios que regem a humanidade? Qual a sua fonte primaria?

Autor Mensagem
Samá Samutte
Membro Novato
# set/15


É possível apresentar qualquer princípio correto (não mate, não furte, honre e respeite seus pais, et cetera) sem recorrer aos ensinos judaico-cristãos?

"Visto que este é o universo de Deus, somente sua interpretação sobre tudo está correta, e ele revelou seus pensamentos para nós através das palavras da Bíblia. Segue-se, portanto, que uma ignorância da teologia significa que a interpretação de alguém de cada assunto carecerá do fator definitivo que ponha nessa a perspectiva correta. Na área de éticas, por exemplo, é impossível apresentar qualquer princípio moral universalmente obrigatório, sem recorrer a Deus. Até os conceitos de certo e errado permanecem indefinidos sem sua revelação verbal. E, visto que a Bíblia é a única revelação divina objetiva e pública, o único modo de se recorrer à autoridade de Deus é apelando à Bíblia." Cheung, Vincent; Teologia Sistemática, pg. 10

Recorrendo ao quinto conselho do mestre JdM.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15 · Editado por: FELIZ NATAL
· votar


mestre JdM

menos

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


princípio correto

Já começou bem.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


FELIZ NATAL

O cara é bom! Só é pedante.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


E pra completar idolatra o devil boy. Estou pegando a fod* fora.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Wade
FELIZ NATAL

Parem com esse recalque. Não é só o JdM. Black Fire, Konrad, Cavaleiro, Bog, Coltrane, esses caras estão acima da média.

Insufferable Bear
Membro
# set/15
· votar


Samá Samutte
JdM, Black Fire, Coltrane
A menos que já você tenha opinião parecida com a deles eles nunca discutem direito...

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


recalque

Haha idolatra e ainda se esforça pra imitar.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


o JdM. Black Fire, Konrad, Cavaleiro, Bog, Coltrane, esses caras estão acima da média.


vai rolar um gangbang no OT

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Wade

Você é o headstock invertido? Se for, voltou aos velhos tempos hein.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Samá Samutte
Você está nervoso sem necessidade. Take it easy.

Meu post sério no tópico foi o primeiro.

Ao meu ver, não tem sentido uma discussão que já parte de um pressuposto como o conceito absoluto do que é certo/errado.

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


Insufferable Bear
JdM, Black Fire, Coltrane
A menos que já você tenha opinião parecida com a deles eles nunca discutem direito...

Discordo em relação ao passo-fundense, quanto aos outros 2 são gente boa tbem, mas por precaução poderiam internar na Pinel.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15
· votar


Insufferable Bear

JdM, Black Fire, Coltrane
A menos que já você tenha opinião parecida com a deles eles nunca discutem direito...


Ah, o Coltrane eu até concordo.
O JdM até certo ponto é sensato (até quando alguém resolve confrontá-lo, ai ele começa com as babaquices).
O Black Fire, pelo que leio dos posts dele, sempre está tentando levar algo edificante ao tópico.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Wade
Ao meu ver, não tem sentido uma discussão que já parte de um pressuposto como o conceito absoluto do que é certo/errado.

Existem pressupostos absolutos; os exemplos que citei, creio que todos concordam, não?

edit.: não estou nervoso :)
Apenas quero que falem sobre o tópico. Gostaria de discutir o assunto para ter outros pontos de vista além dos que estou lendo.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Existem pressupostos absolutos

Talvez. Mas o conceito de certo/errado não é.

os exemplos que citei, creio que todos concordam, não?

Não funciona assim.

st.efferding
Membro
# set/15
· votar


É possível apresentar qualquer princípio correto (não mate, não furte, honre e respeite seus pais, et cetera) sem recorrer aos ensinos judaico-cristãos

Se você modelar a própria vida como uma função que tenta minimizar o custo de se viver (i.e. otimizar a própria experiência de vida) e esta minimização de custo/maximização da variável que você tem como foco (ex.: expectativa de vida, relações interpessoais, conquistas positivas em relação aos propósitos profissionais) está correlacionada com a função "vida" das outras pessoas em um jogo, eu acredito que as atitudes que você citou, relacionadas aos princípios judaico-cristãos, são estratégias com forte correlação à maximização das variáveis de interesse nesta função "vida".

Edward Blake
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


Eu estava querendo tocar nesse assunto no outro tópico, mas vou dar uma palhinha aqui mesmo.

A moralidade é apenas uma desculpa. Seja lá qual for sua origem, ninguém acredita realmente nisso.

A única coisa com que pelo menos 95% das pessoas se preocupa são seus próprios interesses (ou os de seu grupo social -- o que dá no mesmo). Elas fazem o que lhes dá na telha; aí depois procuram um fundamento no código de normas morais reconhecido por todos os grupos sociais (pois evita conflitos desnecessários, i.e., a "guerra de todos contra todos") para justificarem suas ações.

(Mais ou menos como advogados e juízes fazem com os códigos de normas jurídicas. A diferença é que todo mundo sabe que advogados e juízes são picaretas e vivem de procurar brechas no sistema para fazerem o que querem).

As duas verdadeiras variáveis que regem e explicam o comportamento humano são a vaidade (prazer mental, observável, p. ex., no desejo de ser aprovado pelo grupo -- mentalidade de rebanho -- ou de se sentir acima dele -- mentalidade romântica) e a concupiscência (prazer físico, observável, p. ex., no desejo de consumir no presente -- hedonismo -- ou de segurança para consumir no futuro -- conservadorismo).

O resto é demagogia.

Samá Samutte
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Edward Blake

A única coisa com que pelo menos 95% das pessoas se preocupa são seus próprios interesses

Eu me encontro nos 5% restantes.

As duas verdadeiras variáveis que regem e explicam o comportamento humano são a vaidade e a concupiscência.

Em se tratando de pessoas que se encontram no estado de depravação total, conforme explica Calvino, eu concordo (ver Rm 1.18-32). Entretanto não se pode falar isso de pessoas que foram regeneradas pelo poder do Evangelho. Eu não me encaixo nessas suas "duas verdadeiras variáveis que regem e explicam o comportamento humano. Conheço homens e mulheres que também não, aliás, eu conheço pessoas que renunciaram tudo em prol do próximo, abstendo-se totalmente de quaisquer vaidades e desejos carnais.

A oração abaixo, de David Brainerd (para mim, um dos maiores vultos que já passaram por essa terra), expressa bem o que estou dizendo sobre pessoas que foram transformadas pelo Evangelho:

"Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim até os confins da terra; envia-me aos selvagens do ermo; envia-me para longe de tudo que se chama conforto da terra; envia-me mesmo para a morte, se for no teu serviço e para promover o teu reino. Adeus amigos e confortos terrestres, mesmo os mais anelados de todos. Se o Senhor quiser, gastarei a minha vida, até os últimos momentos, em cavernas e covas da terra, se isso servir para o progresso do Reino de Cristo."

Esse homem se converteu com 20 anos; passou 5 anos no seminário e depois foi aos indígenas anunciar-lhes o Evangelho. Morreu com 29 anos de idade, tuberculoso, despido de qualquer conquista terrena. Ele é apenas um dentre vários outros exemplos que eu poderia postar, até mesmo hodiernos.

Edward Blake
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Edward Blake
· votar


Samá Samutte

Se eu te disser que a abnegação e a humildade também podem ser uma forma de vaidade (principalmente quando o indivíduo é daqueles que batem no peito e dizem: "eu sou abnegado e humilde!"), você vai ficar chocado? =)

Fidel Castro
Veterano
# set/15
· votar


Samá Samutte

é possível, através dos ensinamentos budistas ou taoístas. Se quiser, tem o Kojiki ou a tradição bhakti.

no final das contas, no mundo inteiro as pessoas perceberam que um pouco de empatia, pelo menos não matar, é uma coisa boa.

mas quem manjava mesmo eram os helenos que veneravam Dionísio

pianoid
Veterano
# set/15
· votar


Fidel Castro
no mundo inteiro as pessoas perceberam que um pouco de empatia, pelo menos não matar, é uma coisa boa

Fidel Castro rs


na boa, já perguntaram isso a indianos ou chineses? Porque esses preceitos de não matar (para não ser morto) ou respeitar a autoridade dos pais e governantes faz parte de suas sociedades há tanto tempo quanto dos hebreus

a única razão para você ser cristão é que você nasceu num país colonizado por ditos cristãos. Se nascesse na India seria provavelmente hindu ou brâmane... e estaria abrindo um tópico perguntando se haveria alguma lei moral que não tem sua origem em Brahma

leis morais tem sua origem nos homens, pra tentar apaziguar conflitos entre pessoas com crenças diferentes. Nunca deu certo...

brunohardrocker
Veterano
# set/15
· votar


Li todo o tópico, e não vi nada de novo.

brunohardrocker
Veterano
# set/15
· votar


Tenho sempre o feeling de que quem se propõe a dissecar a moral, se quer colocar num ponto externo a ela e, num tipo de vaidade, inutilizá-la, mesmo sabendo que não tem pra onde correr.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Não sei, cara. Eu acho que o autor tinha em mente a ética cristã que para ele, como reformado, deve ser fundada na Bíblia, sem a qual é impossível a fundação de uma ética cristã, com princípios universalmente válidos para os cristãos.
O texto não poderia se aplicar universalmente a todos os povos, porque a palavra "Bíblia" está aí, e nem todos os povos conhecem uma Bíblia, mas todos tem algum tipo de código de ética. Neste sentido o autor, se fosse o caso, poderia falar sobre algum princípio universal transcendente, que está incrustado na alma humana e que se manifesta no estabelecimento das suas relações. Eu acho.

Skider
Veterano
# set/15
· votar


Black Fire
Lewis trata disto, em cristianismo puro e simples. Lane Craig, inspirado por Lewis, usa isto para argumentar a existência de um Deus. A moral objetiva.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/15
· votar


Skider
É um conceito bem comum em boa parte dos teólogos que eu conheço, na real. No Islã é matéria de revelação explícita.

john s mill
Membro
# set/15
· votar


brunohardrocker

Faz o maior sentido essa postura, sempre que voce esta disposto a estudar algum assunto, deve tomar a postura de observador.

Isso e valido em menor grau ate mesmo na antropologia.

sallqantay
Veterano
# set/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Samá Samutte

princípio correto

Isso é uma redundância. Um princípio já é correto/verdadeiro de antemão, e não deve ser posto em cheque

sem recorrer aos ensinos judaico-cristãos?

Não vejo como. Na medida em que isso funda a cultura ocidental, e se confunde com ela. É como uma serpente mordendo a própria cauda.

A fonte primária é confusa, ela pode ser duas coisas:
1. Um sistema cultural robusto que funcionou
2. Uma revelação divina

Ficar procurando a origem é infrutífero, eu me conformo em aceitar o statement #1

Fidel Castro
é possível, através dos ensinamentos budistas ou taoístas.

Não vejo como (pelo menos no budismo). Se tudo é transitório e não existe indivíduo, está aberta a porta para o relativismo moral

landlord
Veterano
# set/15
· votar


Meu aprendizado judaico cristão é comer criancinhas na sacristia.

sandroguiraldo
Veterano
# set/15
· votar


tudo é transitório e não existe indivíduo, está aberta a porta para o relativismo moral

palavras de sabedoria hein garoto! Gostei!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De onde vem os princípios que regem a humanidade? Qual a sua fonte primaria?