A transgressão linguística nossa de cada dia nos dai hoje.

Autor Mensagem
Roy.Mustang
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

acho engraçado o sotaque paulista: "mãe, não tô entendêindo!"

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


Confundir particípios.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Roy.Mustang
entendêindo!"

einteindeindo

Rafa-Ban
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
einteindeindo


Bah... :|

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Rafa-Ban
Bah... :|

Muitos não percebem. Ou acham que é o certo.

Rafa-Ban
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

tem um amigo nosso que fala o tempo todo bah e faz um pokerface haha. Qto ao sotaque paulista, é bem nessa mesmo, é tão engraçado quanto o do pessoal do interior aqui. Mais engraçado são os paulistas acharem que não tem sotaque

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Rafa-Ban

tem um amigo nosso que fala o tempo todo bah e faz um pokerface haha. Qto ao sotaque paulista, é bem nessa mesmo, é tão engraçado quanto o do pessoal do interior aqui. Mais engraçado são os paulistas acharem que não tem sotaque

Interior ainda morde o erre. Mas acham que não tem sotaque hihihi

Rafa-Ban
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite


aqui quando eles querem dizer que uma coisa é legal, eles dizen que é chique porrr bosta hauhahuau

Mulambojr.
Veterano
# mai/12
· votar


O mais legal é o jeito dos portugueses falarem *-*

TG Aoshi
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
entendêindo!"

einteindeindo


super ninteindo

kiki
Moderador
# mai/12 · Editado por: kiki
· votar


Roy.Mustang
Eu falo de acordo com o lugar em que estou.
todo mundo!

essa é uma habilidade extraordinaria do ser humano!

acho engraçado o sotaque paulista: "mãe, não tô entendêindo!"

nãum tointeindeindu

François Quesnay
Veterano
# mai/12
· votar


sou paulistano.

transgressões galore.

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Mas eu não estava me referindo ao Tu no lugar do Você. Na verdade, nisto o resto do Brasil é que passou a falar errado. RS e SC que permaneceram falando correto.

Não sei se entendi bem isso, mas se está dizendo que o tu substituiu o você está meio equivocada. Foi o contrário. Inicialmente se falava o tu como pronome pessoal, como deve ser:

-Tu foste fornicar?

Com o tempo, um processo fez com que as pessoas trocassem o pronome pessoal pelo pronome de tratamento você:

-Você foi trepar?

Esse processo se deu mais acentuadamente nas regiões centrais do país e menos no sul, norte e nordeste. Sendo o sul a menos atingida pelo processo.

Quanto à concordância está correta, mesmo que em boa parte do norte e nordeste se use o tu ele vem acompanhado da conjugação errada do verbo.
Mas mesmo no sul, vejo e acredito que conjugar corretamente o verbo depois de tu seja mais uma variante pessoal que regional. Alguns conjugam certo, outros não. Já ouvi gaúchos falando tanto tu falaste/tu foste como tu falou/tu foi. Enfim, acho que é isso.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Alexander DeLarge
Não sei se entendi bem isso, mas se está dizendo que o tu substituiu o você está meio equivocada. Foi o contrário. Inicialmente se falava o tu como pronome pessoal, como deve ser:

-Tu foste fornicar?

Com o tempo, um processo fez com que as pessoas trocassem o pronome pessoal pelo pronome de tratamento você:

-Você foi trepar?

Esse processo se deu mais acentuadamente nas regiões centrais do país e menos no sul, norte e nordeste. Sendo o sul a menos atingida pelo processo.


Até aqui ok. Não é disto que eu falava.

Quanto à concordância está correta, mesmo que em boa parte do norte e nordeste se use o tu ele vem acompanhado da conjugação errada do verbo.

Mas mesmo no sul, vejo e acredito que conjugar corretamente o verbo depois de tu seja mais uma variante pessoal que regional. Alguns conjugam certo, outros não. Já ouvi gaúchos falando tanto tu falaste/tu foste como tu falou/tu foi. Enfim, acho que é isso.


Eu apenas dizia que " Tu foi" está errado. Em usando o pronome pessoal, o correto é conjugar " Tu foste". Mas claro que muitos falam certo. =)

Rafa-Ban
Veterano
# mai/12
· votar


purtuigueisiquiu by Seu Creysson > Português correto

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Ah sim, perdão pelo equívoco.

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Alexander DeLarge
· votar


[duplo]

Gustoau
Veterano
# mai/12
· votar


Ultimamente a minha dificuldade tem sido adequar meu vocabulário loquaz ao populacho ignaro.

Bizet
Veterano
# mai/12 · Editado por: Bizet
· votar


ed-t
---i

Bizet
Veterano
# mai/12 · Editado por: Bizet
· votar


edit

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


vocabulário loquaz ao populacho ignaro

LOL

Les Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Quando aconteceu essa substituição de pronomes que o Alexander DeLarge falou?

É bem comum as pessoas idosas daqui conjugarem a segunda pessoa corretamente, mesmo dizendo "falasse" às vezes ao invés de falaste.

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar


Eu falo "tá" ao invés de "está".

E uso o ponto de exclamação indiscriminadamente.

qew
Veterano
# mai/12
· votar


tem uma guria que me irrita dizendo: Falano, pegano, cagano, fechano

pra que serve o "D"?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A transgressão linguística nossa de cada dia nos dai hoje.