O Mito da Inquisição.

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# ago/12 · Editado por: Joseph de Maistre


Ou “Por que ateus não são mais esclarecidos nem dotados de senso crítico do que os crentes ‘alienados’ que difamam.”

Eis um documentário da BBC, exibido pela primeira vez há quase 20 anos e baseado em historiografia mais antiga ainda, que demonstra cabalmente a veracidade da afirmação acima:



Alguns trechos interessantes:

“A ‘leyenda negra’ foi o nome dado pelos espanhóis à imagem criada por seus inimigos, segundo a qual eles eram avarentos, cruéis, tiranos e especialmente intolerantes, do ponto de vista religioso. E, é claro, o papel desempenhado pela Inquisição, especialmente quanto à intolerância, foi crucial. A Inquisição foi a pedra fundamental desta construção.”

“Ironicamente, a Inquisição provavelmente tinha as melhores prisões da Espanha. Isso soa muito como bajulação, mas, infelizmente, é verdade. ... Encontrei exemplos de prisioneiros de tribunais seculares que blasfemaram somente para ser transferidos para a prisão da Inquisição e escapar dos maus tratos que recebiam na prisão secular.”

“Enquanto o resto da Europa reagia com horror, a Inquisição declarava que o crime de bruxaria era um delírio. Ninguém podia ser processado por isso, muito menos queimado. Ainda assim, foi a Inquisição Espanhola que se tornou um símbolo de implacável perseguição contra a heresia. Por quê?”

“Não foi nenhuma coincidência que a imprensa tenha sido inventada e difundida mais rapidamente nos países que mais simpatizavam com a Reforma: Alemanha, Inglaterra e Países Baixos. Com essa nova tecnologia, os protestantes puderam lutar um novo tipo de guerra. Pela primeira vez, foi possível armar uma verdadeira campanha de propaganda.”

Dissertem sobre os caluniadores da Igreja Católica de todas as épocas e sobre como até hoje nossos parentes divorciados (ex-católicos, geralmente recém-convertidos ao protestantismo) sempre sentem a incontrolável necessidade de compartilhar com o resto da família nas ceias de Natal suas opiniões altamente gabaritadas sobre a história de sua ex-religião.

Dissertem também sobre como chegamos em uma época em que a “criticidade” e o “livre pensamento” são supostamente celebrados como valores basilares da sociedade, mas em que o número de pessoas que realmente acreditam nesses valores e que realmente não estão interessadas apenas em tirar o seu da reta com uma retórica “moderna” e “emancipadora” aparenta ser ainda menor do que o de qualquer outra época.

brunohardrocker
Veterano
# ago/12
· votar


Dissertem também sobre como chegamos em uma época em que a “criticidade” e o “livre pensamento” são supostamente celebrados como valores basilares da sociedade, mas em que o número de pessoas que realmente acreditam nesses valores e que realmente não estão interessadas apenas em tirar o seu da reta com uma retórica “moderna” e “emancipadora” aparenta ser ainda menor do que o de qualquer outra época.

Isso é muito familiar por aqui.

-Dan
Veterano
# ago/12
· votar


“Por que ateus não são mais esclarecidos nem dotados de senso crítico do que os crentes ‘alienados’ que difamam.”

Para muitos, isso vai significar que, logo, Deus existe, pois muitos ateus tb são alienados. Típica fuga argumentativa dos crentes.

Aí dentro
Veterano
# ago/12
· votar


Típica fuga argumentativa dos retardados.

Eis um documentário da BBC

Hahahahaha.

Cavaleiro
Veterano
# ago/12
· votar


O René Millar não fala que não houve uma inquisição, apenas diz que não foi da forma como são contados nos livros de história e contextualiza.

Por exemplo: Muito do ódio em relação a Inquisição vem da tortura, no qual ele defende que era um castigo comum daquela época só que aparece um absurdo visto séculos depois.

Também fala da propaganda mas principalmente em relação ao exagero da quantidade.

demonstra cabalmente

Não demonstra.

“Por que ateus não são mais esclarecidos nem dotados de senso crítico do que os crentes ‘alienados’ que difamam.”

Ano passado você era ateu. Só converteu-se para manter seu statu quo de conservador.

Bob Mauley
Veterano
# ago/12
· votar


post pra ver depois

Atom Heart Mother
Veterano
# ago/12
· votar


Joseph de Maistre

você é meio contraditório.

snowwhite
Veterano
# ago/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Sou descendente de alemães. Vou fazer um tópico provando que o Holocausto não existiu de fato. É tudo bixice de judeu safado.

Revisionistas afe.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Cavaleiro
Ano passado você era ateu. Só converteu-se para manter seu statu quo de conservador.


Ele era?

Strato_Master
Veterano
# ago/12 · Editado por: Strato_Master
· votar


Ano passado você era ateu

todo mundo aprende, menos quem não quer...

ser ateu é estupidez...

a fé cega na negação é tão estúpida quanto a fé cega na afirmação... na verdade até mais!

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Strato_Master
todo mundo aprende e evolui...


Eu era católica, aprendi e evoluí. Tudo depende do que se considera evolução. Mas o pensamento mágico é uma fase que pertence à infância, quando acreditamos em bruxas, fadas e bicho papão. Depois a gente tem que crescer. Alguns não conseguem.


ser ateu é estupidez...

É mesmo. Porque a gente não pode contar com aquela ajudinha e conforto na hora que o bicho pega. Nem fica achando que vai se salvar, nem que vai pro céu, nem que o filho do outro pode se ferrar se o da gente se safar. Realmente somos estúpidos.


a fé cega na negação

hahahahahahaha

Electric Eye
Veterano
# ago/12
· votar


Prefiro acreditar e duvidar de tudo ao mesmo tempo.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Electric Eye
Prefiro acreditar e duvidar de tudo ao mesmo tempo.


Você fez uma escolha baseada em algum motivo racional. Preferir isto pode ser uma boa saída para não entrar em embate com algumas questões existenciais. Nâo questiona se existem bruxas porque vai que elas existem.;) Eu também já pensei assim. Vai que exista algum deus arrogante mandão e que vai me fuder mesmo um dia.
Mas eu não acredito porque não acredito mesmo. Não existe nada que me faça acreditar, apenas provas da existência. Até lá...

Gansinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar


snowwhite
Eu era católica, aprendi e evoluí.

É tão ridículo quando você fala isso. Parece até que você conhece tudo e é a dona da verdade. Não digo que Deus existe, mas também não sabemos se ele não existe.

Electric Eye
Veterano
# ago/12
· votar


snowwhite

Pois é, eu duvido de muita coisa, mas eu também imagino que tudo pode ser verdade, então acaba que eu nunca consigo chegar à conclusão nenhuma.
Só acredito mesmo em vida fora da Terra, mesmo eu nunca ter visto nada que comprove isso.

Bizet
Veterano
# ago/12
· votar


É tão ridículo quando você fala isso. Para até que você conhece tudo e é a dona da verdade. Não digo que Deus existe, mas também não sabemos se ele não existe.

Não, ela tá certa mesmo. A existência do deus cristão é tão provável quanto a existência do gandalf (zero de evidência pros dois), e acreditar no gandalf é coisa de criança. Não vejo por que seria diferente com quem acredita em yahweh.

The Laughing Madcap
Veterano
# ago/12
· votar


que assunto relevante

The Laughing Madcap
Veterano
# ago/12
· votar


Bizet

acho que o fato de não sermos escravos do anel hoje é prova mais do que suficiente que Gandalf existiu/existe.

Bizet
Veterano
# ago/12
· votar


The Laughing Madcap
acho que o fato de não sermos escravos do anel hoje é prova mais do que suficiente que Gandalf existiu/existe.

Pode até ter existido, mas não é o meu deus. Eu faço parte da seita dos gollumistas, que pregam que Gollum foi um avatar de Javé do Anel enviado pra criar obstáculos na jornada de Frodo, pra testar sua perseverança e ver se ele realmente merecia ir ao paraíso da terra-média.

Só temos 3 mandamentos, ser magro pra cacete, comer peixe cru e chamar todo gordinho jardineiro de fat hobbit.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho
É tão ridículo quando você fala isso. Para até que você conhece tudo e é a dona da verdade.
Não sou dona de nada. Evoluí porque me dei conta que somos seres humanos e limitados para afirmar que coisas sem prova existem e tem tais e tais características personificadas. Me dei conta que o ser humano é carente e tem medo. Me dei conta que acreditamos no que preenche nossas lacunas enquanto não nos damos conta de que é preciso haver lógica em termos de ação e reação. Me dei conta de que os que vieram antes de nós receberam certas verdades prontas de seus antecedentes e as vem repetindo e recriando a medida de suas necessidades. Isto é assim quando mentimos pro filho que Bicho Papão existe para ele se comportar. Depois me dei conta que pais que agem assim o fazem porque são estúpidos e fracos. E me dei conta que isto é desonesto para com os filhos e os faz permanacerem no medo e na obediência. Até que eles crescem e tem como se libertar. Mas depois mentem igualmente para seus filhos. Alguns escolhem romper com o modelo e precisam construir outro caminho, que educa e não assusta com coisas imaginárias.
Ninguém é dono da verdade. Mas existem mais de 100 deuses criados pelos homens registrados através de documentos, seitas e religiões. E eles pensam coisas diferentes porque aquela civilização tinha necessidades diferentes, como por exemplo explicar porque chove, porque venta, porque o sol some ao final de cada dia. Ninguém pode afirmar que aquilo é causado por deuses e nem todos acreditaram que deuses eram os responsáveis por tais fenômenos. uns acreditam e outros não. Há deuses que pedem sacrifícios humanos e outros pedem sujeira na beira da praia. Tudo criado pelo ser humano e suas estultícies. Ninguém limpa a areia depois. Mas tudo é fé, então deve ser respeitado e ái de quem contrariar. É sempre porque não quer entender, porque não estuda a respeito, porque é teimoso e nega a existência e os poderes destes deuses. Haja discernimento e inteligência para escolher a qual deus obedecer e negociar.

Não sei se existem deuses. Mas pelo que se pode observar no ser humano, não foi deus que fez o homem a sua imagem e semelhança. Foi o contrário: o homens faz deuses a sua imagem e semelhança. Assim como fez o diabo. Não é Alah que promete 72 virgens para os que se sacrificarem e matarem milhares. É o ser humano e seus instintos mais primitivos que mata e usa Alah como justificativa para tal.
Dito isto e muito mais, que não dizer porque está implícito, não acredito que deuses existam. Mas acredito na fraqueza humana.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Electric Eye
Pois é, eu duvido de muita coisa, mas eu também imagino que tudo pode ser verdade, então acaba que eu nunca consigo chegar à conclusão nenhuma.

Tudo é uma palavra que abre possibilidades para o infinito. Aqui cabe tanta coisa que deus nos moldes que o ser humano professa é como dizer que há fumaça em algum canto do Universo. E veja: ainda há dúvidas sobre o que é universo. Talvez sejam vários, várias dimensões. Agora inventaram um número para as dimensões que existem: seriam 11. Viagem pouca é besteira. Tudo pode. Quem somos nós pra alegar coisas tão específicas quanto um deus que quer que a gente reze 3 padre nosso e 5 ave maria?

Só acredito mesmo em vida fora da Terra, mesmo eu nunca ter visto nada que comprove isso.

Vida também abre possibilidade pra um sem número de coisas. O que é vida? Nos moldes que conhecemos? Muita coisa pode ser considerada vida. Antigamente se achava que para haver vida precisava haver água. Agora se descobriu que existe vida ( com DNA) nos meios mais ácidos em alguns lugares da Terra. Imagina o que pode existir de "vida" ou não no infinito.
Aliás, não sabemos o que é infinito, Nosso cérebro é limitado. E a imagem de um deus é limitada como nosso cérebro.

Gansinho
Veterano
# ago/12
· votar


snowwhite
Sério, não li. Depois leio.

Rafa-Ban
Veterano
# ago/12
· votar


Eu sei que na minha vida religião não faz diferença nenhuma, assim como também não faz diferença que hajam pessoas que creem nessas coisas ou não. Sendo assim, everything is fine.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Gansinho

Desconfio que não =(
Uma coisa que percebo aqui no OT é que a gente escreve um pouco mais e as pessoas não leem. Por isto as discussões dificilmente chegam a termo.

Beijo.

Electric Eye
Veterano
# ago/12
· votar


snowwhite
Tá inspirada hoje hein.
Tem gente que esquece do resto do universo, e acha que nada mais acontece fora da Terra, seria tão bom poder compartilhar ideias de quem vive em outro planeta, ou outra dimensão, ou sei lá mais o quê.

The Laughing Madcap
Veterano
# ago/12
· votar


mito, rito e ethos

não entendi como a existência ou não das entidades que incorporam as doutrinas é relevante.

snowwhite
Veterano
# ago/12
· votar


Electric Eye
Tem gente que esquece do resto do universo, e acha que nada mais acontece fora da Terra, seria tão bom poder compartilhar ideias de quem vive em outro planeta, ou outra dimensão, ou sei lá mais o quê.


Quem disse que se tratariam de "quem"? O.O

The Laughing Madcap

não entendi como a existência ou não das entidades que incorporam as doutrinas é relevante.

Se tais entidades são seres humanos, é de suma relevância. Se for um porco, galinha ou macaco, nem tanto. Especialmente se estiverem mortos.

Gansinho
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gansinho
· votar


snowwhite
Li. Ufa, terminei oO
Digitou uma Bíblia hein? (sacou? você, bíblia? :D)

Tá, entendo.
Mas você sempre fala com um ar de superioridade por não ser crente em Deus, isso que eu acho errado. Cada um acredita no que quer.

Beijo =*

Electric Eye
Veterano
# ago/12
· votar


snowwhite
Quem disse que se tratariam de "quem"? O.O

Ah, é só modo de falar.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/12
· votar


Véi, vou ser muito sincero agora, eu sempre sinto que não devo responder esses tópicos, porque sinto um amor filhal prela snow, e tudo que eu responder vai soar ofensivo, porque ela sempre se precipita nesses tópicos e escreve bobagens triviais. Paz.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Mito da Inquisição.