Mesa Quadrada – Futebol e Debate: Os "anti" pira!

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# mai/13 · Editado por: makumbator
· votar


Will Bejar

Mas a questão é que o Ceni exagera na adiantada. Ele tem fama plenamente estabelecida como adiantador em penalty. Muitos mais que qualquer goleiro no Brasil. O Cássio não tem essa fama, então os juízes são menos rigorosos tanto com ele quanto com outros. E isso é algo que ocorre até no nível de subconsciente do árbitro. Vale o mesmo raciocínio para jogadores com fama de violentos ou de cai-cai.

Então é muito mais cômodo para um juíz voltar um penalty com o Ceni do que de outro. Todo mundo já espera que ele irá se adiantar bastante na maioria das cobranças.

Assim como o Ceni já se deu bem catando vários penalties ao se adiantar, há o lado ruim, que é a arbitragem ser mais rigorosa com ele. Acho que é algo inevitável, e inerente ao estilo que ele adotou para tentar defender as cobranças de penalty.

staind
Veterano
# mai/13
· votar


ahahahahhahaaha internet é boa por causa disso! hahah

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


staind
Foram 2 lances, 1 para cada lado e um gol anulado pra cada lado...
o juiz é muito ruim... era pra expulsar 4... e voltar pelo menos 3 pênaltis antes do último...

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


makumbator
Então é muito mais cômodo para um juíz voltar um penalty com o Ceni do que de outro.
Concordo com tudo o que falou, só que esse trecho aqui é injusto... pq na regra, não existe essa de mais cômodo. Se pode, pode todo mundo... tem certo e errado, ou como diria Falcão "ou é, ou deixa de é"... hehehehe... no próprio jogo, o Cassio pegou o penal do LF, adiantou. Tá certo??? Não! Então, tem que voltar. ;)

TWT ICE
Veterano
# mai/13
· votar


Will Bejar

Assistindo o Globo esporte Tiago Leifert disse: "Um pé encima da linha pra dar o impulso, os juízes deixam, mas o Ceni adiantrou 2.51m."... em outras palavras, a Globo não foi em defesa da regra que diz que só pode sair quando a bola estiver em jogo... foda...


se for assim tinha que voltar as cobranças do goleiro do santos.. o cara pula antes do jogador chutar

se for falar do lacoste entao.. pula quando o jogador nem chegou na bola

TWT ICE
Veterano
# mai/13
· votar


caralho, se o cassio adiantou o rogerio ceni bloqueou o chute no pé do pato

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


TWT ICE
E ele seguiu a regra ou uebrou???

makumbator
Moderador
# mai/13
· votar


Will Bejar
Concordo com tudo o que falou, só que esse trecho aqui é injusto... pq na regra, não existe essa de mais cômodo.

Mas aí é que está. São pessoas que interpretam e aplicam a regra, portanto não há uma objetividade matemática como muitos preconizam. A regra é a regra, a aplicação da mesma é uma coisa diferente. Então existe o que é o mais cômodo e comum, o time grande contra o pequeno, o da casa contra o visitante...nada disso está na regra, mas entra na aplicação, como todos sabemos.

Não tem como o árbitro não levar em conta o histórico e o estilo de cada goleiro na aplicação da regra, mesmo no nível de subconsciente.

É como o jogador cai-cai, que ás vezes até sofre a falta, mas o juiz não marca, pois pensa que foi simulação (e se um jogador sem essa fama estivesse no mesmo lance a irregularidade seria apitada).

No fim, acho que esse mecanismo contrabalanceia os lances em que o cara leva vantagem na malandragem.

TWT ICE
Veterano
# mai/13
· votar


Will Bejar
seja sincero, não precisa nem postar, só reflita

vc realmente acha que a adiantada do cassio violou as regras a ponto de ser necessario voltar?

tipo, ele tava com 1 pé fora da linha, ok, mas vc conhece algum goleiro (ou humano) que consiga pular com os pés paralelos? já viu alguma defesa de penalti sem que o goleiro pulasse com 1 pé fora da linha?

e o penalti que antes do jogador chutar o goleiro já estava mais de 2 metros a frente da linha.. enfim.. chororô do caralho reclamar disso ai

tiveram varios lances que a reclamação seria justa, tipo a do romarinho.. mas essa do penalti ai é sacanagem

TWT ICE
Veterano
# mai/13
· votar


makumbator
não é questão que foi anulado pq era o rogerio.. se o cassio tivesse dado uma adiantada ridicula dessa o juiz mandaria voltar

makumbator
Moderador
# mai/13 · Editado por: makumbator
· votar


TWT ICE
não é questão que foi anulado pq era o rogerio.. se o cassio tivesse dado uma adiantada ridicula dessa o juiz mandaria voltar

Sim. Mas é pouco provável que ele se adiantasse tanto quanto o Ceni. Na média o Ceni vence qualquer goleiro nesse item.

O que eu estou dizendo nem é em relação a esse lance (que foi escandaloso), mas em outros menos exagerados. Nesses, o juiz em geral tem a tendência maior de mandar repetir se for o Ceni no gol do que outro goleiro. E isso é em virtude do histórico dele (que é bastante justo, diga-se de passagem).

Imagine os lances em que o Ceni dá só um passo a frente (algo "aceitável" para muitos juízes). Pois bem, para muitos jornalistas, torcedores e juízes esse passo do Ceni é "maior" do que o de outros goleiros, justamente por ele ser quem é.

Mas essa fama é fruto do estilo que ele escolheu, então tem que aceitar o ônus.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


makumbator
TWT ICE
Sö pra ficar claro, não é chororô pq mandou voltar o do Ceni... é pq não mandou voltar o do Cassio, e nem os do Santos!!! A regra diz que só pode tirar o pé da linha deopis da batida. SE o juiz errar, beleza, acontece, como no impedimento que é difícil ver exatamente a posiçao do cara no exato momento em que a bola é lançada. Mas, olhem na foto, tem 2 caras olhando só isso!!! Pq não aplicaram a regra no pênalti que o Cassio adiantou e só na que o Rogerio adiantou???
http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/247019_3091798589277_164 6106976_n.jpg
Nem vou entrar no mérito de adiantar exageradamente ou discretamente (como o Cassio no pênalti do LF), Mesma coisa a falta, que sendo sem querer, de leve é falta igualzinha a falta discarada!!!

TWT ICE
já viu alguma defesa de penalti sem que o goleiro pulasse com 1 pé fora da linha?
Normalmente não boto muita fé no que diz o Godoy, mas em certa ocasião concordei com ele que dizia (exatamente encima de lances do Rogério): "Chama-se penalidade que é pra punir mesmo, entáo por isso o goleiro tem que ficar encima da linha até a cobrança."...

LEMBRANDO que a regra prevê que se o cara infringir a regra e houver mesmo assim o gol, o juiz pode deixar quieto!!!

makumbator
Moderador
# mai/13 · Editado por: makumbator
· votar


Will Bejar
Mesma coisa a falta, que sendo sem querer, de leve é falta igualzinha a falta discarada!!!

Na prática não é a mesma coisa. A intenção da regra é a isonomia dos lances, mas isso é irreal. Na prática existem faltinhas, faltas e faltonas! Hsahsah! Gostemos ou não!

Acho que muitos não voltariam o penalty do Cassio justamente por não ter sido o Ceni. Com ele os caras prestam mais atenção no avanço. A regra não consegue robotizar e deixar o julgamento totalmente justo. Isso é utopia.

(exatamente encima de lances do Rogério): "Chama-se penalidade que é pra punir mesmo, entáo por isso o goleiro tem que ficar encima da linha até a cobrança."...

Exato. A intenção é que a chance de gol seja muito grande mesmo. O penalty na essência é para ser um quase gol.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


makumbator
Na prática existem faltinhas, faltas e faltonas! Hsahsah! Gostemos ou não!
hauahuhauahuahu.. como diz Milton Neves: "Não foi PENALTI foi um penalti..."... rs...

Na prática não é a mesma coisa.
Claro que nesse caso, dependendo do lance é passível de punições diferentes. Mas, é mais ou menos ali. Isso pode e isso não pode.

Acho que a mais subjetiva e polêmica de todas é a regra da mão... bola na máo ou mão na bola???

Bom, mas vc entendeu, né??? Se não pode tem que voltar, não importa se é o Ceni ou o Cassio ou o Neymar...

Aliás, falando em Neymar, a paradinha é ponto de discussão... pq não pode, já que o goleiro só deveria se mexer após a cobrança??? hehehehehe

makumbator
Moderador
# mai/13
· votar


Will Bejar
hauahuhauahuahu.. como diz Milton Neves: "Não foi PENALTI foi um penalti..."... rs...

Heheh! Esse é o espírito!


Claro que nesse caso, dependendo do lance é passível de punições diferentes. Mas, é mais ou menos ali. Isso pode e isso não pode.

Então, mas nem estou falando de punições de acordo com a violência ou contexto da falta (cartões, julgamentos a posteriori, etc...).

O que eu digo é que me parece impossível querer que a regra seja aplicada de maneira isonômica e justa, independente do jogador (para definir se foi falta ou não). Para mim a interpretação depende dos jogadores envolvidos, mesmo que a regra não toque no assunto. A prática humana leva isso em conta para julgar.


Acho que a mais subjetiva e polêmica de todas é a regra da mão... bola na máo ou mão na bola???

É totalmente subjetiva. Aliás, poucas regras do futebol não dependem de boa dose de subjetividade. Para mim, o bordão "a regra é clara" é completamente irreal na aplicação. Os julgamentos que o apitador tem que fazer (rapidamente) são muito subjetivos e pouco claros.

Mas eu aceito isso como um limite humano. Não espero que o futebol seja perfeitamente justo.

Bom, mas vc entendeu, né??? Se não pode tem que voltar, não importa se é o Ceni ou o Cassio ou o Neymar...

Na teoria eu concordo contigo. Mas na rapidez da prática acho que eu não voltaria o do Cássio e obviamente voltaria o do Ceni...hsahsah! Resumindo, eu provavlemente teria mais preconceito com as avançadas do Ceni do que de outros goleiros....fazer o quê!

Aliás, falando em Neymar, a paradinha é ponto de discussão... pq não pode, já que o goleiro só deveria se mexer após a cobrança??? hehehehehe

Essa é outra questão em que o ponto de vista muda tudo!

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


makumbator
Não espero que o futebol seja perfeitamente justo.
Não, isso náo... todos são passíveis de erro. Mas falta critério.

Hj alguém explicou que o rebote do penalti pelo próprio jogador não pode pq ele estaria impedido... interessante, nunca havia pensado nisso... rs...

leo2505
Veterano
# mai/13
· votar


Depois que o inter e o curintia ganharam a libertadores, comecei a ver o "futebol moderno" como se fosse uma grande roleta russa.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


leo2505
hueheuheuheuheuheuheu

fgr
Veterano
# mai/13
· votar


Melhor pitaco sobre o Ceni foi dado pelo cara no Fantástico ontem que disse que o Ceni quase deu um carrinho do Pato rsrsrs

Gansinho
Veterano
# mai/13
· votar


fgr
Na transmissão, o comentarista de arbitragem (acho que era o Marsiglia) disse: "É, o Rogério quase dividiu a bola com o Pato né" ahuauhuha

staind
Veterano
# mai/13
· votar


Guilherme do Corinthians imitando o R.Ceni

fgr
Veterano
# mai/13
· votar


Gansinho
rsrsrsrs.. eu não vi cara rsrsrsrs

fgr
Veterano
# mai/13
· votar


Voltando a falar sobre os times que sugam a estrela do time.. Eu tinha dito que é muito fácil culpar a comissão técnica ou diretoria quando há um fracasso... Vide, Messi e neymar

Muito se fala no Neymar desgastado e etc mas porra, olha essa matéria:
"Fominha", Neymar surpreende e pede para treinar com reservas

Mesmo caso do Messi.. Pedem pra jogar e depois que o caldo engrossa ficam metendo migué.

Messi decepcionou quando se quer entrou contra o Bayern no segundo jogo... Ele tinha jogado antes e entrou bem, todo elétrico e definindo uma partida pelo Espanhol.. Depois do jogo do Bayern também entrou e resolveu a partida...

Ficou parecendo que o time não acreditou na vitória e resolveu polpar a imagem do Messi e usar a desculpa "A, perdeu pq o Messi não jogou pq tava dodoi".. O técnico ainda me tira Xavi e Iniesta num claro sinal de arrego.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


http://globoesporte.globo.com/listas/noticia/2013/05/la-ceni-sete-adia ntadas-de-goleiros-em-cobrancas-de-penaltis.html

É, Globo... o Cassio adiantou com o mesmo 1 passinho que o São Marcos na cobrança do Marcelinho Carioca... Rafael adiantou os pênaltis que pegou, classificando o Santos... mas tb não apareceream na lista... que coisa, não???

Skider
Veterano
# mai/13
· votar


O Ceni foi MUITO inteligente nesta adiantada. Era a única alternativa.

Uma provável defesa (que aconteceu) podia colar ou, na pior das hipoteses, desconcetrar o Pato.

Era tudo o que o Ceni podia fazer, e fez.

O Pato foi muito feliz na repetição.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


Skider
O Ceni foi MUITO inteligente nesta adiantada. Era a única alternativa.
Concordo! São Marcos aprova seu comentário!!! heuehuehuehuheu

O Pato foi muito feliz na repetição.
Concordo tb!!! E olha que eu ainda fiquei pensando (antes da segunda cobrança, claro!): "bem que ele podia pular no mesmo lado"... mas o Ceni foi pro outro...

fgr
Veterano
# mai/13
· votar


Will Bejar
É, Globo... o Cassio adiantou com o mesmo 1 passinho que o São Marcos na cobrança do Marcelinho Carioca... Rafael adiantou os pênaltis que pegou, classificando o Santos... mas tb não apareceream na lista... que coisa, não???

rsrs minha concepção de globo é que eles pensam milimetricamente em cada palavra e citação feita pra não sequer borrar um pouco da imagem das galinhas de ovos de ouro deles.

Snakepit
Veterano
# mai/13
· votar


Essas chamadas da Globo estão cada vez piores.

Eles anunciam jogo de futebol como se fosse uma luta do UFC... tosco pra caramba.

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


fgr
Snakepit
E nas transmissões de jogos com aqueles convidados especiais e toda a frescuraiada...
Achei muito peba quando começaram a colocar os jogadores fazendo uma pose durante a escalação...

Will Bejar
Veterano
# mai/13
· votar


http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2 013/05/adiantadona-equivale-rogerio-ceni-virar-gigante-de-243m.html

Ah, peraí...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada – Futebol e Debate: Os "anti" pira!