O Pipoqueiro comportamental

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro

Muito interessante!

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro
Isso fez Dan concluir que a oferta que parecia tola, inocente, ingênua, era sim uma grande jogada de marketing, porque induzia os leitores a comprarem dois produtos – o digital e o impresso – pelo preço de um – o impresso apenas, sem necessariamente precisar deles, mas apenas por acharem que estavam fazendo um negócio melhor.
Pelo exemplo dado, tudo bem... mas se houvesse um número X de pessoas que tivessem optado, na primeira pesquisa, pela versão impressa, estariam pagando na segunda pesquisa o mesmo valor por 2 produtos (mesmo que não use o eletrônico), e isso é totalmente aceitável.

É claro que no exemplo, também fica claro o que expliquei nos meus posts. Se vc comprava só a eletrônica e passou a pedir a impressa tb só pq saiu "mais barato", vc é mané!!! Se foi conforme expliquei acima, totalmente aceitável!!!

Em tempo: a princípio, não tinha prestado 100% de atenção aos dados da pesquisa, mas tinha entendido a essência do questionamento.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Burro é você que não entende o consumismo.


Eu entendo muito bem. Já você falhou miseravelmente aqui:

Mesmo porque se você comprasse em menor quantidade, estaria fazendo o pior negócio, pois poderia comprar mais quantidade e ter pagado menos por cada uma.

Essa palhaçada de "somente o necessário" é coisa de burguês vaidoso


Eu defino o consumismo como comprar além da necessidade específica pelo produto ou serviço, seja qual for o preço.

Oportunismo/eficiência/maior CxB seria a definição correta para a situação que você descreveu.

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar

Sim, mas o ponto crucial foi que a maioria (62%) justamente fez isto, trocou de eletrônica para o pacote com os dois por sair "mais barato".

Queria ver uma pesquisa destas aplicado a produtos de supermercado e a quantidade de produtos comprados que acabam passando da validade.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro
Queria ver uma pesquisa destas aplicado a produtos de supermercado e a quantidade de produtos comprados que acabam passando da validade.

Cuidado, dependendo do resultado, alguém bem intencionado pode criar alguma regulamentação proibindo isso =P

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


As empresas querem te vender mais, e vão te obrigar a isso.


Claro.... se a pessoa for ignorante, ela vai comprar além de suas reais necessidades, utilizando como justificativa a comparação do preço unitário obtido pelo produto com a oferta "menos vantajosa" ao invés do preço absoluto correlacionado com a satisfação obtida para a necessidade específica.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12 · Editado por: ZakkWyldeEMG
· votar


dp

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Isso me lembra a Matriz de Moltke

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro
Sim, mas o ponto crucial foi que a maioria (62%) justamente fez isto, trocou de eletrônica para o pacote com os dois por sair "mais barato".
Então, entendi isso só depois... huahuahauhuahua

Queria ver uma pesquisa destas aplicado a produtos de supermercado e a quantidade de produtos comprados que acabam passando da validade.
Vish, aí seria o fim-do-mundo!!! Mas é como digo, tudo tem que ter análise, pq em supermercados vc terá muita promoção com itens com datas de validades próximas (muitas vezes, não dá tempo de terminar nem o primeiro, quiça o segundo!! hehehe), ou itens que são de consumo regular, como o sabonete que citei num outro post por aí...

Seria útil pra ver como as pessoas "não compram direito". Eu, pelo menos, tenho obrigação de fazer isso, tanto no trabalho quanto em casa... hehehehe

-Dan
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Claro.... se a pessoa for ignorante, ela vai comprar além de suas reais necessidades, utilizando como justificativa a comparação do preço unitário obtido pelo produto com a oferta "menos vantajosa" ao invés do preço absoluto correlacionado com a satisfação obtida para a necessidade específica.

Exato e comprovado pelo Viciado em Guaraná

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


-Dan

Mais legal ainda é a convicção que ele usa em defesa de ser burro.

bem baby rotweiller mesmo huahuauha

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG

Acabou de reinterpretar a lei de utilidade marginal

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
O preço não é apenas o único determinante para uma compra.

Não mesmo, por isso levo em conta a minha necessidade antes de comprar alguma coisa.

Essa palhaçada de "somente o necessário" é coisa de burguês vaidoso, todos querem mais do que aquilo que necessitam.
Viva la contradicion!

dibass
Veterano
# out/12
· votar


Pipoca pequena: R$ 8,00
Pipoca Média: R$ 10,00
Pipoca Grande: R$ 11,00

meee que pipoca super inflacionada é essa

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


dibass
Pipoca de cinema.

russobass
Veterano
# out/12
· votar


Essa estratégia serve para os que ficam em cima do muro na hora de decidir.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


hauhauhauhauha

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12
· votar


achei que o tópico fosse sobre o Cristiano Ronaldo.

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


Cavaleiro

sabe onde tem muito isso?

linhas de crédito, em especial aqueles consignados para idoso.


na verdade, existe uma plethora de mecanismos para arrancar até o último centavo da magra aposentadoria dos aposentados.

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


dibass
E dependendo do cinema tá barata essa pipoca ainda.

-Dan
Vc fala como se ter menos fosse pior do que ter mais em todos os casos.
Somente no caso de bens.
Alimentos você tem que pensar se vai consumir tudo aquilo antes que estrague, etc...
Na verdade você também tem que pensar se não vai acabar perdendo tudo, ou grande parte do que adquiriu.

ZakkWyldeEMG
Se você compra menos você paga mais em cada unidade do que pagaria se tivesse comprando o pacote maior, isso é fato, é só dividir a quantidade do produto pelo preço. E lembrando que quem vende não vai sair perdendo, logo dá pra supor que o valor real (ou justo, diga-se de passagem) do produto está no pacote maior, então se esse produto custa mais no pacote menor é porque foi lhe agregado esse valor a mais.

Por aí já da pra ter o pensamento de que você paga mais porque levou menos, e... Porra! Na minha terra isso é prejuízo!

Agora eu, assim como milhões de pessoas, fui ensinado que quanto mais bens e capital você tem, melhor é.
Então por que eu iria querer ter somente o necessário se eu posso ter mais? E ainda, porque eu vou pagar mais para ter menos?
(Ignorando o caso de produtos que eu vou perder se não os consumir em um determinado prazo, é claro.)

Esses pacotes não são ofertas, é apenas o mercado dificultando a vida de quem quer comprar menos.
Se você compra menos, você é punido por isso.
Agora se você pode acompanhar isso, aí já são outros quinhentos.

Eu não condeno quem compra a mais para economizar, porque na verdade essa pessoa só está enganada ao pensar que isso é uma oferta.

CindyFerrari
Verdade, muita contradição aí.
Retiro isso aí.
Esse pensamento de "somente o necessário" não é coisa de burguês, é coisa de gente que quer pagar de politicamente correto.

Will Bejar
Veterano
# out/12 · Editado por: Will Bejar
· votar


Viciado em Guarana
Então por que eu iria querer ter somente o necessário se eu posso ter mais? E ainda, porque eu vou pagar mais para ter menos?
Concordo com isso aqui. Eu trabalho com compras há 12 anos e uma das "técnicas" é achar o preço unitário e comparando com o preço do "pacote". Chamamos também de "preço escalonado", onde comprando mais unidades o preço fica menor (tanto no pacote como no valor unitário).

Vamos calcular, só que ao invés de pipoca, vamos considerar um produto em ml (tomando como base o Ovomaltine onde eu compro...):
pequena 300ml: R$ 8,00 - R$0,0266.../ml
Média 500ml: R$ 9,00 - R$0,018/ml
Grande 700ml: R$ 10,00 - R$0,01428/ml

Olhando acima os valores unitários, é mais fácil ver/entender a diferença de preços entre uma quantidade e outra. Agora, se quiserem piorar, o milshake médio está aproximadamente (se não fiz as contas erradas) 26% mais caro que o grande no valor unitário, e o pequeno está aprox. 47% mais caro que o médio e 86% mais caro que o grande!!!

Essa é a conta que tem que ser feita quando se vai ao supermercado, ou fazer qualquer tipo de compras. Esses são os números que tem que saber na hora da decisão da compra.
"Pô, eu só tomo um pequeno e minha namorada tb... mas pra que pagar R$16,00 em 600ml se posso pagar R$10,00 por 700ml???"
Sacaram???
Isso é usado na hora de negociar... vc quer comprar 100un de um produto X, aí o vendedor 1 fala que o valor para 100un é Y, vendedor diz que as mesmas 100un custam Z... aí vc faz essas continhas aí pra brigar pelo desconto... conseguindo empatar, vira leilão reverso e aí o circo pega fogo!!! huahuahauhauhauhua.

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


o que determina as escolhas ofertadas é a estrutura produtiva, que não é direcionada para a satisfação de necessidades, mas para a reprodução de capital. Fazemos nossas escolhas baseadas em um sistema produtivo que já está obsoleto desde sua concepção e será continuamente trocado por outro mais eficiente.

Achamos que fazemos escolhas em meio a isso, mas elas já foram feitas de antemão.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


tambourine man
Achamos que fazemos escolhas em meio a isso, mas elas já foram feitas de antemão.
De qualquer maneira, vc tem que saber quanto vai sair do seu bolso, já que pro produtor, qualquer das opções que vc escolha ainda proporciona boa margem de lucro.

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


O Coltrane usa umas expressões tão fofas

Will Bejar
Veterano
# out/12 · Editado por: Will Bejar
· votar


Cavaleiro
Poderia ter resumido para:

"A indústria disponibiliza algumas opções... é pegar uma delas ou largar"

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro

= *

tambourine man
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar

eu sinceramente acho que a palavra "escolha" está fora de lugar

-Dan
Veterano
# out/12 · Editado por: -Dan
· votar


Viciado em Guarana
Somente no caso de bens.
Alimentos você tem que pensar se vai consumir tudo aquilo antes que estrague, etc...
Na verdade você também tem que pensar se não vai acabar perdendo tudo, ou grande parte do que adquiriu.


Seu raciocinio não de todo inválido, mas tampouco é absoluto.

Se você compra menos você paga mais em cada unidade do que pagaria se tivesse comprando o pacote maior, isso é fato, é só dividir a quantidade do produto pelo preço. E lembrando que quem vende não vai sair perdendo, logo dá pra supor que o valor real (ou justo, diga-se de passagem) do produto está no pacote maior, então se esse produto custa mais no pacote menor é porque foi lhe agregado esse valor a mais.


Vc não tem que comprometer mais da sua renda por causa dessas "pechinchas". Isso que brasileiro não entende e se fode. Seu raciocínio é util em alguns casos, mas extrapolar isso como verdade absoluta pela matemática, ignorando a utilidade marginal do bem, é a burrice que essas estratégias comerciais fisgam.

No exemplo da Coca Cola, ignorando o fato que se entupir de Coca Cola já é uma burrice sem tamanho, vc bebe mais pra não sair no preju matemático. E dá-lhe arroto!

The Laughing Madcap
Veterano
# out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
· votar


tambourine man

concordo em partes.

por um lado, sim, naturalmente somos empurrados para o que é mais rentável, pois o que não o é, não é produzido.


por outro lado, não somos completos ignóbeis filhos do fordismo. ainda podemos escolher a produção própria de certos produtos, embora de forma limitada

vive la resistence!

Will Bejar
Veterano
# out/12 · Editado por: Will Bejar
· votar


tambourine man
eu sinceramente acho que a palavra "escolha" está fora de lugar
Pq???
Na minha opinião tá bem colocada. Hj em dia vc tem muitas opções de produtos e serviços à sua disposição. Pode escolher, ainda que por menores que sejam as opções, entre X ou Y. Embora em alguns casos a gente não tem opção (como energia elétrica, por exemplo, aqui em SP). Já em outros casos, só gasta mais quem quer mesmo!!!

-Dan
ignorando a utilidade marginal do bem, é a burrice que essas estratégias comerciais fisgam.
Ué, mas foi isso que ele disse!!!

No exemplo da Coca Cola, ignorando o fato que se entupir de Coca Cola já uma burrice sem tamanho, vc bebe mais pra não sair no preju matemático. E dá-lhe arroto!
O exemplo da Coca-Cola fui eu quem deu, e muito ao contrário do que vc falou, eu não compro a maior apenas pra "não sair no preju matemático". Onde almoçamos de domingo, uma Coca de 1,5 não atende o que o povo lá em casa consome. Então é válido comprar uma quantidade maior por valor unitário "menor" proporcionalmente à de 1,5.

Então, o que o cara do texto disse é que tem muita gente que compra essas promoções só pela vantagem matemática e sem analisar a real necessidade daquilo. Mas, posso falar por mim, nem todo mundo é consumista a esse ponto.

Existe um monte de produtos dessas ofertas que se vc comprar, VC sairá na vantagem, sim!!! E não é uma questão de ser vantajoso encima do fabricante, mas vantajoso pro seu bolso!!!
"Ah, mas é uma opção que nos é praticamente obrigada a compra"... PRATICAMENTE, ninguém é OBRIGADO (exceto em alguns casos, inclusive sem "promoções") a comprar a oferta do mais por menos...

Vc não tem que comprometer mais da sua renda por causa dessas "pechinchas". Isso que brasileiro não entende e se fode.
...que é exatamente o que vc disse aqui!!!

Por menos opções que cheguem até nós, é vc quem decide quanto $$$ vai comprometer na compra de um item (precisando dele ou não). E essa conta quem faz certamente não é a indústria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Pipoqueiro comportamental