Aos músicos: pode musica sertaneja no São João nordestino?

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # 28/jun/23 20:20


    Eu sou partidário do tradicionalismo, da manutenção das identidades culturais e quando eu sou "de fora" da cultura em questão, um visitante, busco prestigiá-la e conhecer como ela é.

    Na minha experiência de vida, frequntei festas de São João ainda quando morava no sul. Por lá, se mantinham as músicas nordestinas na época, embora alguns elementos eram fundidos, como o pinhão e o quentão feito de vinho.

    Mas não é de hoje que eu vejo umas incorporações nas festas de São João. Lá por 2005 ja via as festas na minha região incluírem a danceteria, com música eletrônica (ou dance music, como queiram). E até uns festivais com bandas de rock.

    Não sei como isso se dá no nordeste. Se no nordeste se mantém o forró e ritmos regionais. Aí quero ouvir a palavra de quem é da região mesmo, para conhecer.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 28/jun/23 20:35
    · votar


    edsm100

    Reforço minha dica e do Makumbator para fazer parágrafos curtos. Lê um paredão de letras cansa as vistas. A gente tem que lê e fazer um esforço para não perder a linha. Se fosse no papel teríamos que acompanhar com a ponta de uma caneta.

    Quanto ao tema, é um absurdo que se esteja permitindo outros gêneros musicais que não o forró e as demais músicas tradicionais. É uma corrupção dos prefeitos subverter os valores regionais. Em termos de cultura, o nordeste é uma das regiões que tem o mais rico folclore do Brasil.

    Dias atrás a Elba Ramalho deu uma entrevista dizendo que nas festas do centro-sul, pecuárias, Barretos, Villa Mix, os artistas nordestinos não são convidados. As letras, o ritmo, os arranjos e percussões são muitos lindos. Substituir isso tudo por esse breganejo universotário é uma prostituição.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # 28/jun/23 20:51
    · votar




    Pedro_Borges
    Veterano
    # 28/jun/23 21:16
    · votar


    Esse rapaz aí da sanfona disse que não conseguiu nenhum contrato nesse São João. Será por quê?

    Lelo Mig
    Membro
    # 28/jun/23 21:39 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Cabra quer ficar em hotel 5 estrelas, cidade grande, com shopping e aeroporto. Vai em festa gigante, patrocinada por banco, cerveja e grande magazine, puta estrutura, cheio das tecnologias e quer festa tradicional?

    É sertanejão na festa junina, Ivete Sangalo no Rock´n´rio, Anita no trio elétrico e foda-se. Ninguém nestes eventos tá preocupado com "tradição"; ninguém vai levar a "dona Cotinha Sanfoneira" e deixar de encher o rabo de dinheiro com o Luan Santana.

    Quer tradição fuja de grandes eventos.

    JJJ
    Veterano
    # 29/jun/23 08:54
    · votar


    Por mim, não precisava tocar em nenhum lugar.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 29/jun/23 09:18
    · votar


    edsm100

    Quando você colcui um pensamento, bate duas vezes na tecla enter e já era. Linguagens compõe uma área isolada de Humanas, então estuda mais pontuação.

    brunohardrocker
    Veterano
    # 29/jun/23 09:50
    · votar


    Por mim, não precisava tocar em nenhum lugar.

    JJJ enveredando para a extrema direita!

    JJJ
    Veterano
    # 29/jun/23 09:58
    · votar


    brunohardrocker

    É só minha opinião, ora bolas... Cadê a liberdade de expressão?! Chama o Monark!

    brunohardrocker
    Veterano
    # 29/jun/23 09:59
    · votar


    Lelo Mig

    Tem esse ponto também. O São João é uma comemoração originária de Portugal e Espanha, portanto com características culturais locais. Ao ser trazido ao Brasil pela colonização, criou características próprias.

    O Brasil é banhado por cultura americana.

    A mobilidade da cultura é um dado da realidade. Não há o que fazer quanto a isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # 29/jun/23 11:25
    · votar


    edsm100

    "Ouvi falar que o forró nasceu na base militar americana na 2a guerra mundial em Natal..."

    Essa versão não procede. O forró é anterior a segunda guerra.

    Se foi corruptela de "For All" (para todos) foi das festas promovidas pelos engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western início do século 19.

    Mas, o mais aceito pelos linguistas é que o termo "forró" é uma redução de forrobodó (galego-português), que por sua vez é uma variante do francês faux-bourdon.

    makumbator
    Moderador
    # 29/jun/23 12:00
    · votar


    Lelo Mig
    Se foi corruptela de "For All"

    O forró nasceu da influência do álbum "...And Justice for All", do Metallica.

    Lars Ulrich é o verdadeiro proto-forrozeiro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # 29/jun/23 22:30
    · votar


    - o axé invadiu o carnaval tradicional de bandinhas de sopro trocando frevo pelas ruas
    - esse pop/funk/bundalelê de hoje já invadiu festa de peão
    - tem banda de rock fazendo festa de peão
    - o forró eletrônico já invadiu o forró pé de serra
    - os barzinhos de rock que eu toquei décadas atras hoje tocam sertanejo ou virou igreja (música gospel)
    -rock in rio tem pop, funk, noite adolecente...

    - a guitarra elétrica invadiu a MPB, houve até protesto na rua sobre isso

    enfim quem contrata quer lucro para o evento, quem contratou nem gosta do artista, mas sabe que esse da retorno
    se descobrirem que comediante stand-up da mais retorno de público e grana, amanhã teremos contador de piada no evento


    se o artista tradicional regional não trás mas retorno é hora de se pensar em incentivar essa música, criar meios que essa música chegue no púbico o que é bem diferente de pegar uma lei de incentivo que paga o artista e só trás meia dúzia de pessoas assistindo

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 30/jun/23 04:20
    · votar


    edsm100

    Escrevi errado porque foi rápido e deixei porque não conferi. É visivelmente erro de digitação. Não é porque eu tenho problema mental de pensamento.

    Você não conhece quase nada de pontuação. Sinto muito.

    Wanton
    Veterano
    # 30/jun/23 08:27
    · votar


    edsm100
    Tenho dislexia (...) devo ser um Neanderthal

    Interessante.

    qew
    Veterano
    # 30/jun/23 08:36
    · votar


    onde fica a musica tradicional

    pra mim se não é rock, não presta

    o mais proximo aceitável é raul seixas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aos músicos: pode musica sertaneja no São João nordestino?