A transgressão linguística nossa de cada dia nos dai hoje.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12

Sempre troco o Imperfeito do Subjuntivo do verbo ser pelo Imperfeito do Indicativo.

Digam suas transgressões diárias aí.
SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar

sempre sou primeiro post
One In A Million
Veterano
# mai/12
· votar

nem sempre eu sou o segundo post...
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar

Não tem jeito, grande parcela dos gaúchos fala errado ( embora escreva certo quando for preciso):
- Tu disse ( no lugar de Tu disseste).
Porque usamos o Tu como pronome de tratamento ( no lugar de você) e não como pronome pessoal. De uns anos pra cá se observa este fenômeno no resto do Brasil também. Contaminou.
Vick Vaporub
Veterano
# mai/12
· votar

Tu disse ( no lugar de Tu disseste).
Acontece normalmente aqui no Nordeste também.
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar

Tu disse ( no lugar de Tu disseste).
Acontece normalmente aqui no
Rio também.
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar

Vick Vaporub
Die Kunst der Fuge

É como eu disse: contaminou. =)
kiki
Moderador
# mai/12
· votar

Não tem jeito, grande parcela da população mundial fala "errado" (embora escreva certo quando for preciso)

falar é uma coisa, escrever é outra.
tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar

menas FTW
Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar

Não diferencio os porques (ao invés de porquês, viva la revolución) e conjugo errado a segundo pessoa do singular no presente do indicativo;
brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar

Por ter contato, misturo quase todos os regionalismos do Brasil. Embora prevaleça o sotaque paranaense.
Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar

snowwhite
Contaminou.

Na verdade não. Toda a população brasileira foi instruída a falar corretamente (usando os pronomes pessoais). Houve um processo em que passaram aos poucos a usarem pronomes de tratamento (você, vocês) para substituí-los. A diferença é que esse processo foi mais acentuado nas regiões centrais do país e entre sul, norte e nordeste (regiões com grande emprego dos pronomes pessoais) a primeira foi a que menos sofreu esse processo.
TU é a base, o VOCÊ que é fruto de um processo modificatório, que aconteceu menos no sul, só isso.
Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar

Minha professora de língua portuguesa e literatura diz que não se deve coergir alguém pelos ditos "erros de português" porque é uma variação da língua e cultura, porém ela sempre desconta pontos por causa de "erros de gramática e ortografia" na prova.

É a pessoa mais hipócrita que eu conheço.

:)
CindyFerrari
Veterano
# mai/12
· votar

Bora?
Tu vai, tu fez, tu comprou.
Me liga.
brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar

Viciado em Guarana

Dã.
Viciado em Guarana
Veterano
# mai/12
· votar

brunohardrocker

?
kiki
Moderador
# mai/12
· votar

Alexander DeLarge
Toda a população brasileira foi instruída a falar corretamente
indios? escravos? bandeirantes?
se ate hoje nao conseguimos colocar toda a população na escola, imagina há uns seculos atras, quando se usava o tu no portugues cotidianamente...

Viciado em Guarana
É a pessoa mais hipócrita que eu conheço.
mimimi tirei nota baixa de portugues
brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar

Viciado em Guarana

Na escrita ela tem razão em tirar pontos. O que não é muito sensato é corrigir sotaque e regionalismos na fala.
Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar

kiki
Colonos.

quando se usava o tu no portugues cotidianamente...

Foi exatamente o que eu disse.
Tamehiro
Veterano
# mai/12
· votar

"vou ir", ninguém me tira "vou ir" da cabeça
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar

Alexander DeLarge
Na verdade não. Toda a população brasileira foi instruída a falar corretamente (usando os pronomes pessoais). Houve um processo em que passaram aos poucos a usarem pronomes de tratamento (você, vocês) para substituí-los. A diferença é que esse processo foi mais acentuado nas regiões centrais do país e entre sul, norte e nordeste (regiões com grande emprego dos pronomes pessoais) a primeira foi a que menos sofreu esse processo.
TU é a base, o VOCÊ que é fruto de um processo modificatório, que aconteceu menos no sul, só isso.

Sim, sim. Mas eu não estava me referindo ao Tu no lugar do Você. Na verdade, nisto o resto do Brasil é que passou a falar errado. RS e SC que permaneceram falando correto. Eu estava dizendo da concordância:
Tu Falaste ou Tu Falou.
Roy.Mustang
Veterano
# mai/12
· votar

falar é uma coisa, escrever é outra.

Eu falo de acordo com o lugar em que estou. Em casa e com os amigos eu falo muito informal. No trabalho eu escrevo e falo mto corretamente (ou tento)
-Dan
Veterano
# mai/12
· votar

Escrevemos "muito", e falamos "muinto".
MuiNto!

credo.
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar

-Dan
MuiNto!

credo.

Verdade. Quando eu tinha 6 anos e ainda estava sendo alfabetizada, quis escrever uma cartinha pra meu avô e perguntei pra minha mãe como se escrevia "muinto". Quando ela me disse que era "muito" eu fiquei chocada =D
Cavaleiro
Veterano
# mai/12
· votar

-Dan

Assim como falamos fécha e óscar.
Roy.Mustang
Veterano
# mai/12
· votar

MuiNto!

não vou nem dormir hoje
qew
Veterano
# mai/12
· votar

MuiNto!

credo.

é verdade =O
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar

Cavaleiro
Assim como falamos fécha e óscar.

Não entendi...=(
snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar

Também falamos "compania" para "companhia".
brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar

Tinha uma professora na faculdade que falava "mãs" ao invés de "mas".
As vezes era desconfortavel ouvir.
Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   

Tópicos relacionados a A transgressão linguística nossa de cada dia nos dai hoje.