Trocar Notebook por Macbook, vale a pena em questão de desempenho?

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# ago/13 · Editado por: Ken Himura
· votar


Snakepit
Entao quer dizer que um CCE é igual a um Vaio? Interessante...
Não são iguais, mas são bem parecidos porque são os mesmos componentes. Vaio é a Apple dos PCs, muito blablablá, muito bonitinho, mas preço completamente irreal. E sempre tem quem pague.

Adler3x3
O hardware agora é igual. Os últimos 2 lançamentos do MacOs foi criticado pacas, por sinal. O makumbator até citou.

brunowebguitar
compra um Positivo!!! É a mesma coisa que um HP ou um Vaio. Pra que pagar a mais por um logo Sony se você pode ter a mesma performance de benchmark com um Positivo parcelado em 24x nas Casas Bahia??
Cara, põe uma coisa na tua cabeça: preço não quer dizer nada. Positivo hoje em dia é melhor que HP, já tem pelo menos 5 anos. A HP tomou muito no cu com a chinificação das coisas e a qualidade dos laptops só diminuiu. Com um CCE, Positivo, Lenovo e afins você perde em suporte técnico, que é o que também ajuda a diminuir o preço. Mas não quer dizer que a Sony e a Apple por terem símbolos bonitos e bom suporte valham 3x mais e sejam melhores, porque não são.

Benchmark não avalia qualidade de construção, não avalia durabilidade física nem quanto tempo você vai conseguir fazer as mesmas tarefas com a mesma performance.
Qualidade da construção? São as mesmas fábricas, mesmo padrão de construção e peças parecidas. Desempenho com a mesma performance por anos é questão de bom uso, boa configuração e boa manutenção, qualquer um que saiba manter isso vai desfrutar 100% da máquina. Qualquer empresa de tecnologia com boa manutenção vai manter suas máquinas em performance alta por anos, e não vai cair nos apelos de marketing de trocar a linha todo ano pelo mais novo computador top do mercado, que só falta fazer café. Quem cai nessa arapuca é hipster de Starbucks, como disse em outro post.

E a durabilidade de um Mac é baixa porque a Apple sempre come cus com a obsolescência programada. A menos que você não use internet com este computador e não atualize seus sistemas. Vaio a mesma merda, sendo que eu acho que a Sony entope a distribuição do Windows de lixo com aqueles programas de controle e otimização - mesma coisa que outras fabricantes, mas acho que a Sony exagera (a Samsung também).

Pra quem precisa de potência, o preço da Apple sempre foi proibitivo. Antigamente, alguns setores usavam pela estabilidade. Hoje em dia, é por vaidade.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# ago/13
· votar


Entao quer dizer que um CCE é igual a um Vaio?

Não, o preço é exorbitantemente diferente. Só.

MMJr
Veterano
# ago/13
· votar


Galera,
Tenho que que dizer que eu me divirto muito lendo os argumentos dos defensores das marcas e dos logos. Nao so na questao de computadores mas de instrumentos musicais tambem ou em qualquer outro seguimento...

No final, todos nos, somos vitimas que uma estrategia de marketing muito bem elaborada pelos favbricantes.. E no caso de computadores atuiais, 90% dos usuarios nao usam nem metade da capacidade de um computador.. Pois, essa, grande maioria usa computador apenas para internet e talvez criar e imprimir um trabalho de escola...

........................................................................................................................................

Pra que pagar a mais por um logo Sony se você pode ter a mesma performance de benchmark com um Positivo parcelado em 24x nas Casas Bahia??

Particularmente, achei esse comentario muito infeliz e um tanto quanto discriminatorio.


Valeu...

Adler3x3
Veterano
# ago/13
· votar


Ken Kimura

O hardware agora é igual. Os últimos 2 lançamentos do MacOs foi criticado pacas, por sinal.

Sim já faz bastante tempo.
Entretanto para o hardware escolhido as configurações do sistema operacional são mais otimizadas, e muitas os drives são melhores.

O que pode estar acontecendo com a queda de qualidade nos produtos Apple é o fator China.

RafaelValeira
Veterano
# ago/13
· votar


Ch4p0L1N
qnd fui comprar meu macbook pro fiquei com esse pensamento e gastei mais pra pegar um com 512gb de SSD em vez de 256gb, resultado: não usei nem 100gb até agora


Pois é, mas no exemplo do cara ele precisaria de mais. 90Gb de programas + SO, vai dar mais de 100Gb. Aí teria só uns 25Gb livres. Não dá pra muita coisa.

Em casa eu tenho um SSD de 256Gb que dá conta. Além de uns HDs pra backup...

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
Drowned Man
Estão completamente errados quanto à obsolência. Aqui no trabalho tem desenvolvedor com MacBook de 2008/2009 usando tranquilamente.

iPhone também é um exemplo. Tem gente feliz com seu 3GS (2009) e atualizado.

Uma coisa é o cara que quer comprar tudo que sai de novo, outra é ficar tranquilo com seu aparelho.

landlord
Quem conhece de TI vai sempre te indicar um PC ou Android

Só que não. Já foi em algum evento de desenvolvimento? E os próprios desenvolvedores do Google?

http://imageshack.us/a/img338/4664/macbookprousersatgoogle.jpg

http://9to5google.files.wordpress.com/2011/05/macbook-pro-users-at-goo gle-io-2011-image-005.jpg

landlord
Veterano
# ago/13
· votar


DarkMakerX

Sei lá, como leigo que sou, sempre que pergunto alguma coisa para os entendidos da área eles falam mal de mac... mas é uma generalização, obviamente que nem todo mundo é assim.

A questão é que as pessoas não entendem o que leva alguém a comprar alguma coisa e acham que tudo se resume ao preço e características técnicas.
Interação, experiência de consumo e design são poucos exemplos do que pode complementar uma compra, e não é apenas uma futilidade.
Se não fosse isso até hoje estaríamos comprando umas caixas pretas enormes rodando DOS...

makumbator
Moderador
# ago/13 · Editado por: makumbator
· votar


Adler3x3
O que pode estar acontecendo com a queda de qualidade nos produtos Apple é o fator China.

Mas tem a queda de qualidade do software também! E aí não podem culpar os chineses. O Lion e Moutain Lion são em geral piores que o Snow Leopard e Leopard.

É um pouco injusto comparar qualquer sistema operacional da Apple depois do Snow Leopard, pois ele é de longe o que eles fizeram de melhor, mas a qualidade está caindo.

Um outro exemplo é o Apple final cut X, que na última versão virou um brinquedo, e deixou de ser uma ferramenta profissional como antes. Vários profissionais tiveram que ficar na versão anterior ou simplesmente mudar para outro. O fabricante voltou atrás e passou a remendar o software com updates (7 ao longo de dois anos), tentando reduzir o estrago, além de devolverem o dinheiro de quem comprou e não gostou (o que é raro no mundo de software).

http://appleinsider.com/articles/11/06/22/final_cut_pro_x_draws_mixed_ reactions_from_users_professionals

http://www.businessinsider.com/final-cut-pro-x-refund-2011-6

Parece que eles estão cada vez mais se concentrando no consumidor médio e perdendo a faixa profissional (que foi durante muito tempo o orgulho da marca).

RafaelValeira

Pois é, mas no exemplo do cara ele precisaria de mais. 90Gb de programas + SO, vai dar mais de 100Gb. Aí teria só uns 25Gb livres. Não dá pra muita coisa.

O ideal é ter mais discos. Um SSD para o sistema e principais programas e outro (ou outros) normais ou mesmo híbridos. Nesse caso você pode ter a conveniência e rapidez dos SSD e ainda contando com grande espaço dos HDs comuns para arquivos e instalação de programas menos importantes (ou menos exigentes à máquina).

É o caminho que escolhi. Fica menos caro e igualmente bom.

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


landlord
O problema é que apareceu uma marca forte contra a Apple: o Google.
Daí ficou meio que, se você gosta de Android tem que odiar a Apple, o iPhone e o MacBook.

Mas a maioria nunca usou para realmente saber comparar.

É a mesma coisa que eu reclamar que quem vai no McDonalds é babaca porque tem lanche de rua bem mais barato.

Will Bejar
Veterano
# ago/13
· votar


MacbookSó se vier no McLanche Feliz... tu dum pishhhh

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


O problema é que como qualquer produto, existe uma parcela que se gaba de ter o produto em questão e menospreza que não tem.

Agora que existem opções que também são excelentes, a pessoa fica na obrigação de também menosprezar, às vezes sem nem usar de verdade.

Não precisa diminuir o produto do outro para que o seu seja melhor.

Drowned Man
Veterano
# ago/13
· votar


makumbator
Um outro exemplo é o Apple final cut X, que na última versão virou um brinquedo, e deixou de ser uma ferramenta profissional como antes. Vários profissionais tiveram que ficar na versão anterior ou simplesmente mudar para outro. O fabricante voltou atrás e passou a remendar o software com updates (7 ao longo de dois anos), tentando reduzir o estrago, além de devolverem o dinheiro de quem comprou e não gostou (o que é raro no mundo de software).

http://appleinsider.com/articles/11/06/22/final_cut_pro_x_draws_mixed_ reactions_from_users_professionals

http://www.businessinsider.com/final-cut-pro-x-refund-2011-6

Parece que eles estão cada vez mais se concentrando no consumidor médio e perdendo a faixa profissional (que foi durante muito tempo o orgulho da marca).



Saindo do nicho e ganhando o mundo. Dou razão pra eles até, mas não compensa pra uso profissional se a pessoa considera somente a força bruta sem considerar o design da máquina.

A sacanagem que fizeram com o Final Cut foi a pior merda que fizeram. Aí vem a adobe e inventa de fazer esse Creative Cloud. O mundo do software tá indo pra um caminho escroto. Não compro.

TG Aoshi
Veterano
# ago/13
· votar


Nego toma os extremos como referência, ainda junta low-end com high, smartphone com desktop, com notebook, e depois começa a defender como se não houvesse amanhã... Perde todo o sentido...

Anyway, dá pra falar mal de várias coisas da Apple, mas uma que muitos criticaram aí e que no entanto tá muito longe de ser verdade é a "obsolência".

Meu iPhone4 vai fazer 3 anos e tá firme, forte e atualizado. Não pretendo trocar até o final do ano que vem, e quando o fizer muito provavelmente vai ser mais por nerdismo que por necessidade.

Meu iPod Classic é mais velho. Também está firme e forte. A única coisa é que nunca teve uma atualização sequer pra ele.

Ch4p0L1N
Veterano
# ago/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
PCs entram em desuso pelo desgaste e Macs pela obsolescência. Quase que na mesma proporção, visto que, se bem cuidado, um PC dura facinho facinho 2 anos sem nenhum tipo de problema. O mesmo período em que um Mac se torna completamente obsoleto.

nada a ver, tem um mac aqui no trampo que é de 2010, core 2 duo, e tá bem rápido, rodando mountain lion, em nenhum momento temos problemas com a velocidade dele. A Apple tem um número X de configurações pra se preocupar, enquanto um PC com windows pode ter infinitas variações de configurações, isso facilita muito pra apple fazer um sistema estável mesmo num computador mais antigo

FláviaTaline
Veterano
# ago/13 · Editado por: FláviaTaline
· votar


Aproveitando o tópico...
Tem como trocar o touchpad do notebook? O do meu gastou e por isso não tá funcionando direito. Será que sairia muito caro? :/

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# ago/13 · Editado por: O sacerdote dos templos de Syrinx
· votar


Ch4p0L1N
DarkMakerX
Mas vejam bem, todo exemplo que dou é baseado em uso específico. Descartem aquele usuário que compra um computador hoje com i7 pra ficar no Facebook. Daqui a 200 anos, esse mesmo i7 vai continuar servindo pra entrar no Facebook, que é a tarefa desse usuário. Disso tá cheio por aí, tanto com Macs quanto com PCs.

Por outro lado, um usuário consciente só compraria hoje (2013) um i7 se fosse trabalhar com renderização avançada de hoje, uso massivo de AutoCAD de hoje e os últimos lançamentos de games de hoje.
Daqui a 2 anos (2015), por exemplo, essa mesma configuração não vai suportar mais tranquilamente as renderizações avançadas de 2015, uso massivo das versões de AutoCAD de 2015 e, principalmente, os últimos lançamentos de games de 2015. Seja PC ou Mac, não adianta.

A vantagem do Mac está naquele primeiro caso, onde o usuário compra uma máquina com configurações além de suas necessidades e mantém essas mesmas necessidades ao longo do tempo. Porque aí a obsolescência (problema da Apple) é praticamente descartada, mas o desgaste (problema do PC), não.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# ago/13
· votar


Se bem que, como já comentaram aí em cima, a estrutura física dos Macs vem deixando a desejar cada vez mais.

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# ago/13 · Editado por: O sacerdote dos templos de Syrinx
· votar


E não tem mesmo como comparar computador com smartphone e muito menos com tocador de música.

A obsolescência de um aparelho computador é gerada a partir da obsolescência de suas aplicações. E apps não acompanham o mesmo tempo de vida de softwares (notebook e desktop). Não dá pra comparar.

Em se tratando de smartphones o iPhone realmente se mostra um aparelho superior. Em se tratando de tocador de música, nem se fala.

Mas uma coisa que os iFags não podem negar é o exorbitante abuso na prática dos preços, principalmente aqui no Brasil. Tudo bem se sua paixão te faz enxergar que vale a pena pagar a diferença, mas calculando racionalmente, a diferença de preço é muito acima da diferença de valor. O que se paga além do real valor? A marca e o status agregado a ela.

Mas isso não é coisa de outro mundo não. Pelo contrário, praticar um preço acima da real vantagem oferecida pelo produto é a coisa mais normal do mundo. Outras marcas fazem o mesmo: Sony, HP, Coca-Cola, Nike, Adidas, Converse. Você compra, além do produto, a satisfação de ser um usuário da marca. Muitas fazem isso, o negócio é que a Apple é mestre... mete a faca, gira e mete mais um pouco.

Mensonstratosx
Veterano
# ago/13
· votar


lumia 920 é superior ao iphone 5 como reprodutor de áudio, na vdd, o iphone 5 perde do lumia 920 e do xperia zqc...

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
Concordo parcialmente. Os softwares realmente são pontos de obsolência, mas mesmo assim o tempo é muito grande. Olha o Mountain Lion, que é o sistema operacional atual: http://www.apple.com/osx/specs/

Ele é compatível com Macs de 2007. Claro que não vai rodar liso como um i7 novo, mas aí é coisa do tempo mesmo, não tem como se prender e deixar de evoluir.

Não sou heavy-user, apesar de tratar alguns vídeos e sons, mas sou desenvolvedor e uso consideravelmente bem. E pra mim meu MacBook de 2011 vai continuar por muito tempo.

Desbravadorde...
Membro
# ago/13 · Editado por: Desbravadorde...
· votar


"Obrigado por todos comentários dos membros do FCC"...

Li todos, mas fica dificil responder todos kk'

A questão é...

O sistema do Apple (mac os x) ainda deve ser melhor que Windows, mas a diferença não parece ser tão gritante como uma vez já foi...

Uma coisa que foi falado mas por muitos dos comentários não foi levado em questão foi o SSD para HD...
Como dito nos comentários, o SSD é muito mais rápido que o HD, isso já faz o Macbook ter uma vantagem em relação ao meu notebook atual...

O sistema é preparado para a configuração do macbook também, e isso faz uma diferença se a pessoa não souber programar e configurar bem (no meu caso kkk').

Queria saber da diferença de velocidade de i5+SSD para i7+HD... isso que não foi levado e nem citado nos comentários...

Entendo o valor abusivo da Apple nos Macbook... mas a configuração é cara também:
- Macbook: i5 - 1,3 ghz, 128GB SSD, 4GB de memória = cerca de 4,5 mil (tela de 13,3") (com OS X Mountain Lion - Apple) (loja da Apple mais barato)
http://www.americanas.com.br/produto/113910545/macbook-air-md760bz-a-i ntel-core-i5-4gb-128gb-ssd-13-3-os-x-mountain-lion-apple
- Ultrabook samsung: i5 - 1,3 ghz, 128GB SSD, 4GB de memória - com tela de 13,3", fica na faixa de 3,5mil reais.(com windows 8)(deve ter lugares com preço melhor)
http://www.americanas.com.br/produto/112069627/ultrabook-samsung-900x3 d-ad1-com-intel-core-i5-4gb-128gb-ssd-led-13-3-windows-8

Os ultrabooks, da Sony também fica nesta faixa de preço... o SSD e por ser fino e leve, faz o preço ser alto, e não somente o nome Apple, assim como eu achava.

Um i5 renderia bem para o que eu faço, programas simples e Autocad mais pesado, como uso 90gb para levar mais tempo, um 256gb seria melhor.

Um i7+256gb SSD +4gb ram, não seria a melhor proposta para ficar uns 3 à 4 anos? Acho que macbook air não tem 8gb, ou tem?

DarkMakerX
Veterano
# ago/13
· votar


Desbravadorde...
Queria saber da diferença de velocidade de i5+SSD para i7+HD... isso que não foi levado e nem citado nos comentários...
Uma coisa é processamento e outra leitura de disco. A diferença de i5 e i7 da mesma geração é praticamente imperceptível. Isso é processamento, o tempo que um dado é computado. Já o SSD é leitura em disco. Para poder jogar algo no processador, é preciso ler da memória ram (que é mais rápida, mas menor) ou do disco. Ou seja, qualquer coisa que você abrir ou precisar ler/escrever em disco vai ser BEM mais rápido com SSD.

Acho que macbook air não tem 8gb, ou tem?
Creio que não, aí você tem que entrar na linha Pro.

Na Saraiva sempre tem umas promoções "honestas" de MacBook. Meu amigo comprou um Pro no começo do ano por 3.000.

McBonalds
Veterano
# ago/13
· votar


No caso dos supercomputadores tudo bem, mas eu não conheço ninguém que precise de um smartphone de R$ 2.000,00 pra trabalho ou estudo. Por isso eu acho que smartphone high end é supérfluo.

makumbator
Moderador
# ago/13 · Editado por: makumbator
· votar


Desbravadorde...
Uma coisa que foi falado mas por muitos dos comentários não foi levado em questão foi o SSD para HD...
Como dito nos comentários, o SSD é muito mais rápido que o HD,


Lembre-se que existem os híbridos, que possuem uma parte em estado sólido para o trabalho mais "rápido" e outra comum, no mesmo HD (o próprio disco gerencia o que fica em cada parte, no nível do usuário parece um disco "normal"). É mais rápido que um HD comum, e bem mais barato que um SSD.

A outra opção é colocar um SSD junto a outro HD comum (esse segundo bem grande, com bastante espaço). Assim você instala o sistema operacional e os programas mais exigentes, pesados e utilizados no SSD, e os demais softwares e também arquivos no HD comum.

Obviamente essas configurações valem para Mac, Linux ou windows. Pode-se fazer esses esquemas em todos eles.

O único senão dos SSD é que no caso de defeito eles podem em certos cenários parar do nada, sem aviso. Ao contrários dos HDs comuns, que em geral emitem vários sinais de problemas antes de parar totalmente, e permitem que o usuário tome providências para transferir o conteúdo antes da falha total.

Além disso aparentemente os SSD tem mais problema de corrupção de dados após falha de energia:

http://www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1279443

Outro detalhe é que por ser uma tecnologia mais recente para os discos rígidos, é preciso ter cuidado ao escolher o fabricante. Há analistas que usam inclusive o termo "mortalidade infantil" de SSD para analisar a taxa de "morte" súbitas após alguns meses de uso de discos de estado sólido mal feitos de certos fabricantes (ou com firmwares mal projetados).

As vantagens do SSD você já deve conhecer: são mais silenciosos, consomem menos energia, são mais rápidos no acesso, e tem taxas de transferência de dados também superiores. Também são mais resistentes a solavancos, ate por não terem partes móveis no sistema.

Aqui um vídeo da Samsung com a comparação dos discos:

http://www.youtube.com/watch?v=rjCmLJtITK4

Villts
Veterano
# ago/13
· votar


Tenho um imac g5 aqui de 2003. Funcionando até hoje. Esse negócio de obsolescencia na apple tem mais com smartphpnes, mas com os macs não.

Villts
Veterano
# ago/13
· votar


Oi.

Já trabalhei na Apple como Advisor, conheço bem os produtos.

Vamo la:

Se o que você usa é AutoCAD, pode ir com o Mac tranquilo. Inclusive vai ser MUITO mais rapido, por causa do SSD. Tive um Macbook Air 1,7Ghz, com 256 de SSD que VOAVA.

Hibridos hoje em dia não são muito uteis porque eles não tem uma programação muito boa pra separar o que vai no ssd e o que vai no hd.

O processador é 1,3 pra durar a bateria, porque eles prometem 12 horas de bateria e isso é foda. O processador tem o turboboost até 2,4 se não me engano, e ele usa se você precisar, sem frescura

Da pra aumentar a memória pra 8GB sim, mas só na compra, isso é um cu.

Agora, se você vai trabalhar com renderização... Maya, 3DS Max (esse só pra windows até)... você tem que comprar algo com muito mais processamento, que vai sair uma fortuna sendo da Apple. Um Macbook air pra renderizar deve ser como uma lesma em uma corrida. Voce precisaria dos Macbook Pro de 15 polegadas

Eu comecei a estudar 3DS Max e achei uma promoção na internet. Comprei um desktop PC normal (ja que tem que usar windows mesmo, foda-se) i7 3770 3.4Ghz (é preciso, porque pra renderizar uma foto chega a levar 5 horas processando no talo sem parar), coloquei uma GeForce GT430 de 1GB baratinha nela, só pra não usar a onboard (a HD4000 é boa, mas come memória por ser onboard, e 3DS Max usa MUITA memória, então não vale) e não gastei 1500 reais.

As vantagens da Apple é no ecossistema e na praticidade. É absurdo de foda o jeito que tudo funciona. Os gestos no trackpad que até agora não vi nenhum que chega perto, os controles no teclado, pra formatar não precisa de driver, sleep, tela de qualidade, particiona o Mac com ele ligado, não vem com bloatware (pros experts isso é contornavel, mas usuario comum se frustra), Time Machine, tem o iCloud que é fudido também (não é armazenamento em nuvem, é sinc em nuvem), bateria que dura de verdade.... etc, etc, etc. Vale bastante a pena.

Ah, ainda instalei o Hackintosh retail aqui no PC e tá rodando TUDO lisinho.

Outra coisa: AutoCAD não pesado, é RELATIVAMENTE leve. PCs velhos rodam o autocad mais novo. SolidWorks já não sei.

Villts
Veterano
# ago/13
· votar


makumbator
Mas tem a queda de qualidade do software também! E aí não podem culpar os chineses. O Lion e Moutain Lion são em geral piores que o Snow Leopard e Leopard.

Cara, na minha opinião o Lion e o Mountain Lion são 10x melhores que o Snow Leopard. Bem mais pesados, mas nada que o hardware não aguente. Porque vc acha o Snow melhor? App em tela cheia, iCloud, resume e essas coisinhas são um puta adianto

O sacerdote dos templos de Syrinx
Veterano
# ago/13 · Editado por: O sacerdote dos templos de Syrinx
· votar


Villts
Tenho um imac g5 aqui de 2003. Funcionando até hoje. Esse negócio de obsolescencia na apple tem mais com smartphpnes, mas com os macs não.


Cara, o G5 mais parrudo, o de 9 mil dilmas, chegava no máximo a um processador de 2.0, memória RAM de 512 DDR e disco de 250Gb. Pelo amor de Deus...

Ah, e ele foi lançado em 2004, não 2003.

Villts
Veterano
# ago/13
· votar


O sacerdote dos templos de Syrinx
Mas funciona, e bem. Não é um computador potente pra hoje em dia, isso é impossível, haha. Quero dizer que não tem nada quebrado, tudo funciona e o computador não virou um monte de lixo, é bem utilizável.

Aqui em casa temos 3 pcs. O meu que eu postei aí em cima, esse iMac e um SEMPROM 1.6Ghz com 256 de RAM. Esse sim é lixão.

makumbator
Moderador
# ago/13 · Editado por: makumbator
· votar


Villts

Eu prefiro de longe o Snow Leopard. Eu acho ele melhor porque os programas que uso rodam melhor nele que nos mais novos (sem contar os em rosetta, que são importantes para alguns usuários). O Lion me parece o pior entre eles (e o mais pesado). O Mountain Lion me pareceu como uma revisão para acertar as falhas justamente do Lion, que foi chamado na época do lançamento de "Windows Vista" da Apple.

No geral o Lion é mais lento no meu Mac book pro (fim de 2011). Achei muita mudança de "perfumaria" em detrimento ao rendimento. Não fica instável ou inutilizável (longe disso), mas é claramente pior.

Só não volto para o Snow leopard porque o mac aqui em casa é comunitário, e tem coisas que os outros usuários precisam e só rodam no Lion para cima. Infelizmente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trocar Notebook por Macbook, vale a pena em questão de desempenho?