"Ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa", diz psicanalista

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jan/14
· votar


Acho engraçado, que segundo ela mesma, as fontes dela a contradizem, então encontra subsídio de onde pra escrever tanta besteira? Da própria imaginação? Diz que a monogamia está acabando baseada na própria vontade que ela acabe, ou tem alguma fonte séria, algum estudo? Ou é igual a professora da PUC lá, que baseia suas conclusões tendo como campo amostral seus amigos e pacientes?

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


Black Fire

a base dela é esse pessoalzinho hipster que infecta os grandes centros urbanos (tipo 1% da população). Aquele tipo de pessoa que fica de mimimi sou libertário, mas na hora H vira um nazista nojento

mas o argumento dela contra a monogamia é pragmático: ficar controlando outras pessoas é a receita para ter uma vida de merda

brunohardrocker
Veterano
# jan/14
· votar


sallqantay

Daí vc passou o tempo todo discordando de mim. É pegadinha?

Pseudonimum
Veterano
# jan/14
· votar


brunohardrocker
Então, qual é a estatística que classifica essa coisa complexa que você descreveu (muito mais complexa que monogamia) como tendência, e não a tendência como a solteirice (ausencia de relacionamentos serios)?
Ou então a tendencia como relacionamentos monogamicos de curta duração?


Relevando o sarcasmo, eu não precisei ler vinte livros de psicologia, ciências sociais ou qualquer coisa que seja, pra ter essa opinião, só observei (apesar de algumas pessoas por essas bandas acreditarem que se você não conhece 30 autores alemães, 20 suecos, 11 ingleses e 2 israelenses que falam sobre um assunto, seu conhecimento vale bosta. Ah, tem que ler no original, é claro, senão é bosta também). Tendência não é sinônimo de status quo vigente, só vejo um número cada vez maior de pessoas buscando relacionamentos assim. Não disse absolutamente nada além disto a esse respeito.

Fonte.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/14
· votar


Pra que alguém vai ler alguma coisa? É só inventar. Vou escrever um livro dizendo que a tendência agora é ter relacionamentos com cachorro da raça beagle.

Pseudonimum
Veterano
# jan/14
· votar


Black Fire
Pra quem não gosta de ambientes universitários, tu tá bem contraditório. Não sei de que buraco tirasse essa ideia de que livros informam mais do que estar próximo de algo empiricamente.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/14 · Editado por: Black Fire
· votar


Pseudonimum
Bixo, a menos que você consiga estar próximo empiricamente de uma fatia muito grande, muito variada e muito representativa da sociedade, a experiência pessoal neste caso não vale absolutamente nada. A experiência pessoal muito valiosa em muitas circunstâncias, mas quando alguém diz que ha uma "tendência na sociedade", ou coisa do tipo, espera-se que esta pessoa apresente no mínimo os números que demonstram essa tendência, do contrário qualquer coisa pode ser levantada como tendência, bastando que o sujeito tome como sociedade só o seu grupo de convívio. Se eu vivo em um meio evangélico, posso sair por aí dizendo que a tendência da sociedade é todo mundo casar virgem?

Pseudonimum
Veterano
# jan/14
· votar


Black Fire
Você não está errado, mas não assumi em momento algum o compromisso de enunciar "verdades" científicas ou de fazer pronunciamentos rigorosos, não tenho cacife sequer autoridade para isso. Sei de estatística tanto quanto da indústria de lâmpadas fluorescentes. Mas por um instante achei que estivéssemos num fórum online onde todos emitem opiniões a torta e a direita, não entendi muito bem essa necessidade de ser cri cri.

Mas não tirei do meu ** essas opiniões. Pra alguém que é professor posso sim dizer que convivo com pessoas das mais variadas mentalidades e sim, eu observo essa tendência. Se isso fosse uma amostragem suficiente para eu discorrer com propriedade sobre o tema, acredito que estaria afirmando isso num livro ou numa tese, e não num fórumzinho de internet. Sobre ser "tendência da sociedade" isso é extrapolação do que eu afirmei, de fato a maior parte da sociedade continua hipocritamente monogâmica.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/14
· votar


Pseudonimum
Nem estava falando de você, tava falando da tiazinha autora dos livros aí.

Pseudonimum
Veterano
# jan/14
· votar


Black Fire
Ah, sim. Bom, então assino embaixo tudo que você disse sobre isso. Fazer pronunciamentos públicos advogando-se autoridade sem possuir a devida propriedade é pecado capital.

Felippe Rosa
Veterano
# jan/14
· votar


Regina, que é consultora do programa "Amor & Sexo", apresentado por Fernanda Lima na Rede Globo
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

sallqantay
Veterano
# jan/14 · Editado por: sallqantay
· votar


brunohardrocker

síndrome de black fire, desculpa ae

Felippe Rosa
Veterano
# jan/14 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


http://nossabrasilidade.com.br/a-baixaria-e-o-romance-ou-a-mpb-entre-d ois-amores-rivais/?fb_action_ids=748354251841303&fb_action_types=og.li kes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

IgorC
Veterano
# jan/14
· votar


Beleza, agora imagina um cara que tem duas mulheres... Não são apenas despesas em dobro, são quatro chifres, o cidadão vai virar um cervídeo.

No mais, isso é ideia desse pessoal de esquerda caviar formado em universidade federal que só fumou maconha e chupou pica durante o curso todo, daí chega com essa idéia de "libertação dos padrões" e blá-blá-blá!

Os "esquerdas" querem liberdade, mas não aceitam que as outras pessoas tenham a PORRA da liberdade de pensar do jeito que elas quiserem!

brunohardrocker
Veterano
# jan/14
· votar


Esqueçam psicanalistas e passem a ouvir os terapeutas cognitivos-comportamentais.

sallqantay
Veterano
# jan/14 · Editado por: sallqantay
· votar


brunohardrocker

esqueçam todos aqueles que se fecham para grupo A ou B, uma vez que nenhum dos grupos é capaz por si só de esgotar a questão no campo das softs sciences, onde os paradigmas coexistem

CindyFerrari
Veterano
# jan/14
· votar


Existe uma moral por trás do poliamor, não é um oba oba onde um sacaneia o outro gratuitamente. Qualquer tipo de traição é traição, se as partes de um relacionamento concordam que o relacionamento será monogâmico e há uma infidelidade, isso é traição. Uma relação poliamor demanda muito diálogo e abertura para que haja relação com outras pessoas, não é como se fosse uma desculpa pra putaria, como alguns babacas comentaram. Trair alguém que confiou em você, independentemente do tipo de relação, é uma putaria escrota.

Isso!!

brunohardrocker
Veterano
# jan/14
· votar


sallqantay

Bem básico né.

CindyFerrari
Veterano
# jan/14
· votar


Agora que li o texto todo me deparei com isso:

A exclusividade sexual é a grande preocupação de homens e mulheres. Mas ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa. Homens e mulheres só deveriam se preocupar em responder a duas perguntas: Sinto-me amado(a)? Sinto-me desejado(a)? Se a resposta for "sim" para as duas, o que o outro faz quando não está comigo não me diz respeito. Sem dúvida as pessoas viveriam bem mais satisfeitas.

Não consigo definir o quanto isso é absurdo...

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


CindyFerrari

o oposto também é absurdo: nao controlamos os outros, no fundo eles fazem o que querem

landlord
Veterano
# jan/14
· votar


Pensando nesse assunto e nos exemplos de que novelas e tantos dramas se baseiam na questão da traição, que devemos achar que isso é normal.
Porém e as histórias de amor, do casal que nunca se separou, e que provavelmente se manteve fiel? Isso é utopia?

Querem dar carta branca, tirar o peso da consciência das pessoas e não favorecer o dialogo.
Para mim, textos como o postado no começo do tópico só querem mesmo é induzir a traição, e fazer com que as pessoas não sejam penalizadas por fazer isso.

CindyFerrari
Veterano
# jan/14
· votar


sallqantay
nao controlamos os outros, no fundo eles fazem o que querem
concordo.
mas se alguém assume um compromisso, ele tem que respeitar as regras.

_Excelion
Veterano
# jan/14
· votar


e não favorecer o dialogo.

acho que essa é a chave.

tipo, assumiu um compromisso, é tipo um contrato.

quer quebrar, conversa o outro signatário para tentar colocar uma emenda, discutir a situação ou oficializar uma quebra de contrato.

acho que é assim a parada, ninguém é forçado a nada, é um dos poucos contratos entre iguais livres que existem.

brunohardrocker
Veterano
# jan/14
· votar


landlord
Porém e as histórias de amor, do casal que nunca se separou, e que provavelmente se manteve fiel? Isso é utopia?

Esses não servem de enredo para a arte.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Porém e as histórias de amor, do casal que nunca se separou, e que provavelmente se manteve fiel? Isso é utopia?
Vocês não sabem como funcionam as estruturas das estórias não?
Conflito -> resolução
A utopia sempre faz parte do final da novela, mas justamente pela estabilidade que representa não faz sentido fazer parte do começo/meio.

E outra coisa é que sempre consideram o estado desejável essa utopia, então mesmo que ela seja rara é uma das regras que determinam o relacionamento perfeito.

CindyFerrari
Veterano
# jan/14
· votar


Porém e as histórias de amor, do casal que nunca se separou, e que provavelmente se manteve fiel? Isso é utopia?

Esses não servem de enredo para a arte.

Como não?? E os vilões que querem destruir o amor perfeito e/ou parentes que ficam sacaneando o casal, principalmente na parte financeira??

IgorC
Veterano
# jan/14
· votar


Não controlamos o parceiro, mas existe um acordo firmado entre ambas as partes e esse "acordo" foi moldado pela

IgorC
Veterano
# jan/14
· votar


Versão Longa:
Não controlamos o parceiro, mas existe um acordo firmado entre ambas as partes e esse "acordo" foi moldado pela evolução entre as relações sociais que houve desde o início da comunicação. Isso tem um motivo, assim como existe um motivo para os seres humanos se agruparem em clãs sociais. O motivo é a perpetuação da espécie e dos genes saudáveis. Porém hoje realmente existem padrões que não são mais "essenciais", porém chegamos ao consenso de que:
1 - Quem quiser viver de acordo com as normas tradicionais (se é que podemos chamar assim) que incluem ter apenas um único parceiro, que adotem-a
2 - Quem desejar "quebrar os padrões", "mudar paradigmas" e viver com mais de um parceiro ou não ter um parceiro fixo, que viva também
3 - A sociedade é composta de indivíduos que possuem decisões distintas, portanto que cada um viva a porra da sua vida sem dizer o que é bom pro outro e respeitando as suas opiniões!

Versão Curta
Quer comer/dar pra geral sem culpa, então vai lá, mas não queira tornar a sua atitude uma norma padrão!

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


CindyFerrari
mas se alguém assume um compromisso, ele tem que respeitar as regras.

a única regra geral é que as pessoas quebram as regras.

CindyFerrari
Veterano
# jan/14
· votar


sallqantay
uns quebram as regras, outros têm a cara quebrada... assim é a vida...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a "Ninguém deveria se preocupar se o parceiro transa com outra pessoa", diz psicanalista