Do efeito IMB/porcarias do tipo

Autor Mensagem
General Patton
Membro Novato
# abr/15


Garotada lê artigos de blogs e acham que entendem algo de economia. Só queiram opinar a respeito depois de um PHD por uma top school

Meditem sobre os economistas de internet que nem saíram das fraldas

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


nem salvador dali faria um site tão surrealista quanto o IMB

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Esses dias postaram um artigo dizendo que votar não adianta nada e que a solução viável por hora é a secessão. lol

General Patton
Membro Novato
# abr/15
· votar


sallqantay

Foi lá que conheci uma das maiores aberrações que já tive o desprazer de ler, um tal de fernando chioca.

Enfim, Odc já deu uma prensada nesses libertarians imbecis

https://pt-br.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536571842192
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151536860167192
https://www.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151791193372192
https://pt-br.facebook.com/olavo.decarvalho/posts/10151537117692192

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


mas é óbvio que é impraticável, toda ideologia, seja ela econômica, política ou whatever é

o OdC passa pelo mesmo mal que ele mesmo acusa o libertarismo, as únicas vezes que presta ler é quando fala mal

a única crítica que tem algum proveito, é de um cara comentando que o problema com libertarismo é se apegar de forma obsessiva na lógica, que ele endossou

o resto dos comentários tá no mesmo nível do chioca

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


General Patton

eu prefiro o termo liberteens. HU3

General Patton
Membro Novato
# abr/15
· votar


john s mill

Tu esperava uma abordagem homérica num post de facebook?
É só comparar qualquer artigo do Odc com as porcarias do chioca e ver a diferença.

sallqantay

Eu prefiro libertóides

Xeper
Veterano
# abr/15
· votar


Só queiram opinar a respeito depois de um PHD por uma top school

Sugiro um novo padrão OT para discutir assuntos, 34 livros já orkutizou forte.
A onda agora é ter 3 mestrados com professores que estudaram com ganhadores do nobel, falar 8 linguas e ter medo de postar fontes.

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


Sugiro um novo padrão OT para discutir assuntos, 34 livros já orkutizou forte.
A onda agora é ter 3 mestrados com professores que estudaram com ganhadores do nobel, falar 8 linguas e ter medo de postar fontes.


fora apostilas

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


General Patton

eu conheço bem os artigos do OdC, ele é uma das primeiras referências de leitura de algo próximo ao conservadorismo no Brasil, entretanto ele é um cruzamento de várias escolas que critica, ele chega a citar frase do Friedman e defender um ponto da escola Austríaca no mesmo artigo, que fala sobre o Bacen, sendo que eles não compartilham uma mesma visão

um conservador sim, que tem criticas bem fundamentadas em relação ao libertarismo é o Robert Bork, que é um religioso que fala sobre as tentações do niilismo com o libertarismo e o consequente "vazio moral" ou o Kirk que fala sobre família e a oposição que deve ser feita em relação a individualização e ao egoísmo

mas eu já sou mais pro lado do Friedman, acaba virando aparato de estudo teórico desconsiderar ou se opor ao egoísmo ao tratar de qualquer assunto que tenha relação com ciências sociais

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


john s mill

OdC não é economista, ele vai certamente errar nesse campo. Não dá para cobrar ele nada além de filosofia política

Friedman nunca chegou perto de ser um filósofo político tal como hayek, daí o seu lado pragmático-empírico (que eu concordo em certa parte, pois evita teoricismos inúteis).

Friedman é um economista metido a filósofo, OdC é filósofo metido a economista

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


ele chega a citar frase do Friedman e defender um ponto da escola Austríaca no mesmo artigo

Citar uma frase não tem a ver com aderir a uma ideia. Qual é esse artigo?

General Patton
Membro Novato
# abr/15
· votar


john s mill

Bem, mas o forte do olavo não é economia mesmo. Libertarianismo não é uma escola de pensamento economico, é apenas um apoio politico para o método austriaco de investigação economica. Quem inventou a bobagem de "ligar" os dois foi Rothbard, coisa que até mesmo o maior austriaco vivo (Kizner) já criticou. Até a Ayn Rand rejeitava o pensamento libertário.

Você esquece que muitos libertários se consideram os verdadeiros conservadores, como Hoppe por exemplo e qualquer um que se oponha a essa bobagem é taxado, pela trupe, de neocon. É só observar o ódio que os libertóides nutrem por gênios como Hayek, Friedman e o próprio K. Russel, chegando ao ponto de os colocarem como estatistas.

john s mill
Membro
# abr/15 · Editado por: john s mill
· votar


http://www.olavodecarvalho.org/convidados/0144.htm

st.efferding
Membro
# abr/15
· votar


por acaso o OdC já deu um paratequieto no Rodrigo Constanwhore?

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


Até a Ayn Rand rejeitava o pensamento libertário.

como assim? ela era uma defensora do livre mercado, se eu não me engano inclusive isso foi criticado pelo OdC, vou procurar

a revolta de atlas é justamente uma ironia com qualquer tipo de regulamentação econômica

General Patton
Membro Novato
# abr/15
· votar


john s mill

Ela os chamava de "hippies da direita"

http://aynrandlexicon.com/lexicon/libertarians.html

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


General Patton

é que as pessoas normalmente veem como uma dicotomia, quando na verdade existe uma matriz de quatro quadrantes

você pode ser mais direita ou esquerda e mais estadista ou libertário, os libertários que colocam estadistas normalmente fazem parte da esquerda libertária (tá, não é tão simplista assim, mas é a ideia)

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


General Patton

Ela os chamava de "hippies da direita"

http://aynrandlexicon.com/lexicon/libertarians.html


justamente ao contrário, lê a frase toda

. More specifically, I disapprove of, disagree with, and have no connection with, the latest aberration of some conservatives, the so-called “hippies of the right,”

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


rejeitava o pensamento libertário.

como assim? ela era uma defensora do livre mercado


Defender o livre mercado implica libertarianismo?

john s mill
Membro
# abr/15 · Editado por: john s mill
· votar


Black Fire

é uma das principais diretrizes, porque é no aspecto econômico

mas implica defender o direito a decisão nos indivíduos e não no estado em praticamente todos os aspectos, justamente por isso é utópico

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


http://www.washingtonsblog.com/2012/11/ayn-rand-was-not-a-libertarian. html

Você tá confundindo conceitos.

General Patton
Membro Novato
# abr/15 · Editado por: General Patton
· votar


john s mill

Quando ela se refere a essa "ultima aberração dos conservadores", ele se refere ao movimento libertario. Principalmente os anarco-capitalistas, que tiveram grande influencia na sua filosofia." Anarchism is the most irrational, anti-intellectual notion ever spun by the concrete-bound, context-dropping, whim-worshiping fringe of the collectivist movement, where it properly belongs."

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


Black Fire

eu nunca disse que ela era libertária

só falei que ela defendia o livre mercado e disse que ela não era contra o libertarismo

Black Fire
Gato OT 2011
# abr/15
· votar


Mas ela era contra. É só ler os links acima.

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


General Patton

não imaginava essa posição dela, até pelo livro que ela lançou que possui grande afinidade com o liberalismo, mas ela fala tanto dos libertários quanto dos conservadores e diz não pertencer a qualquer tipo de grupo

pelo que eu entendi a grande crítica dela ao libertarismo é que ele leva o capitalismo ao subjetivismo e isso implica em outras questões

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


Black Fire

agora eu vi, fiquei surpreso

sallqantay
Veterano
# abr/15
· votar


pelo amor de deus, a maluca da any rand não. Vamos elevar o nível

john s mill
Membro
# abr/15
· votar


mas o liberalismo é só uma conjectura teórica mesmo, ele só funcionaria se o mundo fosse feito de pessoas perfeitas e que operam em um sistema perfeito.

só que sempre houve uma dicotomia entre liberdade e igualdade, sempre preferi teorias que valorizassem a primeira, o único filósofo que eu conheci que falava algo coerente sobre igualdade era o John Rawls no livro (acho que era justiça como equidade), que a única forma da igualdade servir para promover a justiça é se for nas condições iniciais de oportunidade.

existem modelos teóricos econômicos hoje que falam sobre formas de promover essa equidade inicial, mas todas elas passam por um controle governamental :/

General Patton
Membro Novato
# abr/15
· votar


john s mill

existem modelos teóricos econômicos hoje que falam sobre formas de promover essa equidade inicial, mas todas elas passam por um controle governamental :/

Os filosofos conservadores-liberais (Burke, Elliot) já perceberam que qualquer forma de modelagem do tipo se deriva de uma engenharia social profunda. Hayek já deu o caminho falando sobre a Ordem Espontanea, é o maximo que pode ser feito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Do efeito IMB/porcarias do tipo