Um boom de tendências gnósticas.

Autor Mensagem
Pseudonimum
Veterano
# nov/13


Em todo canto, zen budismo, ahayuasca, xamanismo, amor, espiritualidade, viver no aqui e agora, mente e corpo são uma só coisa, yoga, meditação, medicina oriental, misticismo, sendo que sempre vem umas três dessas coisas no pacote.

Acho massa, mas ainda não sei bem o que pensar. É só aqui que isso tá rolando?

Dissertem.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


São caminhos bem mais honestos do que as mentiras católicas e ramificações.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Acho sintoma de preguiça, nego lê aquele livrinho "Espírito do Zen" e acha que encontrou todas as respostas pra todos os problemas da vida. Difícil você achar um "zen" que já tenha lido pelo menos o Sutra do Huineng (que é um livro chatíssimo), todos seguindo uma caricatura.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


whatever.

_Excelion
Veterano
# nov/13
· votar


meu panteão de deuses inclui:

wagner, bach, marx, tchaikovsky, hendrix, dosto, foucault e camus

Pseudonimum
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire
Ué, da mesma forma que grande parte dos cristãos são cristãos por preguiça, comodismo, influência dos pais e comunidade. Não é isso que diz se o cristianismo "dá conta" ou não. Tem muita gente levando e estudando a sério essas paradas aí.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Pseudonimum
Ué, nunca disse que a preguiça tem um único sintoma, a debandada do catolicismo para outras denominações também é, em geral, um sinal de preguiça. Nego lê um livro-propaganda editado com dinheiro do PCB na década de 70 e sai acreditando em inquisição genocida, Papa de Hitler, essas merdas.
Tem muita gente levando e estudando a sério essas paradas aí.

Claro que tem, só é difícil de achar.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Pseudonimum
não sei bem o que pensar

nao tem nada para pensar, ou funciona ou não. Ou te pertence ou não. Muitas dessas correntes que você descreveu nem precisam de fé em qualquer transcendência, são coisas práticas.

mente e corpo são uma só coisa

eu não diria que é isso, é só que a fronteira entre os dois é meio nebulosa

Roger bastide explicou bem a crise em o "sagrado selvagem". A questão é que muitas pessoas buscam a experiência religiosa por conta própria, e não mais pelas instituições. Buscam uma experiência fora das instituições, um sagrado selvagem, para além de toda regra (mesmo o xamanismo e as sociedades tradicionais procuram esse controle através de rituais, pois o sagrado é potencialmente explosivo para a coesão social)

brunohardrocker
Veterano
# nov/13
· votar


itt: é diferente da maioria, logo é sinonimo de empenho pessoal na busca pela verdade.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


A questão é que muitas pessoas buscam a experiência religiosa por conta própria, e não mais pelas instituições. Buscam uma experiência fora das instituições, um sagrado selvagem, para além de toda regra

Parece digno e nem um pouco fácil.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


Está para aparecer ainda no mundo coisas mais chatas, e duvidosas, do que cristianismo, judaísmo, islamismo, catolicismo e etc...

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13
· votar


sou praticante de zen budismo há um ano. até hoje nunca achei pessoalmente ninguém que também fosse.

na real tem uma mina que estuda comigo que se diz praticante de zen, mas ela é tipo católica e recebe umas "aulas de meditação" por e-mail de um "professor". pff

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


Black Fire

mimimi

até parece que é preciso ler livros chatos pra aprender sobre zen budismo.

edit - foi uma piada né? .-.

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/13
· votar


"amigo, você não é budista, só está desempregado"

bf kibando ronald rios

Bizet
Veterano
# nov/13
· votar


Eu acho tranks a parte do zen budismo. A merda é quando começam as orientalices hippies, principalmente as de "medicina" chinesa. O que é interessante é que aparentemente o público feminino cai mais nessas doidices que o masculino :S

E mente e corpo serem uma coisa só, seu problema é com quem diz que a mente cura o corpo ou coisas assim, né? Porque dualismo é tosco.

Antoine Roquentin
até parece que é preciso ler livros chatos pra aprender sobre zen budismo.
edit - foi uma piada né? .-.

Em se tratando de "precisar" de livros chatos pra saber X, o bf nunca tá fazendo piada, cara.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Antoine Roquentin


até parece que é preciso ler livros chatos pra aprender sobre zen budismo.


Não, é só você ler o "Espírito do Zen" ou coisas do tipo (duvido que algum autor ocidental já tenha escrito algo de relevante a respeito), começar a praticar uma caricatura que te de uma muleta moral pra continuar sendo vida loka, sem nunca ter uma experiência espiritual verdadeiramente relevante. POr isso disse que é um sintoma de preguiça.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar



Em se tratando de "precisar" de livros chatos pra saber X, o bf nunca tá fazendo piada, cara.


Eu não entendo como alguém pode ter alguma convicção sobre um assunto que nunca estudou de verdade.

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


Black Fire

Thich Nhat Hanh e D.T. Suzuki são orientais e não são densos ou pesados, não é isso que faz o livro ser bom.
mas realmente tem muito escritor ocidental sobre o assunto que é meio "zen for dummies", mas muita gente precisa começar por livros como esse, às vezes consegue-se absorver muito mais do que lendo um livro chato, que é o que realmente importa.
se a pessoa é zen ou não, who fucking cares?

e ainda, um livro é só uma canoa que te ajuda a atravessar um rio.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Antoine Roquentin
Viu, o sujeito lê esses zen for dumies e sai com papos como "um livro é só uma canoa que te ajuda a atravessar um rio., achando que isso é muito profundo. Quais livros do Suzuki você já leu? Por que existe o Suzuki vendedor de livro de auto-ajuda e o Suzuki acadêmico. O outro aí até onde eu conheço não passa de um auto-ajudeiro, estilo aquele Taizan Maezumi, que fazia palestras pra comer as discípulas.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Mas, de qualquer forma, a questão da preguiça vai além do ler ou não os livros fundamentais da própria crença/falta-de-crença/prática, ou seja lá como o maluco queira chamar, tem também o fato de praticamente não existir crítica no ocidente a essas coisas, dificilmente o sujeito tem que lidar com a dúvida que um cristão, muçulmano, judeu, macumbeiro e por aí vai cada vez que se levanta um argumento contrário a sua crença.

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13
· votar


Black Fire

huahuahuahua
o único ocidental que eu li é o steve hagen, cujo tipo de escrita não tem caralhos a ver com o watts ou movimento beatnik.
eu tenho uma edição do introdução ao zen budismo, herdado, não consegui achar nenhum outro dele, a não ser no dojo que frequentava de vez em quando, só que mudei de estado, mas é claro que você vai dizer que o Essays in Zen Buddhism é o único que presta. você já leu o que?
T. N. H. não é todo auto-ajuda, mas tem um tanto disso, é saber escolher o que presta.

espiritualidade é mais prática do que teórica, ler mil livros e não aplicar o que se aprendeu em 10 não leva a lugar algum.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Antoine Roquentin
Tenho uma edição de Essays, em espanhol, acho muito chato. Só por curiosidade, você já leu o sutra do Huineng?


espiritualidade é mais prática do que teórica, ler mil livros e não aplicar o que se aprendeu em 10 não leva a lugar algum.


Concordo, mas pior ainda é sair praticando uma caricatura de alguma coisa que conhece por ouvir falar.

Antoine Roquentin
Membro
# nov/13 · Editado por: Antoine Roquentin
· votar


Black Fire

não.
acho tosco, mas não ligo muito. mas eu acho incômodo se dizer zen-budista por conta do pseudoconhecimento que as pessoas têm sobre o assunto, então digo que pratico o zen e espero que me peçam pra explicar.

-Dan
Veterano
# nov/13
· votar


Eu conheço alguns budistas, que praticam o zazen por horas (ao menos é o que dizem). A crítica a eles não rende pois, pelo que vejo neles, eles não parecem dispostos a discutir muita coisa, ou convencer alguem de algo, ou demonstrar como é sólido, quantos livros leram e etc.

Mas budismo é uma coisa e práticas espirituais cool descoladas outra completamente diferente mesmo.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


Antoine Roquentin
Quod erat demonstrandum.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


A crítica a eles não rende pois, pelo que vejo neles, eles não parecem dispostos a discutir muita coisa, ou convencer alguem de algo, ou demonstrar como é sólido, quantos livros leram e etc.

Os judeus também não praticam proselitismo, mas a teologia judaica é criticada o tempo todo, você não precisa entrar em uma discussão pra ter que lidar com dúvidas levantadas por terceiros. E eu não consigo lembrar de nenhuma obra que tenha levantado algum tipo de dúvida sobre a prática budista.

landlord
Veterano
# nov/13
· votar


E não há criticas porque? Conspiração contra o ocidente?

-Dan
Veterano
# nov/13
· votar


Black Fire

Minha parca experiencia no assunto é com os praticantes que eu citei, de forma que não sou conhecedor profundo da doutrina, pois nunca li livro algum sobre o assunto (e nem pretendo).

Se a doutrina for reflexo dos conhecidos que falo, vejo um grupo de pessoas praticando uma certa não-ambição, um desprendimento material, que não me soa agressivo a ponto de eu sentir vontade de por em cheque ou até mesmo discutir. Talvez por isso não existem muitas criticas.

Enfim, vocês que estudam de forma profunda esses temas que podem falar melhor sobre isso.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


landlord
Acredito que porque ninguém ache que é relevante a ponto de se escrever uma obra se opondo as maluquices desse pessoal.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/13
· votar


-Dan
Pois é, não sei se pelo fato de ninguém se sentir ameaçado, ou ninguém achar relevante, ou seja lá o motivo que for, mas o fato é que praticamente não existe literatura crítica, o que colabora muito com o fator preguiça.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um boom de tendências gnósticas.