Sobre a iminência da queda do PT e a esperança de um Brasil melhor

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# fev/15
· votar


qew
Caraleo, quer que o País entre mais na merda do que tá pra tu descobrir?

Cara, a merda pode estar apenas começando...

Existe um longo caminho pra chegarmos onde esta a Argentina hoje, mas estamos na direção exata.

O precipicio ainda esta na nossa frente. Por enquanto estamos apenas indo ladeira abaixo.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Simonhead
Essa situação não é a regra.

LeandroP
Sei lá, não sou consultor financeiro.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Mas, na situação atual do mercado, é difícil encontrar um imóvel que não custe o equivalente a uns 30 anos de aluguel (fora depreciação, etc), casa própria tá mais pra fetiche do que pra investimento.

Simonhead
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire
... casa própria tá mais pra fetiche do que pra investimento.

Bom, não é regra, mas quando se pensa em 'casa própria', pensasse em morar antes de se investir.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Simonhead
E qual o problema em morar de aluguel?

Mentzer
Membro Novato
# fev/15
· votar


Acho que devemos olha bem para trás para entendermos um pouco do nosso estado atual.
O Brasil é um país onde a maioria de seus nativos não possuem o orgulho de serem brasileiros e acredito que isso está diretamente ligado à forma como foi dada nossa independência. Nesse cenário onde a maioria não tem esse orgulho, fica difícil encontrar alguém no poder que realmente queira mudar e melhorar o país, dar a cara à tapa. Nossos líderes querem o poder pelo poder ("quero seu cargo para fazer o que você faz hoje").

Se o país continuar como está, qual será o futuro dessa nação?
Desemprego e preços estratosféricos. A economia vai enfraquecer e o governo vai aumentar o valor das coisas para ter dinheiro para pagar as dívidas do país.

Quando se fala em "quebrar" o país, o que de fato isso quer dizer?
Fechar a conta no vermelho, ter um aumento nas dívidas. E nesse caso entra o que falei anteriormente. A população vai pagar preços muito altos para que o governo não feche a conta com um saldo devedor.

Quais seriam as consequências diretas para nós brasileiros (brasileiros que não ganham 30k por mês e batalham para conseguir as coisas)?
Alta de preços e desemprego.

É possível reverter essa situação ainda em nossa geração?
Sinceramente não sei. A última eleição presidencial acabou por dividir o país com aquela história de Norte e Sul (o que para mim é uma grande besteira) e esse tipo de divisão não ajuda. Para reverter esse quadro é preciso mudar a mentalidade da grande população e isso, ao meu ver, deve acontecer a partir de um grande pensamento: 1)As pessoas devem para de depender do governo. Um país prospero é um país onde as pessoas não devem depender de programas sociais para viverem. O partido que está no poder enche a boca para falar que diminuiu a linha da pobreza, mas fez isso diminuindo o nível. Hoje deixar de ser pobre é mais fácil porque o nível "estipulado" é menor.

Podemos ter esperança de os impostos baixarem, voltarmos a pagar um valor justo pela gasolina, pela alimentação e etc?
Esperança podemos ter, mas não vejo isso em um futuro tão próximo. Para isso acontecer o Brasil deveria voltar a ser um país atrativo para investidores e empresas que façam a economia girar. Dessa forma o governo não vai precisar, na teoria, usar a população para pagar suas dívidas. Para isso é preciso um verdadeiro ADMINISTRADOR no país.

Ou é utópico divagarmos sobre um Brasil nível Noruega, Austrália e Suíça (primeiros no IDH)?
Talvez em algumas partes do país. O Brasil é muito grande e dificilmente todo o território teria uma qualidade de vida como os desses países mencionados.

Xeper
Veterano
# fev/15
· votar


Mas, na situação atual do mercado, é difícil encontrar um imóvel que não custe o equivalente a uns 30 anos de aluguel (fora depreciação, etc)

Bem nessas... bgl ta loko nos ultimos anos

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/15
· votar


Mentzer
Para isso é preciso um verdadeiro ADMINISTRADOR no país.

Economista.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Black Fire
E qual o problema em morar de aluguel?

Quando se ganha muito bem pode não haver nenhum problema. E pode até ser uma forma muito interessante.

Quando se ganha muito pouco, com o alto valor do aluguel, não dá pra poupar ou fazer qualquer planejamento.

E se ainda assim atrasar um mês de aluguel, a sua vida vira de cabeça pra baixo.

Falo de pessoas que tem dependentes, como mulher e filho.

Pra uma pessoa solteira e sem compromissos não deve fazer muita diferença, eu acho.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Mas, na situação atual do mercado, é difícil encontrar um imóvel que não custe o equivalente a uns 30 anos de aluguel

Vendo por este lado não posso deixar de lhe dar razão. Mas há casos onde não há depreciação, pelo contrário.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


LeandroP
Ué, mas financiamento da casa própria não precisa pagar não?

Mas há casos onde não há depreciação, pelo contrário.


Difícil, só se a gente acreditar que o mercado brasileiro é uma exceção no universo.

brunohardrocker
Veterano
# fev/15
· votar


Mentzer
Viciado em Guarana
Para isso é preciso um verdadeiro ADMINISTRADOR no país.

Economista.


Matemático.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire
É difícil convencer as pessoas no Brasil de que pra melhorar de vida você precisa de produtividade e poupança e não de uma casa própria financiada pela Caixa em 120 meses.

Você está sendo generoso. Até pouco tempo eles financiavam em 35 anos! Mas como já comentaram, poupar é um privilégio para poucos.

erico.ascencao
Veterano
# fev/15
· votar


LeandroP
Black Fire

Esta quase bolha imobiliária existente em São Paulo (quiçá em todas as grandes regiões metropolitanas, quiçá no Brasil inteiro) fez aumentar muito o preço dos imóveis novos, dos imóveis usados e também dos aluguéis. Não sei precisar as proporções relativas dos aumentos, mas o fato que é tudo andou aumentando. A discussão sobre comprar imóvel ou alugar é mais simples do que se parece: se a pessoa ganha um salário muito baixo, infelizmente será muito difícil ela conseguir uma casa própria, mesmo com o MCMV, então a pessoa não tem muita escolha a não ser morar de aluguel em más condições de moradia. Pra financiar um imóvel hoje fora do MCMV você precisa de pelo menos 20% de entrada. Me diga aí se é fácil tirar 40k da carteira pra pegar um apartamento de 40 m² na periferia de São Paulo? Nem pra um mero membro da classe C...

Uma coisa é certa: as pessoas precisam entender que imóvel só é investimento se você não morar nele. Se você se gabar por ter comprado um apartamento por 100k em 2010 e tentar vendê-lo por 200k hoje, ótimo, mas saiba que com 200k você só conseguirá comprar um apartamento igual - ou até pior.

Mr. Rosa
Veterano
# fev/15
· votar


Para isso é preciso um verdadeiro ADMINISTRADOR no país.

Economista.


Matemático.


qqr macaco barbeado com noções simplistas de superavit e deficit

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


Black Fire
Ué, mas financiamento da casa própria não precisa pagar não?

E quem disse que não precisa pagar?

CindyFerrari
Veterano
# fev/15
· votar


Beatlemaniac
Cortou china in box pra 1x por semana só
http://fc06.deviantart.net/fs71/f/2011/289/b/b/it__s_something_by_robe r_raik-d4czhxe.png

não tinha uma maior não?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


LeandroP
Ué, você disse que não tem problema morar de aluguel quando se ganha muito bem, e quem tem casa financiada, não paga nada?

MMJr
Veterano
# fev/15 · Editado por: MMJr
· votar


Nao sou a favor do governo que esta ai hoje, mas tambem nao era a favor do governo anterior...

Ano 2000:
http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2010/10/veja18.jpg

... e provavelmente nao serei a favor do proximo governo tambem.



Ano 2001

http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2010/10/veja23.jpg

http://www.conversaafiada.com.br/wp-content/uploads/2010/10/veja25.jpg


Infelizmente:
Brasileiros seguem apenas as omissoes das leis e nao as leis propriamente ditas. Quem segue lei e otario.

A mudanca comeca por voce...

.

Simonhead
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire
... morar de aluguel ...

Não curto, só isso.

LeandroP
Moderador
# fev/15
· votar


erico.ascencao

Perfeito!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


erico.ascencao
Pois é, se você for morar no imóvel, nas condições de hoje, acho um investimento com retorno impossível, talvez pros netos do comprador, e olhe lá. Por aqui, por exemplo, você encontra casas com aluguel de 500 reais e preço de venda de 300000 ou mais, ou seja, só o preço do imóvel a vista paga o aluguel de 50 anos, a menos que esteja previsto um aumento muito fora do normal no valor dos aluguéis, eu não vejo porque alguém iria querer adquirir tal tranqueira.

Xeper
Veterano
# fev/15
· votar


você encontra casas com aluguel de 500 reais

Porran, to mudando pra terra do fogo preto. Tava cotando mudar pra sampa e morar em um lugar que não seja favela da 1dasul ou baianazes e caralho, to dando razão ao excel e seus 40k para viver de boas no mes.
Comprar chega a ser ridiculo... ap tamanho kitnet quase 300k

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Xeper
Eu pago 400 na minha casa, o único inconveniente é ter que andar 100 km todos os dias até o trabalho.

Xeper
Veterano
# fev/15
· votar


o único inconveniente é ter que andar 100 km todos os dias até o trabalho

Viji... é tipo o Charlinho do OT

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Tem seu lado bom, moro numa cidade de 3 mil habitantes que você pode sair na rua de noite.

Xeper
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire

moro numa cidade de 3 mil habitantes que você pode sair na rua de noite.

Isso é bão msm... mas, na boa, tu faz esse role todo o dia ou fica a semana na cidade onde tu trampa e só volta nos findis?

Beatlemaniac
Veterano
# fev/15
· votar


erico.ascencao
Opa, obrigado pelo apoio!
Sou também engenheiro, e essa semana completei 7 meses desempregado. Já até havia falado em outro tópico de assunto similar, sobre a visão do que vai ser o mercado para engenharia esse ano. Volta e meia encontro meus colegas do tempo de faculdade nos processos seletivos, e, em geral, ou estão desempregados, ou estão na iminência de demissão. Ninguém está mudando de emprego por uma proposta mais atrativa de carreira, de salário, e sim de não ficar desempregado mesmo. Rir pra não chorar né? heheheh


CindyFerrari
não tinha uma maior não?
Foi mal, joguei no google e peguei a primeira imagem que apareceu. Só depois eu vi que é uma enorme hahahah


Black Fire
É difícil convencer as pessoas no Brasil de que pra melhorar de vida você precisa de produtividade e poupança e não de uma casa própria financiada pela Caixa em 120 meses.

Eu só faria uma pequena modificação na sua frase. O governo, principalmente, deveria ser convencido de que pra melhorar de vida precisa de produtividade e poupança.

Durante a campanha eleitoral, o Eduardo Giannetti, economista da chapa Eduardo Campos/Marina Silva, levantou com muita precisão a importância desse ponto. Não há registro de nenhum país que tenha prosperado, no longo prazo, sem ter feito uma poupança e investimento acima de 20% de seu PIB. O Brasil, se não me engano, está na casa dos 16-17%, onde o governo é responsável por apenas 2% do montante poupado. Se esse governo realmente estivesse interessado em buscar um crescimento sustentado para o Brasil, faria muito mais sentido o corte de gastos, diminuição do tamanho do Estado, para formar o capital de poupança e investimento, do que bancar o consumo, através desses programas como o MCMV, retomando aqui a idéia da sua frase, com a qual concordo plenamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/15
· votar


Xeper
Faço todo dia, com o tempo da troca de ônibus dá umas 3 horas por dia.

Beatlemaniac
Acho que um governo poupador e austero, num país onde a brisazinha de posteridade foi aproveitada pela população majoritariamente em camarotes de boates, ao invés de poupança e educação, não ia durar muito.

Beatlemaniac
Veterano
# fev/15
· votar


Black Fire
É, aí sim hehehe. Acabei de ler novamente o que eu acabei de escrever, e ficou bem claro que eu estava falando de um governo platônico.
Da vivência do dia a dia, nota-se claramente essa mentalidade não-poupadora nos exemplos dos pé rapado que comprometem 60% da renda em um parcelamento em 72 vezes do automóvel ostentação. Não importa passar dificuldade, desde que na aparência não esteja né? heheheh

Se o povo não pensa assim, certamente o governo eleito por esse povo também não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a iminência da queda do PT e a esperança de um Brasil melhor