Riqueza de 1% deve ultrapassar a dos outros 99% em 2016

Autor Mensagem
landlord
Veterano
# jan/15 · Editado por: landlord


http://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2015/01/19/riqueza-de-1-deve-u ltrapassar-a-dos-outros-99-ate-2016-alerta-ong.htm

Tem que ir lá ler e pagar os ads... não me deixam colar aqui.
Tudo bem que eu tenho adblocker e não pago ninguém.

Sobre o texto, cadê os economistas para explicar tamanha concentração?
Aproveitando para colocar entre aspas o viés talvez esquerdista e correto da mulher: "Espera-se que o mandatário da nação mais rica - e uma das mais desiguais - do planeta defenda o aumento de impostos para os ricos"

Mr. Rosa
Veterano
# jan/15
· votar


Para entender melhor o que está acontecendo..

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mr. Rosa
apesar da ironia, preste atenção na simbologia da industria do entreterimento, e na industria como um todo. no mínimo é estranho e "sem propósito" alguns padrões. Tem quem ache que são Ester Eggs. rsrs

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Como é que colocar dinheiro na mão do Estado ajuda a classe média?

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/15
· votar


Isso é o Brasil!

Mr. Rosa
Veterano
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
simbologia da industria do entreterimento, e na industria como um todo. no mínimo é estranho e "sem propósito" alguns padrões.

Prossiga...

qew
Veterano
# jan/15 · Editado por: qew
· votar


Ester Eggs

http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Como é que colocar dinheiro na mão do Estado ajuda a classe média?

Milhares de formas, desde de facilitar crédito a diminuição da carga tributária para uma faixa de renda especifica.
Tentar com alguns incentivos diminuir (não acabar) com as grandes diferenças de renda.
Enfim, fazer melhor uso dos escassos recursos de acordo com a competência e habilidade de cada um.

E, não oferecer todos os recursos financeiros subsidiados (por exemplo) para quem já tem, e não ter outros recursos para pequenos empresários.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar



Milhares de formas, desde de facilitar crédito a diminuição da carga tributária para uma faixa de renda especifica.
Tentar com alguns incentivos diminuir (não acabar) com as grandes diferenças de renda.
Enfim, fazer melhor uso dos escassos recursos de acordo com a competência e habilidade de cada um.


Alguém acredita que o Estado possa promover tal coisa? E se a diferença na competência e na habilidade levaram a mais concentração de renda, faz o que? Proíbe a competência e a habilidade? Por que temos que ignorar todas as experiências más sucedidas de controle estatal do crédito e fingir que dessa vez vai dar certo? Além do mais, renda de 7 milhões por ano é nada pra uma empresa de médio porte. Estão querendo o que? Criar um mundo mutualista proudhiano?

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Estão querendo o que? Criar um mundo mutualista proudhiano?

Eu não... o que acontece é que ser for verdade as informações da matéria existe um acumulo de capital meio absurdo e que gera grande miséria.
Independente das más experiências do passado com controle estatal de diversas coisas, não acho que ele é ruim sempre, o FHC não teve que controlar câmbio para o real, fudendo um monte de empresa nacional? No final, foi o melhor a fazer mas teve gente que tomo no c*.

Eu só acho um problema isso, se soubesse como resolver estava ganhando o nobel e não aqui. Agora tem gente que acha que isso não é um problema? Isso me estranha...

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


Essa historia de taxação maior sobre os "ricos" é uma falácia que soa bem politicamente mas que não se sustenta nos números. É muito mais efetivo para um governo aumentar em meio ponto percentual a alíquota do imposto de renda sobre a classe média do que aumentar 10% sobre os ditos ricos. Por uma série de motivos que vão desde o efeito massa (a massa de contribuintes da classe média e exponencialmente maior do que a de "ricos") até a questão da composição da tal riqueza ("ricos têm patrimônio em vez de renda, na maior parte dos casos). Na estrutura tributária brasileira faz muito mais sentido tributar mais a classe média (assalariada) do que o "rico" que tem patrimônio (cija tributação é de competência dos estados e municípios em geral).

O curioso é que a classe média é a primeira a apoiar os governos que lançam essa tese furada, e clamam por mais Estado redistribuidor, quando na verdade ele só existe pois a média da população o sustenta. É uma síndrome de Estocolmo tributária quase.

E eu nem mencionei os impostos de coleta.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


landlord

Filho, concentração de renda não significa necessariamente pobreza para todos. Tem n fatores que explicam essa concentração de agora. O povo esquece que hoyve nos últimos 70 anos um processo de redistribuição e aumento geral de renda e padrão de vida único na história. Se eu tiver saco (e interet) mais tarde completo os dois posts.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


Só para esclarecer, qualquer um aqui paga mais tributos em proporção à renda do que qualquer milionário brasileiro principalmente devido aos impostos sobre consumo, absurdamente altos aqui.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


landlord
ser for verdade as informações da matéria existe um acumulo de capital meio absurdo e que gera grande miséria.

É esquisito, porque os locais onde se encontram os mais miseráveis (-10.000 /ano) em geral são os que não tem nenhuma ligação com os locais onde se encontram os maiores bilionários. A menos que você sugira que a existência de milionários seja responsável pelos conflitos étnicos no Sudão ou no Níger, ou pela baixa produtividade da mão-de-obra do Chade, eu acho difícil de sustentar essa tese.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


landlord
Milhares de formas, desde de facilitar crédito a diminuição da carga tributária para uma faixa de renda especifica.

A única redistribuição de renda que o Estado brasileiro faz bem é a do contribuinte para o Estado. O grosso da arrecadação se perde na própria estrutura necessária para calcular, fiscalizar e recolher tributos.

Se o Estado tem que prover essa redistribuição há algo de errado pois a carga tributária cresce mais do que o pib desde 1992. (A única rubrica que diminuiu é o gasto com funcionalismo - hoje quase metade do que era em 1993).

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Mr. Rosa
Tem um simbolo que parece com o que usam no heavy metal, mas junta os dois dedos do meio e separa o indicador e o mínimo. E aparece em tudo que é lugar essa desgraça. Animes, filmes, series, programas de TV, eventos de famosos. etc.. Agora a questão é, porque?

Eu já observei varias pessoas e nunca vi alguém fazer isso involuntariamente. eu também não faço.

se duvidar pode começar a prestar atenção. rsrs

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Black Fire
Konrad

Não sei de que forma, mas o Estado deve criar um ambiente que favoreça uma melhor distribuição. Não acredito que essas coisas se regulem bem totalmente sozinhas.
Mas o acumulo não é um problema num patamar de 1% com 99%?
Tenho certeza que alguém virá me dizer que sim, porque alguém criou riqueza onde não tinha como por exemplo nas colônias africanas. Só esquecem de dizer que levaram todo o estilo de vida junto.

Konrad
Veterano
# jan/15
· votar


landlord
Mas o acumulo não é um problema num patamar de 1% com 99%?

Não necessariamente. Numa Noruega, por exemplo, não é. Em Botswana é. E em grande parte, sociedades que têm participação de Estado grande na Economia tendem a terem índices piores de distribuição de renda. Um dos motivos é o próprio estado ser grande e influente demais, o que onera tributariamente a população e favorece monopólios e oligopólios privados/estatais. (muita proximidade empresário/governo).

john s mill
Membro
# jan/15 · Editado por: john s mill
· votar


Konrad

em grande parte, sociedades que têm participação de Estado grande na Economia tendem a terem índices piores de distribuição de renda.

eu sou contra a concentração de poder no estado, mas esse não é um argumento, tanto que muitos dos países que seguem um welfare state são os melhores na lista (vide suécia) do ranking do índice de gini

http://www.photius.com/rankings/economy/distribution_of_family_income_ gini_index_2014_0.html

mas o que a maior parte das pessoas não entendem, é que o problema não tá na distribuição da riqueza, e sim na quantidade dela.

com a alavancagem operacional atual, as pessoas que estão no limiar mais baixo tem condições de vida superior as de limiares superiores de décadas atrás, o principal é o crescimento da riqueza como um todo.

em um mundo ideal, não existiria igualdade na renda e sim nas oportunidades que as pessoas teriam para obtê-las, meio John Rawls

_Excelion
Veterano
# jan/15
· votar


bicho, for dummies: capital multiplica, o resto é mais ou menos linear.

a média da população assalariada vai estar cada vez mais distante de quem é capitalista no sentido literal do rolê, de quem faz sua grana virar capital, patrimônio etc.

até aí, no biggie, o problema é que isso afeta o campo das oportunidades. Desigualdade é inevitável e até positiva, mas em excesso engessa tudo em castas, cerrando oportunidades, de forma que há uma disparidade brutal de oportunidades para um camarada nascido no Canão para o filho do Lemann.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar



eu sou contra a concentração de poder no estado, mas esse não é um argumento, tanto que muitos dos países que seguem um welfare state são os melhores na lista (vide suécia) do ranking do índice de gini


O problema é confundir welfare com intervencionismo, como acontece na mente bananeira. Todos os países nórdicos sempre aparecem entre as 20 economias mais livres do mundo.

sallqantay
Veterano
# jan/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Pobres pagam impostos. Ricos pagam advogados para sonegar impostos. Paraísos fiscais sao países soberanos (caixa preta). Capital gera capital, salário paga conta no final do mês e é corroído pela inflação.

isso vale para todo o mundo

shazam!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Isso acontece porque os capitalistas investem recursos pesados pra fazer tudo continuar como está, e pior, eles ficaram mais ricos. não é novidade. Os caras controlam as mídias, todas as principais formas de comunicação, e fazem estratégias para deixar todo mundo distraido com o entreterimento de forma a ficarem acomodados e não pensarem em como fazer as coisas mudarem.

O pobre precisa ser Muito inteligente pra fazer o dinheiro crescer. Precisa ter paciência, e as vezes até passar alguns apuros. E as vezes mesmo assim o que ele pode conseguir é insignificante perto dos grandes capitais.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
hmmm explique-nos exatamente como se dá o processo de investem recursos pesados pra fazer tudo continuar como está, e pior, eles ficaram mais ricos. não é novidade. Os caras controlam as mídias, todas as principais formas de comunicação, e fazem estratégias para deixar todo mundo distraido com o entreterimento de forma a ficarem acomodados e não pensarem em como fazer as coisas mudarem.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


/\

landlord
Veterano
# jan/15
· votar


Eu também sou contra a concentração no Estado, mas até aí ele não tem função na economia? Deixar tudo rolando sozinho me parece complicado em alguns casos...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Black Fire
cara, parece algo fora da realidade, mas é tão simples e visível. todo mundo torrando salário com iphones da vida e etc.. consumindo boa parte da vida vendo filmes, jogando videogame, vendo futebol, etc.. acomodados.

a industria do cinema por exemplo. é extremamente rentável pros capitalistas. além de eles lucrarem pra caramba, ainda deixa todo mundo distraido vendo filme. etc.. um pão e circo muito mais eficiente.

nesse ciclo eles ficam sempre mais ricos pq a população consome sempre mais, e a população sempre na mesma, que não pensa em formas rentáveis de usar o dinheiro que ganham.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/15
· votar


Wuju Wu Yi
Velho, nada disso tem o menor sentido.

brunohardrocker
Veterano
# jan/15
· votar


Certeza que assistiu Zeitgeist.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jan/15
· votar


Black Fire
Não sei o que é sentido para você. rsrs mas não precisa me dizer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Riqueza de 1% deve ultrapassar a dos outros 99% em 2016