O mundo sem religião.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/12
· votar


Não ia melhorar muita coisa, pois continuaríamos num sistema capitalista, com o interesse público sendo colocado em último plano em detrimento dos interesses particulares por meio de lobby e outras maracutaias, e ainda por cima cheio de banqueiros.

Sim, a religião é um problema e deveria deixar de existir. Mas eu considero as questões que eu citei muito mais importantes e de maior influência na vida de todos.

Ps: se ao ler este post você pensou em comunismo, você sofreu uma lavagem cerebral e só consegue pensar em extremos, cuidado.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


-Dan
E não é?

Totalmente. O ser humano tem mania de fantasiar que pode ter controle sobre tudo e bandido faz sinal da cruz antes de dar o golpe. Cada um tem o deus que bem entende e por ele se ajoelha conforme sua conveniência. Deus é realmente pai de todos, e parece que os valores são diferentes de acordo com a cara do freguês. O estuprador reza para o estupro dar certo, porque ele tem livre arbítrio e deus não faz nada para impedir o ato. Mas ninguém fala o que acontece com o livre arbítrio da vítima. É tudo relegado a um detalhe obscuro e irrelevante.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


pois continuaríamos num sistema capitalista, com o interesse público sendo colocado em último plano

Rende um bom tópico. Deveríamos discutir a questão num bar pra aumentar a produtividade.

Rafa-Ban
Veterano
# jun/12
· votar


Se não houvesse religião, eu não poderia rir daquele carne bizarro que aquele pastor negão tenta vender na TV, muito menos dos supostos cadeirantes que aparecem em pé erguendo suas cadeiras em nome de chessuis

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Não ia melhorar muita coisa, pois continuaríamos num sistema capitalista, com o interesse público sendo colocado em último plano em detrimento dos interesses particulares por meio de lobby e outras maracutaias, e ainda por cima cheio de banqueiros.

De preferência sem bancadas religiosas fazendo as discussões saírem de foco sobre o que realmente interessa. Já basta que o dinheiro é o deus que move o mundo. Não precisamos de outros.

matias_bass
Veterano
# jun/12
· votar


deveriam aceitar que ele pode fazer o que bem quiser intependente de suas orações e gritarias em cultos e leituras de livros sagrados à exaustão.
Na realidade, essa é a verdade. Se uma parcela deles não entende isso, é por que ainda não entedeu a essência do que ele está dizendo que acredita. Quase todas as religiões implicam em sujeição a algo superior. E se a fé é verdadeira, ela deveria, pelo menos na teoria, ser incondicional.
Eu quero dizer que os crentes Mas é aqui que reside a minha preocupação. Você está falando das religiões em geral, ou quando fala em crentes ataca um determinado grupo evangélico?
Eu digo por mim que tive um professor de inglês que era mómon. Dos meus professores de música, um era luterano, o outro extremamente católico e o último era espírita. Já tive amigos e professores dos mais diversos ramos da religião. E minha opinião é: que todos tem o direito de escolher no que acreditam. Não deixam de ser seres humanos sujeitos a coisas boas e ruins por causa disso. E também não perdem sua credibilidade em relação ao caráter se estão doentes e resolvem consultar um médico. Enfim, deixa cada um no seu quadrado, por que no final nada vai mudar. E se quiser falar de coisas realmente preocupantes quando o assunto é religião, por favor, não ataque crentes de baixa renda que vão ao médico. Faça uma pesquisa sobre as atrocidades cometidas pelo vodu por exemplo. Será mais proveitoso

The Laughing Madcap
Veterano
# jun/12
· votar


here lies a dead horse


current status: being beaten

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


matias_bass
Mas é aqui que reside a minha preocupação. Você está falando das religiões em geral, ou quando fala em crentes ataca um determinado grupo evangélico?

Eu me refiro a pessoas que se definem como tendo fé em algo superior que é capaz de trazer-lhe alguns benefícios, coisa que aqueles que não tem fé não conseguem ( segundo eles). Religião é apenas a instucionalização da fé, geralmente através de dogmatização e referendos específicos. Cada crente ( = aquele que crê) escolhe se cooperativar a grupos que pareçam traduzir melhor um conjunto de premissas e pressupostos que mais pareçam fazer sentido ou lhe sejam convenientes.

E se quiser falar de coisas realmente preocupantes quando o assunto é religião, por favor, não ataque crentes de baixa renda que vão ao médico.
Eu digo por mim que tive um professor de inglês que era mómon. Dos meus professores de música, um era luterano, o outro extremamente católico e o último era espírita. Já tive amigos e professores dos mais diversos ramos da religião. E minha opinião é: que todos tem o direito de escolher no que acreditam.

Não estou discutindo direitos. Estou discutindo o discurso relativista e desonesto de quem tem fé, mas até por ali. Ou pior, quando a fé se diz necessária à moralização e o fiel é capaz de agradecer a seu deus que se salvou numa desgraça, quando o seu amado irmão perdeu tudo.
- GraMorreram 10 crianças, mas meu filho se salvou. Prova de que deus é bom e milagres acontecem.
Isto é podre.

Não deixam de ser seres humanos sujeitos a coisas boas e ruins por causa disso. E também não perdem sua credibilidade em relação ao caráter se estão doentes e resolvem consultar um médico.

Mas deus é pai de todos, onipresente, onipotente e onisciente, não tem poder de cura, não é bom, justo e tem seus propósitos para com aqueles que lhe forem tementes e fiéis? Por que procurar a ciência?


E se quiser falar de coisas realmente preocupantes quando o assunto é religião, por favor, não ataque crentes de baixa renda que vão ao médico. Faça uma pesquisa sobre as atrocidades cometidas pelo vodu por exemplo. Será mais proveitoso

Crentes de baixa ou alta renda deveriam ser honestos e admitir que seu deus é falho. Mas não admitem. E não sei o que o vodu tem a ver com isto. É outra insanidade cheia de seguidores. Só corrobora com o que eu penso.

matias_bass
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Tudo bem. Eu respeito a sua opinião. Não quero ficar aqui rebatendo até o fim do mundo o assunto. Só quero acrescentar algumas coisas:
Eu me refiro a pessoas que se definem como tendo fé em algo superior que é capaz de trazer-lhe alguns benefícios, coisa que aqueles que não tem fé não conseguem
Fé por benefício, é querer negociar com um determinado deus. Não axo que isso se chame de fé verdadeira.

- GraMorreram 10 crianças, mas meu filho se salvou. Prova de que deus é bom e milagres acontecem.
Essa pessoa está sendo egoísta. Não passa de um metido que se considera privilegiado. Não é bem isso que todas as religiões pregam. Mas deus é pai de todos, onipresente, onipotente e onisciente, não tem poder de cura, não é bom, justo e tem seus propósitos para com aqueles que lhe forem tementes e fiéis? Por que procurar a ciência?
Por que nem todas as religiões desmerecem os atributos humanos. Eu me lembro de 2 que negligenciam totalmente: testemunhas de jeová e os rastafaris(axo que é assim que se escreve).
Crentes de baixa ou alta renda deveriam ser honestos e admitir que seu deus é falho. Mas não admitem. E não sei o que o vodu tem a ver com isto. É outra insanidade cheia de seguidores. Só corrobora com o que eu penso.

É que o que me chama a atenção é o fato de você atacar diretamente o sujeito deus da religiao. Mas nem todas acreditam em um deus. Existem muitas outras coisas que podem se vincular a religião, onde um deus não é o centro de tudo.
Mas não quero ficar rebatendo o assunto, visto que cada um tem a sua opinião. E eu respeito a sua. Argumentos favoráveis e desfavoráveis existem para ambos os lados: os que acreditam em algo, e os que não acreditam. Eu não descordo do fato de que a religião promove divisões e atrasos na sociedade. Em parte isso está certo. Mas não ataco quem tem a sua fé. Enfim, em mais a dizer sobre o assunto.

Tiago Correia
Veterano
# jun/12
· votar


Um mundo sem religião!?

Eu me preocupo mais em um Mundo sem D-us. Espero não estar aqui.

Quase nada
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Acho meio estranho como você vê a relação da religião com a medicina, ou mesmo com a vida e a morte.

Ou você tem fé que seu deus é poderoso para resolver tudo e usa este discurso sempre ou vai estar fazendo concessões e negando o que a fé dita. É aquele paradoxo: dois filhos seus estão em risco de morte e você tem fé e acredita que deus é justo e vai salvá-los.
Não é bem assim... não quer dizer que só porque uma pessoa acredita em deus, esse mesmo deus é obrigado a resolver tudo. Aliás, no caso do cristianismo, existe uma fala de jesus na bíblia que diz: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33". Veja que ele não "venceu" o mundo se livrando de ser crucificado.. Mas ele morreu mesmo. Ou seja, não convinha à deus livrá-lo da morte, mesmo jesus pedindo para deus passar dele o cálice, e mesmo ele não tendo cometido, segundo a bíblia, nenhum pecado.

Um deles morre e o outro sobrevive. Como pode o mesmo deus escolher matar um e deixar o outro sobreviver e você ainda assim continuar a achá-lo justo e misericordioso?
Aqui eu acho que existe outra questão que vc não está levando em consideração, que é a vida após a morte. Obviamente, pois não quer partir como pressuposto algo em que vc não acredita. Mas... fazendo um esforço... Considerando que existe a vida eterna após a morte: O que é a vida passageira na Terra, ou a morte terrena, comparada à vida eterna? Algumas vezes, nós mesmos entramos em um estado meio depressivo, e pensamos que a morte/suicídio é uma solução.
Então, não acho muito honesto ficar com birra do deus cristão, pelo fato dele permitir que uma pessoa morra... Nesse contexto cristão, a morte é apenas uma passagem.

Lembro que até um dos discípulos de jesus, Lucas, era médico. Então... e daí? Não tem nada ver isso de que deus está aí disponível para o crente (como um gênio da lâmpada), e de que este último deveria se recusar a ser tratado por um médico.

Eu quero dizer que os crentes estão sempre se gabando de ser protegidos, escolhidos, fortalecidos e capazes de mover montanhas se forem tementes a deus e se mantiverem fiéis a ele e seus desígnios.
Aqui também acho que não é bem assim... Que os crentes se acham meio escolhidos, assim como muitos judeus, eu acabo concordando. E isso acaba realmente irritando os outros. Mas não existe essa coisa de o crente se tornar o super homem, quando crê em deus. Veja o contexto daquele famoso "tudo posso naquele que me fortalece":

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:11-13"

A ideia do crente, é tentar ser "firme", ou coerente com sua fé, mesmo passando pelas adversidades da vida que qualquer ateu passa... A ideia não é que o crente é o super homem que se gaba por ter o favor incondicional de deus, na vida terrena.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Tiago Correia
Eu me preocupo mais em um Mundo sem D-us. Espero não estar aqui.

Ó que horror um mundo sem deuses! Já pensou?

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Quase nada

A Bíblia é apenas poeira nesta discussão. É apenas um livro sacralizado por homens. Cristo também. É só mais um personagem .Mas antes da Bíblia como era? E outros profetas que disseram outras coisas? E as religiões que não se pautam pela Bíblia? E quem não tem religião mas é teísta? E quem é politeísta?
Você está tentando debater em cima de crenças específicas, como a vida após a morte e os dogmas do cristianismo. Vamos debater em cima do racional . Enquanto ninguém voltar e contar da continuação da vida, o que temos é que a morte encerra a existência.

Quase nada
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Sim, concordo com vc. Seu argumento é válido para nenhuma religião impor algo baseado na própria fé (não comprovada) sobre os outros que não compartilham da mesma fé. Mas não para justificar suas outras afirmações a respeito do comportamento dos crentes, e sobre sua visão a respeito desse comportamento.. É como tentar debater o plot de 'o senhor dos anéis', e alguém comentar: "mas perae... elfos não existem". Tem que partir de algum pressuposto pra poder debater o comportamento do crente. Vc ridiculariza o comportamento deles, mas se recusa a tentar entender o porquê deles agirem de tal forma.

Você acabou de descrever que o crente crê em um deus que possui as características que vc pintou... mas eu mostrei que esse deus não é assim... o crente crê num deus que tem as características que eu tentei mostrar, com a fonte (bíblia) que o crente assume ser verdadeira.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Quase nada
Sim, concordo com vc. Seu argumento é válido para nenhuma religião impor algo baseado na própria fé (não comprovada) sobre os outros que não compartilham da mesma fé. Mas não para justificar suas outras afirmações a respeito do comportamento dos crentes, e sobre sua visão a respeito desse comportamento.. É como tentar debater o plot de 'o senhor dos anéis', e alguém comentar: "mas perae... elfos não existem". Tem que partir de algum pressuposto pra poder debater o comportamento do crente. Vc ridiculariza o comportamento deles, mas se recusa a tentar entender o porquê deles agirem de tal forma.

Você acabou de descrever que o crente crê em um deus que possui as características que vc pintou... mas eu mostrei que esse deus não é assim... o crente crê num deus que tem as características que eu tentei mostrar, com a fonte (bíblia) que o crente assume ser verdadeira.


Você segue centrado apenas na fé judaico cristã. Mas existem várias fés, vários deuses e várias religiões. Mas obviamente que o pressuposto delas é afirmação de que a sua é a válida, mesmo que uns migrem de uma religião para outra assim que não acham mais sentido na religião anterior, que passa a estar errada.

Sobre entender os crentes aconselho fortemente:

http://ateus.net/artigos/critica/pequeno-manual-para-entender-crentes/

Quase nada
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Você segue centrado apenas na fé judaico cristã. Mas existem várias fés, vários deuses e várias religiões. Mas obviamente que o pressuposto delas é afirmação de que a sua é a válida, mesmo que uns migrem de uma religião para outra assim que não acham mais sentido na religião anterior, que passa a estar errada.
E no que isso invalida a minha argumentação? Seria pior ainda, pois então vc engloba várias religiões em frases como: "Ou você tem fé que seu deus é poderoso para resolver tudo e usa este discurso sempre ou vai estar fazendo concessões e negando o que a fé dita". Eu sigo centrado na fé judaico-cristã, pois um modo de atacar um problema, é adotar um caso de estudo, e avaliar a sua representatividade..

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Quase nada
Eu sigo centrado na fé judaico-cristã, pois um modo de atacar um problema, é adotar um caso de estudo, e avaliar a sua representatividade..

Centre-se no que quiser. O Tópico não é sobre a fé judaico cristã e nem é análise de caso. É sobre o mundo sem religiões de uma forma geral. Fechar o leque é deixar de analisar o fenômeno atemporal e culturalmente, o que resulta em miopia.

Tiago Correia
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

Ó que horror um mundo sem deuses! Já pensou?

Sim. Um mundo sem nós!

jbn1
Veterano
# jun/12
· votar


O mundo sem religião é o mundo socialista

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Tiago Correia
Sim. Um mundo sem nós!

Não, sem deuses. Nós estaríamos aqui por outros motivos independentes de deuses.

Mas se uma coisa fosse intercorrênia da outra, o mundo seria um lugar bem melhor.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


jbn1
O mundo sem religião é o mundo socialista

A religião socialista é a própria causa socialista.
Mas é possível haver capitalismo sem religião. Basta existir mercado. Eu não tenho religião e não sou socialista.

jbn1
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Eu quis fazer uma comparação q o mundo sem religião tem como finalidade fazer todos iguais sem religião

Diablo Branco
Veterano
# jun/12
· votar


Religião é uma merda, só tem como finalidade enlouquecer as pessoas!!!

Quase nada
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Centre-se no que quiser. O Tópico não é sobre a fé judaico cristã e nem é análise de caso. É sobre o mundo sem religiões de uma forma geral. Fechar o leque é deixar de analisar o fenômeno atemporal e culturalmente, o que resulta em miopia.
Tudo bem... Analise como bem quiser então... Mas é lamentável que seus statements parecem não ter nenhum sentido, já que você não sabe cercar um problema. Suas afirmações são enviesadas, e parece até que vc leva um debate para o lado pessoal. Ninguém quer saber sobre suas crenças pessoais, a falta delas, ideologias, ou experiências whatsoever...

Strato_Master
Veterano
# jun/12
· votar


O mundo sem religião.

acho que seria um lugar legal...

Diablo Branco
Veterano
# jun/12
· votar


Podem perceber, religião envolve muita mentira!!! Como é do ser humano inventar histórias, acho que esse negócio de Deus e tudo mais também é!!!

viniciusra
Veterano
# jun/12
· votar


Eu vejo a religião como uma característica evolutiva do Homo Habilis.
O homem aprendeu a pensar, logo cultar a coisas, a tentar tirar proveito de figuras imaginárias...

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


Odin > vocês

redstratocaster
Veterano
# jun/12
· votar


O mundo sem religião seria pior, pq aí as pessoas seriam menos "comportadas" do q são hj, viveriam como se não houvesse um amanhã.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


redstratocaster
O mundo sem religião seria pior, pq aí as pessoas seriam menos "comportadas" do q são hj, viveriam como se não houvesse um amanhã.

E quem não tem religião vive assim?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo sem religião.