Psiquiatra diz que a medicina transformou comportamentos normais em doença

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13


    A "caixa da normalidade" está cada vez menor e a culpa é do excesso de diagnósticos de doenças mentais, diz o psiquiatra americano Dale Archer, autor do best-seller "Better than Normal", recém-lançado no Brasil com o título "Quem Disse que É Bom Ser Normal?" (Sextante, 224 págs., R$ 24,90).

    Archer, 57, é psiquiatra clínico desde 1987 e fundou um instituto de neuropsiquiatria em Lake Charles, Louisiana (EUA). Em 2008, ele notou que havia algo errado com os seus pacientes: a maioria dizia ter um transtorno mental e precisar de remédios --só que eles não tinham nada.

    'É mais cômodo dar remédio do que fazer terapia', diz mãe

    "Estamos 'patologizando' comportamentos normais. E isso não é só culpa da psiquiatria", disse Archer, à Folha, por telefone.

    Um quarto dos adultos americanos têm uma ou mais doenças mentais diagnosticadas, segundo o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA. "Isso está errado. Há uma gama de comportamentos que não são doença."

    Matéria completa, a quem interessar: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/11/1366864-psiquiat ra-diz-que-a-medicina-transformou-comportamentos-normais-em-doenca.sht ml

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    "Em um ativismo "pró-normalidade", Archer descreve oito traços de personalidade comumente ligados a transtornos, como ansiedade, e afirma que não há nada errado com essas características, a não ser que sejam muito exacerbadas.

    "O remédio tem que ser o último recurso, e não é o que eu vejo. As pessoas entram em um consultório e saem com uma receita médica. A psicoterapia é subestimada."

    De outubro de 2012 a setembro de 2013, o mercado de antidepressivos e estabilizadores de humor movimentou mais de R$ 2 bilhões no Brasil, segundo dados da consultoria IMS Health. Nos últimos cinco anos, o número de unidades vendidas desses remédios cresceu 61%.

    Para Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, os diagnósticos aumentaram, sim, mas da mesma forma como aumentou os de outras doenças, de diabetes a câncer. "Isso é resultado da evolução da medicina e da facilidade de acesso."

    O mesmo pensa o psiquiatra Fabio Barbirato, da Santa Casa do Rio de Janeiro. "Também aumentou o número de prescrições de insulina e anti-hipertensivo. Isso ninguém questiona. Mas quando se fala de mente, da psique, todos têm uma opinião", afirma.

    Segundo Silva, o problema é o subdiagnóstico. Para ele, há mais deprimidos sem tratamento do que pessoas sem depressão sendo tratadas.

    Barbirato dá como exemplo o TDAH (transtorno do deficit de atenção e hiperatividade). "O número de crianças com prescrição de remédios não chega a 1,5% no Brasil, e a estimativa mais baixa de presença de TDAH no país é de 1,9%. Há crianças sem tratamento."

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/11/1366864-psiquiat ra-diz-que-a-medicina-transformou-comportamentos-normais-em-doenca.sht ml

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Infografico interessante:

    http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/11/78698-normal-ou-anor mal.shtml

    Simonhead
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    'É mais cômodo dar remédio do que fazer terapia', diz mãe

    Só. Já percebi isso ai faz tempo. Tive uma pessoa na família assim e o lance era só empurrar o medicamento e que se dane o restante. Também tem o fator aceitação da doença, que em alguns casos leva mó tempão ai.

    Insufferable Bear
    Membro
    # nov/13
    · votar


    o problema é o subdiagnóstico.
    excesso de diagnósticos de doenças mentais

    Acho que o problema é os dois, ao mesmo tempo. Com certeza tem muitos pais querendo dar remédio para suas crianças pararem de agir como crianças (irritantes e agitadas), mas do outro lado temos gente com depressão que não consegue ou não pode procurar ajuda.

    Não vejo contradição em concordar com o Archer e o Silva não.

    CindyFerrari
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    tá todo mundo ferrado

    ... até porque ninguém mais sabe o ponto de equilíbrio de nada.

    _Excelion
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    se não for patologia, não tem remédio, portanto sem lucro, logo a medicina rejeita.

    TheRover
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tudo culpa da Nova Ordem Mundial. Vocês não percebem?

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    ponto de equilíbrio

    mas isso é coisa, coisa

    mas isso é coisa

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    One More Red Nightmare

    ... de gente morna?

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    TheRover
    Tudo culpa da Nova Ordem Mundial
    \m/_

    Mary Lennox
    Pitéu OT 2012
    # nov/13
    · votar


    Falei isso com meu psiquiatra quando ele quis me receitar um remedio. Ele concordou e acabou não me receitando, e continuei vivendo minha vida "normalmente"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Psiquiatra diz que a medicina transformou comportamentos normais em doença