A cultura do perdão

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Viciado em Guarana
Quais são a segunda e a terceira?
Falem aê vai! Por favorzinho!


google, né?

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


landlord
idealismo

nope, a parada é pragmática. Ou funciona ou não

Não tenho obrigação de perdoar ninguém, na verdade ninguém tem.

quem tá te obrigando a o que mano? Que papo paranóico, cada um escolhe seu caminho

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Felippe Rosa
Nada, sempre admiro essa galera picareta que faz um método de doutrinação/propaganda e consegue convencer os outros que é um sistema pedagógico. Mas ele continua sendo o melhor pedagogo, pra quem não conhece nenhum outro.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


sallqantay

Para mim não funciona.
A questão não é ser paranoico ou não, apesar de ter ouvido alguns amigos com caminhos espirituais diferentes, o resumo final acaba sendo o mesmo. E para mim não faz sentido.
O perdão e o amor incondicional estão muito próximos um do outro, e teoricamente esse seria um caminho para a paz espiritual.
Porém este caminho me parece meio deturpado e bem distante da realidade geral.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


landlord
este caminho me parece meio deturpado

e se eu te disser que a realidade é que está deturpada? Em um mundo posto de cabeça para baixo, o verdadeiro é um momento do falso

o mundo é um grande gerador de ruído, o sentido está dentro de você, não é posto no mundo.

john s mill
Membro
# nov/13
· votar


e se eu te disser que a realidade é que está deturpada?

gostei dessa frase, mas ela não parece fazer muito sentido prático. para a realidade estar deturpada deveríamos ter mais de uma realidade, uma possível realidade não pode ser considerada o ideal coletivo, apenas individual. então no máximo você poderia afirmar que esta realidade está aquém da sua "realidade ideal".

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


sallqantay

Eu entendo isso como uma realidade temporária, porém a própria vida que me foi imposta (ou escolhida) impõe certas condições.
Estas condições (social, material ou satisfação pessoal) geram conflitos internos, e não ter ressentimentos ou mágoas e etc... me faz parecer que não sou humano.
A questão no meu ponto de vista e aceitar as emoções negativas, digeri-las e transforma-las em algo positivo.
O que eu vejo, ou me parece, que os mais espirituosos fazem é simplesmente tentar "esquecer", com o perdão, essas emoções conflitivas e viver num plano irreal, sedado de qualquer dor.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


john s mill
mas ela não parece fazer muito sentido prátic

o sentido prático é fazer o mano landlord pensar

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


landlord
A questão no meu ponto de vista e aceitar as emoções negativas, digeri-las e transforma-las em algo positivo.
O que eu vejo, ou me parece, que os mais espirituosos fazem é simplesmente tentar "esquecer", com o perdão, essas emoções conflitivas e viver num plano irreal, sedado de qualquer dor.


entendo, sua crítica é válida

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


sedado de qualquer dor.

Voltando ao início do tópico, o perdão em si é algo que pode ser praticado por qualquer ser humano desde que o mundo é mundo. Mas quando se fala em cultura do perdão (título do tópico) é impossivel não lembrar que historicamente o perdão é um valor central no cristianismo.

O que isso tem a ver? Ah, o cristianismo (a maior das religiões) está bem longe de sedar alguém das dores, tendo idéias como "carregue a sua cruz."
Então não vejo procedência no reclame do autor do tópico. Não sei de onde ele tirou que o ato de perdoar tem como objetivo sedar as pessoas das dores.
Quando uma pessoa é ofendida ou atingida com alguma atitude de outra, o que o autor do tópico propõe como solução? Qual a medida prática para lidarmos com isso que não gere nenhum circulo vicioso?

john s mill
Membro
# nov/13
· votar


eu acho essa visão do perdão como algo altruísta muito romantizada, na verdade eu tenho sérias desconfianças sobre a existência de qualquer tipo altruísmo puro e verdadeiro.

o perdão traz um benefício próprio da consciência tranquila.

john s mill
Membro
# nov/13
· votar


isso não significa que você não deva fazer coisas boas, mas geralmente é uma relação ganha-ganha no fim das contas, o que vale ainda mais a pena.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


brunohardrocker

entendi que ele está falando dos posers, e não dos tr00s

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


john s mill
eu tenho sérias desconfianças sobre a existência de qualquer tipo altruísmo puro e verdadeiro.

E precisa ser puro?

o perdão traz um benefício próprio da consciência tranquila.

Essa é a idéia.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


entendi que ele está falando dos posers, e não dos tr00s

Pode ser, acho meio difícil identificar cada um...

john s mill
Membro
# nov/13
· votar


brunohardrocker

não, foi só um comentário aleatório sem qualquer nexo com o tema proposto.

knight's random essays

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A cultura do perdão