Como "blindar" sua criança da publicidade e protegê-la do consumismo?

Autor Mensagem
Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12


Olá!

Hoje na faculdade assistí a um documentário de título "Criança, a alma do negócio". O objetivo do documentário era de chocar, mostrando crianças atuais completamente alienads pela publicidade. Por exemplo, mostrava pra crianças fotos de animais, como uma galinha, e elas diziam que era um ganso. Depois mostravam o simbolo da claro borrado e as crianças sabiam. Outra hora davam às crianças frutas e pediam para elas dizerem o nome. Nenhuma sabia denominar a carambola. Mas todas sabiam que aquele salgadinho de milho triangular era Doritos.

O principal ponto do documentário era mostrar o quão consumistas as crianças estão por hoje, e depois o quão obsoleto se tornam as coisas compradas, mostrando o quanto a publicidade influi na mente das crianças incentivando-as a comprar apenas por comprar.

No pós filme, meio que rolou um debate sobre algumas questões, e foi levantado o fato de que os pais tem certa culpa nisso tudo, o que me chamou atenção para outra coisa.

Na sociedade atual, como fazer para blindar seu filho de produtos de extrema futilidade que acabam sendo super valorizados por marketing? Não é uma questão tão fácil, já que você pode simplesmente decidir não comprar a sandalha do Homem Aranha pro seu filho, mas quando ele chegar na escola no dia seguinte poderá sofrer exclusão social daqueles que as têm. Seria como comprar a ascenção social (muitas propagandas tendem a passar essa idéia). Como dar uma educação ao seu filho de forma a isolá-lo disso tudo, sendo que você não depende apenas da sua ação, mas da de outros pais?

Dissertem. Eu vos obrigo.

Atom Heart Mother
Veterano
# jul/12
· votar


documentário totalmente imparcial também, imagino.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Atom Heart Mother

Só mostra algumas realidades ^^

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/12
· votar


Como "blindar" sua criança da publicidade e protegê-la do consumismo?
Eu li comunismo e achei que era um tópico da snow... auhauahuahau

mvrasseli
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Mostrando ao seu filho que existem coisas mais importantes que dinheiro na vida, e que pra conseguir essas coisas ele vai precisar de muito dinheiro...

elyts
Veterano
# jul/12
· votar


É muito, muito difícil realmente, não so elas, mas todos nós somos constatementes "bombardeados" com todo tipo de informação que poderosa mídia passa, ela tem força para moldar grande parte da sociedade. Eu li uma vez, que ao entrarmos em contato com a televisão por exemplo, a nossa mente entra em um estado que favorece a adesão de tais informações como sendo verdadeiras. Quem nunca assistiu um jornal dando uma versão sobre algum crime, e nem tentou contestar se era verdadeira?

É algo complexo, porque não envolve so comerciais, ou televisão e sim toda a galera que está em volta da, as pessoas sob influência ajudam a outras pessoas entrarem nela também. Da pra viver sem estar sob essa droga toda? sim. Se manter fora dela, na minha opinião é apenas trabalhoso, difícil é sair dela pela primeira vez.

Quer um conselho? fuja pras colinas com seu filho, seria mais fácil.

Scrutinizer
Veterano
# jul/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Nenhuma sabia denominar a carambola. Mas todas sabiam que aquele salgadinho de milho triangular era Doritos.
UAU! A sociedade está perdida, o fim do mundo tá acabando, socorro! <o>

Sabe, o tema é até interessante, mas esses exemplos aí me fizeram perder todo o tesão.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/12
· votar


Como "blindar" sua criança da publicidade e protegê-la do consumismo?


Fure os olhos dela.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


É muito, muito difícil realmente, não so elas, mas todos nós somos constatementes "bombardeados" com todo tipo de informação que poderosa mídia passa, ela tem força para moldar grande parte da sociedade.

O problema é que as crianças tem muito menos discernimento que nós, e pra elas o marketing tem muito mais efeito.

Em países desenvolvidos existem leis que regulam a publicidade voltada para crianças, seja limitando seu tempo, seja determinando horários em que podem acontecer, seja proibindo-as de vez.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Não precisei blindar minha filha do consumismo, mas acho bom blindar as pessoas desde crianças do comunismo. Senão dá no que dá.

Tem que ensinar o filho a lidar com dinheiro de forma saudável, é isto que tem que fazer.

Abraços.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

Hoje na faculdade assistí a um documentário de título "Criança, a alma do negócio". O objetivo do documentário era de chocar, mostrando crianças atuais completamente alienads pela publicidade.


Apostilas vermelhas afe

mvrasseli
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Tem que ensinar o filho a lidar com dinheiro de forma saudável, é isto que tem que fazer.

É só ele não usar dinheiro de papel, e quando precisar usar colocar luvas.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Nenhuma sabia denominar a carambola. Mas todas sabiam que aquele salgadinho de milho triangular era Doritos.

hahahahahahaha! Descreveu muito bem a sociedade atual.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Como "blindar" sua criança da publicidade e protegê-la do consumismo?

Aprendendo a dizer não. A coisa que eu mais vejo são pais que não sabem negar as coisas ao filhos, compram tudo e deixam a criança mandar dentro de casa.

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


mvrasseli
É só ele não usar dinheiro de papel, e quando precisar usar colocar luvas.


xD

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


Viciado em Guarana
Aprendendo a dizer não. A coisa que eu mais vejo são pais que não sabem negar as coisas ao filhos, compram tudo e deixam a criança mandar dentro de casa.

Mas será que muitos não fazem isso por comodidade? Porque depois de horas trabalhando, você só quer chegar em casa e dormir, e não quer uma criança te aporrinhando, então dá a ela o que ela quer. Afinal, fazer o caminho contrário é trabalhoso, exige tempo e dedicação. Mas por outro lado, é muito estranho esse tipo de relação. Quem não quer educar decentemente, não deveria nem ter filho...

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


O resultado disso acaba sendo de crianças cada vez mais precoces e de adultos mimados cada vez mais infantis. Quem não houve não e não se frustra na infância acaba crescendo sem valorizar...

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


crianças cada vez mais precoces e de adultos mimados cada vez mais infantis.

contraditório isto aqui

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Eu vi um outro sobre o mesmo tema, se chamava "Consuming Kids". Mas não achei depois os dados que ele afirmava.

Ele mostrava, por exemplo, um aumento boladão no consumo de produtos voltados para o público infantil um ano depois do presidente Reagan desregulamentar a propaganda televisiva. Não achei nada sobre isso.

Uma estratégia interessante que ele falava sobre marketing era a de fazer comerciais de produtos para adultos voltados para chamar a atenção de crianças, pois assim os filhos iriam insistir pros pais comprarem este produto, ao invés daquele. Segundo o filme é uma estratégia de sucesso.

Agora no tópico, não sei como fazer pra resolver o problema do consumismo. Se eu descobrir eu tento usar com a minha irmã e minha mãe.

McBonalds
Veterano
# jul/12
· votar


Como "blindar" sua criança da publicidade e protegê-la do consumismo?

É só cumprir suas responsabilidades de pai, estando sempre presente e suprindo todas as necessidades afetivas e educacionais que as crianças têm nessa idade. Assim elas não vão buscar isso em outra fonte.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

Não é não. Crianças precoces no fato de que meninas de 5 anos usam salto, etc. e se vestem igual a mãe, com 7 já têm namorado, com 13 já dão...

Adultos mimados porque faltou ouvir alguns nãos durante a infância e por isso até eram as crianças precoces.

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Pois é!
Criar crianças exige tempo e dedicação.

Não são quaisquer idiotas que prestam para ser pais.

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock
Não é não. Crianças precoces no fato de que meninas de 5 anos usam salto, etc. e se vestem igual a mãe, com 7 já têm namorado, com 13 já dão...


Isto é permissividade em outra área e o marketing apenas entrega o que a sociedade está fazendo consigo mesma. Não é o marketing que começa isto. Veja, uma menina destas pode usar um sapato de salto apenas, e isto não é consumismo. O problema está no estilo de sapato e na compra deste tipo. Mas a compra vem depois.
MAS, meninas de 5 anos corpiam a mãe nesta idade por outros mecanismos psicológicos e não consumistas. Elas se se espelham de qualquer forma e sempre fizeram isto. A construção da identidade sexual acontece nesta fase mesmo.

Adultos mimados porque faltou ouvir alguns nãos durante a infância

O que o consumismo e o marketing tem a ver com isto? Adulto mimado e despreparado não recebeu limites em aspectos relativos à empatização, à compartilhamento, à construção do caráter etc. Isto pode ser me relação até á forma de tratar o gato ou a tomar banho.

Entrei pra faculdade de Publicidade e Propaganda em 1979 e já rolava este tipo de texto volta e meia.

Isto tudo é clichê que ouço desde sempre, de esquerdistas e de pais se defendendo porque na verdade não sabem lidar com as vontades dos filhos. O marketing é o bode expiatório.

- Pois é, sempre que vamos ao shopping tenho que comprar algum brinquedo senão ele fica furioso. Malditas propagandas.


Conta outra.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Um acriança tranquila e bem criada pode ter sim uma sandália do Homem Aranha, por que não? Ou preferem que tenham apenas bonequinhos de Mao Tse Tung? A questão não está em blindar a criança contra estas coisas, e sim fazê-la se sentir bem e tranquila mesmo onde outras pessoas têm mais do que isto, porque cada um tem o que quer e o que pode. Isto é falta de capacidade de discernimento ao colocar o foco nas questões realmente relevantes.

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/12
· votar


documentário
a faculdade
chocar
completamente alienads

Welcome to the machine.

rodsom
Veterano
# jul/12 · Editado por: rodsom
· votar


Como "blindar" sua criança?

enrola folha de cobre e aterra.

rodsom
Veterano
# jul/12
· votar


^nunca mais a criança vai chiar

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/12
· votar


Nenhuma sabia denominar a carambola. Mas todas sabiam que aquele salgadinho de milho triangular era Doritos

Chamem ambulancias.

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


documentário totalmente imparcial também, imagino.

nada é imparcial na vida

QUARESMA
Veterano
# jul/12 · Editado por: QUARESMA
· votar


Nenhuma sabia denominar a carambola. Mas todas sabiam que aquele salgadinho de milho triangular era Doritos.


Se eu estivesse no recinto a frase permaneceria a mesma.

mostrava pra crianças fotos de animais, como uma galinha, e elas diziam que era um ganso.

classe media detected, um patamar acima seria cisne, dois patamares abaixo até jacaré seria galinha.

Spect
Veterano
# jul/12
· votar


Nenhuma sabia denominar a carambola.

Ótimo. Fruto inútil.

@topico:
Educar > blindar. Nada mais horrível do que a cena da criança gritando no meio do shopping/loja por brinquedo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como "blindar" sua criança da publicidade e protegê-la do consumismo?