Nordestino lê mais livros que a média nacional, diz pesquisa.

Autor Mensagem
SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


O pessoal do Piauí quando vem fazer prova em Brasília faz a festa
O ensino de lá é muito melhor do que o daqui

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


assistir televisão só por assistir é a coisa mais entediante do planeta (depois de estudar).

SODAPOP
Veterano
# mai/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


aliás, a surpresa pelo resultado da pesquisa se deve também a nosso preconceito sobre a região. Acho curioso que o nordeste é o local com a maior multiplicidade cultural do país, e a mídia (consequentemente, o povo) raramente deixa claro a diferenciação. Já eu nunca tinha ido pra SP e pro RJ na minha vida mas já sabia desde criança que em SP tem o Rio Tietê, que é poluído. Lá tem uma avenida chamada Teodoro Sampaio, uma outra chamada Paulista, tem várias cidades em volta (São Caetano, Santo André), tem um parque chamado Ibiapuera... do nordeste a gente não sabe nem a diferença (abissalmente enorme) de Pernambuco pra Maranhão.
Brasília então, só tem uns prédios malucos e político safado. Nego no Brasil não sabe nem o que é uma superquadra.
SP capital e RJ capital são cidades importantíssimas (as mais importantes do país) e é normal sabermos sobre elas, a questão é mais o descaso que tratam o nordeste do que um suposto mérito exagerado para as outras cidades.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


lá tem a augusta

amador_ssa
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

Todo mundo sabe que as condições gerais de vida são piores nestas duas regiões.

As condições dificeis não nos fazem fracassados! Não somos desprovidos de capacidade de aprender.

Porque é ridículo que aquela ruazinha seja a mais bonita do mundo! Eu passo nela seguidamente e já passei em centenas de outras ruas pelo mundo ( e nem precisaria). É ridículo.

Você passar pela Rua classificada como a mais bonita do mundo e passar por outras centenas de ruas não explica ela não poder ser bonita. Vai ver na época ela era mesmo, ou não concorreram outras melhores... Mas algumas pessoas tem mania de achar que o melhor sempre estar no outro lugar, nunca na nossa cidade. Tem gente que tras alguma coisa e diz "Isso veio do RJ". So o fato de ser de fora faz com que seja melhor?

SODAPOP

O pessoal do Piauí quando vem fazer prova em Brasília faz a festa
O ensino de lá é muito melhor do que o daqui


Não sei sobre o ensino, mas lembrei de um amigo baiano, que estudou sempre aqui, se formou em Direito, estudou pra Concurso aqui na Bahia, viajou pra Brasilia pra fazer a prova de analista do Supremo Tribunal Federal e ja esta trabalhando faz um tempo... embora as condições daqui sejam as piores como relatou snowwhite

SODAPOP
Veterano
# mai/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


amador_ssa
A Universidade Federal da Bahia é uma das mais importantes pra história da música erudita brasileira

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
A tal rua:

http://f.i.uol.com.br/fotografia/2011/09/09/83154-970x600-1.jpeg

E realmente é muito bonita.

Mas infelizmente se falarmos isso, vão encarar como que os porto-alegrenses quisessem se dizer os melhores e mais "europeus" dos brasileiros.

As pessoas confundem apelos contra o preconceito real com super-proteção e coitadismo de uma região.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


amador_ssa
As condições dificeis não nos fazem fracassados! Não somos desprovidos de capacidade de aprender.

Ninguém disse isto. Mas sem acesso ( por vários motivos que não preciso explicitar aqui) é meio difícil que sejam os que mais lêem ( nem em quantidade nem em qualidade).

Você passar pela Rua classificada como a mais bonita do mundo e passar por outras centenas de ruas não explica ela não poder ser bonita. Vai ver na época ela era mesmo, ou não concorreram outras melhores... Mas algumas pessoas tem mania de achar que o melhor sempre estar no outro lugar, nunca na nossa cidade. Tem gente que tras alguma coisa e diz "Isso veio do RJ". So o fato de ser de fora faz com que seja melhor?

Hà zilhões de ruas lindas no mundo todo. É patético e bairrista afirmar que a Gonçalo de Carvalho é a mais bonita do mundo. Até porque os critérios para chegar a tal conclusão são extremamente subjetivos e ninguém conhece todas as ruas do mundo. A Gonçalo de Carvalho não tem nada de mais, assim como a Champs Elysee também não é o que pintam ser.

amador_ssa
Veterano
# mai/12
· votar


SODAPOP

A UFBA tem sua importancia, embora eu não concorde com alguns aspectos da referida Universidade que não vem ao caso no momento.

snowwhite

Mas sem acesso ( por vários motivos que não preciso explicitar aqui) é meio difícil que sejam os que mais lêem ( nem em quantidade nem em qualidade).

A Região Nordeste não é completamente rural. Alguns lugares não tem acesso mas outros sim. Confesso que na Capital a maioria quer alguma coisa, mas em outras cidades que passei, são raros os que buscam estudo, algumas cidades tem ate melhor infraestrutura em escolas públicas (raridade) e corpo doscente com salario equiparado mas sinto uma falta de interesse da maioria, mas não posso julgar todas as cidades. mas dizer que é dificil nós lermos mais em quantidade e em qualidade é besteira, pois um lugra pode ser provido de livros mas nenhum livro bate na porta, é o interesse da pessoa. E outra, temos bibliotecas também, algumas meio defasadas confesso, mas a Biblioteca Central nunca me deixou na mão.

É patético e bairrista afirmar que a Gonçalo de Carvalho é a mais bonita do mundo ... A Gonçalo de Carvalho não tem nada de mais

Olha, as vezes a beleza esta na simplicidade! Não vou mais discuti, ja entendi seu ponto de vista

SODAPOP
Veterano
# mai/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Acesso nunca foi problema do nordeste inteiro, mas sim do sertão.

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Quantas visitas fizeste a todas as regiões do norte e nordeste? Não é retórica, só por curiosidade mesmo.

QUARESMA
Veterano
# mai/12
· votar


Por exemplo, do total de dois livros lidos, apenas 0,55 é lido inteiro”, alerta.

o outro livro é a biblia

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Cês podiam ler a pesquisa, tem umas paradas curiosas lá, por exemplo, os 25 livros mais populares. O primeiro é a Bíblia, o segundo é "A cabana". Crepúsculo está em sétimo lugar, se não me engano.

Também tem dados sobre a facilidade/dificuldade de acesso em cada região.

Botando lenha na fogueira, o Sul foi a única região que apresentou uma proporção de 'não leitores' maior do que de 'leitores'.

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


primeiro é a Bíblia, o segundo é "A cabana". Crepúsculo

É melhor não ler nada do que ler isso.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

Mas infelizmente se falarmos isso, vão encarar como que os porto-alegrenses quisessem se dizer os melhores e mais "europeus" dos brasileiros.

Sim seu eu alogiar Porto Alegre de qualquer forma, vão me chamar de bairrista. Minha opinião sobre a tal rua mostra que sou bem ponderada. Assim é quando me acusam de criticar as coisas do Brasil e de ser baba-ovo de coisas de fora, o que também é um absurdo. Acho a Quinta Avenida legal, mas a Champs Elysee não tem nada demais. Assim como não vejo nada de extradordinário na Paulista, muito pelo contrário.

As pessoas confundem apelos contra o preconceito real com super-proteção e coitadismo de uma região.

Confundem.

SODAPOP
Veterano
# mai/12
· votar


primeiro é a Bíblia, o segundo é "A cabana". Crepúsculo

pô, só livro de ficção...


(234523452435234 páginas)

Dental Floss Tycoon
Veterano
# mai/12
· votar


SODAPOP
Vamos fazer uma bela viagem de amores pelo nordeste?

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/12
· votar


Nossa, olha a lista dos mais lidos lá, ou é Besta Seller barato genérico (Harry Poter, Código Da Vinci), ou é auto-ajuda sem sentido, ou é livreco espírita, ou são os livros que as pessoas lêem porque são obrigados na escola.
O Brasil é lamentável.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire

asusahusahsuhsuusah
Mas seria legal a gente ver um estudo equivalente de outros países.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


amador_ssa

A Região Nordeste não é completamente rural. Alguns lugares não tem acesso mas outros sim. Confesso que na Capital a maioria quer alguma coisa, mas em outras cidades que passei, são raros os que buscam estudo, algumas cidades tem ate melhor infraestrutura em escolas públicas (raridade) e corpo doscente com salario equiparado mas sinto uma falta de interesse da maioria, mas não posso julgar todas as cidades. mas dizer que é dificil nós lermos mais em quantidade e em qualidade é besteira, pois um lugra pode ser provido de livros mas nenhum livro bate na porta, é o interesse da pessoa. E outra, temos bibliotecas também, algumas meio defasadas confesso, mas a Biblioteca Central nunca me deixou na mão.

As dificuldades e aspectos culturais do nordeste são característicos da região por diversos motivos. Assim como o Sul é bastante diferente do Sudeste por outros motivos. Contudo, Sul e Sudeste se parecem mais, por vários motivos também. O Brasil é muito grande, assim como países como o Canadá e os EUA ( só pra ficar do lado de cá de Oceano). Se na Europa que é pequena, muda tudo quando se cruza uma fronteira, imagina aqui. Não sei porque as pessoas têm tanta aversão a admitir que as coisas são diferentes. Ocorre que o maior grau de desenvolvimento está de fato no Sul e no Sudeste. E isto respinga na rede de ensino obviamente, assim como na saúde e na infraestrutura de forma geral. O que não quer dizer que o Sul e o Sudeste sejam uma maravilha nestes queistos, muito pelo contrário. O Brasil todo está cheio de problemas e a educação é um deles.

Como você falou há lugares e lugares no Nordeste. Ocorre que para haver uma pesquisa falando que leem mais seria necessário um número expressivo absoluto de leitores em relação ao resto das regiões, e assim deveria haver altos níveis de leitura em todas as partes do Nordeste. Sabemos que no interior as escolas não tem nem piso e muitas vezes nem luz elétrica e as crianças vão para a escola para receber bolsa família e alimentação. Ou tudo o que se vê, estuda e lê é mentira.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Botando lenha na fogueira, o Sul foi a única região que apresentou uma proporção de 'não leitores' maior do que de 'leitores'.

hahahahà Porque aqui a gente fala a verdade e assume! Esta é a diferença!

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Alexander DeLarge

Quantas visitas fizeste a todas as regiões do norte e nordeste? Não é retórica, só por curiosidade mesmo.

Nenhuma. Assim como não preciso ir a Mogadisho.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Atom Heart Mother
primeiro é a Bíblia, o segundo é "A cabana". Crepúsculo

É melhor não ler nada do que ler isso.


2, 3 e 4.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Black Fire
Nossa, olha a lista dos mais lidos lá, ou é Besta Seller barato genérico (Harry Poter, Código Da Vinci), ou é auto-ajuda sem sentido, ou é livreco espírita, ou são os livros que as pessoas lêem porque são obrigados na escola.
O Brasil é lamentável.


De fato. Aliás livros espíritas e de auto-ajuda estão entre os mais lidos no país inteiro.

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


Nossa, olha a lista dos mais lidos lá, ou é Besta Seller barato genérico (Harry Poter, Código Da Vinci), ou é auto-ajuda sem sentido, ou é livreco espírita, ou são os livros que as pessoas lêem porque são obrigados na escola.
O Brasil é lamentável.


Best Sellers estão entre os mais lidos???
Isso só não acontece em marte.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


-Dan
Best Sellers estão entre os mais lidos???

Que coisa não?! Oo

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Best Sellers estão entre os mais lidos???
Isso só não acontece em marte.


Eu to meio leso hoje, mas ele reclamou por serem best sellers baratos, não só best sellers. Se fosse um best seller tipo O Andar do Bêbado(alguém aí vai chorar), ele não reclamaria.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Bizet
Eu to meio leso hoje, mas ele reclamou por serem best sellers baratos, não só best sellers

e genéricos ( devem ser aqueles pocket de 5 pila que tem até na farmácia de bairro)

Alexander DeLarge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite
Nenhuma.

Esclarecedor, obrigado.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Alexander DeLarge
Esclarecedor, obrigado.

Não registrou a frase complementar né? Volte lá e leia.

Nunca jamais falei com ninguém que tivesse vivido ou ido ao Nordeste que não falasse a mesma coisa: muito linda a natureza, mas o povo e a pobreza...
Devo duvidar?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Nordestino lê mais livros que a média nacional, diz pesquisa.