a ICAR atentou contra a civilização ao legalizar a usura?

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Vou trabalhar. Se alguém souber um nome me diga aí, verei depois.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


um pouco de inquisição medieval, de uma revista da PUC.

http://revistas.pucsp.br/index.php/culturateo/article/view/15354/11470

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
saca só

http://gospelbrasil.topicboard.net/t5576-a-historia-dos-judeus-mortos- na-inquisicao

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
http://www.e-newsterrassa.com/judeus-mortos-durante-a-inquisicao-em-16 91-sao-honrados-em-mallorca.html

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Johnny Favorite
Procurei alguns nomes dessa lista aí, e não achei nada além de outras listas iguais a essa, não tem nenhum bem documentado?

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
pelo que percebi, todos, inclusive os judeus, morriam "católicos" rsrsrs pela inquisição

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Jos%C3%A9_da_Silva

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
Procurei alguns nomes dessa lista aí, e não achei nada além de outras listas iguais a essa, não tem nenhum bem documentado?

ai ja não sei...e nem vou atras disso perder meu tempo

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Johnny Favorite
Opa, pode ser esse Antônio José da Silva. Vou ver se acho detalhes do caso dele.

_Excelion
Veterano
# fev/14
· votar


quanto mimimi

eu só sei que a ICAR no seu âmago, preparou o Iluminismo que o landlord tá falando, ou você acha que foi o plebeu inculto que estava lendo os clássicos grecorromanos?

e a opressão é característica de qualquer insituição que visa a manutenção do poder temporal

os dizeres e tal do bom moço jesus são fofos para a época, mas sinceramente, eu acho a icar algo de extrema irrelevância no prisma do poder hoje, então, eu to cagando e andando pra ela.

e quanto ao passado, não dá pra saber o que teria sido sem ela, mas eu acho que ela foi como qualquer outro poder dominante, só que hoje é puro anacronismo.

_Excelion
Veterano
# fev/14
· votar


quanto mimimi

eu só sei que a ICAR no seu âmago, preparou o Iluminismo que o landlord tá falando, ou você acha que foi o plebeu inculto que estava lendo os clássicos grecorromanos?

e a opressão é característica de qualquer insituição que visa a manutenção do poder temporal

os dizeres e tal do bom moço jesus são fofos para a época, mas sinceramente, eu acho a icar algo de extrema irrelevância no prisma do poder hoje, então, eu to cagando e andando pra ela.

e quanto ao passado, não dá pra saber o que teria sido sem ela, mas eu acho que ela foi como qualquer outro poder dominante, só que hoje é puro anacronismo.

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Cayetano Ripoll, foi o último...

Ele não era judeu, confundi com outro cara que eu estava lendo.
Ele havia se convertido ai Deísmo e por isso foi condenado a forca pela Inquisição, por heresia.


_Excelion
eu só sei que a ICAR no seu âmago, preparou o Iluminismo que o landlord tá falando, ou você acha que foi o plebeu inculto que estava lendo os clássicos grecorromanos?

E agora, quem esta sendo ingênuo? Quer dizer, que ela propositalmente "preparou" o Iluminismo"?
Acho essa uma suposição bem pobre dos fatos... é claro que ela semeou o campo, mas isso logo fugiu de seu controle.

E a questão toda é que a Igreja pecou, e ainda peca
Assim como tantas outras, a ICAR deveria estar extinta.
O cristianismo, tudo bem se manter, acho até importante... mas ser devoto dessas instituições é no minimo burrice.

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


E a questão toda é que a Igreja pecou, e ainda peca
Assim como tantas outras, a ICAR deveria estar extinta.


http://4.bp.blogspot.com/-mSd5jbeW9KE/TgZ4hler58I/AAAAAAAAAF4/pzGUhXue 4mU/s1600/bebe_chorando2.jpg

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Tentativa do zé igrejinha ridicularizar o comentário, acaba por ridicularizar ele mesmo.
Tentar de novo.

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


ridicularizar o comentário

Tarefa impossivel, seria como molhar a água.

Insufferable Bear
Membro
# fev/14 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


landlord
brunohardrocker = Wimp Lo
Caramba, ninguém clica nos meus links, talvez eu devesse sobrecarregar a página com os vídeos. E a parte importante está no final, então...

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


Insufferable Bear
Caramba, ninguém clica nos meus links,

E com razão.

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# ago/18
· votar


Black Fire
Opa, pode ser esse Antônio José da Silva. Vou ver se acho detalhes do caso dele.
Achou?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18
· votar


Discípulo do fogo preto
Black Fire
Opa, pode ser esse Antônio José da Silva. Vou ver se acho detalhes do caso dele.
Achou?


se achou, e isso contraria o que ele acredita, ele vai descartar

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# ago/18
· votar


Eu genuinamente gostaria de saber.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/18
· votar


Na verdade minha visão sobre a inquisição estava bem errada, não lembro se era por burrice ou pra chatear o landlord, de qualquer forma recomendo "História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal" de Alexandre Herculano, um grande clássico.

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# ago/18
· votar


Anotado.

minha visão sobre a inquisição estava bem errada
Que visão era essa? E qual é sua visão agora?

brunohardrocker
Veterano
# ago/18
· votar


Meu maior espanto é que parece que faz alguns meses que comentei neste tópico, mas na verdade já fazem 4 anos.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/18
· votar


brunohardrocker
É porque você não evoluiu.

brunohardrocker
Veterano
# ago/18
· votar


Viciado em Guarana

Evolução é só para quem precisa.

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# ago/18
· votar


Ainda não passei da metade do "Livro I". Tendo os arquivos do Vaticano sido abertos em 1997, seria esse o livro ideal?

Samá Samutte
Membro Novato
# ago/18
· votar


fazem 4 anos.

Faz 4 anos na verdade.

Que visão era essa? E qual é sua visão agora?

Aguardando o Black Fire responder...

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/18
· votar


Que visão era essa? E qual é sua visão agora?

Nessa época eu era influenciado em algumas visões por alguns apologistas catolicos conservadores/reacionários como o Orlando Fedeli e pelo OdC. Essa reabilitação da Historia da ICAR era novidade e todo mundo que tinha um pensamento mais alinhado a direita achava que tinha que comprar o kit completo: defender a ICAR, ser contra direitos trabalhistas, aquecimento global, e essas coisas. Aí acabei comprando algumas distorções que esses sujeitos faziam da história da inquisição: comparar o número de mortos com o número de mortos em regimes totalitários do Século XX, minimizar o significado das punições infligidas aos condenados pela inquisição, afirmar que a Inquisição foi um processo que civilizou a Península Ibérica pois submeteu esses países a um Rule of Law em substituição ao completo despotismo e aleatoriedade dos sistemas legais que existiam antes dela ser implementada.
Hoje em dia eu vejo que esse apontamento do número de mortos tendo em comparação um ponto tão distinto da história é um anacronismo sem sentido; as punições que eles tentavam minimizar eram coisas das mais bárbaras: um desses apologistas (ou o Olavo, eu realmente não lembro) chegou a afirmar que as punições não eram severas, porque (falando em tom de troça) "a maioria dos queimados pela inquisição foram queimados em efígie", dando a entender que a punição era queimar um boneco com a cara do sujeito, uma malhação do Judas, como acontece em alguns lugares do Brasil até hoje, quando na verdade, quando se chegava ao ponto de queimar a efígie de alguém, isso significava que a pessoa ja tinha perdido todos os seus bens, sua vida estava destruída, provavelmente ela encontrava-se exilada (muitas vezes em terras muçulmanas) e se queimava sua efígie, porqur não se podia queimar a pessoa, um processo monstruoso. além disso, Herculano relata muito bem o fato de que existiam sistemas legais muito mais razoáveis do que o da inquisição antes de ela ser implantada e, ao menos em Portugal, ela representou um retrocesso monstruoso em direção à barbárie.

Discípulo do fogo preto
Membro Novato
# ago/18
· votar


Li de alguém, talvez do Orlado Fedeli, que a inquisição começou por causa de toda aquela treta dos Cátaros. Disse que a inquisição não caçava qualquer um, mas julgava somente os cristãos.
Ora, o fato da inquisição julgar esse Cátaro a fim de possivelmente convertê-lo não é uma contradição?
Tô falando bobagem?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# ago/18
· votar


Black Fire
Nessa época eu era influenciado em algumas visões por alguns apologistas catolicos conservadores/reacionários como o Orlando Fedeli e pelo OdC. Essa reabilitação da Historia da ICAR era novidade e todo mundo que tinha um pensamento mais alinhado a direita achava que tinha que comprar o kit completo: defender a ICAR, ser contra direitos trabalhistas, aquecimento global, e essas coisas. Aí acabei comprando algumas distorções que esses sujeitos faziam da história da inquisição: comparar o número de mortos com o número de mortos em regimes totalitários do Século XX, minimizar o significado das punições infligidas aos condenados pela inquisição, afirmar que a Inquisição foi um processo que civilizou a Península Ibérica pois submeteu esses países a um Rule of Law em substituição ao completo despotismo e aleatoriedade dos sistemas legais que existiam antes dela ser implementada.
Hoje em dia eu vejo que esse apontamento do número de mortos tendo em comparação um ponto tão distinto da história é um anacronismo sem sentido; as punições que eles tentavam minimizar eram coisas das mais bárbaras: um desses apologistas (ou o Olavo, eu realmente não lembro) chegou a afirmar que as punições não eram severas, porque (falando em tom de troça) "a maioria dos queimados pela inquisição foram queimados em efígie", dando a entender que a punição era queimar um boneco com a cara do sujeito, uma malhação do Judas, como acontece em alguns lugares do Brasil até hoje, quando na verdade, quando se chegava ao ponto de queimar a efígie de alguém, isso significava que a pessoa ja tinha perdido todos os seus bens, sua vida estava destruída, provavelmente ela encontrava-se exilada (muitas vezes em terras muçulmanas) e se queimava sua efígie, porqur não se podia queimar a pessoa, um processo monstruoso. além disso, Herculano relata muito bem o fato de que existiam sistemas legais muito mais razoáveis do que o da inquisição antes de ela ser implantada e, ao menos em Portugal, ela representou um retrocesso monstruoso em direção à barbárie.


ao menos em alguma coisa a sua guinada esquerdista te ajudou de verdade

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/18
· votar


Discípulo do fogo preto
Fedeli só esqueceu de dizer que aos judeus foi dada a opção de conversão ou exílio, ou seja, é fácil você dizer que a inquisição só julgava cristãos quando omite que ou você se convertia ao cristianismo ou te deportavam. Nessas horas você vê a honestidade intelectual dessa gente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a ICAR atentou contra a civilização ao legalizar a usura?