Você sabe dar valor para aquilo que tem?

Autor Mensagem
CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


quando você é pessimista com as coisas você se apega demais a elas, principalmente com coisas materiais que são menos importantes ainda.
sério??
sempre achei que os pessimistas fossem mais desapegados, já que "tudo vai dar errado mesmo"...

Drowned Man
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny

Cara, você é padre, teólogo ou algo assim?

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny
(daí a imensa crítica por parte do comunismo contra as religiões, em especial o cristianismo).

Paulo diz que "tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos".


tem os socialistas cristãos, que piram no minimalismo proletário

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny
Fica claro a exortação no sentido de os cristãos estarem sempre ligados às coisas futuras, que hão de vir, e não se aterem às coisas que são conquistadas aqui.

mas quando nos focamos na transcendência futura corremos o risco de viver esperando.

Sei lá, eu sou muito ansioso para isso, prefiro viver no presente (eu mesmo já vivo no futuro e sofro demais por isso)

Viciado em Guarana
Veterano
# out/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


CindyFerrari
sempre achei que os pessimistas fossem mais desapegados, já que "tudo vai dar errado mesmo"

É mentira deles. Não se deixar enganar.
Eles sempre esperam estar errados sobre isso.
Eu sei, eu já fui assim.

Mas acabam se apegando ao que tem porque não tem esperanças de conseguir outras coisas, já que esse pensamento de que "não vai dar certo" não é focado de maneira positiva.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


Viciado em Guarana

você está falando de um caso específico, não existe essa dualidade obrigatória. Eu vejo o otimismo mais como um estado de espírito que leva a resiliência, por exemplo quando você cria alguma expectativa que dá errado e volta a fazer denovo por puro otimismo.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/13
· votar


john s mill
Mas se insistir em dar com a cara no muro, não vai derruba-lo, só vai se machucar ainda mais até perder a fé.
Esse tipo de determinação é coisa encontrada somente em mangá.

É necessário equilíbrio para ponderar as coisas e dar o seu devido valor.
Você não pode supervalorizar e nem desvalorizar, mas deve estar preparado para desapegar quando perder.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


Viciado em Guarana

você não precisa fazer sempre da mesma forma, óbvio que é importante aprender com seus erros, mas não adianta ir para o outro extremo.

Insufferable Bear
Membro
# out/13
· votar


Dar valor é sinal de apego.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


Drowned Man
Cara, você é padre, teólogo ou algo assim?


Algo assim.

sallqantay
tem os socialistas cristãos

Esses corroboram com a Teologia da Libertação, que surgiu no contexto latino-americano nas décadas de 60 e 70.

Essa abordagem teológica é voltada para a causa dos pobres e oprimidos; os pobres ocupam uma posição de especial importância na interpretação da fé.

A hermenêutica bíblica foi impactada por esse movimento, pelo fato de as Escrituras passarem a serem lidas como uma narrativa de libertação. Desde a libertação de Israel da escravidão no Egito até a proclamação do Evangelho por Jesus aos pobres e marginalizados, tudo leva à reflexão crítica sobre a verdadeira prática cristã.

É de um dos autores adeptos desse movimento uma das frases que mais me chamaram a atenção:

"A teologia tem que parar de explicar o mundo e começar a transformá-lo" (José Miguéz Bonino)

Enfim, muitos teólogo ocidentais criticaram essa abordagem teológica, vendo-a como uma terrível aliança entre cristianismo e marxismo.

Os teólogos da libertação defenderam seu apelo à Marx com base em dois grandes motivos: Primeiro, que o marxismo é visto como "instrumento de análise social", que possibilita chegar a uma noção quanto à natureza atual da sociedade latino-americana e quanto aos meios, pelos quais a horrível situação dos necessitados possa ser solucionada. Segundo, Marx fornece um programa político, por meio do qual se possa desmantelar o atual sistema de injustiça social, criando-se uma sociedade mais igualitária.

Fonte: Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica - Alister Mcgrath.


mas quando nos focamos na transcendência futura corremos o risco de viver esperando.

Sei lá, eu sou muito ansioso para isso, prefiro viver no presente (eu mesmo já vivo no futuro e sofro demais por isso)


Cara, a vida cristã é baseada nas coisas que não se veem; é uma vida de espera; a igreja - nesse exato momento - está aguardando, esperando a volta de Cristo. Nem por isso deixaremos de viver o presente, o agora; entretanto o "agora" do cristão é: "ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão." Marcos 16:15-18

Paulo alerta aos cristãos quanto ao viver preso às coisas deste mundo: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." 1 Coríntios 15:19

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny

o marxismo é visto como "instrumento de análise social"

correto

Segundo, Marx fornece um programa político, por meio do qual se possa desmantelar o atual sistema de injustiça social, criando-se uma sociedade mais igualitária.

falso. A proposta política de Marx vai contra a sua própria análise (que é uma crítica radical e nao afirmativa do capitalismo). Simplesmente é impossível saber o que está para além da revolução, pois essa é um salto na história que indetermina o sistema (negação da negação em lógica dialética)

Cara, a vida cristã é baseada nas coisas que não se veem; é uma vida de espera

não concordo com essa transcendência e acho que ela é desnecessária. Vejo o rolê de Jesus como uma parada prática de compaixão e amor ao próximo, sem os quais não iremos a lugar nenhum, estaremos sempre vagando no deserto

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


sallqantay

Vejo o rolê de Jesus como uma parada prática de compaixão e amor ao próximo

Uma coisa não exclui a outra; você está correto em afirmar que a proposta de Cristo é uma vida de compaixão e amor para com o próximo; Paulo chega a afirmar que "toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gl 5:14); mas também é uma vida de esperança pelas coisas futuras.

"Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:14

"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." 2 Timóteo 4:7-8

"As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam." 1 Coríntios 2:9

"Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho." Colossenses 1:4-5

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo." 1 Pedro 1:3-5

"Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." 1 Pedro 1:8-9

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." Apocalipse 22:12

Simonhead
Veterano
# out/13
· votar


Você sabe dar valor para aquilo que tem? ...valor metafísico, no sentindo de sentir-se contente com a situação atual e de preferência de dar feedbacks positivos (não necessariamente verbais) quando tratar-se de pessoas.

Hummm, eu creio que sim. Não sou mal agradecido, certeza disso.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Gianyny
também é uma vida de esperança pelas coisas futuras.

acredito nisso, mas posto no mundo presente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você sabe dar valor para aquilo que tem?