Viajar para fora e voltar falando mal do Brasil

Autor Mensagem
Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14
· votar


Sim, eu sei que eu passei só um mês fora do Brasil, mas mesmo assim, eu sempre digo isso para as pessoas que ficam compartilhando links de "X não gosta do Brasil, veja motivos" ou "Y listou os motivos os quais justificam o fato de não gostar do Brasil".

Fui pra Itália e pra França, e olha. MUITAS das coisas que acontecem aqui, acontecem lá - e acredito que também, em qualquer lugar do mundo.
Em Roma o trânsito é caótico, as pessoas dirigem mal e adoram uma barulheira de buzinas. Paris é fedida e existe lixo no metrô, tanto que fede pra caralho.
Pessoas mal educadas, o pouco cuidado em alguns lugares. Inclusive, a Itália possui alto índice de corrupção, também.

Por isso acho tão sei lá.. Você pode até odiar ou não gostar do Brasil, mas daí usar os motivos mais comum como justificativa é demais. Quando vejo alguém que não gosta ou reclama demais do Brasil, eu questiono. Pergunto por argumentos. Daí sempre é a mesma conversa, coisas que eu vejo em todos os lugares do mundo, mas em proporções diferentes, claro.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/14
· votar


Hannah Liimatainen

Mas França, Itália, Espanha e Portugal são a parte subdesenvolvida da Europa heheh

Os problemas que você apontou são reais.

Acredito que o problema mais grave do Brasil seja a parte de segurança. Claro que isso é um reflexo de vários outros aspectos sociais, econômicos, políticos e morais, mas o nível de violência do Brasil é muito alto até quando comparado a outros países da América do Sul.

Há poucos lugares civilizados, que não estejam em guerra civil, em que se mata tanto quanto no Brasil. Isso sem contar outros crimes menores, como furtos e assaltos. A concentração de "gente mal intencionada" aqui é muito superior a qualquer lugar da Europa.

Uma fonte comparativa muito interessante a respeito da violência no Brasil é este site: http://www.mapadaviolencia.org.br/

Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14
· votar


The Blue Special Guitar

Mas França, Itália, Espanha e Portugal são a parte subdesenvolvida da Europa heheh

E? Para o Brasileiro é tudo a mesma coisa. "Na europa todo mundo é desenvolvido" "Na Europa a coisa funciona X" "Na Europa isso e aquilo".
Saca? Para os brasileiros, não há distinção. É como se Europa fosse um país e não um continente.


Acredito que o problema mais grave do Brasil seja a parte de segurança.
Isso é fato. Eu andava com minha câmera à mostra tranquilamente nas ruas italianas e francesas. Não houve nenhuma tentativa ou olhar malicioso (digo, suspeito). O que aconteceu foi várias pessoas me pedindo pra tirar foto pra eles e nada mais. Mas, não quer dizer que lá é isento de violência. Claro que não. Em todos os lugares do mundo há violência, mas em proporções diferentes, como eu disse no meu post. As coisas que acontecem aqui e lá são em proporções diferentes. São realidades parecidas.
Quando fui à França, me disseram pra eu evitar de andar à noite nas ruas árabes ou em ruas que possuíam muitos estabelecimentos árabes. Me disseram que lá o índice de assalto era maior, ou de maliciosos.

Na Itália, não me deram nenhum aviso de "cuidado", tanto que eu andei às 03 da manhã em Roma e raramente encontrava com alguma alma viva.


Claro que isso é um reflexo de vários outros aspectos sociais, econômicos, políticos e morais, mas o nível de violência do Brasil é muito alto até quando comparado a outros países da América do Sul.
Com certeza. Mas pense, até mesmo em países desenvolvidos acontecem altos índices de violência. EUA é um exemplo, enquanto estou aqui falando da França e Itália, que são considerados países em subdesenvolvimento, o índice é menor. E o Brasil, um país subdesenvolvido.
Percebe? É reflexo de questões culturais, socioeconômicos e outras coisas mais que vem no pacote.

Desculpem-me se falei alguma coisa errada, mas apenas estou expondo o que eu pouco sei do mundo.

Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14
· votar


The Blue Special Guitar
Mas o que me dá raiva é esse povinho que vai pra fora e volta reclamando como se o que acontecesse aqui não acontece em outro lugar do mundo. E ainda vem com argumento pobre de "ahh brasileiro é assim e X é assim". Eita gente, por favor!
Falam tanto que brasileiro é safado que uma vez minha amiga reclamou no facebook do que os franceses costumavam fazer: pular a catraca do metrô sem o ticket. Se fosse pego, pagaria uma multa.
Uma vez, quando peguei um busão em Pisa (Itália), uma senhora tava sem o ticket e tentou justificar para a fiscal. Não deu, levou multa. Em Veneza, houve bate-boca com uma fiscal e ela levou duas multas: por desrespeito com a funcionária pública e por andar sem ticket.

Percebe o que me irrita? É utilizar coisas mais comuns como justificativas pra odiar o Brasil ("brasileiros são safados, não respeitam o trânsito e nem as pessoas" "brasileiros fulam fila" "brasileiros isso"). Bah.

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/14
· votar


Hannah Liimatainen
Mas o que me dá raiva é esse povinho que vai pra fora e volta reclamando como se o que acontecesse aqui não acontece em outro lugar do mundo.

Com certeza. É nítido que existem lugares muito piores do que aqui. A maioria dos problemas do Brasil você consegue amenizar escolhendo um bom lugar pra morar dentro do próprio Brasil.

Exceto o problema da violência, que é onipresente no Brasil, questões como saúde, educação e boa qualidade de vida ainda não são um problema tão sério em certas regiões. Aqui no sul mesmo, há muitas cidades com saúde pública satisfatória e escolas públicas toleráveis.

Há cidades não tão grandes onde se pode viver bem. Sem gastar rios de dinheiro e tempo com deslocamentos.

Eu penso que cidades muito grandes são inviáveis em países subdesenvolvidos. O custo pra manter tudo funcionando é muito alto e não se paga somente com a arrecadação de impostos. A conta nunca vai fechar e a cidade nunca vai conseguir prestar serviços satisfatórios.

Aí o cidadão volta da Europa e chega no Brasil querendo comparar São Paulo com Estocolmo, sendo que uma cidade tem quase 12 milhões de habitantes e a outra não passa de 900 mil. É muito mais fácil planejar e executar qualquer coisa em uma cidade pequena onde sobram recursos do que em uma cidade gigante como SP, que cresceu totalmente sem planejamento.

O problema de nós brasileiros é não saber colocar as coisas no seu devido lugar. Nós não somos um país de primeiro mundo. Nossas cidades não tem nada a ver com as grandes cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá. Não adianta ficarmos comparando coisas que não podem ser comparadas. Nossa urbanização foi totalmente desastrosa e sem planejamento.

Cidades que se equiparam às grandes brasileiras são Bombaim e Deli (Índia), Cidade do México, Jacarta, Cairo... Todas com sérios problemas de planejamento urbano, não muito diferentes dos que se encontram por aqui.

Snakepit
Veterano
# abr/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Hannah Liimatainen
Com certeza. Mas pense, até mesmo em países desenvolvidos acontecem altos índices de violência. EUA é um exemplo

Serio, vc já olhou algum indice de violencia dos EUA pra falar isso?

No Brasil em 2012 ocorrercam mais de 40 mil homicidios, 21/100k, sendo que na pratica esse numero passa facilmente dos 50mil e se especula o um numero absurdo de 60 a 70 mil.

Nos EUA? 12 mil, mesmo com a população maior. Isso da 4/100k.

No "lixo" da Europa, paises "subdesenvolvidos" como vcs falaram, tais como como Franca, Italia, Portugal, etc, possuem um indice igual ou MENOR que 1/100k. Sabe quantos homicidios acorreram na pobre, falida, subdesenvolvida e quebrada Portugal em 2012? 124! Isso da 1/100k. No Maranhão, que possui a metade da população, foram 807 homicidios.

Mas o que me dá raiva é esse povinho que vai pra fora e volta reclamando como se o que acontecesse aqui não acontece em outro lugar do mundo.

Tirando paises como Costa do Marfim, Honduras, Venezuela e Zambia, voce esta errada.

Pegando fatos isolados fica facil criticar outros países, como o exemplo do metro e alguns exemplos do post inicial. Mas são fatos isolados, nada mais. Nenhum lugar é perfeito. Entendo as criticas e a raiva contra quem critica o Brasil, mas se quer criticar essas pessoas, use argumentos solidos.

Pois é, tirando estatisticas como o povo "mais carismatico", fica dificil achar alguma coisa. Brasil é um país absolutamente caotico nas mais diversas areas.

Fonte.

Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14
· votar


Serio, vc já olhou algum indice de violencia dos EUA pra falar isso?

Mais tarde respondo o restante. Quanto a isso: não. Meus primos que moraram nos eua viram colegas serem assaltados, ok, falta de sorte? Pode ser. Mas há também uma onda de ataques promovidos por jovens como Columbine. E se você for pesquisar, nessa época houve uma série de ataques semelhantes ao Columbine uma atrás da outra. É só um exemplo (meio old ok eu sei)

Depois desenvolvo meu raciocínio. Vou pra aula :)

Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14
· votar


E ah eu sei que já aconteceram ataques como esses no Brasil. Mas acredito eu que, não se compara. Enfim, #partiu aula (agora é sério).

AtalaBukas
Membro Novato
# abr/14
· votar


Acho que o Brasil passa um momento de transição:como teve um processo de urbanização muito intenso e recente, é comum que os problemas se tornaram uma bola de neve, com décadas de governo despreparado para lidar com a situação. Na Europa, as cidades já existem há mais de séculos, já passaram por problemas diversos e aprenderam a lidar com eles.

_Excelion
Veterano
# abr/14
· votar


coisa de newfag/newrich

_Excelion
Veterano
# abr/14
· votar


Quem fala que EUA não é treta, nunca colou no nordeste do pais lá.

Só treta no subúrbio.

E lá, a questão de classe e racial é muito forte, não tem como não ter acirramento de ânimos. Muita acumulação de renda, o dia que a classe média que ta perdendo poder de consumo desligar a fox news e os caras abaixo da classe média desligar os reality shows, a porra toda explode lá.

Sério, se os americanos tivessem ideia do que ta rolando no pais dele, a porra explodiria

brunohardrocker
Veterano
# abr/14
· votar


Vejo que aqui acontece o que acontece em quase todo tópico: ruídos.

Eu vi pessoas aqui que não estão querendo comparar os índices brasileros com o dos outros países, mas sim, se referindo a pessoas que reclamam do Brasil sendo que as mesmas coisas acontecem.

Mas daí martelam de novo no assunto do "aqui mais, lá menos..."

sallqantay
Veterano
# abr/14 · Editado por: sallqantay
· votar


essa é a diferença do turista para o viajante: o último vai além desse lero-lero e compreende a bagaça ao invés de ficar de mimimi

eu nem vou começar a apontar os erros comparativos que transpiram ignorância e preconceito nessas páginas, é por demais infrutífero

tem coisas que só a antropologia faz por você o/

"Eu odeio viagens e os viajantes" [Levistrauss sambando na cara da sociedade]

Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14 · Editado por: Hannah Liimatainen
· votar


sallqantay
Obrigada por me chamar de ignorante.

The Blue Special Guitar
Exceto o problema da violência, que é onipresente no Brasi

Violência existirá em todos os lugares do mundo. A questão é: cada canto do mundo existe uma proporção maior ou menor, quando comparado a outro canto do mundo.


Snakepit
No Brasil em 2012 ocorrercam mais de 40 mil homicidios, 21/100k, sendo que na pratica esse numero passa facilmente dos 50mil e se especula o um numero absurdo de 60 a 70 mil.

Nos EUA? 12 mil, mesmo com a população maior. Isso da 4/100k.

No "lixo" da Europa, paises "subdesenvolvidos" como vcs falaram, tais como como Franca, Italia, Portugal, etc, possuem um indice igual ou MENOR que 1/100k. Sabe quantos homicidios acorreram na pobre, falida, subdesenvolvida e quebrada Portugal em 2012? 124! Isso da 1/100k. No Maranhão, que possui a metade da população, foram 807 homicidios.


Como eu disse anteriormente: são proporções. Cada lugar tem sua proporção diferente em cada quesito, podendo este ser educacional, violência, saúde, etc. Eu citei os EUA porque lá tem alto índice de violência, sim.

"Quem fala que EUA não é treta, nunca colou no nordeste do pais lá.

Só treta no subúrbio.

E lá, a questão de classe e racial é muito forte, não tem como não ter acirramento de ânimos. Muita acumulação de renda, o dia que a classe média que ta perdendo poder de consumo desligar a fox news e os caras abaixo da classe média desligar os reality shows, a porra toda explode lá.

Sério, se os americanos tivessem ideia do que ta rolando no pais dele, a porra explodiria"

Pegando fatos isolados fica facil criticar outros países, como o exemplo do metro e alguns exemplos do post inicial. Mas são fatos isolados, nada mais. Nenhum lugar é perfeito. Entendo as criticas e a raiva contra quem critica o Brasil, mas se quer criticar essas pessoas, use argumentos solidos.

Exatamente. São fatos isolados. E é disso que o brasileiro gosta de reclamar quando vai pra fora: de fatos isolados. Fatos isolados que existem em qualquer lugar do mundo. Eu citei, por exemplo, o fedor existente nos metrôs franceses. Como se o metrô de São Paulo fosse cheiroso. Sacou? E é disso que eu me irrito. Eu só citei o que eu acho que é um argumento fraco pra reclamar do país que não é de sua origem. Se quer reclamar, que tenha argumentos sólidos, como você disse. Argumentos consistentes, com fundamentos. Não dá pra ficar falando "ah eles são grossos, não dão bom dia" enquanto aqui é a mesma coisa!

dibass
Veterano
# abr/14
· votar


Viajo para o Paraguai e volto falando bem do Brasil..

cafe_com_leite
Veterano
# abr/14
· votar


dibass

Viajo para o Paraguai e volto falando bem do Brasil..


Tudo depende de um ponto de vista né? Imagina o nego que for pra Cuba, volta abraçando o primeiro militar que ver pela frente.

Snakepit
Veterano
# abr/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Hannah Liimatainen
Como eu disse anteriormente: são proporções. Cada lugar tem sua proporção diferente em cada quesito, podendo este ser educacional, violência, saúde, etc. Eu citei os EUA porque lá tem alto índice de violência, sim.

Sim, mas aqui a proporção é absurdamente maior. É esse calculo que deve ser feito, proporcional, e não fatos isolados.

Nenhum país é perfeito, mas dizer que porque tu conhece alguém que foi assaltado nos EUA lá é igual ao Brasil é completamente sem noção. Bandido tem em qualquer lugar do mundo, mas aqui é incrivelmente pior. O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, não tem a menor comparação com os EUA. 10% dos homidicios do MUNDO ocorrem no Brasil.

As chances de vc ser assassinado no Brasil são 2x maiores do que na Nigeria. 5x mais que no Haiti. 25x mais que na França. 10x mais que no Camboja. 10x mais que em Bangladesh. 50x que mais que na Austria. 5x mais que no Uruguai.

Querer defender o Brasil dizendo "olha, na Noruega um cara foi assassinado tmb e vcs aqui reclamando do Brasil" é completamente sem noção.

O Brasil é um país caótico e completamente fora de controle, indices de criminalidade piores que países em guerra e nada, absolutamente nada esta sendo feito pra mudar isso a longo prazo.

Não estou defendendo quem sempre critica o Brasil, mas o triste é que esses caras chatos no fundo tem absoluta razão em seus argumentos, por mais toscos que sejam.

Roy.Mustang
Veterano
# abr/14
· votar


A verdade é que o mundo inteiro criou uma imagem terrível do Brasil. Em certos pontos é verdade

Em certos pontos? Sou brasileiro, nunca viajei para o exterior e tenho uma imagem terrível do Brasil. O que não quer dizer que eu tenha razão, é claro.

Hannah Liimatainen
Veterano
# abr/14
· votar


Snakepit
Sim, mas aqui a proporção é absurdamente maior. É esse calculo que deve ser feito, proporcional, e não fatos isolados.


E é isso que eu procuro propor pra quem volta pro Brasil e fica reclamando dos fatos isolados. Eles só vão até aqui e param, não pensam ou vão além. Como eu disse, parece que o problema é SÓ aqui e que nos outros países não existem porra nenhuma além de seres humanos com o gentílico diferente do nosso.

Nenhum país é perfeito

E nunca vai ser. rs óbvio né? Mas quero dizer que, para muitos, países com alto PIB é país perfeito.

O Brasil é um dos países mais violentos do mundo, não tem a menor comparação com os EUA.

Eu não disse que não era. O Brasil é violento por demais, mas EUA também é, porém, diferenças proporções. Diferentes dados, números de criminalidade.

Querer defender o Brasil dizendo "olha, na Noruega um cara foi assassinado tmb e vcs aqui reclamando do Brasil" é completamente sem noção.


Concordo contigo.. E é o que venho batendo na tecla também. Mas esse tipo de raciocínio também é fraco.

Não estou defendendo quem sempre critica o Brasil, mas o triste é que esses caras chatos no fundo tem absoluta razão em seus argumentos, por mais toscos que sejam.

Pode até ter razão, mas como eu disse: não dá pra ficar reclamando sempre usando sempre os mesmos fatos isolados. ilgfdjlkjdgd u.u

Konrad
Veterano
# abr/14
· votar


Não vou entrar em discussões sobre o tema - já que o texto que iniciou a polêmica é no mínimo idiota - mas tendo vivido fora e sendo um observador de instituições (não de aspectos pontuais - que no final das contas são derivados das.... instituições) eu afirmo: o Brasil é um lixo: sujo, violento, despolitizado, desorganizado, centralizador, burocrático, parasitário, ufanista e surrealmente acomodado.

Vão à Santiago e vejam a diferença.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# abr/14
· votar


Quem vai à esquina e volta falando mal do Brasil está com a razão.

Schenker
Veterano
# abr/14
· votar


st.efferding


é o mesmo tópico no greennotes. é vc tb??

st.efferding
Membro
# abr/14
· votar


Schenker

Não, eu não tenho usuário lá. Apenas leio os tópicos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Viajar para fora e voltar falando mal do Brasil