INGLÊS na vida profissional - Diploma tem seu valor ou que vale é saber falar?

Autor Mensagem
DrZaius
Veterano
# mar/13
· votar


One More Red Nightmare
Não é bem por aí.

A analogia perfeita é com a música. É possível aprender sozinho, mas é muito mais fácil e produtivo com alguém te ensinando.

Autoditada cria vícios, aprende errado, se detém em aspectos desimportantes e pula quesitos essenciais.

Eu posso falar com experiência, pois aprendi duas línguas com cursinho e uma outra de forma completamente autodidata. Além de que, no momento, to começando outra pelo autodidatismo. Quebrei muito mais a cabeça à toa aprendendo sozinho.

Mas, ainda comparando com a música, o esforço é 95% teu com ou sem aula. O fato de que só ter aulas sem estudo é desperdício não implica que tê-las não seja útil.

Infelizmente a maioria absurda dos cusinhos de línguas é pura picaratagem e te ajudam muito pouco. O ideal mesmo é arranjar um professor particular. Mas aí já é bem mais caro.

Jack Kerouac...
Veterano
# mar/13 · Editado por: Jack Kerouac...
· votar


One More Red Nightmare

pra quem só trabalha numa loja de material de construção e lê buarque em casa, pode ser fácil arranjar tempo pra aprender uma língua sozinho. mas não é todo mundo que vive assim.

e olha que eu estudei quase 6 meses de alemão sozinho quase todos os dias enquanto me dedicava ao vestibular. mas aprender a gramática, acertar a escrita, pronúncia e etc sozinho é difícil... você sempre precisa de alguém experiente que possa corrigir os erros.

Sheev
Veterano
# mar/13
· votar


Professor particular. Aqui no RJ sai o mesmo valor que vc pagaria em cursinho "renomado", porém o ensino com um professor particular é infinitamente mais proveitoso e melhor do que em curso.

Sobre o certificado de fluência, vale a pena fazer se vc for trabalhar na área de ensino. Para provar fluência em qualquer outra área, te bastará entrevista. Mas se vc quiser realmente fazer, o Cambridge é bem renomado mesmo, e um dos mais difíceis tb.

CindyFerrari
Veterano
# mar/13
· votar


Jeff.gomes
Bacana a estratégia do curso que vc falou, parece uma escola séria.

1°.: achei 2,5anos pouco tempo, não acham? e sem falar no intensivo que se pode fazer em 1,5anos.
Depende da carga horária. Meu curso durou 7 semestres, acho que foram 480 horas. O curso de línguas oferecido pelo IFCE é de 2,5 anos também.

2°.: Este TOEIC é um teste de fluência, mas ele é bem reconhecido?
É sim, ele é tipo o TOEFL.


=)

sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


eu fiz cultura inglesa. Recomendo

One More Red Nightmare

fofo

sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


ou vai na dica da Sheev

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/13 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


DrZaius
Eu concordo contigo, é sem dúvida um caminho mais difícil, e eu mesmo ressaltei isso no meu comentário.

Mas há um ponto importante a ser ressaltado: o tópico se trata do sujeito aprender inglês; e eu imagino que tu vas concordar que entre aprender inglês e aprender finlandês (não me lembro o idioma que tu estuda) há uma distância considerável. Não pela dificuldade intrínseca dos idiomas, mas pela popularidade (e consequentemente acessibilidade) .

A questão é que a maioria das pessoas vislumbra, quando muito, a falar inglês, e ai eu mantenho a minha posição de que é absolutamente dispensável qualquer tipo de cursinho ou professor.

Se estivermos falando de algum idioma mais obscuro, aí as coisas mudam de figura.

Jack Kerouac...
pra quem só trabalha numa loja de material de construção e lê buarque em casa, pode ser fácil arranjar tempo pra aprender uma língua sozinho. mas não é todo mundo que vive assim.


Minha semana é inglesa, com sábado a tarde e domingos livres apenas. Tenho, em dias de samana, 3 horas livres de estudo. Então não me venha com essa ladainha de que é dificil arranjar tempo. Até um sujeito que leva uma vida medíocre, que apenas trabalha e lê agatha chrstie como eu tem problemas com o tempo. Aliás esse é um problema de todos.

Como eu disse no começo, o que tu ta disposto a fazer é o limiar daquilo que tu vai alcançar. Simples assim.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/13
· votar


sallqantay
^^

ROTTA
Veterano
# mar/13
· votar


Jeff.gomes
Tudo isso, estava incluido.
Não tenho disciplina para estudar sozinho. u.u


Pois então. Para uma empresa interessa o resultado: se você sabe se comunicar em inglês, não importa se aprendeu por conta própria ou nos 52 módulos do seu curso. Da mesma forma, se não sabe se comunicar, de nada adianta colocar que é fluente só porque estudou 10 anos do idioma...

Abraços.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a INGLÊS na vida profissional - Diploma tem seu valor ou que vale é saber falar?