Alguém aí tem faculdade de música?

    Autor Mensagem
    Tavinhomc
    Veterano
    # out/08


    Alguém aí esta cursando música na faculdade, ou já terminou a faculdade de música? Em que faculdade fez? Gostou? Federal ou particular? Onde eu encontro uma prova boa de vestibular para estudar?

    DrBrodsky
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tavinhomc
    Alguém aí tem faculdade de música?

    Tenho duas: UniBrodsky e Fadoctor.

    Tavinhomc
    Veterano
    # out/08
    · votar


    DrBrodsky
    Grande ajuda. Obrigado.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tavinhomc

    Eu fiz 3 faculdades de música, só não fiz a 4ª porque acabou o tijolo

    shoyoninja
    Veterano
    # out/08
    · votar


    DrBrodsky
    leandro rodrigues

    hehehehe

    torresmo vermelho
    Veterano
    # out/08
    · votar


    DrBrodsky
    leandro rodrigues

    Poxa, entrei seco pra fazer trocadilho... cortaram meu barato.

    Fuinhosila
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Nao.

    Espero ter ajudado

    [/jamis_thi_bronsu]

    Alessandra
    Veterano
    # out/08
    · votar


    O SODAPOP faz na Unb

    El Musicista
    Veterano
    # out/08 · Editado por: El Musicista
    · votar


    Eu pretendo conquistar minha vaga p/ cursar Música no final do ano que vem!

    CheshireCat
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tavinhomc
    Pretendo fazer um dia.

    Onde eu encontro uma prova boa de vestibular para estudar?
    No site das universidades, talvez. Pelo menos a Unicamp eu sei que disponibiliza as provas passadas.


    Tem um mala que fica dizendo que é impossível ler à primeira vista porque ele não consegue, então eu saí olhando a prova de aptidão das universidades pra mostrar que leitura à primeira vista é pré-requisito em todas. (só não consegui achar o da Universidade do Acre...)

    Tá aqui o post, tem o link pro que é exigido provas de aptidão de um penca de universidades, se você quiser olhar. Pelo menos serve pra alguma coisa.

    marcio_zav
    Veterano
    # out/08
    · votar


    torresmo vermelho
    cortaram meu barato.


    olhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    [/tncv]

    Minow
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Minow
    · votar


    Tavinhomc
    Eu faço música, já fiz aula de percepção e solfejo antes de entrar, e sei como funciona a prova pra licenciatura e bacharelado, pra outros cursos eu não tenho certeza.
    Mas tudo depende do curso que você quer fazer....

    TWT ICE
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Fuinhosila
    Nao.

    Espero ter ajudado

    [/jamis_thi_bronsu]


    novatos....

    Pseudonimum
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vou tentar Música na UnB. É a única coisa que eu sei fazer de forma minimamente decente e que gosto de verdade.

    Minow
    Dogs2

    Vocês podiam me dizer mais ou menos como é a prova?

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/08 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    Pseudonimum

    Solfejo e ditado em tom maior e menor ( apesar que duvido que caia tom menor ). Precisa saber armadura de clave, compassos simples e compostos. Deve ter solfejo rítmico também...

    Eu entrei na faculdade sem noção nenhuma de harmonia e achei ruim. Mas estudei pelos livros de Harmonia e Arranjo do Ian Guest e acho que me nivelei com o resto do pessoal...

    Se for fazer instrumento tem que ver o repertório. Quando fiz vestibular de violão clássico tive que estudar às pressas ( não adiantava nada do que eu sabia de tocar de brincadeira, só saber os nomes das notas... a postura toda mudava, técnica, unha, etc... ) mas passei bem até. Eram 4 músicas: Um prelúdio do Villa-Lobos ( fiz o I ), um prelúdio de Bach ( também o primeiro da suíte para cello ), um estudo de Fernando Sor ( fiz o primeiro também ) e uma livre escolha ( fiz a primeira também :P ... tá, zueira, toquei "Marceneiro Paulo" do Hélio Delmiro ). Isso na federal...

    Daí quando pedi transferência para o conservatório, para fazer guitarra, eu toquei: "Cidade Maravilhosa" ( obrigatória, huehuehuehue ) e uma livre escolha ( "Highway Star", sozinho, amarradão )...

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pseudonimum

    Ah, e: Porra! Achei que você não fosse estudar música. Até pensei que estudasse outra parada...

    Pardal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tavinhomc

    Eu curso o sexto período na UEMG, de licenciatura em Educação musical.

    A prova de aptidão exigiu solfejo melódico e rítmico. O melódico exigiu escala maior de dó. Teve também ditado simples, que repetiu várias vezes, incansavelmente. E uma prova fechada de teoria, que não exigia muita coisa, como o pessoal disse: armadura de clave, esses negócios aí. É realmente tranqüilo, viu?

    Pseudonimum
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Pseudonimum
    · votar


    james_the_bronson

    Valeu, cara!

    Eu tenho percebido cada vez mais que a única coisa que eu sei fazer é entender, estudar e tocar música. Eu consigo passar tranquilamente 4 horas por dia tocando piano, por pura diversão, e era pra eu estar no primeiro ano, já pulei um bocado de tanto ser fissurado e passar horas e horas tocando. Tou tirando a sonata ao Luar do Beethoven, clichê pra caramba e tal ahuahauha, e umas coisas do Bach, além de exercícios técnicos. Mas sou fraco pra caramba em solfejo.

    Queria saber melhor sobre isso do repertório... Eu podia entrar com violão como instrumento, mas prefiro o piano. Na verdade, domino bem mais o primeiro, mas sou bem mais apaixonado pelo piano, ahah. E não conheço esses prelúdios que tu tocou, são muito fodas? E... nessa peça de livre escolha, há espaço pra peças populares, será? Imagina chegar lá, daí... "Essa é uma música que eu adaptei para o piano, e chama-se Tornado of Souls!" \m/ Mas falando sério, já tirei uns sons adaptados por mim do Pink Floyd no piano.

    Psychfolker
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Tavinhomc
    Alguém aí tem faculdade de música?

    Bah... Sempre ando com uma no bolso, mas hoje esqueci.

    Dogs2
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pseudonimum
    Vocês podiam me dizer mais ou menos como é a prova?

    Tem dois dias de prova

    1º dia: todo mundo se senta num auditório, e enquanto rola a prova tocam 3 músicas em que se baseiam as questões de harmonia, ditado e outras coisas

    Quem passar nessa prova faz a prova do segundo dia

    2º dia: é uma prova específica pra a habilitação que vc escolheu (no meu caso bacharelado em Composição). Pra mim me pediram solfejo rítmico e melódico (bem fáceis), e pra eu tocar uma música minha e mostrar a partitura pra eles. Mas pra quem escolhe instrumentos tem leitura a primeira vista, e pra Regência vc tem que reger uma peça um pouco complicada.

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pseudonimum
    Valeu, cara!

    Eu tenho percebido cada vez mais que a única coisa que eu sei fazer é entender, estudar e tocar música. Eu consigo passar tranquilamente 4 horas por dia tocando piano, por pura diversão, e era pra eu estar no primeiro ano, já pulei um bocado de tanto ser fissurado e passar horas e horas tocando. Tou tirando a sonata ao Luar do Beethoven, clichê pra caramba e tal ahuahauha, e umas coisas do Bach, além de exercícios técnicos. Mas sou fraco pra caramba em solfejo.

    Queria saber melhor sobre isso do repertório... Eu podia entrar com violão como instrumento, mas prefiro o piano. Na verdade, domino bem mais o primeiro, mas sou bem mais apaixonado pelo piano, ahah. E não conheço esses prelúdios que tu tocou, são muito fodas? E... nessa peça de livre escolha, há espaço pra peças populares, será? Imagina chegar lá, daí... "Essa é uma música que eu adaptei para o piano, e chama-se Tornado of Souls!" \m/ Mas falando sério, já tirei uns sons adaptados por mim do Pink Floyd no piano.


    As músicas que eu toquei são normais. A livre-escolha era um pouco mais difícil: Uma ou outra frase mais rápida, aberturas mais bizarras na mão esquerda...

    E acho que livre-escolha pode ser qualquer coisa MESMO...

    Pelo que o Dogs2 falou, o vestibular aí é diferente. Aqui eu fiz prova dois dias seguidos: No primeiro fiz ditado, solfejo e teoria ( parte escrita ). No segundo eu toquei...

    Daí íamos ser avaliados como apto ou não apto para ver se íamos ou não para as provas "normais". Só nessas íamos concorrer com nota...

    Curiosamente foram 64 inscritos para violão. E só 32 foram para a segunda fase. Acho que eles deram uma limpa nos mais fracos. Porque foi justamente a metade...

    Sei lá...

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Pseudonimum
    Eu tenho percebido cada vez mais que a única coisa que eu sei fazer é entender, estudar e tocar música. Eu consigo passar tranquilamente 4 horas por dia tocando piano, por pura diversão, e era pra eu estar no primeiro ano, já pulei um bocado de tanto ser fissurado e passar horas e horas tocando. Tou tirando a sonata ao Luar do Beethoven, clichê pra caramba e tal ahuahauha, e umas coisas do Bach, além de exercícios técnicos. Mas sou fraco pra caramba em solfejo.

    Queria saber melhor sobre isso do repertório... Eu podia entrar com violão como instrumento, mas prefiro o piano. Na verdade, domino bem mais o primeiro, mas sou bem mais apaixonado pelo piano, ahah. E não conheço esses prelúdios que tu tocou, são muito fodas? E... nessa peça de livre escolha, há espaço pra peças populares, será? Imagina chegar lá, daí... "Essa é uma música que eu adaptei para o piano, e chama-se Tornado of Souls!" \m/ Mas falando sério, já tirei uns sons adaptados por mim do Pink Floyd no piano.


    Cara fiz a específica/aptidão de música (composição) da USP essa semana.

    Tô com um pouco de pressa, nem li direito o que postaram aqui, mas é bom ler os manuais pra ter uma idéia do que é pedido nas provas. Sobre as peças de livre escolha, quando tem alguma restrição, geralmente tá escrita no manual.

    Dependo do lugar e do que for prestar (principalmente se for instrumento), se prepara BEM, pq o nível é altíssimo.

    Atomic
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu n entendo.. pra fazer musica o sujeito tem q entrar ja sabendo bastante!

    imagina se pra entrar pra engenharia pedissem pro cara entregar um projeto de um predio
    ou pra medicina ele tivesse q dissecar um cadaver e nomear todos os orgaos com as funcoes

    eh muito estranho isso

    DrBrodsky
    Veterano
    # out/08 · Editado por: DrBrodsky
    · votar


    Atomic
    eu n entendo.. pra fazer musica o sujeito tem q entrar ja sabendo bastante!

    imagina se pra entrar pra engenharia pedissem pro cara entregar um projeto de um predio
    ou pra medicina ele tivesse q dissecar um cadaver e nomear todos os orgaos com as funcoes


    Nada a ver.

    Na verdade, é como se quisessem que o cara entrasse na engenharia sabendo números complexos e polinômios. E, na Medicina, sabendo as organelas celulares e vias metabólicas.

    Inadmissível, não?

    Agora... se, no ensino médio, não ensinam os fundamentos da música, não significa que a faculdade tenha a obrrigação de "alfabetizar" o cara.

    Atomic
    Veterano
    # out/08
    · votar


    DrBrodsky
    Nada a ver.

    Na verdade, é como se quisessem que o cara entrasse na engenharia sabendo números complexos e polinômios. E, na Medicina, sabendo as organelas celulares e vias metabólicas.


    se for assim tudo bem mas pelo q dizem nao eh tao basico.. ja ouvi casos de gente q toca rozoavelmente bem e nao conseguiu entrar


    Agora... se, no ensino médio, não ensinam os fundamentos da música, não significa que a faculdade tenha a obrrigação de "alfabetizar" o cara.

    se for pensar assim meu curso por exemplo (computacao) nao ensina nada na escola entao teria q ter prova especifica

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém aí tem faculdade de música?