O tópico das fraudes intelectuais

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # out/21


    Na década de 1970, os egípcios mandaram a múmia do faraó Ramsés II para a França, porque, aparentemente, ela tinha problemas de conservação. Os cientistas franceses, ao estudar a múmia, foram capazes de identificar que o faraó havia morrido de tuberculose.

    O filósofo pós-moderno francês, Bruno Latour, afirmou que isso seria um anacronismo, que o faraó não poderia ter morrido de uma doença que só fora descoberta 3.000 anos depois. Malditos cientistas que ficam inventando essas doenças para nos matar!

    Johnny Favorite
    Veterano
    # out/21
    · votar


    entamoeba
    o caboco falou isso sério?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/21
    · votar


    entamoeba

    Já havia lido algo à respeito disso há algum tempo em algum lugar.

    Mas não sei se ele escreveu isso como uma "afirmação" ou apenas como uma "proposta filosófica" para defender suas teorias.

    Sei que o cara é conceituado como intelectual, escreveu um monte livros, ganhou vários prêmios, têm relevância em sua área... não creio que escreveria isso por "burrice".

    No entanto, não conheço a obra dele... nunca li nada, sou leigo de sua filosofia e posição ideológica.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Johnny Favorite
    o caboco falou isso sério?

    Supõe-se que sim. O mais preocupante é quem o leva a sério!


    Lelo Mig
    No entanto, não conheço a obra dele

    Também não conheço, mas já li (/tentei ler) Deleuze, Barthes e franceses afins. Vou tentar trazer uns recortes para esse tópico para ilustrar o fenômeno.

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Não consigo ouvir "fraude intelectual" e não pensar na menina do vale.

    makumbator
    Moderador
    # out/21
    · votar


    kafka à beira-mar

    Essa é a rainha brasileira dos coachs.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # out/21 · Editado por: ProgVacas
    · votar


    Eu acho que esse tipo de conclusão é uma afronta à inteligência, portanto uma fraude intelectual muito bem flagrada.

    Parabéns, caro colega.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Passei o sábado pensando nisso.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    ProgVacas
    Parabéns, caro colega.

    Não fiz nada além de trazer um caso notório. O achado não é meu. De qualquer forma, pretendo colar os recortes de certos pensadores sem me preocupar em contextualizar adequadamente. A culpa de possíveis incompreensões é de quem cria sistemas de pensamento tão herméticos, não minha! Os caras acabam por fabricar redução ao absurdo das próprias teorias, como é o caso do Rothbard, que já foi exposto aqui (pelo BF, se não me engano).

    ProgVacas
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Foda-se, então.

    Wanton
    Veterano
    # out/21 · Editado por: Wanton
    · votar


    Do Mil Platôs, de Deleuze e Guattari:

    "Árvores podem corresponder ao rizoma, ou, inversamente, germinar em rizoma. E é verdade geralmente que uma mesma coisa admite os dois modos de cálculos ou os dois tipos de regulação, mas não sem mudar singularmente de estado tanto num caso quanto no outro. Seja, por exemplo, ainda a Psicanálise: não somente em sua teoria, mas em sua prática de cálculo e de tratamento, ela submete o inconsciente a estruturas arborescentes, a grafismos hierárquicos, a memórias recapituladoras, órgãos centrais, falo, árvore-falo. A Psicanálise não pode mudar de método a este respeito: sobre uma concepção ditatorial do inconsciente ela funda seu próprio poder ditatorial. A margem de manobra da Psicanálise é, por isto, muito limitada. Há sempre um general, um chefe, na Psicanálise como em seu objeto (general Freud). Ao contrário, tratando o inconsciente como um sistema a-centrado, quer dizer, como uma rede maquínica de autômatos finitos (rizoma), a esquizoanálise atinge um estado inteiramente diferente do inconsciente.”

    Wanton
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Outra! Outra!

    "Não estamos longe dos lobos, pois o Homem dos lobos é também aquele que em seu segundo episódio, dito psicótico, observará constantemente as variações ou o trajeto movediço dos buraquinhos ou pequenas cicatrizes na pele de seu nariz. Mas no primeiro episódio, que Freud declara neurótico, o Homem dos lobos conta que sonhou com seis ou sete lobos em cima de uma árvore e desenhou apenas cinco. Quem ignora efetivamente que os lobos andam em matilha? Ninguém, exceto Freud. O que qualquer criança sabe, Freud não sabe. Freud pergunta com um falso escrúpulo: como explicar que haja cinco, seis ou sete lobos no sonho? Posto que ele decidiu tratar-se de neurose, Freud emprega então outro procedimento de redução: não mais subjunção verbal no nível da representação de palavra, mas associação livre no nível das representações de coisas."

    Prefiro o Odion/Innarelli.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Thomas Piketty aprova este pótico

    Insufferable Bear
    Membro
    # 24/jul/22 19:45
    · votar


    tô começando a estudar os pós-modernistas e estou cada vez mais certo de que psicanalistas são baseados e vocês são cringe

    kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 24/jul/22 20:24
    · votar


    Insufferable Bear

    é cringe falar cringe, mané!

    Wanton
    Veterano
    # 24/jul/22 20:33 · Editado por: Wanton
    · votar


    Insufferable Bear
    pós-modernistas

    No ser do ente acontece o nadificar do nada, tá ligado? Como poderia a negação também produzir por si o "não” se ela somente pode negar se lhe foi previamente dado algo que pode ser negado?

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # 24/jul/22 21:12 · Editado por: Wild Bill Hickok
    · votar


    piada velha

    Insufferable Bear
    Membro
    # 26/jul/22 19:08 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar




    The story goes like this: Earth is captured by a technocapital singularity as renaissance rationalitization and oceanic navigation lock into commoditization take-off. Logistically accelerating techno-economic interactivity crumbles social order in auto-sophisticating machine runaway. As markets learn to manufacture intelligence, politics modernizes, upgrades paranoia, and tries to get a grip.

    http://www.ccru.net/swarm1/1_melt.htm

    Lelo Mig
    Membro
    # 26/jul/22 19:59
    · votar


    Insufferable Bear

    Caboclo prá assistir toda a meia hora dessa merda precisa tomar meio kilo de metanfetamina e dar meia hora de bunda.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # 26/jul/22 20:55
    · votar


    Caboclo prá assistir toda a meia hora dessa merda precisa tomar meio kilo de metanfetamina e dar meia hora de bunda.

    Sei que isso aí é uma quarta-feira comum pelo menos pra 3 users aqui.

    makumbator
    Moderador
    # 26/jul/22 21:01
    · votar


    Viciado em Guarana
    Lelo Mig
    e dar meia hora de bunda.


    É aqui que eu recebo esse prêmio que o -Dan me passou no outro tópico?

    JJJ
    Veterano
    # 27/jul/22 07:50
    · votar


    makumbator

    Prêmio é na Caixa. Qualquer agência, qualquer guichê. Só chegar, se identificar e pedir o prêmio. Não se esqueça de filmar, pra colocar no seu canal do YouToba.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O tópico das fraudes intelectuais