PAC: governo vai reduzir carga tributária em R$ 6,6 bilhões em 2007

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/07


Tributação
PAC: governo vai reduzir carga tributária em R$ 6,6 bilhões
Segunda, 22 de Janeiro de 2007, 12h42
Fonte: Reuters

Atualizada às 13h17
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira, durante o anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que o governo estima uma renúncia fiscal de R$ 6,6 bilhões em 2007 com as desonerações tributárias previstas pelo pacote destinado a impulsionar a economia do País.


Veja também
º PAC: Lula pede apoio do Congresso e de governadores
º Mantega confirma uso do FGTS para obras de infra-estrutura
º PAC: Caixa terá R$ 4 bi a mais para financiamento habitacional
º PAC: investimento em infra-estrutura terá foco no Norte e Nordeste


De acordo com o ministro da Fazenda, esse valor deve subir para R$ 11,5 bilhões em 2008.

Entre as medidas de desoneração definidas, o governo incluiu a suspensão da cobrança de PIS e Cofins na compra de insumos e serviços utilizados pela construção civil em novos projetos de infra-estrutura de longo prazo.

Veja a seguir algumas das medidas de desoneração tributárias previstas no PAC:

- Redução de até 25 anos para 24 meses prazo para apropriação dos créditos de PIS e Cofins sobre edificações incorporadas ao ativo imobilizado, igualando ao tratamento dado para máquinas e equipamentos;

- Suspenção da cobrança de PIS e Cofins na compra de insumos e serviços utilizados pela construção civil em novos projetos de infra-estrutura de longo prazo (transportes, portos, energia e saneamento básico);

- Isenção do Imposto de Renda às aplicações feitas no novo fundo de investimento em infra-estrutura após cinco anos da aquisição da cota;

- Redução para zero das alíquotas do IPI, PIS, Cofins e Cide nas vendas de equipamentos de transmissão de sinais de TV digital, na aquisição de bens de capital e na transferência para aquisição de tecnologia e software; a medida se aplica às empresas que aderirem ao Programa de Incentivos ao Setor da TV Digital (PATVD), mas não se aplica aos conversores (Set Top Box) que terão incentivos da zona franca de Manaus;

- Isenção de IRPJ e redução a zero do IPI, PIS, Cofins e Cide sobre vendas de semicondutores e displays bem como sobre a aquisição de bens de capital e transferências para aquisição de tecnologia e software; aplica-se às empresas que aderirem ao Programa de Incentivos ao Setor de Semicondutores (PADIS);

- Ampliação para até R$ 4 mil o valor de venda no varejo de microcomputadores e notebooks que terão isenção de PIS e Cofins; os limites atuais são de R$ 2,5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. A medida representa renúncia fiscal de R$ 200 milhões;

- Redução a zero da alíquota de IPI sobre perfis de aço (insumo da construção civil) que atualmente é de 5%. Medida representa renúncia de R$ 60 milhões.

- Lei Geral da Micro e Pequena empresa (já implementada);

- Reajuste da tabela do Imposto de Renda (já implementada);

- Prorrogação até 2008 da regra que permite contabilizar a depreciação de novos investimentos na metade do prazo normal, para cálculo da base de cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Medida representa renúncia de R$ 900 milhões;

- Prorrogação até 2008 do prazo de permanência da construção civil no regime de cumulatividade do PIS e da Cofins; Renúncia de R$ 600 milhões;

Fonte: Invertia (Terra)

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/07
· votar


Vou procurar sobre esse reajuste da tabela do IR.

Crazy Batera
Veterano
# jan/07 · Editado por: Crazy Batera
· votar


investimento em infra-estrutura terá foco no Norte e Nordeste

Vao tomar no C*


¬¬

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera

???

Não deixa de ser algo interessante, diminuir esse abismo que existe entre Norte/Nordeste (algumas regiões) e o Sul/Sudeste..... quem sabe assim o país se desenvolva com um todo..... :)

r2s2
Veterano
# jan/07 · Editado por: r2s2
· votar


E é só o começo. Viva Lula!!!

Agora, me digam uma coisa os "grandes e inteligentíssimos" analistas da economia brasileira, que diziam que a taxa de juros alta que bracava o crescimento do país.

Agora (e desde 4 meses atrás) temos a menor taxa de juros de nossa história (e caidno cada vez mais), e cadê o crescimento?

A verdade é que os governos de direita ficaram 30 anos sem investir em infra-estrutura e isso que barrava o crescimento. Agora esse pacote irá dar uma ajuda e os sapientes economistas dirão "viu, num disse que era a taxa de juros?"

Uns idiotas aqui do fórum mesmo sempre batiam nessa tecla, e até hj num sabem como a taxa de juros afeta a economia, mas ouviram a globo falando isso, aí vomitavam esse argumento aqui, e no tópico seguinte vomitavam que a globo nos imbecilizava... nossa... bando de coitados mesmo.

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


Jajá essas mesmas pessoas voltam com outro argumento, tipo a carga tributária, aí o governo diminui a carga tributária e nada de resolver... é sempre assim, os idiotas alienados serão sempre idiotas alienados até virarem idiotas alienados mortos.

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


- Isenção do Imposto de Renda às aplicações feitas no novo fundo de investimento em infra-estrutura após cinco anos da aquisição da cota;

Melhor que investir em fundos de previdência, onde cai pra 10% depois de 15 anos (algo assim).

Boa essa medida, é uma pena que os investimentos em bolsa não sejam isentos pra nós brasileiros como é pros estrangeiros que aqui investem, aposto que isso daria uma injeção forte na produção.

r2s2
Veterano
# jan/07 · Editado por: r2s2
· votar


ZakkWyldeEMG
Vou procurar sobre esse reajuste da tabela do IR.

Medida provisória nº 340, de 29/12/2006.

Pra quem ganha mais de 2.625 por mês só diminuiu 23 reais de IR.

Eu acho esses reajustes ridículos, pq nós ganhamos pouco e o governo perde muito. Seria melhor esperar acumular uns 100 reais por mês (tipo 3 anos sem reajuste) aí faz duma vez.

Medida Provisória 340

Party Boy
Veterano
# jan/07
· votar


Engraçado...

Só 3 pessoas postaram nesse tópico...

=)

Rato
Veterano
# jan/07
· votar


- Ampliação para até R$ 4 mil o valor de venda no varejo de microcomputadores e notebooks que terão isenção de PIS e Cofins; os limites atuais são de R$ 2,5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. A medida representa renúncia fiscal de R$ 200 milhões;

hauahua Graçãs a Deus!!!!

disse q esse seria o ano do micro ;)

ESP
Veterano
# jan/07
· votar


Kd os tucanos?

anderson luiz
Veterano
# jan/07
· votar


ESP
perderam feio e estão com o bico entre as pernas

The_Fourth_Horseman
Veterano
# jan/07
· votar


Putz...
Nem um mísero argumento contra?

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


Pareçe que o governo lula vai começar a trabalhar depois de 4 anos. Particularmente não defendo partido algum, por que para mim ficou bem claro nos escandalos do mensalão que todos os partidos se envolveram até os talos. Quanto a questão da política de juros o brasil continua sendo uma piada, e alguns acreditam que a redução das taxas geraria efeito imediato na economia. Não é tão simples assim, muitas classes sociais foram vitimadas nesses 10 anos, vivendo um nível de endividamento muito acima da sua capacidade financeira. Falta dinheiro na economia, o que me faz crer que os investimentos do governo, pelo menos na quantia em que foram citados deva gerar melhora e crescimento, e claro que não imediatamente.
Bem, ironicamente acho que os tucanos estão tirando umas feriazinhas básicas em paris, nova york e outras cidades, tentano vender algumas estatais que ainda restam, enquanto o pt esta batendo algumas carteiras na rodoviária.

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


jimmt vandrake

Nossa, mais asneira que isso só vejo no programa da luciana gimenez

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jan/07
· votar


Na boa, eu não quero ver briguinha de partidos aqui. Se atenham a ver os lados positivos dessas mudanças, de forma imparcial. Caso contrário, fecharei esse tópico, e assim assinaremos aquilo que fizemos tanto antes das eleições: um redemoinho de discussões, muitas vezes repetidas, difamatórias (pra ambos os lados) e sem nexo. ;)

Thani
Veterano
# jan/07
· votar


Pra quem ganha mais de 2.625 por mês só diminuiu 23 reais de IR.

Sobre isso não há nem o que falar.

gdk16
Veterano
# jan/07
· votar


eu ainda naum consigo acreditar no lula...

maggie
Veterana
# jan/07
· votar


E é só o começo. Viva Lula!!!
É ironia?
O "pacote" contém diversas medidas que já estavam previstas no orçamento.
O orçamento é votado pelo congresso. Isso significa que a medida não é do presidente, e sim da câmara e do senado.
E mais, esse anunciado "crescimento" de 5% não vai acontecer. Já perdemos o boom do crescimento que o mundo todo teve graças à China e EUA.

Agora esse pacote irá dar uma ajuda e os sapientes economistas dirão "viu, num disse que era a taxa de juros?"
Claro que não são somente os juros. Mas no curto prazo, sim, os juros brecam a economia. Isso porque diminui a moeda em circulação no país.

Por exemplo, um investidor tem milhares de reais para aplicar.
Ele pode decidir entre duas aplicações:
• investir em ações de uma fábrica a 7% ao ano
• aplicar em bancos a 3% ao mês

Claro que a tendência é a especulação financeira, assim não vale a pena produzir. E mais, o cara da fábrica vai acabar pegando grana no banco onde o investidor aplicou, que por sua vez vai cobrar um spread bancário (juros+encargos, simplificando), e vai pagar a conta do investidor e do banco.

Infra estrutura, impostos, previdência, educação, saúde, segurança... tudo no Brasil é urgente. Pena que os governos em geral se limitem a lançar PACOTES pra enganar o povo.

gdk16
Veterano
# jan/07
· votar


E mais, esse anunciado "crescimento" de 5% não vai acontecer. Já perdemos o boom do crescimento que o mundo todo teve graças à China e EUA.
é verdade...o bom momento para crescer jah passou

pedrunk
Veterano
# jan/07
· votar


genial, votei no alckmin mas q sorte q o lula ganhou

gdk16
Veterano
# jan/07
· votar


genial, votei no alckmin mas q sorte q o lula ganhou
pqp

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


maggie
O orçamento é votado pelo congresso. Isso significa que a medida não é do presidente, e sim da câmara e do senado.

Tá falando besteira, a proposta é de competência exclusiva do presidente, os parlamentares votam e fazem algumas emendas (são poucas e com muitas limitações). Cerca de 90% da proposta é a mesma que saiu da mesa do Lula.

Sobre os juros vc disse algumas coisas certas, mas não se esqueça que a inflação é baixa por conta desses juros altos, agora que a perspectiva de inflação é baixa que se pode abaixar a taxa selic.

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


maggie
E mais, esse anunciado "crescimento" de 5% não vai acontecer. Já perdemos o boom do crescimento que o mundo todo teve graças à China e EUA.

Falou besteira de novo, pq num é só a china e os eua que crescem. A própria argentina cresceu muito, a índia é uma 2ª china e a perspectiva pro ano é de crescimento razoável.

maggie
Veterana
# jan/07
· votar


r2s2
Tá falando besteira, a proposta é de competência exclusiva do presidente, os parlamentares votam e fazem algumas emendas (são poucas e com muitas limitações). Cerca de 90% da proposta é a mesma que saiu da mesa do Lula.
Correto, mas veja que o Legislativo analiza e aprova a LDO, que é votada esse ano pra vigorar nos próximos quatro anos -- se não me falha a memória.

A proposta é do Executivo, as emendas e a aprovação são do Legislativo.
O que eu escrevi antes foi pra deixar claro que não é "graças ao Lula", mas a ele e a quem aprovou os projetos (a que custo, só Deus sabe...).

Sobre os juros vc disse algumas coisas certas, mas não se esqueça que a inflação é baixa por conta desses juros altos, agora que a perspectiva de inflação é baixa que se pode abaixar a taxa selic.
Sim, por isso ficamos enforcados durante o ano passado e em 2005... pra manter o superávit etc.
Mas daí é uma discussão mais de correntes econômicas, alguns dizem que os juros já podiam ter baixado a muito tempo, sem prejuízo pra inflação e com maior crescimento econômico; outros discordam.
Na minha opinião já devia ter baixado, o Palocci e o Meirelles tiveram medo da volta da inflação.

Falou besteira de novo, pq num é só a china e os eua que crescem. A própria argentina cresceu muito, a índia é uma 2ª china e a perspectiva pro ano é de crescimento razoável.
A China e os EUA puxaram o crescimento do resto do mundo. Não quer dizer que somente esses países cresceram, claro.

A Índia é um exemplo pra nós, tinha um PIB muito pior e hoje cresce muito mais, além de exportar mentes brilhantes pra Harward, Yale etc..

A Argentina na minha opinião não é um bom comparativo, já que deu o calote, e agora vem crescendo a altos níveis mas sobre uma base inicial baixa. Talvez o Chile ou o México sejam um comparativo melhor.

As tendências pra esse ano não são tão animadoras, por isso afirmei que já perdemos o bonde do crescimento, mantendo juros altos e espantando investidores.

Tamos aí pro debate.
:)

r2s2
Veterano
# jan/07
· votar


maggie
Correto, mas veja que o Legislativo analiza e aprova a LDO, que é votada esse ano pra vigorar nos próximos quatro anos -- se não me falha a memória.

A proposta é do Executivo, as emendas e a aprovação são do Legislativo.
O que eu escrevi antes foi pra deixar claro que não é "graças ao Lula", mas a ele e a quem aprovou os projetos (a que custo, só Deus sabe...).


Não, vc está confundindo algumas coisas, e em algumas está certa. O PPA é de 4 anos. A LDO vai de junho a junho. O PPA orienta a elaboração da LDO que orienta a elaboração da LOA. Todas, eu disse TODAS essas leis são de competência exclusiva do presidente.

Os parlamentares discutem e emendam pouca coisa nessas 3 leis, o grosso mesmo que faz é o executivo.

Se vc se interessar eu posso explicar como, quantas e quais são essas emendas.

A Argentina na minha opinião não é um bom comparativo, já que deu o calote, e agora vem crescendo a altos níveis mas sobre uma base inicial baixa. Talvez o Chile ou o México sejam um comparativo melhor.

A argentina num deu calote de verdade, ela ameaçou e começou um calote e com isso forçou uma renegociação.

Mas eu acho q o mundo vai crescer, não muito, mas vai continuar crescendo.

Não vejo nada a curto e médio prazo que possa atrapalhar esse crescimento. Receio só com a bolha imobiliária americana e a redução da meta de crescimento da china. A china é interessante, eles tão tentando brecar o crescimento, parece que reduziram pra 6% ao ano, mas não conseguiram, aí acabou crescendo 8,5. É impressionante, eles são tão vorazes que nem à força eles cedem.

r2s2
Veterano
# jan/07 · Editado por: r2s2
· votar


maggie
As tendências pra esse ano não são tão animadoras, por isso afirmei que já perdemos o bonde do crescimento, mantendo juros altos e espantando investidores.

Outra, o brasil e o mundo num precisam crescer tanto não, só a política de mudar o perfil da dívida interna que o lula está fazendo já vai mudar muita coisa a longo prazo. Tem gente graúda dizendo (claro que a globo nunca mostrará isso) que em 20 anos a dívida bruta será de só 25% do pib, e líquida será de 0,00000000000000000000!!!!!!

Hj em dia a bruta é de 50,4%, a líquida eu num me lembro do valor.

Vcs imaginam isso? Vcs têm idéia do impacto disso a longo prazo?

pedrunk
Veterano
# jan/07
· votar


gdk16

tava sendo ironico, porra

jimmy vandrake
Veterano
# jan/07
· votar


r2s2
Vc tem razão estas asneiras são meras ficções que apareceram em novelas, não é real.

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/07
· votar


Ainda bem que o Lula está acordando das utopias sindicalistas:

"Na área de Infra-estrutura, o PAC prevê R$ 503 bilhões em investimentos realizados pela União, por empresas estatais e setores com atividades correlatas entre 2007 e 2010. Do Orçamento Geral da União, serão alocados R$ 67,8 bilhões. Das demais fontes, R$ 436,1 bilhões. Só em 2007, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, serão investidos R$ 24,4 bilhões – o equivalente a mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB)."(Fonte: Site do PT)

436,1 bilhões virão da iniciativa privada, mas como que isso vai funcionar? privatizações? Lula vai entregar a infra-estrutura(portos, aeroportos, estradas, etc) para a iniciativa privada? Lula virou liberal?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PAC: governo vai reduzir carga tributária em R$ 6,6 bilhões em 2007