Capoeira - Luta,jogo ou macumba?

Autor Mensagem
Indigente
Veterano
# jun/05


A capoeira sempre foi motivo de dúvida quando se trata do que realmente ela é, a capoeira na verdade foi um meio que os escravos encontraram de treinar golpes para eventuais rebeliões, quando os capatazes olhavam as rodas viam apenas uma dança ou macumba para alguns...mas estavam treinando seus golpes e o berimbau não era um instrumento musical e sim uma arma! pq tb o som do bixo é feio que dói e as letras das músicas tb... por isso da impressão de macumba imagina aquelas danças o som do berimba e o famoso hit CAPUERA-LA-LA-LÁ, CAPUERA-LA-LA-LÁ...ZUM ZUM ZUM CAPOERA MATA UM...

MAS NA MINHA OPINIÃO CAPOEIRA É UM ESTILO DE VIDA, o qual não quero adotar, mas respeito...

Polêmico
Veterano
# jun/05
· votar


Pra mim é uma mistura de dança com luta,porem sem contato corporal,eu tbm não gosto de capoeira.

Manohai
Veterano
# jun/05
· votar


Indigente
As três coisas ao mesmo tempo!
A capoeira já teve seus méritos como defesa pessoal, mas hoje, com um estílo de vida mais urbano, pra mim, a capoeira não serve muito não!

fernando tecladista
Veterano
# jun/05
· votar


no carnaval deste ano eu está vendo a tve é la tinha uma materia sobre "roda de tiririca" era uma capoeira só que na musica usava-se samba, (daqueles sambas bem antigos)
era uma coisa do meio do seculo passado

Soulface
Veterano
# jun/05
· votar


Indigente
A Capoeira já é reconhecida como um esporte brasileiro. E como toda arte marcial, ela posui uma cultura própria, como vc resumiu ali, q eu acho q todo brasileiro poderia pelo menos conhecer.
A Capoeira mistura luta, música, jogo e dança. Se ela é mais eficaz ou não do q outras artes na hr do quebra pau, isso já é outro assunto.
Hj em dia não existem mais escravos (com algumas lamentáveis excessões), e tanto a Capoeirra como todas as outras lutas nõa devem ser praticadas no intuito da violência.

OQ eu discordo de vc ali é no q diz respeito ao som do Berimbau, e sobre as letras das músicas.
Eu acho o berimbau bem tocado, muito lindo. Adoro aquele som, e não é tão fácil de se tocar como muitos pensam.
Já as letras, é preciso saber sobre a cultura da capoeira para compreende-las completamente.

izack darck
Veterano
# jun/05
· votar


Eu acho bonito quem sabe lutar, eu mesmo me aventurei um tempo é muito legal. Minha professora de Ed. Física me disse na época que no caso dos homens ela modela o corpo, deixa vc com formas (torax, pernas, costas) melhor definidos e no caso das mulheres dá elasticidade e deixa tudo durinho. É muito bom.

Alexandre Souza
Veterano
# jun/05
· votar


Eu acho o berimbau bem tocado, muito lindo. Adoro aquele som, e não é tão fácil de se tocar como muitos pensam.
Já as letras, é preciso saber sobre a cultura da capoeira para compreende-las completamente.
[2]

Zozão
Veterano
# jun/05
· votar


Eu acho o berimbau bem tocado, muito lindo. Adoro aquele som, e não é tão fácil de se tocar como muitos pensam.
Já as letras, é preciso saber sobre a cultura da capoeira para compreende-las completamente.
(3)

eu acho os movimentos muito interessantes tb, a sincronia entre os participantes mais experientes é muito boa, quase perfeita, é realmente uma dança.

Bramires
Veterano
# jun/05
· votar


Eu pratiquei capoeira por 2 anos e meio, e só parei pq lesionei os pulsos numa queda.. =P

É difícil de definir capoeira, pq sem dúvida é uma arte marcial, que tem tudo a ver com música. Não acho que seja uma dança...

A história da capoeira é linda, tudo tem explicação. Os instrumentos simples, a musicalidade africana.

È muito gostoso de se praticar, se encontrar um pessoal bacana. Recomendo mesmo, é empolgante de jogar numa roda, a música te empurra..

(ps: tocar berimbau é foda, eu era viciado (as vezes só ficava tocando, nem jogava.. hahaha)

JediKnight
Veterano
# jun/05
· votar


Macumba sem sombra de dúvidas.

Indigente
Veterano
# jun/05
· votar


JediKnight


uahsahsaushaushaushaushaush

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# jun/05
· votar


Capoeira é muito casca
a dança que originou a ginga veio da Africa, mas a luta se originou aqui
é a pratica marcial brasileira

a Capoeira que se joga na roda que é mais aparencia e a Capoeira que se luta, que já não tem tantas acrobacias e é mais centrada no adversario

Indigente
Veterano
# jun/05
· votar


a capoeira é massa quando tem aqueles mortais parafusos e aqueles golpes do eddy do teken, mas essas capoeiras jaguaras que os caras soh ficam gingando é muito sem graça

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# jul/06
· votar


Alguem aqui Pratica ? to querendo começar

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


Capoeira - Luta,jogo ou macumba?
Pra mim é um jogo.... mas pode ser uma luta... e acho que ja foi macumba....

ow
Se pa amanhã eu vou construir um mato.... pq esta meio smega, mesmes isso é mesmo necessário?

\o/

Carla Andréa
Veterano
# jul/06
· votar


Capoeira - Luta,jogo ou macumba?

Dança com efeito de defesa, criada pelos negros africanos.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


Dança com efeito de defesa, criada pelos negros africanos. em meio a macumba?

Carla Andréa
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi
em meio a macumba?

Não...
Capoeira não tem nada a ver com Candomblé.
A dança do Candomblé é outra. Capoeira é outra praia...

As pessoas têm mania de misturar as coisas... pqp...

Alessandra
Veterano
# jul/06
· votar


Capoeira é o bicho, apesar de eu nunca ter praticado.

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


eh uma luta q nao luta =(

Guilherme Ghelfi
Veterano
# jul/06
· votar


Carla Andréa
As pessoas têm mania de misturar as coisas... pqp...

Calma mas não se irrite!
=*

Carla Andréa
Veterano
# jul/06
· votar


Guilherme Ghelfi
Calma mas não se irrite!
=*


Sim, paidastro!
;)

Dogs2
Veterano
# jul/06
· votar


conclusão: capoeira é o primeiro happening do mundo!!!
mistura várias artes: dança, esporte, música, ritual (se é que pode ser considerado um)...

Philipius
Veterano
# jul/06
· votar


www.jeansilva.co.uk

Capoeira no Mixed Martial Arts, vulgo Vale Tudo.

aFFF
Veterano
# jul/06
· votar


Luta...

cadastro1
Veterano
# jul/06
· votar


as tres coisas.

aFFF
Veterano
# jul/06
· votar


Capoeira é muito casca
a dança que originou a ginga veio da Africa, mas a luta se originou aqui
é a pratica marcial brasileira


uma das práticas marciais brasileiras...Jiu Jitsu também é brasileiro

teuabreu
Veterano
# jul/06 · Editado por: teuabreu
· votar


Viajou legal!!!

aFFF

O Jiu Jitsu não é brasileiro, apenas um estilo dentro desse que se originou aqui!!

aFFF
Veterano
# jul/06 · Editado por: aFFF
· votar


teuabreu

O Jiu Jitsu não é brasileiro, apenas um estilo dentro desse que é!!


o.O...BJJ, Brazilian Jiu Jitsu...se for pegar na história, o que existia no japão morreu com o fim dos samurais, o cara lá(to esquecido demais) juntou algumas técnicas e formou o Judo...Conde Koma, disciplo desse cara, veio ao Brasil e ensinou isso aos Gracies, mas como ele não poderia estar ensinando o Judo, deu nome de Jiu Jitsu...Carlos Gracie ensinou para Hélio Gracie que modificou e evoluiu a arte, transformando no Jiu Jitsu de hoje...tanto que os campeonatos mundiais ocorrem no Brasil, os melhores atletas são do Brasil, e assim vai...o único Jiu Jitsu que sobreviveu é o nosso, criado pelos gracies, pena que nunca ninguém deu valor a isso...ninguém do nosso governo, melhor dizendo

a história é mais ou menos isso...mais para menos heauheuhaeh

aFFF
Veterano
# jul/06
· votar


Mensagem do Mestre Helio Gracie:

"O Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes. E fez tanto sucesso, que resolveram fazer um Jiu-Jitsu de competição. Gostaria de deixar claro que sou a favor da prática esportiva e da preparação técnica de qualquer atleta, seja qual for sua especialidade. Além de boa alimentação, controle sexual e da abstenção de hábitos prejudiciais à saude. O problema consiste na criação de um Jiu-Jitsu competitivo com regras, tempo inadequado e que privilegia os mais treinados, fortes e pesados. O objetivo do Jiu-Jitsu é, principalmente, benificiar os mais fracos, que não tendo dotes físicos são inferiorizados. O meu Jiu-Jitsu é uma arte de autodefesa que não aceita certos regulamentos e tempo determinado. Essas são as razões pelas quais não posso, com minha presença, apoiar espetáculos, cujo efeito retrata um anti Jiu-Jitsu."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Capoeira - Luta,jogo ou macumba?