Assim foi: Samuel Klein

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# mai/21 · Editado por: Wanton
· votar


brunohardrocker
Eu entendo que a direita desacredita na igualdade.

Não acha que ela naturaliza a desigualdade? Do tipo: "somos desiguais, então, foda-se! Igualdade não pode ser uma pauta!" Ou "a tentativa de nos impor a igualdade é imoral, porque somos diferentes por natureza"?

É por aí, ou essas falas se afastam do pensamento da direita?

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Wanton

Se for para escolher falas simplistas que você escuta por aí, da minha parte eu escolho aquela:
"É possível superar a pobreza, não a disparidade de renda"

Se você escuta essas frases de pessoas da direita, o problema é com elas. Eu não vou assumir uma bronca que não é minha.

Wanton
Veterano
# mai/21
· votar


brunohardrocker
"É possível superar a pobreza, não a disparidade de renda"

Então,

1) não se deve nem tentar diminuir a desigualdade de renda?

2) a desigualdade de poder que o excesso de poder econômico compra não te preocupa nem um pouco?

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


brunohardrocker
Já se ele solta um argumento completo, que eu vejo que não é pra mim, eu também vou sentar e esperar alguém que tenha estofo chegar e peitar. Mas não é isso que eu vejo acontecer.

Sim, pessoal antagonizando tem sido dificil. Mas a culpa é sua, que ameaça peitar o cara e depois some.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Wanton
1) não se deve nem tentar diminuir a desigualdade de renda?

Não, dizer que desacredita nela é uma posição de ceticismo, não de que não se pode buscá-la. A partir do momento em que ela se torna demonstrável, acaba o ceticismo. Sacou?

Vou arriscar me estender: É o problema que eu citei entre o médico e o telefonista. Estamos falando sobre renda, não sobre discriminação racial ou sexual que influencia na renda, ok? Entendido isto, prossigo duvidando que seria possível estabelecer a mesma renda da classe dos médicos para a classe dos telefonistas, pois essa disparidade se fundamenta muito bem nos fatores: estudo que um médico precisa realizar, o grau de necessidade percebida pela população sobre a profissão e que se você igualar essas rendas artificialmente, você vai gerar uma distorção no seguinte sentido: "Por que eu me tornaria médico, faria plantões, abriria corpos e me arriscaria a todo momento, se eu posso fazer um treinamento de atendimento no Senai e me tornar um telefonista?"
Entende que com essa distorção criada, você correria o risco de ter uma sociedade em que os únicos médicos existentes seriam quem tomou uma decisão muito inesperada na vida?
Entende que se observamos essa distorção numa hipotética equiparação entre médicos e telefonistas, podemos observá-la em N outras situações, portanto, é muito improvável que não teremos divisões de classes conforme a renda?
Entende que podemos sim combater distorções irracionais, como as que são fundamentadas em racismo, sexismo e etc, porém dificilmente podemos corrigi-la tanto ao ponto de alcançarmos uma ampla igualdade?


2) a desigualdade de poder que o excesso de poder econômico compra não te preocupa nem um pouco?


Claro que preocupa. Mesmo eu sou constantemente afetado por isso.
O que eu não vejo são motivos negar a realidade, ou para pensar como você pensa. E nem por isso desejo que as coisas continuem como estão. Não pode haver apenas uma forma de progresso.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton

Você é o entamoeba?

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


ProgVacas
Você é o entamoeba?

Mais ou menos! Sou mais escroto do que ele!

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Você é o entamoeba?

Impossível, estou conseguindo dialogar sem nenhum xingamento.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


brunohardrocker
entamoeba

Eu, como mediador entre voces dois, concluo que ambos encaram a desigualdade como um problema. A diferença está na forma de combate.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


-Dan

Segundo, porque sou um ignorante e não tenho tanto esfofo intelectual pra versar sobre vários temas que eles abordam.

Bichinho, cê tá sendo modesto! Não é porque concorda com a minha visão macro da coisa, mas porque o elogio que você traçou sobre o entamoeba e Lelo se estende inteiramente a você, sobre organizar as ideias e tal. Você também é foda, como os dois.

Eu ainda estou num campo defensivo por aqui. Você já me deu uns toques mas sou um pouco teimoso. Ainda sinto um tratamento estúpido direcionado para mim porque sou petista filiado. O Bruno mesmo fica com essa retórica débil quando eu estou discutindo política, dizendo que falo petistês e essas coisas bestas. Como o entamoeba já delimitou, ele não discute, sente-se acuado, inseguro. Tem confiança - exagerada - mas quando desafiado a minimamente embasar suas concepções na sua própria vivência, sem mesmo a necessidade de agregar conceitos técnicos ou teóricos, invariavelmente dá para trás.

E para mim isso é lamentável. Porque é enriquecedor discutir com uma pessoa questionadora, como o Bruno, mas que pelo menos não transfira as suas deficiências lógicas para o seu interlocutor.

Nesse nível eu normalmente fico quieto, deixo pra lá. Mas aqui tem sido diferente, para mim.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


entamoeba

Sou mais escroto do que ele!

O apelido do seu alter ego não é Guga não, né?

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


ProgVacas
O apelido do seu alter ego não é Guga não, né?

Hã? Não. É um cara de mais de 2m. Não tem cara de Guga.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


brunohardrocker

Eu entendo que a direita desacredita na igualdade. Só.

"Só" não, porque desacreditar na igualdade implica em algo. Qual o resultado prático de um legítimo governo de direita, na sua visão, em relação à população como um todo, principalmente àqueles menos favorecidos?

Dentro do mesmo escopo outras políticas podem afetar essa camada da população, como o sucateamento do SUS para a posterior privatização, para ficar em mais um exemplo.

Como você considera que desacreditar na igualdade, portanto não pensar políticas que favoreçam os mais necessitados, possa ser um comportamento político sedutor?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


entamoeba

Risos.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


-Dan
ProgVacas

Se aceitam um mea culpa, eu estou um cara mentalmente cansado. Se eu me retirei algumas vezes, foi pensando que seria melhor me silenciar. Vivo fazendo isso quando vejo que as coisas degringolam.
Mas eu vou tentar dar uma mudada daqui em diante.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


brunohardrocker

Então eu me vejo na obrigação de mudar minha abordagem contigo também.

Sobre cansaço... A chapa tá quente por aqui. Num momento que eu deveria manter a minha produtividade em alta ela decai e o serviço burocrático de um professor só acumula, assim.

Vi o entamoeba falando que sua produtividade também baixou. Nesse mês os alunos retornaram presencialmente na escola onde trabalho, eles são desleixados, tô num cagaço só, estressado e, como salientou, isso reflete na conversa de qualquer gênero.

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


São desleixados na questão dos protocolos de segurança.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


ProgVacas
"Só" não, porque desacreditar na igualdade implica em algo. Qual o resultado prático de um legítimo governo de direita, na sua visão, em relação à população como um todo, principalmente àqueles menos favorecidos?

A qual direita você se refere? Pessoalmente eu noto que uma direita mais tradicional no Brasil é extremamente umbiguista, insensível, que acredita que a política é lugar para se fazer carreira, obter informação privilegiada, favorecer lobbys em detrimento de outros, patrimonialista, e por aí vai. Essas críticas que eu sustento não são para destruir a direita, mas para melhorá-la. Há uma direita que surge hoje, mesmo que tardiamente, mais sensível e sem essas características todas, e que inclusive vocês, da esquerda, não deveriam desqualificá-la, pois teriam uma oposição melhorada, um fortalecimento da democracia. Teriam diferenças entre propostas tendo o povo como beneficiário, e não o campo de batalha de acusações, que deixa o povo de lado e que ainda persiste.

Dentro do mesmo escopo outras políticas podem afetar essa camada da população, como o sucateamento do SUS para a posterior privatização, para ficar em mais um exemplo.

Qual direita quer isso? Se você entender que você está discutindo comigo, eu não defendo a retirada da saúde das garantias fornecidas pelo Estado.

Como você considera que desacreditar na igualdade, portanto não pensar políticas que favoreçam os mais necessitados, possa ser um comportamento político sedutor?

Porque desacreditar na igualdade não significa não pensar em políticas que favoreçam os mais necessitados.

Lelo Mig
Membro
# mai/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton (barra) entamoeba
-Dan

Vou fazer uma coisa que não costumo fazer aqui... mas minha consciência esta pedindo.

Vocês estão defenestrando o guri hardrocker como se ele fosse extrema direita, à favor de privatizar tudo, tocar fogo no SUS, nas escolas públicas e nos pobres e eu não lembro (posso estar enganado, se estiver me avisem) dele se colocar desta forma.

O Drinho é mais ancapistão... à favor de acabar com a porra toda e colocar uma estátua do Daniel Fraga no lugar do Cristo Redentor. O Bruno, não lembro.

Já vi ele defendendo o SUS e outras coisas por aqui.

Então, pelo que entendo ele acredita que ser rico é legítimo e que é possível haver ricos sem haver miseráveis. Se for isso, ele no fundo acredita numa melhor distribuição de renda, como eu, como vocês.
Creio que o que muda é a elasticidade da bagaça... para alguns deveria ser 5 cravado, para outros de 4 à 6, para outros de 2 à 8 seria tolerável. Mas, não acredito que alguém deseje 0, ou pior, um número negativo.

E também a forma de chegar nesta régua. (políticas econômicas, projetos sociais, no que investir, o que priorizar e etc.), que não deixa de existir alguns caminhos diferentes.

Não é isso?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


brunohardrocker

A qual direita você se refere?

Refiro-me à direita representada por Aécio, Amoedo e Bolsonaro, seus últimos votos para presidente. Meu parâmetro sobre qual a direita lhe apetece é fornecido por você mesmo, nas conversas do fórum.

Há uma direita que surge hoje, mesmo que tardiamente, mais sensível e sem essas características todas, e que inclusive vocês, da esquerda, não deveriam desqualificá-la, pois teriam uma oposição melhorada, um fortalecimento da democracia.

Mas qual partido ou político faz parte dessa neodireita? Tô por fora. É o PSOL, né? Risos!

Qual direita quer isso?

PSDB, MDB, DEM, PSD... Essa coisa toda aí.

Porque desacreditar na igualdade não significa não pensar em políticas que favoreçam os mais necessitados.

Mas as demandas dos menos favorecidos partem da abissal desigualdade de classe. Negar isso é negarba realidade.

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


Lelo Mig

Obrigado pela compreensão. É isso, sem tirar nada!

brunohardrocker
Veterano
# mai/21
· votar


ProgVacas

Esse último post seu tem muito o que ser respondido.
Mas não agora. Partirei para um descanso de final de semana.
Depois respondo.

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


entamoeba

Seu nome real é Wanton?

ProgVacas
Membro Novato
# mai/21
· votar


brunohardrocker

Falou! Até mais!

-Dan
Veterano
# mai/21
· votar


Lelo Mig
Vocês estão defenestrando o guri hardrocker como se ele fosse extrema direita, à favor de privatizar tudo, tocar fogo no SUS, nas escolas públicas e nos pobres e eu não lembro (posso estar enganado, se estiver me avisem) dele se colocar desta forma.

Ou, nem tô. Só estou tentando desembaraçar a conversa dos dois, pois tambem sinto que concordam em muitos aspectos, mas rola uma postura excessivamente defensiva nas conversas que, se deixarem de lado, vão fazer fluir melhor.

entamoeba
Membro Novato
# mai/21
· votar


-Dan
Seu nome real é Wanton?

Seria muito doido! É Gustavo.

entamoeba
Membro Novato
# mai/21 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
como se ele fosse extrema direita

Magina! Com extremista, não têm conversa!


O Drinho é mais ancapistão.

Evandrinho é um caso complicado!


brunohardrocker
Entende que com essa distorção criada, você correria o risco de ter uma sociedade em que os únicos médicos existentes seriam quem tomou uma decisão muito inesperada na vida?

Profissões mais insalubres precisam de mais estímulos, não tenho dúvida disso! Mas isso não é igualdade? Criar condições para que as pessoas desenvolvam seus potenciais não é igualdade?

Eu acho que tem muito pobre que vira auxiliar de enfermagem mas que, no fundo, gostaria de ser médico. Por outro lado, acho que tem muito médico que só trilhou essa carreira porque ela garante uma vida tranquila do ponto de vista financeiro. Acho que médico tem que ser um nerd na medicina, sabe? É possível formar esse tipo de perfil reconhecendo as habilidades e preferências dos adolescentes, dirigindo-as para as carreiras que mais tem a ver com o seu perfil.

Posta a diferença entre o médico e o telefonista, que tal olharmos para a diferença entre o médico e o empresário? Você acha que o trabalho que o Samuel Klein realizava precisava de muito mais estímulo do que o trabalho de um médico? Porque o Samuel Klein faturou muito mais do que qualquer médico (exercendo a sua profissão).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Assim foi: Samuel Klein