Riqueza de 1% deve ultrapassar a dos outros 99% em 2016

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Comparar o padrão de vida de um ser humano médio em praticamente qualquer país do mundo hoje com o padrão de vida de 20 anos atrás já desmancha a teoria da estagnação provocada pelo desenvolvimento do capitalismo, ou pelo crescimento do consumo de bens tecnológicos de alto custo e baixa duração. Isso sem levar em conta que o aumento da qualidade de vida tem sido acompanhado de um aumento progressivo da liberdade econômica. O crescimento da indústria cinematográfica como forma de conter convulsões sociais é outra alegação sem sentido. Onde estão os dados que provam essas coisas?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Black Fire
Comparar o padrão de vida de um ser humano médio em praticamente qualquer país do mundo hoje com o padrão de vida de 20 anos atrás já desmancha a teoria da estagnação provocada pelo desenvolvimento do capitalismo, ou pelo crescimento do consumo de bens tecnológicos de alto custo e baixa duração.

Na verdade não. O consumismo 20 anos atrás seguia o mesmo princípio. Fazer os assalariados e clásses menores torrarem o dinheiro com bens, o que garante o lucro eterno dos capitalistas. A diferença é que hoje as pessoas são mais alienadas sobre o assunto justamente por terem tantas distrações providas pela hiper desenvolvida industria do entreterimento. E hiper desenvolvimento da propaganda.

Isso sem levar em conta que o aumento da qualidade de vida tem sido acompanhado de um aumento progressivo da liberdade econômica. O crescimento da indústria cinematográfica como forma de conter convulsões sociais é outra alegação sem sentido. Onde estão os dados que provam essas coisas?


aumento progressivo da liberdade econômica? Sim, a gente pode comprar mais bens hoje, mas continua caindo na intenção maior por trás do consumismo, que é fazer os capitalistas lucrarem o máximo possível.

Agora sobre você falar que filmes não distraem as pessoas, prefiro não responder isso porque acho que você está de sacanagem comigo.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


os capitalistas

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
Ora, se o consumismo de 20 anos atrás levou a constante elevação dos padrões de vida da sociedade consumista, qual é o problema com ele? E qual o problema com o lucro? Onde estão os dados sobre crescimento de alienação? Como você pode afirmar que alguém em 2015 está menos informado do que alguém em 1990? Aliás, defina alienação.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Aliás, como alguém pode afirmar que a alienação está crescendo e apontar como um dos fatores a indústria cinematográfica quando esta tem apresentado constantes quedas de público? http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/26/numero-de-especta dores-jovens-teve-queda-sem-precedentes-nos-eua-em-2013.htm

RafaelValeira
Veterano
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
aumento progressivo da liberdade econômica? Sim, a gente pode comprar mais bens hoje, mas continua caindo na intenção maior por trás do consumismo, que é fazer os capitalistas lucrarem o máximo possível.

Ou seja: temos mais poder de consumo, por consequente um melhor padrão de vida (ou não?), e tem gente que lucra com isso.
E qual o real problema, afinal.....? Por enquanto, me parece uma situação win-win, não?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Black Fire
Suas perguntas me deixaram com preguiça de responder, pq o assunto é complexo demais, então vou dar respostas rápidas.

Ora, se o consumismo de 20 anos atrás levou a constante elevação dos padrões de vida da sociedade consumista, qual é o problema com ele?
E qual o problema com o lucro?
riqueza de 1% ultrapassar a de 99%.

Onde estão os dados sobre crescimento de alienação?
defina alienação.
o que eu quero dizer é que ninguém faz nada para mudar a realidade.

Como você pode afirmar que alguém em 2015 está menos informado do que alguém em 1990?

não falei menos informado. falei mais distraido.

Aliás, como alguém pode afirmar que a alienação está crescendo e apontar como um dos fatores a indústria cinematográfica quando esta tem apresentado constantes quedas de público?

a industria cinematografica é só Um dos meios. tem muitos outros. o jovem não ta vendo filme, mas ta jogando videogame, tá assistindo seriado, tá passando horas na internet. etc..

RafaelValeira
O problema é a riqueza de 1% ultrapassar a de 99%.

mas assim, eu também sou parte da população que não faz idéia de como fazer isso mudar. então claro, qualquer melhora que vier na situação atual está boa.

agora, não quer dizer que o problema não existe.

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad
Uma forma de medir isso e comparar com o Brasil toma por base o coeficiente de Gini, que mede a concentração de renda em um país. A Noruega tem um coeficiente de 25,8, que indica uma das melhores distribuições de renda do mundo. O do Brasil, de 53,9, põe os país entre os 10 piores do mundo no quesito, segundo a ONU.

Fonte

Com certeza o gap salarial do cara extraindo diamante com o gerente da turma é justo?
Tem um monte de explicação econômica do por que isso é natural, não do que porque isso é correto. E ao meu ver, o mesmo modelo que gerou riqueza gerou também miséria.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
riqueza de 1% ultrapassar a de 99%.

E? Isso em si mesmo é um problema porque?

o que eu quero dizer é que ninguém faz nada para mudar a realidade.

O que seria uma mudança de realidade? Abolir a gravidade?

não falei menos informado. falei mais distraido.


Quais fatos sustentam essa informação?


a industria cinematografica é só Um dos meios. tem muitos outros. o jovem não ta vendo filme, mas ta jogando videogame, tá assistindo seriado, tá passando horas na internet. etc..


Quais fatos demonstram que a consciência política (ou seja lá o que for) encontra-se em declínio?

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


john s mill
eu sou contra a concentração de poder no estado, mas esse não é um argumento, tanto que muitos dos países que seguem um welfare state são os melhores na lista (vide suécia) do ranking do índice de gini

Na verdade houve uma interpretação além do que eu escrevi por sua parte. O argumento proposto é o de que países que têm maior participação governamental na economia tendem a ter distribuição de renda mais problemática. O caso da Suécia - ou da Noruega, por exemplo - são emblemáticos, e excepcionais por duas questões:

a - O welfare state está muito mais para um grande provedor de serviços (de qualidade) a uma população que já possui renda elevada (o que por sua vez, mantém o padrão dos serviços prestados sem grandes malabarismos fiscais, ou, pelo menos vinha mantendo até a questão demográfica começar a causar problemas) do que um eficiente redistribuidor de renda - o que é a ideia do autor do tópico, e a que minha resposta se opunha - em que um estado que se propõe a tirar de A para redistribuir para B,C,D, de forma direta ou indireta vai promover melhoria no padrão de vida da coletividade. Você conhece algum estado que tenha feito um trabalho minimamente decente na redistribuição de renda por meio de taxação?

b- Da lista que você postou, dos 20 países com menor desigualdade, 18 têm participação do Estado no PIB menor do que 21%. Dos 20 mais desiguais, 18 têm participação estatal em mais de 40% do PIB.

mas o que a maior parte das pessoas não entendem, é que o problema não tá na distribuição da riqueza, e sim na quantidade dela.

com a alavancagem operacional atual, as pessoas que estão no limiar mais baixo tem condições de vida superior as de limiares superiores de décadas atrás, o principal é o crescimento da riqueza como um todo.


Exatamente.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


landlord
Com certeza o gap salarial do cara extraindo diamante com o gerente da turma é justo?

Enquanto extrair os diamantes for tecnicamente menos sofisticado do que gerenciar, vai haver o gap.

Se é justo ou não é questão metafísica, mas a explicação no mundo prático é simples, conceito básico mesmo.

Snakepit
Veterano
# jan/15
· votar


Pra entrar nesse 1% vc precisa ter 800 mil dolares.

Não achei tudo isso.

Um americano medio consegue isso tranquilamente, ainda mais que dependendo a cidade qualquer casa já custa na media de 500 mil dolares.

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Konrad
Se é justo ou não é questão metafísica

Tipo a matemática valida a miséria.

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


landlord

Exatamente isso. E como a prova é matemática, é irrefutável. Então procure outro problema

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


sallqantay

Acho que sendo ateu, prefiro que a pessoa tenha uma vida decente aqui do que prove ser boa e tenha uma eternidade imaginaria no paraíso.

sallqantay
Veterano
# jan/15
· votar


landlord

Tanto faz o que você acha, o curso supremo falou

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Black Fire
Cara, na boa, não vou responder essas perguntas não. Pelo amor de Deus.

RafaelValeira
Veterano
# jan/15 · Editado por: RafaelValeira
· votar


Wuju Wu Yi
Você sabe o que é "ônus da prova"?

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


RafaelValeira
E tu sabe que isso é um forum da internet onde ninguém é obrigado a nada?
Eu dei minha opinião, se o cara tem tantos motivos pra duvidar dela, é problema dele. Não vou ficar respondendo essas perguntas que honestamente, acho que são de intenções duvidosas.

RafaelValeira
Veterano
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
hahahahahahaha! Tá bom cara. Realmente, ninguém é obrigado a nada. Inclusive a acreditar em tuas tão fundamentadas teorias.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


RafaelValeira
Sim, acredita quem quiser. Pelo menos sou honesto em deixar claro que é a minha opinião. Diferente de alguns que acham que conseguem provar como verdade irrefutável a opinião própria.

Drowned Man
Veterano
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
Diferente de alguns que acham que conseguem provar como verdade irrefutável a opinião própria.

Já ouviu falar em "argumento"? Pois é, é o que você não tem, e peidou na farofa.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Drowned Man
Não é que não tenho argumento. Mas é que não vou argumentar com um cara que me aborda com falta de respeito.

RafaelValeira
Veterano
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
Que falta de respeito? Discordar e pedir provas não pode ser caracterizada como falta de respeito. Afinal, estamos tendo uma discussão aqui, correto?

AtalaBukas
Membro Novato
# jan/15
· votar


Muita das riquezas que esse 1% detém sequer existe, incluem-se ações e valores financeiros, etc e tal. Mas é preocupante um grupo seleto de pessoas ser responsável pela maior parte do que acontece no planeta, o que vale dizer que não estão nem aí para ajudar um pingo no desenvolvimento da humanidade, apenas vão expandir cada vez suas riquezas, essa é a lógica do acúmulo exorbitante.

One More Red Nightmare
Veterano
# jan/15
· votar


>discutiu com o bf e esperou respeito

rsrsrs

RafaelValeira
Veterano
# jan/15
· votar


One More Red Nightmare
Po, mas por incrível que pareça, não vi nenhum post que foi desrespeitoso dele, nesse tópico.


Aliás, sempre que colocam bf pra se referirem ao Black Fire, eu leio como "boyfriend".

john s mill
Membro
# jan/15 · Editado por: john s mill
· votar


Konrad
Você conhece algum estado que tenha feito um trabalho minimamente decente na redistribuição de renda por meio de taxação?

não sei se dá pra citar como exemplo de distribuição, mas alguns países que fazem um trabalho razoável são os que não tem grandes taxações sobre o consumo e sim sobre um composto de renda, participação social, propriedade, etc (EUA, Canadá, UK)

esses países podem não ser os melhores do mundo em distribuição de renda, mas a média entre a diferença salarial dos 10% mais pobres pros 10% mais ricos tá na faixa de 13 enquanto no Brasil é 40 e Argentina 31.

o brasil tributa 20% na renda e o dobro disso no consumo, assim como a argentina, nos demais países citados é justamente o contrário).

quem parece fazer um bom trabalho são países pequenos do leste/norte europeu, só não sei muito bem como funciona lá, mas como eu disse, não acredito que esse deva ser o foco, em termos pragmáticos, se for pra taxar que não seja grande parte sobre o consumo pois acaba afetando mais os limiares baixos de renda.

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/15
· votar


Olha, eu acredito que esses lances de illuminatis é viajado, mas assistindo o comercial do Fifa 13 há uns anos atrás eu realmente me deparei com algumas simbologias estranhas, vejam só o comercial sem edições:

https://www.youtube.com/watch?v=J4fMcYKWZqI

Vídeo explicando as mensagens:

https://www.youtube.com/watch?v=NuOoBj8eg64

Isso é só um exemplo, porém, isolado, por isso acredito que seja viajado mesmo.

Agora, em relação ao consumismo sem propósito, ele realmente está pesado, eu já fui assim, mas hoje me contento apenas com uma boa companhia de pessoas queridas ao redor, a simplicidade e beleza da vida que Deus nos deu.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
A gente sabe que não tem argumento, na moral, maior discursinho sexta série: os capitalista são tudo feio e fazerão mau pa nóis.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Riqueza de 1% deve ultrapassar a dos outros 99% em 2016