O Pipoqueiro comportamental

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# out/12


A economia comportamental é uma das áreas das ciências econômicas que busca entender e decifrar comportamentos aparentemente sem sentido dos indivíduos,

Um exemplo disso é um estudo feito por um dos mais renomados estudiosos da área, Dan Ariely. Dan, se deparou com a seguinte oferta da revista The Economist nos Estados Unidos.

Assinatura Eletrônica: $59
Assinatura Impressa: $125
Eletrônica + Impressa: $125.
A pergunta imediata é: “Quem escolheria apenas a assinatura impressa, quando pagando o mesmo valor poderia levar ambas as edições, digital e impressa?” A segunda opção, seria, portanto, uma oferta sem sentido… Será?

Não parece que muito sensato imaginar que profissionais da revista The Economist , uma das mais respeitadas publicações do mundo, pudessem fazer uma oferta dessas ingenuamente.

Com a pulga atrás da orelha, Dan Ariely resolveu investigar os motivos que levavam a área de marketing da revista a trabalhar com essas promoções. Escolheu 100 estudantes para um experimento e perguntou a eles com qual opção ficariam. O resultado foi o seguinte:

Assinatura Eletrônica: $59 – 16 estudantes
Assinatura Impressa: $125 – 0 estudantes.
Eletrônica + Impressa: $125. – 84 estudantes
O resultado já era esperado. Alguns estudantes optaram pela versão eletrônica apenas. A grande maioria ficou com a que oferecia as duas versões e nenhum tolo ficou apenas com a impressa.

Dando prosseguimento à pesquisa, ele retirou a segunda opção (que aparentemente era inútil) da lista de ofertas. Fez a mesma pergunta e para sua surpresa o resultado foi:

Assinatura Eletrônica: $59 –68 estudantes
Eletrônica + Impressa: $125. – 32 estudantes
Ou seja, dois terços dos estudantes optaram pela opção simples, mais em conta; e um terço continuou optando pelaopção dupla, mais cara.

Isso fez Dan concluir que a oferta que parecia tola, inocente, ingênua, era sim uma grande jogada de marketing, porque induzia os leitores a comprarem dois produtos – o digital e o impresso – pelo preço de um – o impresso apenas, sem necessariamente precisar deles, mas apenas por acharem que estavam fazendo um negócio melhor.

É a mesma estratégia usada pelo pipoqueiro que faz com que você entre no cinema quase soterrado por um balde de pipoca, porque vale mais a pena.

Pipoca pequena: R$ 8,00
Pipoca Média: R$ 10,00
Pipoca Grande: R$ 11,00
A variação de preço não é proporcional ao tamanho do produto. O mesmo acontece com o milk-shake de 700 mililitros que custa apenas 50 centavos a mais que o de 500, que por sua vez é só um real mais caro que o de 250. Então nós analisamos qual seria o valor mais justo pra o milk-shake, achando que essa é a forma mais racional de pensar, sem perceber que somos levados a comprar o que o vendedor quer e não o que nós desejamos e necessitamos.

Da próxima vez que você for ao cinema ou quando topar com uma liquidação pare, pense e faça a razão funcionar de verdade sem se deixar levar pela emoção. Será que a pipoca maior é um bom negócio pra você?

Ah, e pense em mais um detalhe que Dan Ariely chamou atenção: o prato mais caro do restaurante não está no cardápio só para ser saboreado, mas principalmente pra dar a sensação que os outros estão com preço bom. Sabendo disso a chance de uma indigestão pode ser menor.

http://carodinheiro.blogfolha.uol.com.br/

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Pessoalmente, eu desejaria que a revista (nesse caso) tivesse a opção de assinatura impressa pelo valor de 59,00. Se tivesse, optaria por esta. Pois acho mais agradável ler a revista impressa.

Mas entre as opções apresentadas, eu assinaria a eletrônica por 59,00.

Cavaleiro
Veterano
# out/12
· votar


brunohardrocker

E entre as pipocas?

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Pipoca pequena: R$ 8,00
Pipoca Média: R$ 10,00
Pipoca Grande: R$ 11,00


>trabalhar com margem de lucro estratosféricas e tendo o cliente na palma da mão. Ainda chegarei lá.

Benva
Veterano
# out/12
· votar


E entre as popocas?

Estando lisinha, qualquer uma vale!

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Cavaleiro

Não sou muuuito de comer pipoca. A pequena me basta, se eu quiser dar uma salgada na boca. Eu economizaria 3,00 e não deixaria sobrar.

A não ser que eu estivesse acompanhado.

Roy.Mustang
Veterano
# out/12
· votar


Benva

maldito!!!
entrei pra fazer essa piada

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


brunohardrocker
Cavaleiro
Olha, no caso da assinatura é relativo... eu (por exemplo), preferiria ter a versão impressa... e se pelo mesmo preço levasse tb a eletrônica, qual problema??? O custo seria o mesmo afinal!!!

Nas pipocas, eu compraria a grandona... como quando vou ao mercado comprar a Coca-Cola... com certeza não é algo que sobra, então, pq não levar um pouco a mais por um valor que proporcionalmente é bem menor que o do produto original.

Trabalho com compras há 12 anos... hehehehehe...

Roy.Mustang
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar

Nas pipocas, eu compraria a grandona... como quando vou ao mercado comprar a Coca-Cola... com certeza não é algo que sobra, então, pq não levar um pouco a mais por um valor que proporcionalmente é bem menor que o do produto original.

Essa é a jogada. Vc é praticamente forçado a gastar mais e ainda sai achando que fez um bom negócio.

brunohardrocker
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar
Olha, no caso da assinatura é relativo... eu (por exemplo), preferiria ter a versão impressa... e se pelo mesmo preço levasse tb a eletrônica, qual problema??? O custo seria o mesmo afinal!!!


No meu caso seria o valor percebido, como cliente. Se a assinatura eletrônica corresponde ao mesmo conteúdo da impressa, eu assinaria somente a eletrônica, porque não estaria disposto a pagar $125,00 para ter conteúdo em duplicidade.

A minha preferência seria pela impressa, mas como essa opção ficou fora de cogitação, fico somente com a digital. Pagaria apenas 59,00.
Porque a questão da revista é diferente da pipoca. Por mais que você esteja recebendo as duas versões, impressa e digital, o conteúdo é o mesmo. Na pipoca não.

Roy.Mustang
Veterano
# out/12
· votar


revista é diferente da popoca.

algumas as retratam fielmente

Roy.Mustang
Veterano
# out/12 · Editado por: Roy.Mustang
· votar


Agora fui ler direito, isso é um sistema de "ancoragem de preços"

EDIT: Pelo menos alguma coisa que aprendi (ou não)

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


Roy.Mustang
Essa é a jogada. Vc é praticamente forçado a gastar mais e ainda sai achando que fez um bom negócio.
Não sou forçado!!! Tudo bem que o texto trata de uma questão mercadológica, mas falando em pipoca de verdade, eu compraria esse pouquinho a mais não só pq a diferença sai mais barato, e sim pq gosto de pipoca e como muito!!! hehehehehe... então, pq não pagar uma merreca a mais pra comprar um pouco mais de pipoca???

Agora, analisando a pipoca por outro lado: vai vc e a minazinha no cinema... bem, mulheres GERALMENTE não são ogras que nem a gente. Então, pq ao invés de comprar 2 pipocas pequenas, não comprar logo uma grandona pros 2???

brunohardrocker
A minha preferência seria pela impressa, mas como essa opção ficou fora de cogitação, fico somente com a digital. Pagaria apenas 59,00.
Sim, mas há uma série de fatores, como preferência pessoal. Eu assinava a Guitar Player até sair a tal da GuitarLoad que é de graça... a GuitarPlayer eu lia, com calma e tals... já a GuitarLoad baixei várias e quem disse que consegui ler??? hehehehe... então, nesse caso, eu pagaria o valor mais alto pela impressa, tendo de bônus o eletrônico (que sempre [ou quase] vem com algum bônus).

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Pessoalmente, eu desejaria que a revista
Eu também ia querer o impresso, não sou muito fã de leitura online.

E entre as pipocas?
Depende.. Se eu for dividir com alguém, compro uma grande, o mesmo vale para refrigerantes em fast-food, mas tipo, milk eu tomo um medio sozinha, acho o grande um exagero.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


CindyFerrari
milk eu tomo um medio sozinha, acho o grande um exagero.
Ante eu comprava o médio, mas a Laurinha toma "tudo"... não dá mais nem pra tira-gosto!!! Tem que ser o de 700ml!!! kkkkkkkkkkk

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar
Laurinha é das minhas hehehehe

Se for pra dividir, o grande realmente é a melhor opção, a não ser que algum cavalo vá tomar 700ml de sorvete hauhauhau


:D

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


CindyFerrari
Laurinha é das minhas hehehehe
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... outro dia ela experimentou o meu beirute do Habibs, e foi experimentando um tempão, até ela falar pra mim "Pai, vou comer todinho o seu sanduíche!!!"... kkkkkkkkkkkkk... não vale nada!!!

Uma vez eu comprei o Ovomaltine médio e chorei... e olha que eu sou bruto!!! hauhauahuahuha... mas deve ter sido depois de alguma refeição, senão ia suave!!!

CindyFerrari
Veterano
# out/12
· votar


Will Bejar
outro dia ela experimentou o meu beirute do Habibs, e foi experimentando um tempão, até ela falar pra mim "Pai, vou comer todinho o seu sanduíche!!!"... kkkkkkkkkkkkk... não vale nada!!!
hauhauhauhauhauah Boa garota!!!! Quantos aninhos mesmo tem essa pessoinha??

Uma vez fiz parecido: "Cindy, prova aí esse salgado até chegar no recheio e me diz se é bom", "OK" - comi até a metade kkkkkkkkkkkk

Uma vez eu comprei o Ovomaltine médio e chorei... e olha que eu sou bruto!!! hauhauahuahuha... mas deve ter sido depois de alguma refeição, senão ia suave!!!
Eu não sou de comer muito, então milk shake só vai sozinho, no máximo com batata. Se um daqueles combos de sanduba+refri+batata, eu tenho que estar bastante disposta... <o>

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


Sempre observei que quando você compra algo em grandes quantidades você paga menos por cada unidade do que se estivesse comprando cada unidade individualmente.

Por isso concluí que:

Atacado >>>>>>>>>>>>>>>> Varejo

Mesmo porque se você comprasse em menor quantidade, estaria fazendo o pior negócio, pois poderia comprar mais quantidade e ter pagado menos por cada uma.

Essa palhaçada de "somente o necessário" é coisa de burguês vaidoso, todos querem mais do que aquilo que necessitam.

-Dan
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Mesmo porque se você comprasse em menor quantidade, estaria fazendo o pior negócio, pois poderia comprar mais quantidade e ter pagado menos por cada uma.


E vc cai como um patinho.

Nesse racicionio, muita gente come 2 salgados quando um apenas o satisfaria, paga mais e ainda sai se sentindo mal.

Muita gente compra dois sapatos quando precisa apenas de um, paga mais caro e a outra peça fica inutilizada lá.

E ainda sai achando que fez bom negócio, sendo que o vendedor te vendeu coisas acima da sua necessária utilidade.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# out/12
· votar


Por isso concluí que:

Atacado >>>>>>>>>>>>>>>> Varejo

Mesmo porque se você comprasse em menor quantidade, estaria fazendo o pior negócio, pois poderia comprar mais quantidade e ter pagado menos por cada uma.

Essa palhaçada de "somente o necessário" é coisa de burguês vaidoso, todos querem mais do que aquilo que necessitam.


Mas que moleque burro, pqp

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


CindyFerrari
Quantos aninhos mesmo tem essa pessoinha??
Vai fazer 3 em novembro... huahauhauauha...

Uma vez fiz parecido
Eu ainda sou meio bruto (melhorei depois de "velho"), mas dos outros eu não gosto muito de exagerar, pq não gosto que fiquem comendo da minha comida!!! >=(

Viciado em Guarana
Essa palhaçada de "somente o necessário" é coisa de burguês vaidoso, todos querem mais do que aquilo que necessitam.
Eu concordo em partes... quando se trata de itens que vc tem certeza que vai usar, é uma boa!!!

Agora, imagine no quadro "aquilo que vou precisar", uma promoção de carro: vc compra um carro por R$xxxxx,xx e o segundo pela metade do preço. Tem que ter bom-senso na hora de comprar (mesmo se tratando de itens que vc tem certeza que vai usar).
-Vou usar os 2 carros?
-Conseguirei pagar 2 prestações?
-Vale a pena pagar 2 IPVAs até sei lá eu quando?
-Vale tudo isso acima só por causa de uma promoção???
É claro que é só um "supositório", mas deve ser aplicado a qualquer item que se vai comprar!!!

Roy.Mustang
Veterano
# out/12
· votar


acho o grande um exagero
Se eu for dividir com alguém
tomo
uma grande
mas tipo
eu tomo um medio sozinha
mas tipo, milk eu tomo

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


-Dan
É apenas o preço das coisas. Não é uma oferta.
Você apenas paga mais por esse "luxo" de ter somente o necessário que, de acordo com o que é pregado hoje, significa ter menos.

Se você realmente vai utilizar tudo, ou se o excesso vai te prejudicar, isso é um detalhe que cabe somente a você e deve ser definido antes da compra.

Mas no geral...
Essa palhaçada de "somente o necessário" é coisa de burguês vaidoso, todos querem mais do que aquilo que necessitam.

Temos um preço para quantia X de produto Y, mas se você quer levar X-1 vai ter que pagar mais por cada Y.

soruji
Veterano
# out/12
· votar


Peguei o bonde andando, mas é que nem aquela história de à vista com desconto e parcelado com juros, né?

Viciado em Guarana
Veterano
# out/12
· votar


ZakkWyldeEMG
Burro é você que não entende o consumismo.
As empresas querem te vender mais, e vão te obrigar a isso.

Will Bejar
Mas aí que está.
O preço não é apenas o único determinante para uma compra.

Veja a questão da pipoca:

Pipoca pequena: R$ 8,00
Pipoca Média: R$ 10,00
Pipoca Grande: R$ 11,00


Se eu só tiver apenas 8 reais no bolso, só poderei levar a pipoca pequena, não importando o valor das outras.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
Se eu só tiver apenas 8 reais no bolso, só poderei levar a pipoca pequena, não importando o valor das outras.
Tá certo!!! Foi isso que postei nas minhas respostas... há vários fatores pra decisão da compra da grande´, média, pequena ou no pague 1 leve 2, e etc.

Aliás, concordo com vc quando diz:
É apenas o preço das coisas. Não é uma oferta.
Ué, vc vai ter de comprar (por exemplo) sabonete sempre (desde que tom banho, claro!!!), então se aparece uma promoção de "leve o segundo pela metade do preço", pq não levar o sabonete se vc já sabe que vai usá-lo posteriormente??? Naquele momento, parece que é desnecessário, pq vc não vai usar 2 sabonetes ao mesmo tempo, mas é válido!!!

A reportagem fala de consumismo, daquelas pessoas que não podem ver uma promoção que já saem comprando. Toda compra DEVE ter uma análise minuciosa, cálculo de centavos...
Geralmente, neste tipo de promoção, se vc converter os números em porcentagem, terá números bem altos!!!
Eu vendia vestidos na feirinha da madrugada, aí falavam pra mim "Pô, de R$20,00 vc vai tirar R$2 só???", eu respondia "Senhora, em qual loja vc consegue 10% de desconto num item???".
Ou então, a pessoa chorava muito eu falava "Tá, vc leva 10 unidades e uma sai de graça...". Vish, a mulherada ficava feliz da vida!!!

-Dan
Veterano
# out/12
· votar


Viciado em Guarana
É apenas o preço das coisas. Não é uma oferta.
Você apenas paga mais por esse "luxo" de ter somente o necessário que, de acordo com o que é pregado hoje, significa ter menos.


Vc não consegue distinguir 'valor' de 'preço'. Vc fala como se ter menos fosse pior do que ter mais em todos os casos.

Esse pensamento está incutido na mente da maioria das pessoas mesmo, e é exatamente isso que o marketing prega.

Vc compra a Coca Litrão quando 1,5 litro te atende sem problemas. Então vc gasta mais achando que está economizando e a Coca Cola agradece.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


-Dan
Vc compra a Coca Litrão quando 1,5 litro te atende sem problemas. Então vc gasta mais achando que está economizando e a Coca Cola agradece.
No meu caso, vale a pena, pq Coca-Cola NUNCA sobra... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cavaleiro
Veterano
# out/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


É assustador pensar que caiu de 68 pra 16% a venda da modalidade mais barata de uma assinatura (eletrônica) pelo simples fato de oferecer também uma opção totalmente desvantajosa que ninguém iria comprar (somente a impressa).

Ou seja, 62% mudaram de opção pelo simples fato de adicionar uma opção desvantajosa no pacote. Dificilmente alguém usará ambas as opções e o custo variável da opção eletrônica para a empresa é praticamente zero.

Se na primeira opção você iria comprar a impressa, não há problemas, mas se iria comprar a eletrônica e trocou por achar a outra oferta mais vantajosa, foi fisgado. E na amostra a maioria fez isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Pipoqueiro comportamental