TDAH é uma mentira? o que mais nos empurram como verdade?

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# fev/15 · Editado por: Rednef2

Notícia antiga, mas vale a pena ler:

http://www.tdahiperatividade.com.br/leon-eisenberg-o-tdah-e-uma-mentir a/

Lendo esse tipo de notícia, fico me perguntando quais seriam as outras mentiras que nos contam.

Dissertem.

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/15
· votar

por que os pais submeteriam seus filhos a remédios com efeitos colaterais tão alarmantes?
Pra se livrar dos pestinhas!
heuehuehueheuheuheuehuehuehuhuehueheuheuheuehueheu!

Mas é sério, tu já viu criança com hiperatividade? Não dá não, mano! Tem mais é que chapar essa molecada mesmo.

Insufferable Bear
Membro
# fev/15
· votar

criança com hiperatividade
aka criança normal e saudável

Dica: todas elas são insuportáveis.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# fev/15
· votar

TDAH é uma mentira?
Os caras que eu conheço e que tem essa parada diriam que não. : P

Tmusic
Veterano
# fev/15
· votar

TDAH é verdade, só que muita gente confunde piá elétrico com piá hiperativo.
Aí não dá!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar

Toda criança "hiperativa" que eu conheci até hoje era simplesmente um piá mal educado filho de um banana.

Mr. Rosa
Veterano
# fev/15
· votar

Eu tenho 3 enteados, 2 meninas, 1 com 10a e 6a respectivamente e 1 menino com 8.

O menino possui TDAH em seu estágio mais leve e é nítido a diferença dele para as outras crianças. A dificuldade em entender algo que exija concentração, o temperamento mais sensivel, as formas de agir peculiares...
Eu e minha esposa (mãe) procuramos utilizar métodos alternativos aos medicamentos, como conversar com ele de forma clara e suscinta, incentivá-lo a atividades que estimulem o intelecto, premiá-lo pelas evoluções e integrá-lo na família visto que devido ao TDAH ele aparente estar alienado da realidade, sempre tendendo a fantasia e tal.

Talvez alguém possa dizer: "mas as crianças são assim"... Sim amigo, compreendo vc... Mas uma criança com TDAH possui um "q" a mais que exige atenção especial e técnica.

guizimm
Veterano
# fev/15
· votar

Do jeito que o autor do texto colocou parece que esses efeitos colaterais alarmantes ocorrem com toda a criança que toma o remédio, o que nem chega perto de corresponder com a realidade.

Rednef2
Veterano
# fev/15
· votar

Fico com o pé meio atrás com esse tipo de coisa.
Já que o próprio cara disse ser invenção dele.

Será que apenas pelo fato dessas pessoas não se encaixarem 100% no pacote do que é considerado uma "criança normal", dizemos que elas possuem um transtorno mental?

shoyoninja
Veterano
# fev/15 · Editado por: shoyoninja
· votar

Minha mãe é psicopedagoga e trabalhou com muitos casos de crianças que tinham dificuldades em aprender.

Pelo que eu conversei com ela, de fato há crianças que tem necessidades diferentes. Mas necessidade diferente quer dizer que aprendem de formas diferentes, não que precisem ser dopadas para prestar atenção.

Na grande maioria dos casos, o "déficit de atenção" existia, mas por parte da família. A ponto de esquecerem de levar o filho nas sessões e acharem que não é responsabilidade deles acompanhar o desempenho escolar .

Simonhead
Veterano
# fev/15
· votar

... a ponto de esquecerem de levar o filho nas sessões e acharem que não é responsabilidade deles acompanhar o desempenho escolar.

Jesus!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar

Só quem tem sabe.

makumbator
Moderador
# fev/15
· votar

guizimm
Do jeito que o autor do texto colocou parece que esses efeitos colaterais alarmantes ocorrem com toda a criança que toma o remédio, o que nem chega perto de corresponder com a realidade.

Muito alarmista mesmo. Basta ler qualquer bula de remédios simples e encontrar entre as possíveis reações adversas coisas igualmente escabrosas (ou até piores). Muita gente desistiria de tomar boa parte dos remédios se lesse essa parte das bulas.

Mr. Rosa
Veterano
# fev/15
· votar

Tomei Fluxeotina durante 1a. e 1/2 sob laudo de Bipolarismo, parei depois que casei. Olho pra trás e penso no efeito placebo da coisa.

Existem formas muito mais eficazes de lidar com pseudo-problemas ou subjetivo problemas do que se entupir de rem´pedio.

Lembranbdo que cada caso é um caso, digo empiricamente, porém reconheço que há realmente pessoas que precisam de drogas para sobreviver, porém creio como muitos que sejam casos raros e isolados, geralemnte associados a disfunções neurológicas

Mr. Rosa
Veterano
# fev/15
· votar

Sim a Indústria Farmacêutica não vai hesitar em te empurar guela a baixo um problema e uma solução, como o fdp aí em cima do link.

Black Fire
Gato OT 2011
# 01/dez/24 16:02
· votar

Quem acha que TDAH é frescura nunca foi exposto ao ridículo pela professora na segunda série porque não era capaz de organizar um caderno.

Lelo Mig
Membro
# 01/dez/24 16:48 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Nunca tinha visto este tópico, mas há um ponto que não percebi ser considerado aqui, no geral.

E nem estou questionando se TDAH é "bobagem" ou não, não é esse o ponto, eu acho que como tudo em tempos modernos, este tipo de opinião carece de bom senso.

As crianças antigas, (até uns 30-40 anos atrás) tinham INCOMPARAVELMENTE mais atividade física e uso/queima de energia. Tanto é que era muito comum, você trazer guri literalmente desmaiado de festa de aniversário, onde havia uma cambada de moleques com a bateria carregada.

Moleque cheio de energia e amor prá dar, vai na festinha, potencializa emocionalmente ao deparar com um bando de iguais querendo aprontar e, prá turbinar, enche o cu de doces e refris (que são cocaína versão infantil)?

Se o moleque não correr, gritar, puxar cabelo, socar e ser socado pelo amiguinho, suar feito um porquinho, até desmaiar feito um beija flor quando esgota a energia... se isso não ocorrer, ele vai matar um adulto quando chegar em casa. É certo! Ele vai decapitar e comer o cérebro do papai Noel. Vai empalar a professora.

TDHA e outros "distúrbios" sempre existiram, mas não havia tanto refino, estudo e pesquisas na área como existem hoje. O velho com Alzheimer era o "veinho gagá" a criança hiperativa era o "guri encapetado".

Porém, quando crianças têm bastante atividade, que inclua atividades físicas, dá uma diluída. Só os turbinados demasiadamente precisam ser tankados com Gardenal + Optalidon + Mandrix de 15 em 15 minutos.

Black Fire
Gato OT 2011
# 01/dez/24 16:50 · Editado por: Black Fire
· votar

Errei

JJJ
Veterano
# 01/dez/24 21:17 · Editado por: JJJ
· votar

Lelo Mig

Eu fico pensando como serão as novas gerações tipo daqui uns 100 anos... Na mamadeira já vai ter que colocar um maracujazinho junto com o leite...

makumbator
Moderador
# 01/dez/24 22:40
· votar

JJJ
Eu fico pensando como serão as novas gerações tipo daqui uns 100 anos...

Fica tranquilo que a gente não vai ter o dessabor de ver isso.

Viciado em Excel
Membro Novato
# 01/dez/24 22:59
· votar

JJJ

Fica tranquilo que a gente não vai ter o dessabor de ver isso.

O futuro ao túmulo pertence. Kkk

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 02/dez/24 01:18
· votar

não tenho TDAH diagnósticada... mas com certeza tenho um vicio em dopamina

Wanton
Veterano
# 03/dez/24 12:03
· votar

Jonas Kahnwald
vicio em dopamina

Ainda tá dando trela para o Eslen Delanogare?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/dez/24 14:34
· votar

Wanton
Eslen Delanogare
Faz tempo que não vejo video dele, tem muita gente falando sobre dopamina
não lembro mais qual é a sua objeção ao tema

Wanton
Veterano
# 03/dez/24 14:51
· votar

Jonas Kahnwald
não lembro mais qual é a sua objeção ao tema

Minha objeção ao Eslen Delanogare é o jeito que ele age, como uma espécie de Pablo Marçal com o aval da neurociência. Minha objeção às falas sobre a dopamina é que o funcionamento dos neurotransmissores não é tão simples como elas dão a entender.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 03/dez/24 15:14
· votar

Wanton
funcionamento dos neurotransmissores não é tão simples

isso eu concordo plenamente... para mim todo o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro deve ser absorvido com muita cautela, talvez seja a área do conhecimento científico mais difícil de se chegar a verdades absolutas

dito tudo isto, ele age, como uma espécie de Pablo Marçal com o aval da neurociência
ele carrega uma certa arrogância que me incomoda também, mas ele está bem longe de ser comparável ao marçal no quesito de falar coisas sem ter qualquer embasamento teórico

talvez ele propague uma linha do conhecimento neurocientífico que não possa ser considerada verdade absoluta (ou ao menos com um bom nível de confiança), mas ele não tá tirando as ideias do cool dele

objeção às falas sobre a dopamina
mais uma vez, concordo que não seja tão simples como alguns divulgadores espalham (mas acredito que a maioria deles propaguem informações dessa maneira, para ser mais fácil de o público comum entender o conceito)
todavia, quanto mais pesquiso sobre o assunto, mais percebo uma congruência de sintomas e explicações dadas para a possível causa de um problema geracional

Wanton
Veterano
# 03/dez/24 15:17
· votar

Jonas Kahnwald
mas ele não tá tirando as ideias do cool dele

Sim, claro. Peguei pesado na comparação. Comparei com o Marçal porque ele também tem seguidores com comportamento de seita.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 04/dez/24 12:14
· votar

Wanton
Comparei com o Marçal porque ele também tem seguidores com comportamento de seita.

O eslen tem um cult following pesado assim é?

Sobre as minhas demais colocações, o que pensa delas?

Wanton
Veterano
# 04/dez/24 13:12
· votar

Jonas Kahnwald
O eslen tem um cult following pesado assim é?

É pequeno se comparado ao Marçal, mas tem: o Reservatório de Dopamina. O cara meteu até um RDXP.

Sobre as minhas demais colocações, o que pensa delas?

Concordo com todas, só acho que é preciso ter cautela com a correlação entre estímulos internos e características geracionais, sobretudo para não se contentar com uma resposta muito fácil para uma questão complexa.

Insufferable Bear
Membro
# 11/fev/25 10:34
· votar

tenho isso aí também
só me falta ser lgbtqqiaap+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a TDAH é uma mentira? o que mais nos empurram como verdade?