Mogens Glistrup: uma história de luta.

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# jun/14
· votar


Viciado em Guarana
O maior troll que já existiu

Que falta de critério!


Fica quieto, guri. O Mogens era inigualável, mesmo.

sallqantay
Veterano
# jun/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Joseph de Maistre

Seja inteligente e diga agora qual dessas duas culturas, que atualmente convivem lado-a-lado na Alemanha, se tornará, dentro de breve, o grupo majoritário nesse país

os árabes, mas por razões diferentes (eles ainda vem de uma cultura rural e fazem uma caralhada de filhos, nas próximas gerações isso tende a mudar)

O patriarcado tem, sim, uma função na sociedade

concordo

sempre terá

isso é futurologia sua, sem base lógico-empírica. Eu não estou usando aqui o método marxista, mas o pouco que sei da antropologia (que eu entendo ser a melhor ferramenta para explicar a cultura, e que tem alguns pontos de contato com o marxismo). Não existe para mim a natureza humana, isso é um axioma seu. Eu parto das relações práticas e dos problemas que tem que ser resolvidos, e como isso se deu na história (suas continuidades e rupturas, sendo que prefiro a mudança dentro da ordem).

O que eu entendo por conservadorismo eu tirei muito de Freud (inclusive a própria definição de civilização). Ao meu ver essa prática social é que funda a moral, resultado do acúmulo de conhecimento ao longo de gerações.

O esquema marxista sempre foca na questão do trabalho/produção, eu procuro ver as relações materiais de forma mais ampla, entendendo como elas são revestidas de sentido pela cultura, formando as tradições

O objetivo do meu texto não foi esgotar o rol de causas da mudança demográfica

o meu também não, nossas explicações são mais complementares que excludentes. Leia "mal-estar na civilização", do Freud, é mó legal

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


na medida em que a prática social muda, o papel da moral também, não consigo ver ela como um signo divino ou algo imutável. Essa não é a minha onda

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Joseph de Maistre
Acho que começar com "os teólogos muçulmanos" já é indício de balela, porque devem existir pelo menos umas 50 escolas do islã e cada uma tem um conceito diferente de jihad. Quem são os teólogos de que ele está falando? É muito fácil pegar meia dúzia de wahhabistas jogar as ideias deles aí e chamar de "teólogos muçulmanos", se isso é válido eu pego as ideais do Leonardo Boff e provo que o catolicismo é uma escola do marxismo.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


E por favor me trace um paralelo entre a situação ideológica do Egito e o islã tradicional. Ou agora Sayyid Qutb é um teólogo tradicional?

brunohardrocker
Veterano
# jun/14
· votar


Joseph de Maistre

E quanto a abolição das Forças Armadas?

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/14 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


sallqantay
os árabes, mas por razões diferentes (eles ainda vem de uma cultura rural e fazem uma caralhada de filhos, nas próximas gerações isso tende a mudar)

Se mudar, vai só dificultar o lado deles próprios.

Economia nenhuma (rural ou industrial) se desenvolve sem crescimento populacional: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/263660/.

E isso é uma lei econômica, não uma contigência cultural.

Não existe para mim a natureza humana, isso é um axioma seu.

Tenho certeza de que, daqui a 2 anos, após as leituras certas, você vai acreditar nela mais do que eu.

Você já progrediu bastante nos últimos 2 e não tem por que eu ficar te pressionando agora. =)

Eu não estou usando aqui o método marxista, mas o pouco que sei da antropologia

Pois é. O modelo patriarcal existiu continuamente no Ocidente por milhares de anos e só de 50 anos para cá começou a cambalear -- curiosamente, ao mesmo tempo em que a economia entrou em contagem regressiva para um cataclisma e a própria existência da cultura ocidental começou a ser ameaçada por povos não ocidentais, que ainda seguem -- pasme só -- esse mesmo modelo patriarcal e que estão imigrando para esses países precisamente para preencher essas lacunas de pessoal no mercado.

Tudo isso deve ser apenas coincidência. Não deixemos que o Progresso e as Rodas da História sejam atravancados pelo fundamentalismo de direita.

Black Fire

Ela (trata-se de uma mulher) não discute teologia no livro.

A mulher é historiadora, não filósofa. E o foco é a realidade empírica do Islã, tal como concretizada na história. O que ela narra, nesse e em outro livro mais específico ("Il declino della cristianità sotto l'Islam"), é que os muçulmanos sempre foram um culto de hábitos agressivos e imperialistas, que "evangelizou" o Oriente na base da espada (o que não é exatamente uma novidade, considerando a própria origem violenta da religião).

Os reinos cristãos que já existiam nas regiões conquistadas por eles durante a fase de expansão foram ou destruídos (pela jihad) ou escravizados (pelo regime da "dhimmitude"). E os reinos cristãos do Ocidente também eram constantemente intimidados por ameaças de guerra e tinham que fazer tratados de trégua o tempo todo para conseguir manter as rotar comerciais funcionando.

Você tem alguma bibliografia que diga o contrário?

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/14 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


brunohardrocker
E quanto a abolição das Forças Armadas?

Ninguém é perfeito, cara.

Só o fato de ter existido um político que defendeu todas as coisas que esse cara foi até para a cadeia para defender já é digno de louvor. =)

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/14 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Joseph de Maistre
Meh! Mais ou menos.

Eu daria 8/10

Gostei disso aqui:

Uma de suas propostas mais radicais, no entanto, era a abolição das Forças Armadas, que Glistrup desejava substituir por uma secretária eletrônica multilíngue, programada para repetir apenas a gravação: “Nós nos rendemos!”.

Mas deve haver trolls melhores.

sallqantay
Veterano
# jun/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Joseph de Maistre

Sou mais hayek do que mises, mas não acho essa questão tão central, prefiro entender as formas materiais da cultura (arquitetura e urbanismo).

em lógica dialética existem processos que ocorrem simultaneamente e sem causalidade possível de ser determinada. São coincidências mesmo.

esse papo do declínio do ocidente nego conta desde que o mundo é mundo. Em mitologia chamamos o mito da idade do ouro.

eu tenho fé no acaso. Vai curintia!

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14 · Editado por: Black Fire
· votar


Joseph de Maistre
Bom, já começa todo errado, se não é discutida a influência da teologia islâmica não tem nem como saber se os expansionismo e a dominação se deram pelo fato de os estados serem islâmicos, ou apesar do fato. Qual é a influência da ideologia destes regimes nos muçulmanos de hoje? Onde estavam o xiitas neste história toda? Qual foi o império xiita que se expandiu por terras cristãs? E o sufismo? Pela lógica dessa tia eu posso dizer que o catolicismo é dominar, assassino e totalitário com base na história das Filipinas? Ou conversão só é forçada quando é o outro lado que força a gente a se converter?

Você já leu algum livro de algum autor islâmico? Ou pega tudo de terceira mão mesmo?

Mas os teólogos lá não tem nome mesmo? Pode ter sido desde um califa até o taxista que levou ela pro aeroporto em Beirute? Aliás, se ela não discute a teologia, porque afinal de contas existem citações aos tais "teólogos islâmicos que só a autora sabe quem são"? Quem são esses caras?

Quanto charlatanismo, eu achei que você fosse mais seletivo ao selecionar o que lê, mas agora eu percebo que basta concordar com você e o livro está automaticamente no campo dos livros confiáveis de autores isentos, mesmo que a fonte sejam "teólogos islâmicos que só o autor sabe quem são".

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14
· votar


Pra quem quiser ir um pouco além da pregação anti-islâmica de bodega com citações dos famosos "teólogos... aqueles lá... não lembro o nome.... aquele da barba grande e o do turbante... sabe o Ali Al alguma coisa... sabe?" eu sugiro esse vídeo:


E este livro:
http://www.amazon.com/Islam-Civilization-Seyyed-Hossein-Nasr/dp/006050 7144

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/14 · Editado por: Black Fire
· votar


Encerro minha participação no tópico agora, não vou discutir com quem tem menos interesse na verdade do que em ter razão, e amanhã viajo e só volto segunda.

beijo no ombro.

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Gente, vocês viajam muito.

pagar tributos era imoral.
“trindade maldita”: o imposto de renda, o excesso de legislação e a burocracia estatal escorchante.
abolição das Forças Armadas(...)Isso, segundo ele, pouparia dinheiro e vidas humanas, já que a Dinamarca não era, de todo modo, capaz de se defender contra invasores .
Até tinha umas boas idéias, o cara.

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/14 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


sallqantay
esse papo do declínio do ocidente nego conta desde que o mundo é mundo. Em mitologia chamamos o mito da idade do ouro.

E, lá na TFP, nós chamamos de "se nós não defendermos o que é nosso, quem é que vai?".

Black Fire
Quanto charlatanismo, eu achei que você fosse mais seletivo ao selecionar o que lê, mas agora eu percebo que basta concordar com você e o livro está automaticamente no campo dos livros confiáveis de autores isentos, mesmo que a fonte sejam "teólogos islâmicos que só o autor sabe quem são".
Encerro minha participação no tópico agora, não vou discutir com quem tem menos interesse na verdade do que em ter razão, e amanhã viajo e só volto segunda.

Teruel,

três coisas:

1) Baixa a bola e deixa de se fingir de importante. A verdade e as pessoas que tu acusas são maiores do que a ponta do teu nariz.

2) Quem me recomendou essa autora foi o próprio Olavo em pessoa. E, obviamente, ela não é a minha única referência para a tese de que o islamismo foi o fator ideológico por trás do expansionismo do Império Árabe -- o que, na verdade, não é apenas uma tese, mas a posição ortodoxa na academia (se você gostar de poesia, pode começar procurando pelos textos de um sujeito chamado Dante Alighieri, que, em plena Idade Média, já dizia que Maomé estava no oitavo círculo do inferno por ter semeado a discórdia em vida... mas talvez tenha sido também o Sayid Qutb que viajou no tempo, disfarçado, só para sujar o nome do profeta).

3) Você já leu algum livro de relações internacionais, direito comparado, ou de história ou geopolítica do Oriente Médio? Conhece algum muçulmano de carne e osso? Ou faz sempre julgamentos sobre instituições e civilizações adotando por critério correntes religiosas minoritárias, com pouca representatividade e relevância no mundo real? O Corão não é um simples corpo de doutrina religiosa, um mero objeto de curiosidade teológica: é um código de leis, uma instituição, que informa todo o sistema jurídico dos muçulmanos e tem efeitos concretos nessas sociedades.

Você acha que ter lido algum teólogo que despertou a sua simpatia o torna qualificado para ficar por aí imitando o O. de C. e sair chamando, sem mais nem menos, levianamente, de "charlatão" qualquer autor que ouse insinuar que o que você leu não é tão empiricamente significante assim? Acusar e desrespeitar gratuitamente os outros é a melhor maneira que você tem de lidar com seus problemas emocionais?

É fato notório que os muçulmanos mataram e matam kafir para cacete; bem como que os que imigram para a Europa continuam fazendo arruaças e motins por onde vão. E essa conversa de conhecer todas as “50 correntes diferentes” da teologia islâmica para saber que as coisas lá sempre foram problemáticas é, obviamente, ridícula. Um acadêmico ou um político que precisasse conhecer todas as “50 correntes diferentes” da teologia cristã para chegar à conclusão de que o cristianismo mainstream produziu uma civilização melhor do que a islâmica seria é um grande incompetente, isso sim.

Dito tudo isso... recomendo este livro: http://www.amazon.com/Islam-without-Extremes-Muslim-Liberty/dp/0393070 867, escrito por um muçulmano libertário (ou "ocidentalizado", como eu prefiro dizer), que é homem o suficiente para reconhecer certas verdades desagradáveis e não fica cometendo crimes nem enfiando a cabeça na areia quando é lembrado delas.

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/14 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


PS: Só agora me dei conta de que, enquanto lia as suas respostas nesse tópico, senti a todo momento um cheirinho de pólvora...

Vou avisar à minha mulher: "Quando eu não estiver em casa, jamais deixe os livros islâmicos ao alcance das crianças".

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/14 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Agora, se me dão licença...

Tenho que criar um montão de pessoas jurídicas falsas para os meus clientes e pensar em teses jurídicas mirabolantes para usar no tribunal, caso a Receita venha a descobrir o que estamos fazendo.

Cada minuto que fico nesse fórum são 50 reais a mais que vão para os cofres do PT e dos engenheiros sociais. =)

Wanderer on the Offensive
Veterano
# jun/14
· votar


Joseph de Maistre
Tenho que criar um montão de pessoas jurídicas falsas para os meus clientes e pensar em teses jurídicas mirabolantes para usar no tribunal, caso a Receita venha a descobrir o que estamos fazendo.

Heh. Quando descobrir como fazer isso aqui, me chame pra fazer parte do rol de clientes.

sallqantay
Veterano
# jun/14
· votar


resumo: o Joseph Mainstream de Maistre ficou todo mordidinho pois o Black Fire é mais hispter que ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mogens Glistrup: uma história de luta.