Dica para a próxima pessoa que discutir com o BF

Autor Mensagem
Henry D. Thoreau
Membro Novato
# fev/15
· votar


pois vc é um idiota, desculpe-me a sinceridade.

huahuahuahua

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Eu abandonei esse negócio de ateísmo uns 2 anos depois que fiz o tópico, quando eu comecei a estudar de verdade, o que recomendo a todos os usuários.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# fev/15
· votar


Black Fire
E como vc se denomina agora? Agnóstico? Catolico-Islâmico?

Simonhead
Veterano
# fev/15
· votar


Dica para a próxima pessoa que discutir com o BF

O cara é gente boa. Seja educado e respeitoso e vai receber o mesmo tratamento de volta.

Skider
Veterano
# fev/15
· votar


E como vc se denomina agora? Agnóstico? Catolico-Islâmico?
Também tenho essa curiosidade. Às vezes me parece um deísta, ou alguém inclinado às religiões abraâmicas. Outras vezes me parece um agnóstico muito bem instruído.

Independentemente do rótulo, acho o Black Fire um camarada sensato e honesto intelectualmente. Exceto quando cobra a leitura de algumas dezenas de livros.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
E como vc se denomina agora? Agnóstico? Catolico-Islâmico?


Não sei cara, eu acredito que há um Deus único, que nele, como diria o Apóstolo Paulo, vivemos, e nos movemos, e existimos e que nos sustenta com Sua Misericórdia. Estou tentando ainda descobrir como viver de acordo com os propósitos Dele e atualmente tenho uma forte inclinação ao cristianismo ortodoxo como via espiritual. Mas não tenho nenhuma crença doutrinal definitiva.

Simonhead
O cara é gente boa. Seja educado e respeitoso e vai receber o mesmo tratamento de volta.


Obrigado.

Skider

Independentemente do rótulo, acho o Black Fire um camarada sensato e honesto intelectualmente. Exceto quando cobra a leitura de algumas dezenas de livros.


Obrigado. Cobro mesmo.

Headstock invertido
Veterano
# fev/15
· votar


Não sei cara, eu acredito que há um Deus único, que nele, como diria o Apóstolo Paulo, vivemos, e nos movemos, e existimos e que nos sustenta com Sua Misericórdia. Estou tentando ainda descobrir como viver de acordo com os propósitos Dele

Eita.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# fev/15
· votar


Black Fire
Entendi. É um assunto meio nebuloso mesmo.

Skider
Exceto quando cobra a leitura de algumas dezenas de livros.
Voto pelo lançamento da Encyclopediae Ignis Niger. /o/

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


é sério que da pra achar deus nos livros? pâts

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


One More Red Nightmare
Lógico que não, quem disse que estudar é ler livros?

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/15
· votar


Pra discutir com qualquer pessoa normal é só não ser idiota nem intelectualmente desonesto.


Black Fire

Estou tentando ainda descobrir como viver de acordo com os propósitos Dele e atualmente tenho uma forte inclinação ao cristianismo ortodoxo como via espiritual.

Sei que a pergunta é pessoal mas... como você vem lidando com isso no dia-a-dia?
Tô numa situação parecida, já fui ateu revolts, agnóstico, pseudo-budista e ando numa crise religiosa meio tensa ultimamente...

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire
Sei la, do jeito que tu puseste me pareceu isso. Tens experimentado a religião então?

já fui ateu revolts, agnóstico, também. Hoje leio Paul Tillich sem nem fazer cara feia. Olha que puta progresso.

FELIZ NATAL
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire

Esclareça por gentileza a tua metodologia de estudo, de modo simples mesmo se preferir.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15 · Editado por: Black Fire
· votar


d.u.n.h.a.
Sei que a pergunta é pessoal mas... como você vem lidando com isso no dia-a-dia?


É meio complicada essa relação, acho que seria mais fácil se eu tivesse certezas doutrinárias e pudesse ficar em repouso nelas. Eu tenho estudado o Cristianismo, o Islamismo e a religião em geral, pra tentar compreender o que é ter uma Religião, e saber se eu devo adotar uma ou não. Enquanto não tenho resposta, tento inspirar o que eu faço, na medida do possível, da minha falta de caráter e parcas habilidades, na atitude dos homens que são considerados santos por seus companheiros de denominação (e que em geral tem atitudes parecidíssimas para com Deus e o próximo) seja Agostinho de Hipona, David Brainerd ou o Imam Ali.

One More Red Nightmare
Sei la, do jeito que tu puseste me pareceu isso. Tens experimentado a religião então?


Não que não seja parte ler livros, mas acho que o principal estudo é o de si mesmo, tentar entender quem é você, porque você é você, essas coisas, e esse é o estudo mais difícil e mais humilhante também, pode acreditar. Depois você vê que todas as conclusões que você chega estão expostas no Evangelho e na vida dos Santos. Não sei se isso é experimentar religião, porque não sei direito o que é religião.

FELIZ NATAL
Metodologia de qual estudo? Teológico?

FELIZ NATAL
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire

Ignore minha pergunte, me precipitei.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Mas, se vocês querem saber como se dá o processo de uma conversão sincera, eu sugiro que leiam as Confissões de Santo Agostinho, ou o Diário de David Brainerd, eu não tenho maturidade pra servir de modelo pra ninguém hahaha

Simonhead
Veterano
# fev/15
· votar


d.u.n.h.a.
Pra discutir com qualquer pessoa normal é só não ser idiota nem intelectualmente desonesto.

Boa!

Black Fire
Obrigado.

Por nada, véi!

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire
Vale citar a conversão de CS Lewis também.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Black Fire
Tua resposta ao d.u.n.h.a. faz alusão ao aspecto ético e moral da religião. Tua resposta a mim faz alusão ao questionamento filosófico sobre questões existenciais metafísicas que subjaz qualquer religião.

Ou seja, são tópicos que se aprendem por meio do estudo, digamos, acadêmico (pelos livros) na medida em que você descobre as respostas que esses caras antigos davam para as perguntas que tu te faz. Não consigo ver o nexo disso com a o que disse antes, sobre reconhecer deus e reconhecer que vive sob a Sua Misericórdia e tal. Me parece adicionar um elemento desnecessário à equação. (Occam's Razor).

Um exemplo crasso de comportamento idêntico ao cristão mas sem deus seriam os Estoicos, acho eu, e antes que me pergunte.

Skider
Veterano
# fev/15
· votar


Posso estar errado, e não me baseio em nenhum estudo sério, mas das conversas que tive com ateus (neo's, principalmente), percebi que uma boa parte dos caras são revoltados com os absurdos e as mazelas religiosas/organizacionais e da vida, daí, atacam a figura de um deus que conceberam e diverge com a pessoa revelada nas escrituras judaica-cristãs. A média pinça uma bobeira ou outra dita por Dawkins, Ehrman, Harris ou Hitchens, e saem por aí replicando, sem compreender muita coisa.

Embora outra grande parte, talvez a maioria, sejam brilhantes, sensatos e excelentes pessoas. Eu admiro vários.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/15
· votar


pardon my french, mas, que diabos é um neo-ateu?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


One More Red Nightmare

Tua resposta ao d.u.n.h.a. faz alusão ao aspecto ético e moral da religião.


Ué, na falta de certezas doutrinárias, você imita aqueles que você entende que foram considerados bons aos olhos de Deus.


Ou seja, são tópicos que se aprendem por meio do estudo, digamos, acadêmico (pelos livros) na medida em que você descobre as respostas que esses caras antigos davam para as perguntas que tu te faz. Não consigo ver o nexo disso com a o que disse antes, sobre reconhecer deus e reconhecer que vive sob a Sua Misericórdia e tal. Me parece adicionar um elemento desnecessário à equação.


Óbvio que não consegue ver o nexo, porque são coisas que você entende por participação, se essas coisas fossem matéria de estudo científico e metódico era só ler a bibliografia recomendada e ter todas as respostas do Universo. Mas as respostas desses caras antigos sempre apontavam pra Deus, o conceito Paulino que eu apresentei acima é absolutamente necessário ao raciocínio de todos eles.

Skider
Veterano
# fev/15
· votar


o principal estudo é o de si mesmo, tentar entender quem é você, porque você é você, essas coisas, e esse é o estudo mais difícil e mais humilhante também, pode acreditar. Depois você vê que todas as conclusões que você chega estão expostas no Evangelho e na vida dos Santos. Não sei se isso é experimentar religião, porque não sei direito o que é religião.

Eu chamaria de conversão (não estou querendo te converter). É que o senso comum diz que a conversão (no cristianismo) é adotar uma bagagem de preceitos e dogmas, mas na revelação geral bíblica, a conversão é o reconhecimento do seu estado e da necessidade de Deus, portanto, caminha-se para a reconciliação e a restauração da imago Dei.

Skider
Veterano
# fev/15
· votar


você imita aqueles que você entende que foram considerados bons aos olhos de Deus.

Anotei!

Insufferable Bear
Membro
# fev/15 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Eu sabia que se eu fizesse este tópico o BF se abriria um pouco para nós, foi tudo planejado, não foi só para fazer uma piada escrota !!! Peguei vocês.

Master of puppets i'm pulling your strings

Skider
Veterano
# fev/15
· votar


One More Red Nightmare
Sinceramente, não sei. Normalmente é usado para rotular os militantes nonsense's que colocam a culpa dos males do mundo na religião, que da-se da necessidade mercadológica da existência de um novo produto para seu público .

Insufferable Bear
Membro
# fev/15 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


One More Red Nightmare
É ateísta reducionista cientificista sem base nenhuma pra falar nada na vida, tipo Lawrence Krauss, Stephen Hawking, DeGrasse Tyson e o resto do pessoal retardado de pop-sci. É neo porque parece uma nova moda.

Mas Christopher Hitchens é bacana quando não está falando de religião.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Skider

Eu chamaria de conversão (não estou querendo te converter). É que o senso comum diz que a conversão (no cristianismo) é adotar uma bagagem de preceitos e dogmas, mas na revelação geral bíblica, a conversão é o reconhecimento do seu estado e da necessidade de Deus, portanto, caminha-se para a reconciliação e a restauração da imago Dei.


É, acho que podemos chamar assim.

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar


Pra mim conversão é aquilo que Paulo chama de "renovação da mente" lá em no livro de Romanos.
Ter a "mente de Cristo" é olhar a vida como Jesus olhava.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Pessoal, sem desvirtuar o assunto do tópico.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dica para a próxima pessoa que discutir com o BF