Talento ou dedicação?

Autor Mensagem
Rafeeel
Membro
# abr/13 · Editado por: Rafeeel


Essa é uma dúvida de muitos,a tempos atras eu acreditava que apenas a dedicação e a vontade eram responsáveis para ser bom em algo,mas ultimamente estou mudando de ideia.

Sempre tem aqueles "gênios" que não precisam estudar quase nada e tiram nota máxima,enquanto o esforçado estuda um monte e não consegue o mesmo.

No meu caso,acho que tenho muito mais talento pra música do que pra esporte,no geral,aprendo mais rápido guitarra que outros que começaram a tocar no mesmo tempo que eu,mas claro que há a questão do treino,já esporte,acontece o oposto,eu sou péssimo,nunca tive talento algum,a 1 ano comecei a treinar vôlei e não consigo aprender tanto quanto os que treinam comigo.


Alguém tem algo a dizer a respeito?Existe "talento nato" ou é dedicação?

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


Acho que o que chamam de talento nato, é a pessoa ter uma maior facilidade ou habilidade em aprender certas coisas.

Mas dedicação é fundamental para ambas as situações: se você tem o "talento nato" ou se você não tem, mas quer desenvolver a habilidade.

Bizet
Veterano
# abr/13 · Editado por: Bizet
· votar


Sua dúvida nunca vai ser respondida, mas aprender coisas paralelas é legal, então vai a dica, depois de pontuação tu bota espaço, assim você parece menos mongo digitando. E eu acho que o talento aumenta o tamanho da banheira também, não aumenta só a vazão da torneira.

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


Recomendo fortemente a leitura do livro Outliers do Malcolm Gladwell.

Ele fez uma pesquisa exatamente sobre esse assunto, a conclusão é um misto de acaso (questões genéticas, cronológicas, geográficas) com a dedicação.

Em relação a dedicação, na maior parte dos casos o sucesso da maior parte dos grandes nomes nas mais diversas áreas veio depois de 10.000 horas de experiência no assunto em questão.

Em relação ao acaso, grande parte estava relacionado a vantagem do pioneirismo não planejado. Pode-se traduzir de certa forma como "sorte" mesmo.

CindyFerrari
Veterano
# abr/13
· votar


1% de inspiração + 99% de transpiração.

Obviamente algumas realmente parecem nascer para aquilo, mas é muito comum ver grandes artistas que tinham tentado fazer outra coisa antes de acharem o rumo certo..

Vai ver que a sua praia é tocar guitarra mesmo.
=D

Xeper
Veterano
# abr/13
· votar


Recomendo fortemente a leitura do livro Outliers do Malcolm Gladwell.

Anotado, o assunto parece ser bem interessante

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


na maior parte dos casos o sucesso da maior parte dos grandes nomes nas mais diversas áreas veio depois de 10.000 horas de experiência no assunto em questão
não li o livro, mas isso me parece muito dubitável, acho muito difícil determinar com essa precisão o número de horas necessária pra esse tipo de coisa

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


guizimm

É uma estimativa, óbvio que não é preciso, mas é baseado em horas de experiência que os grandes músicos, gênios da computação e outros normalmente dizem ter tido quando chegaram ao auge.

E é a partir de...

Bizet
Veterano
# abr/13 · Editado por: Bizet
· votar


guizimm

O número não deve dizer nada em si, provavelmente o zé só quis dizer que não dá pra saber se vai ter sucesso ou não sem gastar tempo no negócio. Dizer 10.000 horas é mais trendy e faz o cara soar como se tivesse falando algo novo e sábio. E ele disse depois de 10.000 horas, isso não é preciso, é tao preciso quanto dizer a partir de 2013.

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


http://oliderdossonhos.wordpress.com/2009/05/25/mozart-beatles-gates-e -as-10-000-horas/

Kripke
Veterano
# abr/13
· votar


Eu vejo assim, se a pessoa tem talento pra... desenhar, como exemplo, é facil ao ponto de vista dela, mas a dedicação ao treino pode fazer melhorar ainda mais.

Se outra pessoa que gosta, mas não tem esse "talento nato", acredito que ao se esforçar ela consiga, mas não com a mesma facilidade.

Bellman
Membro
# abr/13
· votar


-> hard work
-> go against the flow

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


O john s mill tem livro pra tudo.

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


brunohardrocker

Relacionado a administração/negócios/gerenciamento de projetos/software tenho vários mesmo.

sallqantay
Veterano
# abr/13
· votar


indicação > resto

Clara Schumann
Veterano
# abr/13
· votar


dedicação

CindyFerrari
Veterano
# abr/13
· votar


john s mill
falando nisso.. cê nem me passou o material que eu pedi
=´´´´(((

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


CindyFerrari

pode ser em inglês?

CindyFerrari
Veterano
# abr/13
· votar


john s mill
pode

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


john s mill
Bizet
saquei, mas isso de 10 mil horas me parece mais um chute de um tempo razoável para se ter pleno domínio do que se quer fazer

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


CindyFerrari

me manda teu e-mail, vou ver o que tenho nos arquivos e qualquer coisa vejo no Capes.

Recomendo que compre Safári de Estratégia do Mintzberg de qualquer forma. Livro bem didático e completo no assunto:

http://www.submarino.com.br/produto/7240291/livro-safari-de-estrategia

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


guizimm

Uma média meia metafórica.

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


brunohardrocker
Uma média meio metafórica
como assim metafórica?

brunohardrocker
Veterano
# abr/13
· votar


guizimm

Significa que ele provavelmente quer dizer mais "dedique-se muito ao que você quer" do que "dedique-se por mais de 10.000 horas"

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


brunohardrocker
saquei

john s mill
Membro
# abr/13
· votar


brunohardrocker

Não é bem isso não. É uma estimativa de horas mesmo com base em relatos e cálculos pessoais.

CindyFerrari
Veterano
# abr/13
· votar


john s mill
Safári de Estratégia do Mintzberg
Esse eu já tenho e já estou lendo.
Meu email te mando mais tarde pelo facebook.

Brigadão!
=*

tchedovollosky
Veterano
# abr/13 · Editado por: tchedovollosky
· votar


Rafeeel
cara eu acho o talento e pra pouquissimos, já a facilidade em aprender certas coisas muitas pessoas tem, não na proporção dos que tem talento, mas tem.

Já as pessoas que não tem quase nenhuma facilidade natural em aprender determinada atividadeo que lhes restam e apenas a dedicação para chegar no "nivel" dos que tem talento, e é aí que entra teoria das 10.000 horas, onde qualquer pessoa que tenha vontade, disciplina e dedicação possa alcançar seus objetivos, se que tenha de certa forma um talento natural pra aquela atividade.

guizimm
Veterano
# abr/13
· votar


tchedovollosky
eu acho o talento e pra pouquissimos, já a facilidade em aprender certas coisas muitas pessoas tem, não na proporção dos que tem talento
qual a diferença de talento e facilidade, então?

tchedovollosky
Veterano
# mai/13
· votar


guizimm
como disse, é o que acho, o que tenho pra mim como talento; bom vejo o talento como uma coisa unica, impar, onde a pessoal dotada desse talento poderá executar coisas com facilidade e com naturalidade, não falo só da execução mas do trabalho como um todo.. a expressão, a tecnica, o conhecimento teórico e prático e a emoção, por isso vejo uma pssoal que tem talento como uma pessoa completa no sentido do trabalho, já as que tem alguma facilidade são apenas (não desmerecendo) mais uma no mundo.

desculpe se ficou meio complicado, escrevi o que veio a mente na hora.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Talento ou dedicação?