O Pipoqueiro comportamental

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


Então por que eu iria querer ter somente o necessário se eu posso ter mais? E ainda, porque eu vou pagar mais para ter menos?

Concordo com isso aqui. Eu trabalho com compras há 12 anos e uma das "técnicas" é achar o preço unitário e comparando com o preço do "pacote". Chamamos também de "preço escalonado", onde comprando mais unidades o preço fica menor (tanto no pacote como no valor unitário).


Essa comparação (necessidade pessoal, mencionada pelo Viciado em Guaraná versus necessidade da empresa, mencionada pelo Will Bejar) não é justa.

É lógico que, numa empresa que preze por um fluxo de caixa positivo, seja necessário considerar a aquisição de suprimentos em pacotes onde o preço unitário seja mais atrativo. A necessidade da empresa é o incremento no fluxo de caixa, mais lucro.

A necessidade pessoal de sorvete é mais subjetiva, pelo menos na cabeça de quem desconhece sua cota diária pessoal de macronutrientes e calorias, sem falar no desejo de querer compensar distúrbios psicológicos ou carências =)

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


Na minha opinião tá bem colocada. Hj em dia vc tem muitas opções de produtos e serviços à sua disposição. Pode escolher, ainda que por menores que sejam as opções, entre X ou Y. Embora em alguns casos a gente não tem opção (como energia elétrica, por exemplo, aqui em SP). Já em outros casos, só gasta mais quem quer mesmo!!!

naturalmente somos empurrados para o que é mais rentável, pois o que não o é, não é produzido.

Ele quis dizer isto.

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Verdade, muita contradição aí.
Retiro isso aí.
Esse pensamento de "somente o necessário" não é coisa de burguês, é coisa de gente que quer pagar de politicamente correto.

hehehe

Nem me acho politicamente correta - e nem estou dizendo que o comentário foi direcionado a mim - acho que sou "blindada" às estratégias de mkt pq conheço boa parte delas hihihi, daí acabo consumindo só o que é necessário mesmo. :D

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


The Laughing Madcap
Ele quis dizer isto.
Então, a palavra "escolha" não está mal colocada, certo??? heheheh

ZakkWyldeEMG
A necessidade pessoal de sorvete é mais subjetiva, pelo menos na cabeça de quem desconhece sua cota diária pessoal de macronutrientes e calorias, sem falar no desejo de querer compensar distúrbios psicológicos ou carências =)
hauahuahuahuahauhu... boa!!! Depende da "gordice"... é isso mesmo, produção???

Essa comparação (necessidade pessoal, mencionada pelo Viciado em Guaraná versus necessidade da empresa, mencionada pelo Will Bejar) não é justa.
Mais ou menos... até acho que tem tudo a ver... uma empresa tb não vai comprar um pacote maior e ter estoque parado de um item só pra pagar mais barato no preço unitário. E nem isso deve ser feito "em casa"!!!

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


CindyFerrari
daí acabo consumindo só o que é necessário mesmo. :D
E aquele milkshake de 5l que vc toma todo final de semana??? Cara-de-pau!!! hehehehe

-Dan
Veterano
# out/12 · Editado por: -Dan
· votar


Will Bejar
Ué, mas foi isso que ele disse!!!

Não foi isso que ele disse. Foi isso que eu disse. O Viciado tem a plena convicção que ter mais é melhor do que ter o necessário.

O exemplo da Coca-Cola fui eu quem deu, e muito ao contrário do que vc falou, eu não compro a maior apenas pra "não sair no preju matemático". Onde almoçamos de domingo, uma Coca de 1,5 não atende o que o povo lá em casa consome. Então é válido comprar uma quantidade maior por valor unitário "menor" proporcionalmente à de 1,5.


Eu dei o exemplo da Coca para ilustrar um comportamente geral. Vcs não entendem minha abordagem generalista da situação e acham que estou falando de vocês? Eu sei que nem todo mundo é burro o suficiente para fazer isso. E eu mesmo compro coisas em maior quantidade com preço unitário menor quando me é conveniente. Só estou reforçando que essa analise matemática não é a regra geral a se usar, e muita gente a usa.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


Will Bejar

Se o produto for perecível, é coerente estimar a quantidade do produto a ser comprado em função de sua validade, utilização e do preço unitário. Essa é a única explicação que vejo para aproximar os exemplos de necessidade.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


-Dan
Não foi isso que ele disse. Foi isso que eu disse. O Viciado tem a plena convicção que ter mais é melhor do que ter o necessário.
Bom, pelo menos a princípio parecia que ele comprava mais pra pagar menos, mas num dos posts dele chegou no ponto onde concordamos.

Vcs não entendem minha abordagem generalista da situação e acham que estou falando de vocês?
huahauhauhauhuahua... eu achei que vc tinha citado como se ele quem tivesse falado, foi só isso. Aí joguei o meu exemplo de como é feita a "análise de compras" no meu caso. Não estou me defendendo de uma suposta acusação.

Só estou reforçando que essa analise matemática não é a regra geral a se usar, e muita gente a usa.
Exato!!! Até concordei com vc.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Se o produto for perecível, é coerente estimar a quantidade do produto a ser comprado em função de sua validade, utilização e do preço unitário. Essa é a única aproximação que vejo para aproximar os exemplos de necessidade.
Mesmo que não seja perecível... vc tem é que saber se vai usar aquilo ou não e se há tempo hábil para consumo do produto!!!

-Dan
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar
Bom, pelo menos a princípio parecia que ele comprava mais pra pagar menos, mas num dos posts dele chegou no ponto onde concordamos.


Sim. Existem esses casos e eu faço isso. Mas o discurso dele parecia tratar isso como o correto a sempre se fazer.

Exato!!! Até concordei com vc.

É nozes!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar

Sim, concordo.... o que exemplifica que o consumismo sem lógica matemática e racionalização das necessidades leva a maioria das pessoas a comprarem 7kg de sorvete por 15 reais achando que estão fazendo um bom negócio ao invés de gastar 5 reais por 1kg e chegarem a conclusão que o bucho já tá cheio (necessidade pessoal mais comum, pra macadada entender =D)

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
huhauhauhauahuha...

-Dan
É nozes!
Tâmo junto!!!

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar
E aquele milkshake de 5l que vc toma todo final de semana??? Cara-de-pau!!! hehehehe
E quem disse que ele não é extremamente necessário para a minha sobrevivência????? hauahuahuahau

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


CindyFerrari
E quem disse que ele não é extremamente necessário para a minha sobrevivência????? hauahuahuahau
Ah, bom, então tá justificado!!! =P

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


CindyFerrari
E quem disse que ele não é extremamente necessário para a minha sobrevivência????? hauahuahuahau


Tô de olho em você.

oJo

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar
Ah, bom, então tá justificado!!! =P
heheeh o/

ZakkWyldeEMG
Tô de olho em você.
oops, eu tava só brincando viu
^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Pipoqueiro comportamental