Reforma tributária pode deixar cada brasileiro 10% mais rico, diz economista

    Autor Mensagem
    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12


    Autor da mais recente --e não implantada-- proposta de reforma tributária, o economista Bernard Appy vê nova chance de governo federal e Estados enfrentarem o problema em nome da novíssima agenda do país: o resgate da competitividade.

    Em 2008 e 2009, Appy elaborou um proposta que continha desoneração da folha de pagamentos, reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e unificação dos sistemas de cobrança do PIS/Cofins para um único imposto, não cumulativo (que não é pago mais de uma vez na cadeia produtiva).

    Enfrentou resistências e a reforma não vingou. Hoje, o governo emite sinais de que pretende retomar parte da agenda perdida para impulsionar a economia.

    Appy prevê resistências, mas defende que só a mudança do PIS/Cofins poderia aumentar o crescimento da economia, nos próximos cinco anos, em 0,5 ponto percentual por ano --um terço do crescimento da economia previsto para este ano (1,5%).

    Se, numa tacada, o governo fizesse a reforma do PIS/Cofins, do ICMS e ampliasse a desoneração da folha de pagamentos para todos os setores, o impacto, calcula Appy, seria um PIB 10% maior em um prazo de 10 anos.

    "Daqui a dez anos o país pode estar 10% mais rico. Cada brasileiro pode estar 10% mais rico por conta desse tipo de mudança", diz. A seguir, a entrevista.

    Folha - Quais são os principais problemas fiscais atualmente?

    Bernard Appy - O primeiro é o PIS/Cofins. Hoje há um regime que mistura um sistema não cumulativo com um sistema cumulativo.

    As empresas que estão no sistema cumulativo cobram um percentual sobre o faturamento, que é 3% de Cofins e 0,65% de PIS, e não têm crédito. As empresas que estão no regime não cumulativo têm um débito de imposto de 9,25% e um crédito de 9,25% de tudo o que elas compram.

    Mas há uma série de restrições sobre o que pode gerar crédito para as empresas. Pelo sistema brasileiro só gera crédito o que é incorporado fisicamente à produção física, e isso abre uma enorme discussão entre as empresas e o fisco sobre o que foi ou não incorporado à produção.

    O que seria algo não incorporado?

    Vou dar um exemplo. Todo o gasto de telecomunicações de uma empresa industrial não gera crédito. É como se isso não fosse custo de produção para a empresa, só porque não foi incorporado fisicamente ao produto.

    O mesmo critério de aproveitamento do crédito apenas para o que foi incorporado fisicamente ao produto vale para o ICMS. Tem Estados que não aceitam, por exemplo, o crédito relativo ao imposto da eletricidade gasta no escritório, só dão crédito da eletricidade utilizada na fábrica.

    Outro dia me disseram que um fiscal da Receita não queria aceitar o crédito da madeira comprada por uma empresa de celulose. É lógico que a empresa vai ganhar o contencioso, inclusive na esfera administrativa, mas a própria defesa da empresa tem um custo. A questão sobre o que gera e o que não gera crédito de ICMS e de PIS e Cofins é hoje um dos grandes pontos de contencioso entre as empresas e o fisco no país.

    Coloquei só um pedaço da matéria, o restante está aqui:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1166217-reforma-tributaria-pode-d eixar-cada-brasileiro-10-mais-rico-diz-economista.shtml

    Dissertem, ou não.

    O poder é de vocês

    Snakepit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Isso nunca vai acontecer...

    Isso é tão mito quando a correção da Tabela do IR e o aumento real para os aposentados.

    Roy.Mustang
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Seria bom.

    -Dan
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Talvez em 2147.

    Kensei
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cada brasileiro 10% mais rico decerto que na média, provavelmente distribuída da seguinte forma para cada 1 capitalista e para cada 1 trabalhador:

    Capitalista: +19%
    Trabalhador: +1%.

    Na média: DEIZÃO!

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kensei

    Bom sou capitalista e trabalhador. Ganho 20%?

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    aumente o IOF, reduza o ICMS, reduza a liquidez dos bancos, reforma no IR e aumento do salário mínimo (após desoneração)

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    [i]aumento do salário mínimo [/i

    Questão meticulosa. Os índices de desemprego estão em um nível adequado para controle inflacionário. Um aumento no SM acarretaria diretamente em um aumento no desemprego.

    Todo mundo esquece que cerca de 70% das empresas sequer passam dos 5 anos de vida com o cenário que temos hoje, e a principal causa apontada é exoneração trabalhista, não barreira de concorrentes.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cavaleiro

    não com a desoneração da folha

    a idéia é dividir a festa da desoneração pros 2 lados do contrato

    o empregador compra escravos por menos e os escravos ganham mais

    Snakepit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    reduza a liquidez dos bancos

    No Brasil? Voce ta achando que o Brasil deixou de ser o Brasil? Eu não...

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Snakepit

    o role já ta descambando as is, se a galere ficar 10% mais rica como diz o texto com a mesma liquidez, nóis explode na euforia

    Snakepit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    E a casa cai de vez...

    Kensei
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cavaleiro
    Ganha 19 e fica de boa!

    Snakepit
    reduza a liquidez dos bancos

    No Brasil? Voce ta achando que o Brasil deixou de ser o Brasil? Eu não...

    Não entendi sua colocação, pois nos últimos anos, de maneira sábia, o Banco Central promoveu, quando necessário, alterações no índice do compulsório que impactaram na economia conforme o planejado, qual a sua crítica em relação a eficiência dessa política no Brasil?

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não entendi sua colocação, pois nos últimos anos, de maneira sábia, o Banco Central promoveu, quando necessário, alterações no índice do compulsório que impactaram na economia conforme o planejado, qual a sua crítica em relação a eficiência dessa política no Brasil?

    a crise do subprime em 2008 por sinal foi muito bem remediada queimando a gordura de compulsório que tínhamos.

    Konrad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Fazer uma reforma tributária requer uma mudança na administração pública, gastar menos, efetuar planejamento de longo prazo. Não vejo isso acontecer no Brasil.

    Konrad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap
    a crise do subprime em 2008 por sinal foi muito bem remediada queimando a gordura de compulsório que tínhamos.

    E alavancando o BB e a Caixa via Tesouro.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Konrad

    sim, outros remédios


    Outra coisa que quase não levam em conta também é o 'estado de espírito', o geist da população numa hora destas.

    Isso que eu acho que foi a chave, com o clima otimista quase tropicalista que eu não sei como o governo Lula havia instaurado, não teve uma crise de entesouramento, o pessoal foi às ruas e comprou feito louco.

    Kensei
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Konrad
    E alavancando o BB e a Caixa via Tesouro.


    Mas uai, a alteração no compulsório vale para todos os bancos, todos eles ficaram livres para injetar crédito na economia moribunda. Como os bancos privados não agiram, coube aos bancos públicos intervirem, e creio que para esse período não chegaria a se caracterizar como alavancagem (nos termos do mercado financeiro).

    Alguns críticos (em que pesem serem economistas de bancos privados, destaque para aquele Judeu economista chefe do Santander) hoje em dia sim estão alegando essa alavancagem por parte do tesouro nacional em favor dos bancos públicos. Eu acho ótimo, até que enfim uma política econômica que decidiu comprar briga com os poderosos desse país.

    Konrad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    The Laughing Madcap

    The animal spirits.

    o pessoal foi às ruas e comprou feito louco.

    E agora estão com a renda comprometida e vivendo de refinanciamento de crédito - essa cruzada do Governo contra os bancos se baseia justamente nisso, no próprio esgotamento do modelo que foi tentado até então. Não houve mudança estrutural, a inflação está maquiada, houve um aumento considerável do nível de emprego e uma queda substancial na produtividade. Onde é que uma situação dessas é sustentável?

    sim, outros remédios

    Assim como estuprar a Petrobras e manipular o mercado com os fundos de pensão. ehhe

    Snakepit
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kensei
    Não entendi sua colocação, pois nos últimos anos, de maneira sábia, o Banco Central promoveu, quando necessário, alterações no índice do compulsório que impactaram na economia conforme o planejado, qual a sua crítica em relação a eficiência dessa política no Brasil?

    De maneira sábia, esse é o detalhe. Acredito que não seja o momento atual seja sábio fazer isso.

    Mas enfim, eu sou um mero palpiteiro aqui, fica dificil argumentar com voces.

    Konrad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Kensei

    Sim, valem. Mas embora não seja um liberal hardcore, acho que os indicadores do setor privado são são muito valiosos numa análise decisória tão relevante quanto a do mercado de crédito; vendo a Caixa e o BB na contramão do setor, desde 2008, e agora vendo o Governo fazendo uma cruzada quanto ao que os próprios número refletem me faz pensar que de forma geral estão começando a construção da casa pelo teto.

    Veja bem, você sabe melhor do que eu que a expansão do crédito é condição sina qua non para a existência de um setor produtivo eficiente, para financiamento de consumo de longo prazo e etc. Mas você também sabe que aumento de endividamento (privado, já que o público é facilmente resolvido) sem aumento real de renda e/ou produção, é um suicídio econômico, é cortar os pulsos com faca de pão.

    Além disso, a composição das carteiras de crédito do BB e da Caixa tomou um rumo muito esquisito nos últimos três anos.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Konrad

    não é sustentável, vicia. temos mais alguns anos de patches.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12 · Editado por: The Laughing Madcap
    · votar


    double

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Veja bem, você sabe melhor do que eu que a expansão do crédito é condição sina qua non para a existência de um setor produtivo eficiente, para financiamento de consumo de longo prazo e etc. Mas você também sabe que aumento de endividamento (privado, já que o público é facilmente resolvido) sem aumento real de renda e/ou produção, é um suicídio econômico, é cortar os pulsos com faca de pão.

    a cúpula parece contar com a capacidade do bb/caixa de segurar a bronca.


    ao meu ver, o que basicamente fizeram foi chutar a crise pra frente. eventualmente, seguindo a tendência, os bancos públicos vão ter que praticamente perdoar as dívidas cobrando taxas de mãe para refinanciamentos.


    o que eles não contavam é com a extensão da crise européia.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # out/12
    · votar


    jango > all

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Meu medidor de keynesianismo quebrou quando entrei neste tópico. Pior que ele é super caro, pois ele é altamente tributado, além da inflação de preços.

    Pelo menos vou poder comprar um parcelado, pois o crédito está fácil.

    E o Black Fire vai me encher o saco, mas eu não podia perder a piada =]

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Konrad
    Veja bem, você sabe melhor do que eu que a expansão do crédito é condição sina qua non para a existência de um setor produtivo eficiente, para financiamento de consumo de longo prazo e etc. Mas você também sabe que aumento de endividamento (privado, já que o público é facilmente resolvido) sem aumento real de renda e/ou produção, é um suicídio econômico, é cortar os pulsos com faca de pão.

    Ahahah mó coincidência, eu tava lendo esta matéria hoje e lembrei na hora do seu post:

    "Agora, como é possível imaginar, esse pessoal (referindo-se aos Pós-Keynesianos) é casca-grossa justamente na área monetária. Para eles, crédito fácil é condição sine qua non para o crescimento econômico robusto. Dinheiro farto e juros baixos — por meio da canetada — são o caminho da criação de riqueza e da prosperidade. E isso é muito mais perigoso do que criar estatal de fertilizante. Estatal gera desperdício e privilégios políticos; crédito fácil gera ciclos econômicos, destroi capital, aumenta a pobreza e atrasa o progresso."

    Konrad
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Se você viu o adjetivo fácil ao lado do substantivo crédito em meu post peço que o releia atentamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma tributária pode deixar cada brasileiro 10% mais rico, diz economista