Autor |
Mensagem |
Black Fire Gato OT 2011 |
# mai/12
Sempre troco o Imperfeito do Subjuntivo do verbo ser pelo Imperfeito do Indicativo.
Digam suas transgressões diárias aí.
|
SODAPOP Veterano |
# mai/12
· votar
sempre sou primeiro post
|
One In A Million Veterano |
# mai/12
· votar
nem sempre eu sou o segundo post...
|
snowwhite Veterano |
# mai/12
· votar
Não tem jeito, grande parcela dos gaúchos fala errado ( embora escreva certo quando for preciso): - Tu disse ( no lugar de Tu disseste). Porque usamos o Tu como pronome de tratamento ( no lugar de você) e não como pronome pessoal. De uns anos pra cá se observa este fenômeno no resto do Brasil também. Contaminou.
|
Vick Vaporub Veterano |
# mai/12
· votar
Tu disse ( no lugar de Tu disseste). Acontece normalmente aqui no Nordeste também.
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# mai/12
· votar
Tu disse ( no lugar de Tu disseste). Acontece normalmente aqui no Rio também.
|
snowwhite Veterano |
# mai/12
· votar
Vick Vaporub Die Kunst der Fuge
É como eu disse: contaminou. =)
|
kiki Moderador |
# mai/12
· votar
Não tem jeito, grande parcela da população mundial fala "errado" (embora escreva certo quando for preciso)
falar é uma coisa, escrever é outra.
|
tambourine man Veterano |
# mai/12
· votar
menas FTW
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/12
· votar
Não diferencio os porques (ao invés de porquês, viva la revolución) e conjugo errado a segundo pessoa do singular no presente do indicativo;
|
brunohardrocker Veterano |
# mai/12
· votar
Por ter contato, misturo quase todos os regionalismos do Brasil. Embora prevaleça o sotaque paranaense.
|
Alexander DeLarge Veterano |
# mai/12
· votar
snowwhite Contaminou.
Na verdade não. Toda a população brasileira foi instruída a falar corretamente (usando os pronomes pessoais). Houve um processo em que passaram aos poucos a usarem pronomes de tratamento (você, vocês) para substituí-los. A diferença é que esse processo foi mais acentuado nas regiões centrais do país e entre sul, norte e nordeste (regiões com grande emprego dos pronomes pessoais) a primeira foi a que menos sofreu esse processo. TU é a base, o VOCÊ que é fruto de um processo modificatório, que aconteceu menos no sul, só isso.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# mai/12
· votar
Minha professora de língua portuguesa e literatura diz que não se deve coergir alguém pelos ditos "erros de português" porque é uma variação da língua e cultura, porém ela sempre desconta pontos por causa de "erros de gramática e ortografia" na prova.
É a pessoa mais hipócrita que eu conheço.
:)
|
CindyFerrari Veterano |
# mai/12
· votar
Bora? Tu vai, tu fez, tu comprou. Me liga.
|
# mai/12
· votar
Viciado em Guarana
Dã.
|
Viciado em Guarana Veterano |
# mai/12
· votar
brunohardrocker
Dá
?
|
kiki Moderador |
# mai/12
· votar
Alexander DeLarge Toda a população brasileira foi instruída a falar corretamente indios? escravos? bandeirantes? se ate hoje nao conseguimos colocar toda a população na escola, imagina há uns seculos atras, quando se usava o tu no portugues cotidianamente...
Viciado em Guarana É a pessoa mais hipócrita que eu conheço. mimimi tirei nota baixa de portugues
|
# mai/12
· votar
Viciado em Guarana
Na escrita ela tem razão em tirar pontos. O que não é muito sensato é corrigir sotaque e regionalismos na fala.
|
Alexander DeLarge Veterano |
# mai/12
· votar
kiki Colonos.
quando se usava o tu no portugues cotidianamente...
Foi exatamente o que eu disse.
|
Tamehiro Veterano |
# mai/12
· votar
"vou ir", ninguém me tira "vou ir" da cabeça
|
snowwhite Veterano |
# mai/12
· votar
Alexander DeLarge Na verdade não. Toda a população brasileira foi instruída a falar corretamente (usando os pronomes pessoais). Houve um processo em que passaram aos poucos a usarem pronomes de tratamento (você, vocês) para substituí-los. A diferença é que esse processo foi mais acentuado nas regiões centrais do país e entre sul, norte e nordeste (regiões com grande emprego dos pronomes pessoais) a primeira foi a que menos sofreu esse processo. TU é a base, o VOCÊ que é fruto de um processo modificatório, que aconteceu menos no sul, só isso.
Sim, sim. Mas eu não estava me referindo ao Tu no lugar do Você. Na verdade, nisto o resto do Brasil é que passou a falar errado. RS e SC que permaneceram falando correto. Eu estava dizendo da concordância: Tu Falaste ou Tu Falou.
|
Roy.Mustang Veterano |
# mai/12
· votar
falar é uma coisa, escrever é outra.
Eu falo de acordo com o lugar em que estou. Em casa e com os amigos eu falo muito informal. No trabalho eu escrevo e falo mto corretamente (ou tento)
|
-Dan Veterano
|
# mai/12
· votar
Escrevemos "muito", e falamos "muinto". MuiNto!
credo.
|
snowwhite Veterano |
# mai/12
· votar
-Dan Escrevemos "muito", e falamos "muinto". MuiNto!
credo.
Verdade. Quando eu tinha 6 anos e ainda estava sendo alfabetizada, quis escrever uma cartinha pra meu avô e perguntei pra minha mãe como se escrevia "muinto". Quando ela me disse que era "muito" eu fiquei chocada =D
|
Cavaleiro Veterano |
# mai/12
· votar
-Dan
Assim como falamos fécha e óscar.
|
Roy.Mustang Veterano |
# mai/12
· votar
não vou nem dormir hoje
|
qew Veterano |
# mai/12
· votar
credo.
é verdade =O
|
snowwhite Veterano |
# mai/12
· votar
Cavaleiro Assim como falamos fécha e óscar.
Não entendi...=(
|
snowwhite Veterano |
# mai/12
· votar
Também falamos "compania" para "companhia".
|
# mai/12
· votar
Tinha uma professora na faculdade que falava "mãs" ao invés de "mas". As vezes era desconfortavel ouvir.
|