Faculdade e música

Autor Mensagem
guitarluiz
Veterano
# mai/14


Comecei a fazer engenharia mecânica esse ano, parada sinistra e tal ...


Mudei de cidade, gastei uma grana pra montar casa ( meus pais).. Mas meu sonho foi sempre ser músico, mas precisamente na área de gravação ou com uma banda independente. Tenho 18 anos, e na sua opinião .. o que você faria?

Continuaria a faculdade, ou arriscaria música?


Os dois não rola, sério .. engenharia é muito maneiro, porém requer umas 8 horas por dia.

guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


* se eu me formar, a música vai ficar como hobbie, pois tanto esforço pra concluir a faculdade não vai ser em vão.

Gosto de engenharia no mesmo nível do que música.

LeandroP
Moderador
# mai/14
· votar


engenharia é muito maneiro, porém requer umas 8 horas por dia.

Música não é diferente.

guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


LeandroP

Por isso que não dá pra conciliar os dois.

Ta tenso, toco 20 min a cada 3 dias.

JvNWay
Membro Novato
# mai/14
· votar


guitarluiz

Você disse que curte a área de gravação e tal, tem alguns cursos superiores de Produção Fonográfica. Eu faço na Fatec de Tatuí, mano. Tirando ela, tem em algumas outras faculdades particulares, em São Paulo e no Rio, se eu não me engano. Se você quiser tirar alguma dúvida, ou precisar de algo, dá um toque ae. Tô no segundo semestre de produção fonográfica da fatec de Tatuí.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14
· votar


Eu estudo direito e tenho banda, faço minhas gravações em home studio, ensaio toda semana, é só querer arranjar tempo que você consegue cara... Conheço um cara formado na minha facul que de vez em quando faz umas JAMs comigo, o cara é músico profissional, já abriu show do Sebastian Bach, só toca em lugar top de São Paulo, e no dia-a-dia trabalha num escritório de Advocacia. Dá pra ter música sim como segunda profissão cara, eu pretendo trabalhar com música desse jeito até o fim da minha vida haha

mvrasseli
Veterano
# mai/14
· votar


guitarluiz
Por isso que não dá pra conciliar os dois.

Ta tenso, toco 20 min a cada 3 dias.


Então você não precisa de conselho, você se deu a resposta. Você estudou(ou deveria ter estudado) uns 11 anos da sua vida, quase todos os dias para ter condições de entender as matérias do seu curso superior de mecânica e música você está engatinhando ainda. Desse jeito não vai dar nem pra entrar pro curso superior de música, pois tem prova de conhecimentos específicos. Se você gosta dos dois igualmente siga a engenharia, não é fácil pra ninguém, só depois que se forma que você vê que fez a escolha certa.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# mai/14
· votar


Eu terminaria engenharia, pq é uma coisa mais garantida do que música (pq realmente é difícil viver de música no Brasil). Ai com diploma na mão, se arrisca em música ué, e se não der certo, volta pra engenharia. Tenha seu diploma de engenheiro como um pé de meia cara... Pq largar engenharia agora, ai você vai fazer música, ai música não dá certo, ai você tem que voltar pra engenharia, pensa na dor de cabeça... termina engenharia cara. Eu mesmo faço Direito e só sei que quero tirar minha OAB pra ser meu pé de meia, e talvez eu me arrisque em outra área depois, se não der certo volte pra advocacia (são possiblidades, sei lá). Mas acho essencial ter um pé de meia na vida...

malucobeleza666
Veterano
# mai/14 · Editado por: malucobeleza666
· votar


ihiiiihi quando vir mec fluid tu vai pedir pro capeta te buscar e voltar no dia que tu fez a decisão...heauehaueau. Zuera a parte, é uma decisão difícil meu brother, ninguém pode lhe ajudar muito nessa hora;Eu mesmo passei na UNb para música(prova específica), e na hora H desisti e optei por engenharia, me arrependo dos 2 anos que ''perdi'' estudando música? Não mesmo, se não tivesse me arriscado, provavelmente daqui uns 5 anos estaria me perguntando: ''E se eu tivesse escolhido música, como seria?'', Esse período que eu vivenciei estudando música foi muito valioso pra mim. Olha, não vou mentir, vai ser complicadíssimo conciliar, beirando o impossível quando todos 15 min livres que tu tiver vão ser essenciais e mais bem usados para resolver um exercicio, para quem sabe não tirar 0 na prova hahaha.Mas que dá, dá, se tu conseguir assimilar o conteúdo da faculdade assustadoramente rápido e sem dificuldades, como vejo com alguns, dá.

Tmusic
Veterano
# mai/14
· votar


guitarluiz
Cara, tem uns dois meses que nao sei o que é tocar guitarra, uns sete que nao sei o que é um teclado e uma batera e o cansaço físico tá tao grande que minha voz nem tá legal. (Trabalho com publico, entao eh conversa o dia inteiro)

To no mesmo dilema.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/14
· votar



Os dois não rola, sério


Para de ser vagabundo, velho. Desse jeito nem continue na facul, nem tente ser músico, não vai vingar em nenhum dos dois.

guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


Tmusic
Tenso né cara..

Para de ser vagabundo, velho.
Cara, tu não deve saber do que fala.

A para é sinistra, moro sonzinho e tenho que fazer tudo.. quando sobra algum tempo eu dou uma dormida porque to morto de fazer as coisas

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Acredito que 3 horas de música é o suficiente. Então tu vai gastar 19 hrs na soma de engenharia e música. Supondo que provavelmente você deve dormir 6 horas por dia, ainda sobra 5 horas pra família e os rolês.

Duro é administar esse tempo.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Black Fire
Para de ser vagabundo, velho. Desse jeito nem continue na facul, nem tente ser músico, não vai vingar em nenhum dos dois.
Esses comentários no fim das contas são os mais eficazes em um aconselhamento. To falando sério.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/14
· votar


guitarluiz
Você trabalha quantas horas por dia?

fernando tecladista
Veterano
# mai/14
· votar


acaba engenharia, vira engenheiro, se acerta
enquanto isso vai levando música nos trancos

depois que se acertou:
o dia tem 24 horas
você dorme 8
trabalha 8
sobra mais 8 por dia, pra fritar o instrumento namorar e limpar a casa
sexta e sabado você vira a noite tocando e domingo dorme até meio dia e fica andando de meia pra casa o resto do domingo

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/14
· votar


Tenho 18 anos, e na sua opinião .. o que você faria?

Continuaria a faculdade, ou arriscaria música?



Sei lá, véi!
Só sei que eu não faria engenharia nem se a minha vida dependesse disso.

guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


Black Fire

Nenhuma.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/14
· votar


guitarluiz
Nenhuma.

Aff, véi! ¬¬
Assim você dá munição pro homem!

Ken Himura
Veterano
# mai/14
· votar


guitarluiz
Aprenda a administrar bem o seu tempo ou esqueça.

AtalaBukas
Membro Novato
# mai/14
· votar


guitarluiz
Estive na mesma situação que você. Desencanei da faculdade. Só que o seguinte: se você só toca 20 minutos a cada 3 dias, nunca vai ser um músico bom. Quando entrei na faculdade, eu continuava no mesmo ritmo, tocando umas duas horas por dias, até mais. Realmente, na engenharia, o estudo de música torna-se quase incompatível devido à quantidade de trabalhos em grupo, pesquisas, provas. Tem pessoas que conseguem levar os dois. Só que pra viver de música você não pode somente depender de banda. Apenas se tiver uma proposta mais original, porque fazer o que todo mundo faz, querendo ser um novo "Legião Urbana", é muito improvável e infantil.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/14
· votar


guitarluiz
Então você não trabalha e não tem tempo de fazer mais nada além de faculdade? Por que você não vai mentir pro teu pai, cara?

erico.ascencao
Veterano
# mai/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


guitarluiz
Existem n formas de se viver de música - vide o vídeo abaixo. Todas elas pressupõem uma dedicação como outra profissão qualquer, tanto em termos de estudos quanto em termos de dia-a-dia de trabalho.



O que é possível é ser engenheiro e ter a música como uma atividade paralela para ganhar alguma graninha. Conheço dois caras, Vito Montanaro e Wellington Carrion, respectivamente baterista e baixista/tecladista da banda Rush Project, uma das melhores banda tributo de Rush do Brasil. Os caras têm as suas profissões e levam a banda como atividade paralela, fazendo uma média de um show por mês na noite de São Paulo e tocando com outros músicos que são profissionais do ramo da música - Alexandre Spiga (guitarrista) e Roger Troyo (vocalista). A banda está num nível que eu classifico como subsistência - ou seja, a grana que os caras ganham com a banda sustenta o próprio hobby musical deles.

Agora a minha dica: tenha foco em se formar em Engenharia. Engenharia abre muitas portas no mercado de trabalho, até mesmo fora da área de Engenharia. Eu não cheguei a passar pelo seu dilema, mas sempre sonhei em conduzir vida profissional e a música da forma como os caras que eu citei acima conduzem. Hoje, com três anos de formado em Engenharia, tenho tempo pra me dedicar à guitarra e o meu trabalho me possibilitou comprar os equipamentos que eu sempre quis, só falta montar um banda boa pra tocar com a mesma pegada de comprometimento da Rush Project.

guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao


Valeu pelas palavras cara, acho que vou fazer isso mesmo.

Black Fire

Vamo lá bruxão, passa no vestibular e dá de cara com uma pilha de assuntos que nunca viu e tenta estudar guitarra. e pelo que eu estou vendo, até o 4 período vai ser assim, dizem que depois é mais tranquilo, '' dizem ''.

guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


Fora que depois de tanto estudar não sobra animo pra tirar alguma coisa ou estudar teoria.

malucobeleza666
Veterano
# mai/14
· votar


Vamo lá bruxão, passa no vestibular e dá de cara com uma pilha de assuntos que nunca viu e tenta estudar guitarra.

Cara, se eu não me engano, o black fire é formado em engeharia civil...

até o 4 período vai ser assim, dizem que depois é mais tranquilo, '' dizem ''.


Aí que tu se engana...Tu faz mecânica né? Os primeiros 4-5 períodos são os mais fáceis..heaueau, calculinho, ial, fisica 1,2,3,E.D.O, introduções, bla bla....tu vai chorar depois, quando começar a pegar Materiais, mecanica 1,2, termodinamica, mec fluid(Aqui o trem fica feio, muito feio), mas como falei, se tu entrar esperto, com uma base sólida, dá pra conciliar sim.Isso se for em uma federal né, se for em outras, aí dá pra conciliar tranquilo sim.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/14
· votar


guitarluiz
Difícil acreditar nessa história de que não tem tempo, ainda voto em /preguiça/má vontade, eu estou acabando um curso de de engenharia agora, duvido muito, mas duvido muito mesmo que alguém estude em casa mais de 4 horas por dia (até porque mais do que isso você nem vai assimilar nada, e vai perder tempo). Se você estuda 8 horas na faculdade + 4 horas em casa, faz o que com as 12 horas restantes do dia? Tá dormindo 8 horas por dia e quer vingar na vida?

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/14
· votar


Eu mesmo tenho 4 horas por dia de aula, trabalho 8 e ainda perco 3 horas em deslocamentos, fora que ainda fico no trabalho nas duas horas do almoço (saio as 6:30 da manhã de casa e chego as 23:30), e ainda tenho tempo pra fazer um monte de coisa. É só não ser preguiçoso.

Gansinho
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

mai/14

Black Fire
Tá dormindo 8 horas por dia e quer vingar na vida?

Caralho, como você fala bosta, puta merda.

Antoine Roquentin
Membro
# mai/14
· votar


^
concordo com o gansinho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Faculdade e música