Nordestino lê mais livros que a média nacional, diz pesquisa.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Estudo aponta ainda aumento no número de leitores na região.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Pró-Livro, revela que o Nordeste está lendo mais e acima da média nacional. A terceira edição do estudo aponta também um aumento no número de leitores. O Piauí também fez parte do levantamento, mas não foram divulgados dados específicos por estado.

Segundo a pesquisa sobre o comportamento do leitor no Brasil, os nordestinos leem em média 4,3 livros por ano, mais que os 4 livros da média nacional. Só nos últimos três meses, base da pesquisa, os nordestinos afirmaram ler dois livros.

Em relação a 2007, data da pesquisa anterior, o Nordeste apresentou aumento de 4% no total de pessoas que afirmam ler. O percentual subiu de 25% para 29%, indicando 25,4 milhões de leitores em 2011.

“Percebemos que nesta região hoje muitos têm voltado para a escola, mesmo de diferentes faixas etárias, e isso se converte na crescente curva de novos leitores no Nordeste”, analisa Karine Pansa, presidente do Instituto Pró-Livro, elogiando o incentivo à leitura entre as políticas públicas de educação. “Temos a consciência de que o índice ainda não é dos mais satisfatórios, mas sabemos que estamos no caminho certo”, acrescentou Karine.

Os novos leitores nordestinos têm também uma peculiaridade em relação aos demais do Brasil. Dos dois livros que leem nos últimos três meses, praticamente um é escolhido por iniciativa própria e o outro por indicação da escola.

Ao optarem por ler um livro, a maioria da população do Nordeste revela que a motivação vem da atualização cultural e de conhecimentos gerais, apontado por 51% dos entrevistados. Em seguida, com 48%, é o prazer, gosto ou necessidade espontânea e um pouco abaixo, com 45%, exigência escolar ou acadêmica. Também aparecem na lista motivos religiosos (29%), atualização profissional (25%) e exigência do trabalho (8%).

Pelo índice, os optados de forma espontânea representam 0,94, enquanto que os acadêmicos somam 1,06. Ainda segundo a presidente do IPL, é preciso fortalecer a cultura da leitura na região. “Apesar de os números serem considerados bons, é necessário introduzir a leitura no cotidiano dessas pessoas. Por exemplo, do total de dois livros lidos, apenas 0,55 é lido inteiro”, alerta. Os principais gêneros lidos por iniciativa própria são: literatura (0,21), Bíblia (0,19) e livros religiosos (0,13). Outros aparecem com 0,39.

Fonte

------------------------------------------------------------

E agora, xenofóbicos? O que dizer sobre este expressivo desvio?

Dados interessantes da pesquisa original (cliquem, é só a foto com uma tabela)

Bjos ao DrZaius e à Lìív, cada um por um motivo diferente, mas ambos relacionados ao tópico.

ps: Pesquisa original (em pdf) (tem coisas bem interessantes, leiam!)

GuitarHouse
Veterano
# mai/12 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Ou então são os mais mentirosos a fim de se destacarem, vai saber.

Se me perguntarem quantos livros leio, não sei se diria a verdade...mesmo porque ultimamente só leio livros acadêmicos (uns 4/mês), nenhum não-acadêmico nos últimos 12 meses...

e não sei se todos dizem (tirando quem realmente lê)

E acadêmico acho que não deve ser considerado...

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Bem, eu vou ser o primeiro a dizer que fiquei incomodado com a presença da bíblia na estatística. To alugando o direito de ser o primeiro pra quem quiser, só negociar que eu edito.

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


E é legal ver como o povo brasileiro é sociável e preguiçoso!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


GuitarHouse
E acadêmico acho que não deve ser considerado...

Foi considerado para a média geral sim, mas em outras tabelas eles fazem as distinções.

Bizet

O grau de desenvolvimento intelectual de uma nação deveria ser medido pelo índice Darwin, que consistiria em comparar a proporção da população que leu A Origem das espécies com a proporção que leu a Bíblia.

TG Aoshi
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O grau de desenvolvimento intelectual de uma nação deveria ser medido pelo índice Darwin, que consistiria em comparar a proporção da população que leu A Origem das espécies com a proporção que leu a Bíblia.

iuaheiauehaiuehaeiuahie!

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
gênio

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O grau de desenvolvimento intelectual de uma nação deveria ser medido pelo índice Darwin, que consistiria em comparar a proporção da população que leu A Origem das espécies com a proporção que leu a Bíblia.

É o que eu ia dizer. Precisa saber o que é que estão lendo.

tambourine man
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
O grau de desenvolvimento intelectual de uma nação deveria ser medido pelo índice Darwin, que consistiria em comparar a proporção da população que leu A Origem das espécies com a proporção que leu a Bíblia.

Não vejo como comparar um clássico da literatura com um livro sobre um barbudo que sai num barco para fazer secsso com tartarugas gigantes

-Dan
Veterano
# mai/12
· votar


pdf conta?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


tambourine man

Se tivesse lido o livro do barbudo, teria aprimorado a capacidade de estabelecer comparações e relações entre coisas aparentemente não relacionadas.

-Dan

Conta.

Vick Vaporub
Veterano
# mai/12
· votar


É mentira. Só lemos calangos e cactos.

Lìív
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Beijo.

Vick Vaporub
Vocês usam cactos como fonte de água, para de mentir u_ú

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


Vick Vaporub

Tenho pena dos cegos daí, ler um cacto em braile deve ser brabo, hein.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Tenho pena dos cegos daí, ler um cacto em braile deve ser brabo, hein.
HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHA Amei.

Vick Vaporub
Veterano
# mai/12
· votar


Lìív
Vocês usam cactos como fonte de água, para de mentir u_ú

Somos integrados com a natureza e podemos "conversar" com os cactos, lendo-os, pra saber qual tem mais água. É claro que alguns mentem na escrita afim de evitar a morte prematura, mas são poucos.

Die Kunst der Fuge
Tenho pena dos cegos daí, ler um cacto em braile deve ser brabo, hein.

Boa. (+1)

Bizet
Veterano
# mai/12
· votar


Tenho pena dos cegos daí, ler um cacto em braile deve ser brabo, hein.

UAHEUHAEUHAE

amador_ssa
Veterano
# mai/12
· votar


Nordestino lê mais livros que a média nacional, diz pesquisa.

É noix =D.

GuitarHouse

Ou então são os mais mentirosos a fim de se destacarem, vai saber.

Lamentavel essa postura para uma pessoa que se diz Baharel em Direito e aprovado na OAB. Ops, esqueci como são a maioria dos seus colegas Doutores... Você os conhece muito bem, e sabem das piores coisas que eles são capazes de fazer vestindo social, com gel no cabelo, sempre bem alinhado(a)

Se fosse o pessoal do Sudeste diria o mesmo? Se fosse do Sul você diria o mesmo?? Se fosse do Norte diria o mesmo ne...? Sabemos que pesquisas são relativas porque existe a possibilidade de mentiras e o número e o grupo social dos pesquisados nem sempre revela a verdade da maioria como um todo mas.., Não precisava essa frase

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Se fosse do Norte diria o mesmo ne...?

Se fosse do norte eu diria o mesmo que ele disse.

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


amador_ssa

Sério que você viu algum preconceito no que ele disse??

brunohardrocker
Veterano
# mai/12
· votar


Se fosse o pessoal do Sudeste diria o mesmo? Se fosse do Sul você diria o mesmo?? Se fosse do Norte diria o mesmo ne...?

Não vejo nenhum problema em dizer o mesmo.

Se fosse o pessoal do sul, existiria a possibilidade de serem os mais mentirosos também.

amador_ssa
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker

Vai trollar outro mano

Atom Heart Mother
Veterano
# mai/12
· votar


Bizet
presença da bíblia

Literatura infantil também conta pô.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


brunohardrocker
Se fosse o pessoal do sul, existiria a possibilidade de serem os mais mentirosos também.

Lógico. Isto é a mesma coisa quando uma cidade se gaba de ter a melhor qualidade vida de TODO o Brasil.
Aqui em Porto Alegre tem uma ruazinha que foi considerada sei lá por quem como a rua mais bonita do mundo. o.O Absurdo.

A tal rua:

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/4466-rua-mais-bonita-do-mu ndo#foto-83151

Coisa mais boba.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Atom Heart Mother
Literatura infantil também conta pô.

Tem
Esta tb

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

Se essa rua ae fosse minha sabe o que eu faria? Eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante, só pra ver você passar.

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


Die Kunst der Fuge

Se essa rua ae fosse minha sabe o que eu faria? Eu mandava ladrilhar com pedrinhas de brilhante, só pra ver você passar.

oun

Bizet
Veterano
# mai/12 · Editado por: Bizet
· votar


peguei erradão

amador_ssa
Veterano
# mai/12
· votar


snowwhite

Existe cidades que se gabam em relação a outra, mas as Regiões Norte e Nordeste são sempre mais esculhambadas pelas pessoas.

em Porto Alegre tem uma ruazinha que foi considerada sei lá por quem como a rua mais bonita do mundo. o.O Absurdo.

Não vejo absurdo. Por que não pode ser mesmo rua mais bonita? Bunitinha pra nus fia pra outros

snowwhite
Veterano
# mai/12
· votar


amador_ssa

Existe cidades que se gabam em relação a outra, mas as Regiões Norte e Nordeste são sempre mais esculhambadas pelas pessoas.

Todo mundo sabe que as condições gerais de vida são piores nestas duas regiões. São os fatos da realidade brasileira. Fazer o quê?


Não vejo absurdo. Por que não pode ser mesmo rua mais bonita? Bunitinha pra nus fia pra outros

Porque é ridículo que aquela ruazinha seja a mais bonita do mundo! Eu passo nela seguidamente e já passei em centenas de outras ruas pelo mundo ( e nem precisaria). É ridículo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Nordestino lê mais livros que a média nacional, diz pesquisa.