Sobre constituir sociedade para investimentos financeiros em grupo

    Autor Mensagem
    st.efferding
    Membro
    # abr/14


    Peço ajuda aos entendidos no assunto para esclarecer algumas dúvidas minha acerca do assunto.

    Eu e minha namorada queremos realizar investimento financeiro de maneira conjunta visando:

    1. obter maior retorno comparado a alternativas como poupança, CDB, etc;

    2. constituir situação legal que facilite mudanças e possibilite proteção de direitos e bens em caso de separação ou morte (pouquíssimo provável acontecer, mas é interessante estar prevenido(a))

    3. estabelecer um compromisso de contribuição mensal para a causa;

    4. aprender a investir juntos;

    5. gerar retorno para desejos particulares (viagens, casa própria, cursos, etc).

    para caracterizar e reconhecer a ação de ambos de maneira conjunta, pensamos em constituir uma sociedade simples.

    as minhas primeiras dúvidas são:

    1. este é o melhor tipo de sociedade para esta situação? em caso negativo, porquê e qual seria o tipo mais adequado? sociedade anônima?

    2. quais impostos incidem sobre a sociedade simples caracterizando ação de, inicialmente, investir apenas em títulos do tesouro público, por exemplo?

    o/

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: sallqantay
    · votar


    o nome dessa sociedade é casamento. Deixa de ser frango e larga esse papo de namorada, isso é coisa de adolescente leite com pera

    dibass
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    o nome dessa sociedade é casamento. Deixa de ser frango e larga esse papo de namorada, isso é coisa de adolescente leite com pera
    pra casar precisa de dinheiro, um considerável investimento, como casa e grana pra sustentar possíveis fílhos..

    Ficarei de olho no tópico.

    megiddo
    Membro
    # abr/14 · Editado por: megiddo
    · votar


    ...

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    dibass
    pra casar precisa de dinheiro, um considerável investimento, como casa e grana pra sustentar possíveis fílhos..

    isso é um costume ou uma lei?

    para as necessidades do st.efferding, o casamento é uma ótima pedida. Aliáis, ele foi projetado justamente para isso: investimento conjunto.

    dibass
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sallqantay
    isso é um costume ou uma lei?

    isso é uma precaução.. não conheço ninguém que goste de morar de favor nos fundos do terreno da sogra.

    Xeper
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Concordo com o ponto de vista do sallpicão, mas 1. obter maior retorno comparado a alternativas como poupança, CDB, etc; em um casamento é bem longo prazo.
    Tenho 5 anos batendo na porta e ainda tenho algumas baixas me assombrando...

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    sallqantay

    a digníssima não quer realizar (nem eu) um evento puramente burocrático (assinar papel + juiz de paz) nem investir em algo mais espalhafatoso (festa de igreja, achamos melhor viajar like a hurricane pelo mundo com a grana de uma festa investida para alimentar possíveis recalques humanos)

    no entanto, uma festa com os nossos requisitos (mesmo sendo modestos) demandaria um investimento que ainda não estamos dispostos a pagar. tendo em vista essa restrição, a ideia é fazer algum tipo de compromisso legal que contemple (oficialmente) somente essa parte do casal (financeira, subárea: investimentos a partir de mai/2014)

    valeu pela opinião o/

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    no entanto, uma festa com os nossos requisitos (mesmo sendo modestos) demandaria um investimento que ainda não estamos dispostos a pagar.

    Faz um costelão no fogo de chão, com caipirinha e cerveja, só para os mais chegados e quem é de fé, vai frequentar sem recalque!

    aí usa o dinheiro que gastaria em whiskey, garçom afrescalhado, terno e todo tipo de emperequetagem, pra ir pra Paris ou Veneza com a digna fazer altas aventuras.

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    brunohardrocker
    Faz um costelão no fogo de chão, com caipirinha e cerveja, só para os mais chegados e quem é de fé, vai frequentar sem recalque!

    Isso é o meu final de semana corriqueiro, não um casamento mais reservado

    aí usa o dinheiro que gastaria em whiskey, garçom afrescalhado, terno e todo tipo de emperequetagem, pra ir pra Paris ou Veneza com a digna fazer altas aventuras.

    sim, essa é a ideia

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sst.efferding

    minha previsão é de que quando você se deparar com o inferno jurídico a sua frente, vai aceitar a ideia do casamento

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Este tópico dá a dica para a Ana Clara saber que o zakk não casou, ao menos no papel.

    mvrasseli
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    st.efferding
    Se quer investir no mercado financeiro? Atualmente tá difícil ganhar alguma coisa com os investimentos mais conhecidos. Hoje em dia vivemos em uma época que é melhor esperar os preços baixarem do que investir dinheiro pra poder aumentar o poder de compra. Se você quer viajar, não tem segredo, é só pesquisar bastante preços de hospedagem, passagem e comprar tudo com antecedência... e viajar fora de temporada, sempre, é a lei de quem busca tranquilidade e preço baixo.

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    sallqantay
    minha previsão é de que quando você se deparar com o inferno jurídico a sua frente, vai aceitar a ideia do casamento


    qual inferno jurídico, exatamente? constituir sociedade?

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    GuitarHouse

    Vossa senhoria poderia dar um pitaco no assunto do tópico, por favor. =)

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    st.efferding

    contadores, advogados, despachantes, cartórios, carimbos, filas, autenticações.... Pode ser que eu esteja errado, mas casamento é bem mais simples.

    ARGH!

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    sallqantay

    Ano passado eu constituí uma sociedade empresária/empresarial (sócio fundador de empresa no ramo de tecnologia) e o processo foi bem tranquilo. Algumas fontes na internet comparam os esforços burocráticos para realizar este tipo de sociedade a uma sociedade simples e o resultado descrito é que a segunda é consideravelmente mais simples de se fazer. Acredito que não teria problemas, mas vamos vendo.

    Valeu o/

    Drowned Man
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    contadores, advogados, despachantes, cartórios, carimbos, filas, autenticações.... impostos.

    john s mill
    Membro
    # abr/14
    · votar


    1. obter maior retorno comparado a alternativas como poupança, CDB, etc;


    quando eu poupava um pouco mais, sempre deixava um percentual em renda fixa e outro em renda variável, se você não quiser se incomodar muito com isto, uma boa sugestão é deixar um percentual maior (digamos, 70%) do que guardar mensalmente em títulos de dívida, de preferência fixados em relação a inflação (IPCA ou IGPM) e o restante em algum fundo de investimento em ações, ou se tiver saco e for investimento a longo prazo, em umas blue chips da bolsa de valores, ou pelo próprio iBovespa.


    2. constituir situação legal que facilite mudanças e possibilite proteção de direitos e bens em caso de separação ou morte (pouquíssimo provável acontecer, mas é interessante estar prevenido(a))

    você diz regime contratual de casamento? normalmente eu vejo comunhão parcial ou separação de bens, comunhão total acho meio furada.

    acho comunhão parcial o mais "justo" pois partilha aquilo que foi adquirido depois de realizado o contrato.

    morte sempre é complicado financeiramente por causa dos impostos sobre a herança, mas é aquela coisa, sempre bom manter um testamento atualizado, embora pouco praticado para evitar problemas futuros.

    4. aprender a investir juntos;

    Vou colocar um livro bem mainstream, mas é muito útil pra finanças em casais - Gustavo Cerbasi - Casais inteligentes enriquecem juntos

    para caracterizar e reconhecer a ação de ambos de maneira conjunta, pensamos em constituir uma sociedade simples.

    as minhas primeiras dúvidas são:

    1. este é o melhor tipo de sociedade para esta situação? em caso negativo, porquê e qual seria o tipo mais adequado? sociedade anônima?

    depende do rendimento do casal, mas na maior parte das vezes, sim.

    embora pessoalmente eu prefira fazer simplesmente uma união civil, dá menos trabalho e você tem um maior retorno a curto prazo que pode ser investido em relação a construção de um CNPJ, e bem menos burocracia.

    não teria porque fazer sociedade anônima

    2. quais impostos incidem sobre a sociedade simples caracterizando ação de, inicialmente, investir apenas em títulos do tesouro público, por exemplo?


    depende da renda,

    até R$ 120.000 anual caracteriza ME, aí fica entre 3 e 5%, mais que isso vai pra EPP e vai de 5,alguma coisa até 11 acho

    john s mill
    Membro
    # abr/14 · Editado por: john s mill
    · votar


    st.efferding
    Algumas fontes na internet comparam os esforços burocráticos para realizar este tipo de sociedade a uma sociedade simples e o resultado descrito é que a segunda é consideravelmente mais simples de se fazer.


    não sabia disso, deve depender do tipo de negócio, porque eu tenho um trabalhinho chato burocrático pra fazer sempre.

    talvez dependa do controle que queira dar e se a contabilidade é terceirizada ou não.

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    john s mill

    valeu pelos comentários, achei bem interessante tua contribuição (a melhor até agora)

    comento abaixo alguns pontos que você respondeu

    quando eu poupava um pouco mais, sempre deixava um percentual em renda fixa e outro em renda variável, se você não quiser se incomodar muito com isto, uma boa sugestão é deixar um percentual maior (digamos, 70%) do que guardar mensalmente em títulos de dívida, de preferência fixados em relação a inflação (IPCA ou IGPM) e o restante em algum fundo de investimento em ações, ou se tiver saco e for investimento a longo prazo, em umas blue chips da bolsa de valores, ou pelo próprio iBovespa.


    esse é o plano. acredito que o meu investimento atual de maior risco seja a empresa mesmo, o plano para os outros investimentos é seguir uma proporção visando distribuição de aportes conforme tipo de 'rendimento-risco"



    você diz regime contratual de casamento? normalmente eu vejo comunhão parcial ou separação de bens, comunhão total acho meio furada.

    acho comunhão parcial o mais "justo" pois partilha aquilo que foi adquirido depois de realizado o contrato.

    morte sempre é complicado financeiramente por causa dos impostos sobre a herança, mas é aquela coisa, sempre bom manter um testamento atualizado, embora pouco praticado para evitar problemas futuros.


    somos bem pragmáticos e individualistas neste ponto, concordamos em fazer comunhão parcial de bens até ambos estabelecerem uma renda que possibilite realização de objetivos com certa frequência. ainda que não esteja nada certo além do que foi conversado, essa questão não será problema para nós

    Vou colocar um livro bem mainstream, mas é muito útil pra finanças em casais - Gustavo Cerbasi - Casais inteligentes enriquecem juntos

    eu tenho o Investimentos Inteligentes do Gustavo e achei muito instrutivo. vou conferir o Casais o/



    depende da renda,

    até R$ 120.000 anual caracteriza ME, aí fica entre 3 e 5%, mais que isso vai pra EPP e vai de 5,alguma coisa até 11 acho


    sim, mas essa classificação para imposto considera uma sociedade empresarial, e não o caso da sociedade simples.

    não sabia disso, deve depender do tipo de negócio, porque eu tenho um trabalhinho chato burocrático pra fazer sempre.

    talvez dependa do controle que queira dar e se a contabilidade é terceirizada ou não.


    o nível de evidência na minha afirmação é baixíssimo, coloquei ela para incitar alguma experiência que tivesse maior validade. no caso da empresa o máximo de burocracia foi amortecido pelo nosso contador, no caso dos investimentos com a digna imaginei fazer o controle pessoalmente (livro caixa + declaração IR individual + contrato social com reconhecimento de firma somente para validar um acordo um pouco mais do que verbal e garantir transparência de direitos na presença de imprevistos)

    valeu o/

    Pedro_Borges
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    sallqantay
    contadores, advogados, despachantes, cartórios, carimbos, filas, autenticações.... Pode ser que eu esteja errado, mas casamento é bem mais simples.



    st.efferding
    DCTF, EFD, SPED, ECD, ECF, NF-e, NFS-e, PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, IRRF, INSS, DIRF, SEFIP, CAGED, RAIS, IMPOSTO SINDICAL, JUNTA COMERCIAL, GRRF, GPS, DARF, PERDCOMP. Ah, como a sociedade conjugal é bem mais simples...

    Tu tá precisando é de um sogro que te mete bronca e respeito. E se ela também não quer coisa séria, é porque não sente firmeza em tu e quer ver como as coisas evoluem.

    Se fosse tempos atrás eu diria: Pára de ensaboar a filha alheia, cara!. Hauhauhauhauhauhuahu!

    sallqantay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    bateu uma saudade dos titio Joseph Devil Boy de Maistre, ele ia deitar e rolar nesse tópico, mas vou tentar emular o velho mestre:

    stefedrina, você é um pilantra que está tentando se eximir de sua responsabilidade enquanto homem de bem. Sua honra e moral pública se encontram no patamar mais baixo da humanidade, ao lado dos parasitas foucaultianos que nos governam pelo leviatã.

    Pare de ludibriar essa moça e sua família. Você é MOLEQUE: junte suas tralhas e vá para o paraguay, você não é mais digno de habitar o uruguay do norte.

    Se eu te encontrar pela rua meto bala nas suas fuça

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pelas suas necessidades, acho que casamento é a melhor alternativa.

    Considere que qualquer coisa que envolva abrir uma empresa (CNPJ), vai te trazer muitos custos desnecessários. Tenho uma micro empresa enquadrada no simples e vou listar os encargos que pago:

    - Contador (mensal, meio salário mínimo)
    - Simples Nacional (6,54% do faturamento mensal)
    - ISS (2,79%, mas depende do faturamento nos últimos 12 meses)
    - Taxa de vistoria dos bombeiros (anual)
    - Taxa de vistoria da vigilância sanitária (anual)
    - Burocracias da Junta Comercial (anual)

    Isso não é opcional, qualquer ME tem que recolher tudo isso. Ainda que você nem abra as portas ou venda nada. Isso é o mínimo para apenas manter regular sua situação junto à Receita, Governo Estadual e Prefeitura.

    Acho que fica bem claro que não é o que você necessita para investir em grupo.

    st.efferding
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Pedro_Borges
    Tu tá precisando é de um sogro que te mete bronca e respeito. E se ela também não quer coisa séria, é porque não sente firmeza em tu e quer ver como as coisas evoluem.

    Errado em todos os aspectos, nobre colega. Mas obrigado pelas risadas conquistadas em prol do seu julgamento ;)

    sallqantay

    hahahah

    porra, até aguentaria aquele lero-lero moralista do devil boy se rolasse alguma dica útil no meio.

    o/

    The Blue Special Guitar

    Embora denotando sua falta de leitura em relação a outros posts meus neste tópico (o que explica o teu post com conteúdo repetitivo), eu agradeço a contribuição. Também tenho uma ME e tenho conhecimento de todos os impostos que você citou. O que eu pedi, em suma foi um conselho sobre como obter comprovação legal de investimento conjunto visando mínimo de burocracia possível. E já achei uma alternativa que cumpre os requisitos.

    @tópico: visto que já achei a resposta e ninguém soube contribuir de maneira mais específica no assunto em questão, o tópico está fechado.

    o/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre constituir sociedade para investimentos financeiros em grupo