Voto obrigatório pode estar com os dias contados

    Autor Mensagem
    brunohardrocker
    Veterano
    # out/13


    O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) apresentou na Câmara Federal, nesta quarta-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição n° 328/13 que torna facultativo o voto para todos os eleitores maiores de 16 anos.

    Pela lei atual, 138 milhões de brasileiros são obrigados a votar, à exceção dos maiores de 70 anos e menores de 18 anos. A legislação prevê também que, após três pleitos sem comparecer às urnas ou se justificar, o título será cancelado. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral fica proibido de fazer concurso público, de tirar passaporte e de pegar empréstimos em bancos públicos, entre outras sanções.


    “O brasileiro precisa ter a liberdade de decidir se quer ou não votar”, sustentou o parlamentar. Nilson Leitão lembrou ainda que entre mais de 200 países, apenas 24 ainda adotam o voto obrigatório.


    Opção
    Ao defender a sua iniciativa, Nilson Leitão lembrou que a Constituição de 1988 estabeleceu os princípios da liberdade de opção como condição ao fortalecimento da democracia.


    “Adotar a liberdade de votar ou não é um grande avanço para um país que busca se modernizar e consolidar a sua democracia”, reforçou Nilson Leitão.


    O deputado defendeu, finalmente, que se o eleitor não quer votar, ele não deve ser punido. “É uma decisão pessoal. É da democracia”, insistiu.

    Fonte: http://cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=321974&codDep=11

    GuitarHouse
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Esse cara quer é aparecer.

    Já existem várias PECs sobre o assunto. Estão analisando uma idêntica, a PEC 55/2012.

    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=108 650


    Tá faltando serviço lá, né.

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Como uma ação dessas influenciaria no processo de seleção de cargos públicos? Extinção da necessidade de estar em dia com os "compromissos eleitorais", ou poderiam ser filhos da p* o suficiente pra manter uma exigência deste tipo?

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Não vão aprovar, infelizmente

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ch4p0L1N

    Penso que o fim do voto obrigatório não é bom, não! Se assim for aprovado que irá às urnas serão os menos preparados para delegar mandatos, ou seja, os menos esclarecimentos e que fazem parte de uma classe que vota em troca de algo pessoal.

    Snakepit
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    ^^
    Exatamente o que eu iria falar.

    Sou contra o voto obrigatorio, mas não acho que agora seja o momento ideal para implantar o voto facultativo no Brasil.

    Essa medida favoreceria, e muito, medidas populistas e sem planejamento para convencer as pessoas a votarem.

    Rock With Salad
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Acho no mínimo ridículo que exista uma lei que obrigue o cidadão a exercer seu direito.
    Ao meu ver, ter o voto facultativo reduziria o número de eleitores que votam apenas pelo dever, dando mais força para aqueles com uma verdadeira intenção política.
    Claro que também há pontos negativos, mas ainda penso que o resultado seria beneficente...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pedro_Borges
    Se assim for aprovado que irá às urnas serão os menos preparados para delegar mandatos, ou seja, os menos esclarecimentos e que fazem parte de uma classe que vota em troca de algo pessoal.

    Snakepit
    Essa medida favoreceria, e muito, medidas populistas e sem planejamento para convencer as pessoas a votarem.


    Ééééé... então... o que acontece hoje em dia na eleições mesmo?

    Desculpa, mas se o voto obrigatório era para impedir ou DIMINUIR isso aê, vocês fracassaram miseravelmente.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tivemos um presidente populista por dois mandatos, com o povo elegendo um terceiro do mesmo partido por causa do cara!

    Tomem vergonha na cara! Voto obrigatório nunca foi ferramenta para combater o populismo.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Viciado em Guarana

    Filho, o que tá ruim fica pior. É isso que estou tentando mostrar. Se o voto não for obrigatório só vota as classes C e D e aí o buraco fica mais fundo ainda.

    BokuWa
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Sou a favor, se os caras "mais esclarecidos" não forem votar, eu digo que não são tão esclarecidos assim.

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Voto obrigatório pode estar com os dias contados
    Seria perfeito.

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/13
    · votar


    Filho, o que tá ruim fica pior.
    Como você pode ter tanta certeza disso?

    Já que estamos nesse estado, o que temos a perder com isso? Aliás, pelo menos ganharíamos uma liberdade a mais. Acho que não tem como a média da qualidade dos políticos atualmente despencar tanto para que isso não valesse a pena.
    Mas obviamente não é só tirar isso da lei, temos que parar de enfiar a idéia de que você deve votar de qualquer jeito na cabeça das pessoas...

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Insufferable Bear

    Existe um velho ditado. Nada é tão ruim que não possa ser piorado. Isso equivale a dizer que se eleger um ricaço ele vai roubar menos porque já tem muito dinheiro, quando temos visto que essa máxima não é verdadeira.

    O que tem que mudar é a forma como são apresentados os candidatos. Como está nos são apresentados um porco, um cachorro e um burro. E aí somos obrigados a eleger um dentre eles. Aliás, já elegemos um burro, que fez muita cachorrada e se comportou como um porco. Foi dose tripla.

    Agora, se a regra do voto facultativo contemplar, por exemplo, que se caso houver 50% de abstenção mais um voto, os candidatos são trocados e assim seja realizada nova eleição, aí sim isso será altamente positivo.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/13
    · votar


    o maior problema do voto facultativo é que é mais fácil de se manipular os resultados..

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tears Of Fire

    Essa também é uma das desvantagens e a manipulação seria do eleitorado mesmo e não do que foi depositado nas urnas.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Na verdade os sistemas totalitários são tiranos e a democracia está falida.

    landlord
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Olha o meu voto obrigatório

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pedro_Borges
    essa porra já existe mesmo..
    sou a favor do voto facultativo.. um tempo a mais pra gente!

    Gansinho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    BokuWa
    Sou a favor, se os caras "mais esclarecidos" não forem votar, eu digo que não são tão esclarecidos assim.

    Exatamente isso.

    Hawklord
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Esse negócio de voto tá por fora.
    #VOLTA MONARQUIA!

    amador_ssa
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Outro dia ouvi na rádio que um deputado ia fazer uma PEC, com uma mini reforma política. Não sei se é esse mesmo do tópico, não prestei atenção, mas me perguntei pq uma reforma política foi chamada de mini e o ato ilegal foi chamado de mensaLÃO. a reforma política é xoxa mas o ato é grandão, mensalão rsrsrsrs

    Como muitos eu achava que o voto facultativo seria o melhor para o Brasil, contudo ainda e talvez nunca seja o momento para isso no Brasil pela razão máxima apontada pelo Tears Of Fire (+1). Sim, os votos seriam manipulados, quem ia votar? Quem pudesse se beneficiar de alguma maneira do apoio a determinado candidato, não necessariamente o elegendo. Creiam, tem gente que é "parceiro" de um grupo, sem declarar aliança, só pelo fato de não apoiar outro grupo concorrente. Ou seja, ele não angaria voto prum cara, mas divide os votos de quem votaria em outra opção.

    "Se o voto não for obrigatório só vota as classes C e D e aí o buraco fica mais fundo ainda."

    Diria que não é só as classes mais baixas que votariam, mas todos que pensam em usar o voto e/ ou a mobilização de voto como moeda de troca, e isso inclui todas as classes sociais. Tem peixe grande, empresário de alto nivel metido em política, seja de forma declarada ou não.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # out/13
    · votar


    amador_ssa
    Como muitos eu achava que o voto facultativo seria o melhor para o Brasil,
    porque eu acho que seria melhor pro povo..
    no voto obrigatório, os candidatos manipulam mais o povo. No facultativo, como vai ser feito uma panelinha, não tanto... com mais pessoas "menos alienadas" (não se deve esquecer que apenas vai mudar a alienação), teríamos mais pessoas revoltadas.. e isso ajudaria a estabelecer uma certa ordem politica que hoje, os manifestantes, procuram...

    lembro de ter lido/ouvido sobre um sistema que acharam que seria legal por no Brasil... você votava e tinha um "recibo" de quem votou...
    resumindo: essa é a volta do voto de cabresto...]

    o sistema de votos é uma faca de 2 gumes... não se tem muita saída...

    -Dan
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pedro_Borges
    Filho, o que tá ruim fica pior. É isso que estou tentando mostrar. Se o voto não for obrigatório só vota as classes C e D e aí o buraco fica mais fundo ainda.

    Pq as classes B e A nao teriam consciência de cidadania? Elas não detém mais estudo?

    Eu pensava que aconteceria o contrário.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voto obrigatório pode estar com os dias contados