Você sabe dar valor para aquilo que tem?

Autor Mensagem
john s mill
Membro
# out/13


seja para relacionamentos, familiares, objetos, profissão e tudo aquilo que o cerca e faz/fez de você o que é hoje.

_Excelion
Veterano
# out/13
· votar


valor de uso, valor de troca ou simplesmente valor?

john s mill
Membro
# out/13
· votar


_Excelion

valor metafísico, no sentindo de sentir-se contente com a situação atual e de preferência de dar feedbacks positivos (não necessariamente verbais) quando tratar-se de pessoas.

CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


relacionamentos
só valorizo quando sinto que a parada é recíproca

familiares
pai, mãe, irmão e cachorra

objetos
sim pq me esforcei para comprar

profissão
atualmente nem tanto..

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


john s mill

tô na mesma que CindyFerrari

(não necessariamente verbais)

acredito que tenha que ser verbal

_Excelion
Veterano
# out/13
· votar


tudo, menos emprego.

nunca conseguirei dar valor a um emprego que eu tenha, a não ser que um dia me contratem como depositário de capital excedente.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


sallqantay

depende, às vezes um sorriso, um sinal de aprovação, um tapa nas costas ou um afago bastam.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


john s mill

pode ser, mas os negativos tem que ser verbais

CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


depende, às vezes um sorriso, um sinal de aprovação, um tapa nas costas ou um afago bastam.
um abraço ou beijinho na testa também
^^

brunohardrocker
Veterano
# out/13
· votar


relacionamentos

Amizade ou amorosos, por vezes valorizo mais do que deveria.

familiares

pai, mãe, sobrinhos, irmãs.

objetos, profissão e tudo aquilo que o cerca e faz/fez de você o que é hoje.

acho que dou o devido valor sim.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/13
· votar


To tentando praticar o desapego, para não surtar no futuro.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


Viciado em Guarana

cuidado com isso, just saying.

@topico

invejo vocês, tirando amigos, hoje em dia tenho dificuldade para valorizar todos os itens exceto familiares.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/13
· votar


john s mill
Cuidado é com essas coisas ao que você é apegado ou quer se apegar.
Um dia o teu castelo de areia desaba.

CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


john s mill
tá down na high society??

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


john s mill

Até o emprego?! Se você é quem eu estou pensando, seu emprego é ótimo (é relacionando à T.I); e salvo engano - se você realmente é quem eu estou pensando - há pouco tempo você estava noivo; já desanimou?

Desconsidere tudo se não se identificar com as características acima.

brunohardrocker
Veterano
# out/13
· votar


Viciado em Guarana
praticar o desapego

No meio do caminho você acaba por tropeçar em coisas que você não controla dessa maneira.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


Viciado em Guarana

deixar de criar expectativas e tratar tudo com foda-se não vai te deixar mais feliz.

só mais misógino, apático e boçal

brunohardrocker
Veterano
# out/13
· votar


john s mill
deixar de criar expectativas e tratar tudo com foda-se não vai te deixar mais feliz.
só mais misógino, apático e boçal

Isso eu queria dizer para algumas pessoas que conheço, bem resumido.
Esse tipo de atitude denuncia o quanto a pessoa não está em paz por dentro. Tem algo que incomoda mas não tira isso de si. Vive em negação.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


Gianyny

sim, sou eu mesmo.

o noivado já terminou faz um bom tempo, mas isso não me deixa triste, foi consequência de foco excessivo em trabalho/estudo na época, acontece. ainda mantenho um bom relacionamento com ela. na verdade hoje eu tenho consciência de que foi melhor assim.

é, eu tenho um bom emprego na área de TI sim, mas não ando muito contente com ele. tenho problemas com escritório e de trabalhar para os outros, na verdade acho que já cansei, talvez seja reflexo disso que eu falei sobre não saber dar valor.

CindyFerrari

troubles in paradise

CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


john s mill
na verdade acho que já cansei, talvez seja reflexo disso que eu falei sobre não saber dar valor.
tô nessa mesma vibe aí..

troubles in paradise
=/

Drowned Man
Veterano
# out/13
· votar


relacionamentos, familiares, objetos, profissão

1 - Depende;

2 - somente os mais próximos, os outros recebem a mesma postura do número 1;

3 - De certo modo pelo esforço ($$$) utilizado. Mas se perder/roubarem/quebrar, não morro por isso.

4 - Mais ou menos

CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


Drowned Man
4 - Mais ou menos
mais pra mais ou mais pra menos?

john s mill
Membro
# out/13
· votar


brunohardrocker

acho que depois de se decepcionar algumas vezes é até um caminho natural, e ele funciona por um tempo, mas depois você enoja e acha tudo mecânico e sem graça, você simplesmente passou pela vida por um atalho ancorado na covardia frente ao sofrimento.

Gianyny
Veterano
# out/13 · Editado por: Gianyny
· votar


john s mill

Foi banido?

Realmente é complicado; lamento pelo noivado e te desejo boa sorte em um futuro relacionamento.

É intrínseco do ser humano não estar satisfeito com tudo; sou formado em T.I e trabalho em uma área totalmente diferente; você está na área e não está contente.

Um amigo que formou comigo consegui um emprego de programador na capital, emprego dos sonhos, desenvolvimento de software, tudo que todos os formandos almejavam; depois de menos de dois anos trabalhando ele largou tudo, voltou para o interior, montou uma empresa de desenvolvimento e está trabalhando com isso agora; conversei com ele há pouco tempo e ele disse que já está tudo muito difícil, que não valorizam o trabalho dele, enfim.

Na minha visão cristã de ver o mundo, não posso e não tenho do que reclamar; o cristianismo não dá ênfase às solicitudes materialistas do mundo em que vivemos (daí a imensa crítica por parte do comunismo contra as religiões, em especial o cristianismo).

Paulo diz que "tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos".

Drowned Man
Veterano
# out/13
· votar


CindyFerrari
mais pra mais ou mais pra menos?

Sem boas perspectivas de crescimento para o médio prazo.

john s mill
Membro
# out/13
· votar


Gianyny

não, só tinha cancelado o cadastro mesmo e voltei.

"tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos"

eu tenho sentimentos conflitantes em relação a essa frase, por um lado penso que seria muito bom conviver de forma que isto bastasse para viver feliz, na verdade até já fizeram uma pesquisa estatística sobre felicidade (o que obviamente, é subjetivo, mas ainda é válido) e chegaram a conclusão de que as pessoas bem de vida eram tão felizes quanto tribos indígenas no meio do mundo que só dispunham de tais coisas (vestimentas e alimentos).

agora no momento em que você convive e conhece outras coisas do mundo moderno, é difícil conseguir simplesmente ignorá-las. e também existe a questão da ambição, ela é boa e ruim ao mesmo tempo.

boa porque faz você de certa forma melhorar em termos de conhecimentos, habilidades e outros para alcançar aquilo que quer, e ruim porque é uma corrida eterna e você está muitas vezes trocando pelo seu bem mais precioso, o tempo.

CindyFerrari
Veterano
# out/13
· votar


agora no momento em que você convive e conhece outras coisas do mundo moderno, é difícil conseguir simplesmente ignorá-las. e também existe a questão da ambição, ela é boa e ruim ao mesmo tempo.

boa porque faz você de certa forma melhorar em termos de conhecimentos, habilidades e outros para alcançar aquilo que quer, e ruim porque é uma corrida eterna e você está muitas vezes trocando pelo seu bem mais precioso, o tempo.


concordo totalmente!

landlord
Veterano
# out/13
· votar


john s mill
agora no momento em que você convive e conhece outras coisas do mundo moderno

Acho que esse é o problema... como dizem por ai, a ignorância é uma benção.

Gianyny
Veterano
# out/13
· votar


john s mill

É bem complicado tentar explicar essa noção de mundo que o cristianismo apregoa; existem N passagens nas Escrituras que exortam os cristãos a não se aterem ao materialismo terrestre; Paulo diz em Colossenses 3:
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus."

Fica claro a exortação no sentido de os cristãos estarem sempre ligados às coisas futuras, que hão de vir, e não se aterem às coisas que são conquistadas aqui.

É complicado tentar te explicar isso; Cristo disse para não ajuntarmos tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, mas ajuntarmos tesouros no céu,onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam, após isso ele diz uma frase muito interessante: "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Enfim, cristianismo é isso; é servidão, é o partir do pão, é a ajuda mútua; o próprio Cristo disse que o Evangelho foi revelado aos pobres; a Teologia da Libertação, que surgiu na América Latina, trata muito bem isso.

Há um exemplo bem interessante nas Escrituras de um servo de Deus que foi olhar para a prosperidade das outras pessoas e quase se perdeu; foi o salmista Asafe:

"Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outros homens, nem são afligidos como outros homens. Por isso a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de adorno.
Os olhos deles estão inchados de gordura; eles têm mais do que o coração podia desejar.
São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Põem as suas bocas contra os céus, e as suas línguas andam pela terra. Por isso o povo dele volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E eles dizem: Como o sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência.
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.
Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles."
Salmos 73:1-20

Viciado em Guarana
Veterano
# out/13
· votar


brunohardrocker
john s mill
Não vejo o desapego como deixar de criar expectativas, vejo como não se importar a ponto de se abater se suas expectativas fracassarem.

O sujeito que tenta não esperar nada da vida realmente não está em paz, pois está mentindo consigo mesmo. É impossível não criar expectativas com alguma coisa na vida.

Para praticar o desapego deve-se levar a vida com otimismo e é aí que está a parte mais difícil: Não existe "plano B" pra tudo.
É difícil ser otimista com as coisas a ponto de não se apegar com aquilo que você já tem, pois é difícil acreditar que você terá como substituir a perda daquilo que você possui.
E não adianta mentir para si mesmo, senão você se apega na sua mentira, e se apegar em mentiras é a receita da infelicidade.

Mas vendo também pelo outro lado, quando você é pessimista com as coisas você se apega demais a elas, principalmente com coisas materiais que são menos importantes ainda.

Eu estou tentando ser otimista para então poder desapegar naturalmente, mas ainda existem muitas dúvidas que devem ser saciadas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você sabe dar valor para aquilo que tem?