Um boom de tendências gnósticas.

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire
E eu não consigo lembrar de nenhuma obra que tenha levantado algum tipo de dúvida sobre a prática budista.

buda era contra qualquer código moral, coisa que qualquer conservador abomina. Ele também era pela igualdade, e foi perseguido por ir contra um sistema social baseado em castas (hinduismo).

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire
sem nunca ter uma experiência espiritual verdadeiramente relevante

ainda bem que você existe para nos mostrar o verdadeiro caminho

/o/

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


sallqantay
Nunca estudei a moral budista a fundo, mas não acho que seja nenhum "faça tudo o que quiser, porque a de ser tudo da lei", o fato de você não prever nenhum tipo de punição, não significa que você não tenha uma moral.

Pseudonimum
Veterano
# nov/13
· votar


E mente e corpo serem uma coisa só, seu problema é com quem diz que a mente cura o corpo ou coisas assim, né? Porque dualismo é tosco.

Não sei se é tosco. Acho que talvez as religiões orientais deem uma ideia que soa ingênua de dualismo, mas não é tão simples assim. Tem um camarada chamado Ernest Becker que sustenta que esse dualismo é insuperável, ao contrário do que trazem a mística e coisas orientais... porque é essa a essência do homem, viver num mundo que impõe necessidades fisiológicas e numa sociedade repleta de símbolos. Mas o interessante é ele falar que somente Deus pode dar conta do dualismo, legitimar o sentimento de pequenez de um ser humano finito e ridiculamente minúsculo, pondo-o no seu lugar de criatura, ao mesmo tempo que o leva a emergir com a totalidade do universo do jeito que ele é, proporcionando uma vivência espiritual que "dá conta" da totalidade do fenômeno.

Nesse sentido, eu acho o gnosticismo (não sei se é esse o uso certo da palavra) insuficiente, porque ao falar que o homem animal e o homem simbólico devem ser uma única e mesma coisa, se propõe a uma tarefa impossível.

Ando lendo essas paradas, mas na parte da teologia eu posso estar falando alguma bobagem, acho que o Black Fire manja melhor.

-Dan
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire

Realmente não ameaça, e até parece maluquice mesmo. Mas maluquice é um termo tão relativo, que hábitos de outras religiões podem ser maluquices para outros pontos de vista.

Mas taí, fiquei curioso com uma crítica ao budismo, assumindo que a ausencia de crítica não pode ser considerada, de fato, a critica. E ser budista me parece ser trabalhoso, diferentemente da preguiça.

Agora adotar uma religião cool da moda verão, pode ser mais do que preguiça; é como curtir um estilo musical, ter um estilo de roupa. Vai da crise de indentidade dos adeptos, necessidade de pertencimento, vazio emocional. Creio que, na maioria dos casos, não se aprofunda mais do que isso, de forma que é ate dificil chamar, de fato, de religião.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


-Dan
Ser budista é trabalhoso, ser uma caricatura não, é por isso que a maioria desse pessoal, como você mesmo falou não se aprofunda, um tempo depois o entusiasmo acaba e o sujeito virá alguma outra coisa. Também tenho curiosidade de ler alguma crítica ao budismo, até hoje só achei uns arremedos de crítica todos muito ruins.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire

mas é claro que existe punição, o erro vai te causar sofrimento. O uso da violência vai afetar a sua paz, você paga pelos seus erros aqui e agora.

Se eu conto uma mentira, amanhã vou ter que contar outras 3 para manter a primeira. Isso vai me afetar, me tirar a atenção do que importe, vai me causar sofrimento

mas é um rolê de ética individual, e não um código estrito de conduta (moral)

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


sallqantay
Qual é a linha que separa um código moral e a ética individual seguida por todos os indivíduos de uma religião?

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire

a ética individual é um caminho (devemos buscar o que os mestres buscaram, e não seguir seus passos). O código moral é uma parada pronta que alguém falou que é certa porque sim

você quer conhecer ou quer tudo mastigado?

Pseudonimum
Veterano
# nov/13
· votar


a ética individual é um caminho (devemos buscar o que os mestres buscaram, e não seguir seus passos). O código moral é uma parada pronta que alguém falou que é certa porque sim

você quer conhecer ou quer tudo mastigado?


Eu acho bom as pessoas herdarem bem mastigado que o estupro, por exemplo, é moralmente errado. Pensa só um monte de nego estuprando por aí até descobrir o caminho.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


sallqantay
É interessante, porque dentro dessa perspectiva é totalmente discutível o fato de o cristianismo, por exemplo, ter um código moral ou uma ética individual. Apesar de toda a dogmática, você vai encontrar um Serafim de Sarov e um Dr. Kalomiros dizendo que é tudo atalho, mas o caminho mesmo é a obtenção do Espírito Santo de Deus, mais ou menos como acontece naquela historinha do monge zen que joga as relíquias lá no fogo. E o mesmo acontece no Islã.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


Pessoal agora precisa ser teólogo para acreditar em qualquer coisa...

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar



Pessoal agora precisa ser teólogo para acreditar em qualquer coisa...


Zen Budismo é crença?

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13
· votar


eu não tô mais entendendo o que o bf tá defendendo.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Antoine Roquentin
Não estou defendo nada.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


Sei lá, falei em acreditar qualquer coisa...

Eu não estudo nada disso, porém devido ao lugar que nasci fiz primeira comunhão e essas coisas.
Acho que a grande maioria das pessoas não vai se aprofundar para escolher o que ser como, vamos dizer, "um caminho espiritual".
Porém, o maior acesso a informação, facilita que outras ideologias ganhem força.
E por fim, no outro lado da balança, a informação rasa que eu tenho do zen budismo é de um caminho para paz interior sem dogmas, o grande trabalho é introspectivo e tudo mais, Já as religiões tradicionais pedem coisas que nem sempre parecem ter sentido.

Um exemplo prático é pegar qualquer pecado e pensar como esses dois o tratariam, vamos utilizar a gula, o cara é obeso e vai morrer provavelmente com um infarto.

Cristão: "Comer é pecado e você vai para o inferno"
Budista: "A sua escolhe o levou para esse caminho, e a gula acabou por trazer esse problema na sua vida".

Agora por favor, os entendidos corrijam as frases.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar




Cristão: "Comer é pecado e você vai para o inferno"


Não, isso seria um cristianismo de feira. Um cristão com algum conhecimento da própria religião diria algo muito parecido com: "A sua escolhe o levou para esse caminho, e a gula acabou por trazer esse problema na sua vida".

Cristianismo nunca foi "a gente pega o que você fez de bom, o que você fez de mal, põe na balança e o lado que descer é pra onde você vai", isso é ridículo.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


Então, talvez a Cristianismo precisa de uma reforma... ou na verdade todas as crenças que possuem os dogmas.

Acho que faz as pessoas desistirem são regras, postas em formas de dogmas... ou até mesmo certas intolerâncias dentro das instituições.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


landlord
Na verdade os cristãos deveriam se preocupar mais em estudar a fundo a própria crença, do que ficar se preocupando com céu e inferno.

_Excelion
Veterano
# nov/13 · Editado por: _Excelion
· votar


Black Fire

já leu irmãos karamazov do dostoiévski? fala muito sobre a igreja ortodoxa nos seus últimos dias, com a chegada do 'novo regime' até a Rússia e do liberalismo europeu do século XIX chegando também.

e os personagens e suas visões teólogicas são sensacionais, em especial o Alexei, o Ivan e o Zozima.

os diálogos no 'convento' são fodidos também, acho que você vai gostar.

É interessante, porque dentro dessa perspectiva é totalmente discutível o fato de o cristianismo, por exemplo, ter um código moral ou uma ética individual. Apesar de toda a dogmática, você vai encontrar um Serafim de Sarov e um Dr. Kalomiros dizendo que é tudo atalho, mas o caminho mesmo é a obtenção do Espírito Santo de Deus, mais ou menos como acontece naquela historinha do monge zen que joga as relíquias lá no fogo. E o mesmo acontece no Islã.

mas é a mesma coisa, os exemplos que você deu é para quem não é preguiçoso. sendo que grande parte da aceitação religiosa no mundo se dá (IMO) pela sua fácil digestão, quando você complica, as pessoas fogem. digo isso no âmbito de 'o que seguir espiritualmente'.

_Excelion
Veterano
# nov/13 · Editado por: _Excelion
· votar


eu pessoalmente prefiro não me importar com questões teológicas/espirituais exatamente pela minha preguiça de ler a respeito.

como bom economista, atenho-me ao material.

Julia Hardy
Veterano
# nov/13 · Editado por: Julia Hardy
· votar


São caminhos bem mais honestos do que as mentiras católicas e ramificações.

Ô se é.

AtalaBukas
Membro Novato
# nov/13
· votar


A maioria abraça a causa sem fazer esforço nenhum para mudar. O lance de se desenvolver espiritualmente é difícil. Você não consegue sem abrir mão de muita coisa e se esforçar. Muita gente abraça a causa sem interpretar direito. Mas isso acontece em qualquer lugar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um boom de tendências gnósticas.