Por que os intelectuais odeiam o capitalismo?

Autor Mensagem
londrer
Veterano
# dez/12
· votar


Black Fire
Hahahaha não se preocupe, estou muito bem empregado nesse sistema capitalista e sabendo me virar nele hahahaha
Mas sei q o sistema é falho e gosto de filosofar sobre ideias novas. Em como as cosias poderiam ficar mais redondas e menos extremas

Joseph de Maistre
Veterano
# dez/12 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Tim Riddley
Um dos piores textos que eu já li nesse site. Decepção.

Já tinha visto esse “texto” (que, na verdade, é a transcrição de uma aula de mesmo nome do Prof. Jesús Huerta de Soto: http://www.youtube.com/watch?v=S1Ta0zxdXJE).

Considerando o contexto em que essa aula foi dada - isto é, um curso de mestrado em Economia - e o professor que a ministrou - isto é, um cara com duas graduações e dois doutorados (Economia e Direito) no currículo, que escreveu um [url=mises.org/books/desoto.pdf]livro de 900 páginas[/url] sobre teoria monetária e que já recebeu prêmios acadêmicos das mãos do rei da Espanha -, é óbvio que ele não está desprezando o conhecimento de ninguém por despeito obscurantista, nem criticando a “classe intelectual” só por ela ser “intelectual”. Não há como ele fazer isso sem cair no ridículo.

A mensagem geral da argumentação dele é a mesma da do Thomas Sowell (outro sujeito que passou a vida inteira enfiado atrás de livros e, mesmo assim, escreveu um só para descer o pau em sua própria classe): não importa quanto você seja inteligente, não importa quanto você seja erudito, não importa quanto você se ache sábio, não importa quanto você realmente seja sábio e, acima de tudo, não importa quanto você ache que o seu gosto seja mais sofisticado que o das massas. No final do dia, você é apenas um homem e não pode querer se substituir à complexidade dos mecanismos de mercado.

Seja em nome do “progresso” (o que quer você entenda por essa palavra), seja em nome da “luta de classes”, seja em nome da “justiça social”, seja até em nome da moral cristã, usar o aparato burocrático-coercitivo do Leviatã para impor pela força o seu projeto de “sociedade perfeita” é um delírio arrogante. Sem liberdade para trocar e investir em bens de capital, não existe processo de mercado. E sem processo de mercado, não existe racionalidade produtiva. E sem racionalidade produtiva, não existe civilização. Ponto.

eu adimiro esse user, ele tá na escola yuppie-coxinha, vai ser um futuro vencedor na vida. Thumbs up for you champz!

Isso foi dirigido a mim?


Não leve o tambourine tão a sério. Se ele está deplorando algum aspecto da tua personalidade, pode ter certeza de que, em pelo menos 90% dos casos, é porque alguma coisa certa você está fazendo.=)

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


TimRiddley

Você virou a casaca em tipo, 2 meses?

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


Por que os intelectuais odeiam o capitalismo?

No popular: inveja.

TimRiddley
Veterano
# dez/12
· votar


Joseph de Maistre

Você escrevendo realmente fica bem melhor. Mas tenho que levar em conta que foi uma palestra.

brunohardrocker

Que casaca é essa que você pensa que eu virei por não ter gostado do texto?

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


TimRiddley

Almoçou com o Haddad e comprou uma camiseta comunista?
:p

TimRiddley
Veterano
# dez/12 · Editado por: TimRiddley
· votar


brunohardrocker

Hahaha. Deixa de ser fiscal ideológico.

Geddy Waters
Veterano
# dez/12
· votar


Porque se eles realizarem que não existe nada funcional além do capitalismo eles vão ter que trabalhar, o que, obviamente, não sabem fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que os intelectuais odeiam o capitalismo?