Autor |
Mensagem |
brunohardrocker Veterano |
# jun/13
· votar
FláviaTaline
E aí, a quantas anda? :]
|
FláviaTaline Veterano |
# jun/13
· votar
brunohardrocker Um pouco atordoada com as provas e trabalhos finais, mas tirando isso, no resto tudo tranquilo. :) E tu? Ainda focado nas mudanças?
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill
Tô seguindo essa ideia: http://gerentedeprojeto.net.br/?p=401
Modifiquei e simplifiquei algumas coisas, outro problema é que sou desenvolvedor além de ter sido eleito o gerente do projeto e não ter experiência ainda com isso
Já usou Zoho Projects? ->https://www.zoho.com/projects/
Quero fugir da plataforma MS agora no início para cortar gastos
|
# jun/13
· votar
FláviaTaline
final de semestre =\
Estou focado sim. o/ ta no gtalk?
|
# jun/13 · Editado por: brunohardrocker
· votar
Aquele momento em que te surge uma ideia e você pesquisa no google e vê que já inventaram.
Ontem uma professora esqueceu uma criança de 3 anos (que não era sua filha) no carro, no estacionamento da escola. A criança só foi encontrada depois das 17:30, sem vida.
E eu tava pensando num dispositivo que avisasse os pais quando esquecessem a criança no carro, aí pesquisei no google:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI107837-17729,00. html
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
brunohardrocker
Ideia simples e eficiente. Se o inventor foi esperto, ele iniciou os trâmites para registro legal da ideia (patentear). Depois é só vender a ideia a fabricantes de cadeiras
|
FláviaTaline Veterano |
# jun/13
· votar
brunohardrocker É isso aí, foco! \o O lado bom é que as férias vem aí já já. \o/ Não estou no gtalk, tô azendo um trabalho. u.u
Ontem uma professora esqueceu uma criança de 3 anos (que não era sua filha) no carro, no estacionamento da escola. A criança só foi encontrada depois das 17:30, sem vida. Não consigo entender como conseguem esquecer crianças assim.
|
# jun/13
· votar
st.efferding
Pelo menos na matéria (vou conferir a data...) ele ainda não encontrou investidores. Mas com certeza, uma ótima ideia.
|
# jun/13
· votar
FláviaTaline Não estou no gtalk, tô azendo um trabalho. u.u
haha e como consegue ficar no OT? =]
Não consigo entender como conseguem esquecer crianças assim.
Pois é. Pelo que entendi não era da rotina dela levar aquela criança e por uma eventualidade ela resolveu levar, fazendo um favor a mãe. E ela estava atrasada, pode ter dado um branco. Mas enfim, acontece.
|
FláviaTaline Veterano |
# jun/13
· votar
brunohardrocker haha e como consegue ficar no OT? =] Não estou prestando muitaa atenção aqui e preciso de umas pausas. D:
Pois é. Pelo que entendi não era da rotina dela levar aquela criança e por uma eventualidade ela resolveu levar, fazendo um favor a mãe. E ela estava atrasada, pode ter dado um branco. Mas enfim, acontece. Sei lá...
|
john s mill Membro |
# jun/13 · Editado por: john s mill
· votar
st.efferding
qual é o tamanho ou complexidade do projeto?
se for bem simples, uma organização pequena como a abordada na página é a ideal, mas dependendo da complexidade você precisará de mais alguns processos, principalmente em relação a gestão de escopo, riscos, tempo, custo e de stakeholders.
Se precisar de algum apoio dá um toque, se tem uma coisa que eu sei fazer na vida é isso haha
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
st.efferding
Conheço o Zoho de curioso, mas nunca cheguei a trabalhar seriamente com ele, sempre usei mais o MS "schedule manager" project, Channel e o Clarity da CA que é o melhor imo.
http://www.ca.com/br/project-portfolio-management.aspx
O MS project se não for server não presta pra muita coisa, a não ser que você tenha saco e queira criar templates e usar um sharepoint.
E mesmo o server é focado muito em calendário e deixa umas 4 das 9 áreas (agora 10) do conhecimento meio sem apoio.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill qual é o tamanho ou complexidade do projeto?
É a criação de um produto (não vou postar detalhes aqui). A equipe completa, incluindo eu, são três - todos sócios fundadores da empresa. Futuramente um ou dois estagiários. Estamos vinculados a uma incubadora tecnológica pertencente a uma universidade aqui.
gestão de escopo, riscos, tempo, custo e de stakeholders
São detalhes que eu pretendo me aprofundar, por enquanto estou seguindo apenas a receita de bolo do exemplo de projeto citado no outro post e tentando deixar tudo o mais previsível possível, dividindo as tarefas em pequenas partes, com custos, tempos, recursos (pessoas) estimados no início e contabilizados no final, para efetuar um índice simples de desempenho.
O que você me indicaria para ler sobre gestão de projetos que pudesse ser aplicada o mais "out-of-the-book" possível, sem ser muito superficial, e que abordasse a gestão destes itens que você citou?
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
O MS project se não for server não presta pra muita coisa, a não ser que você tenha saco e queira criar templates e usar um sharepoint.
sharepoint = sistema de controle de versões + repositório na nuvem?
Na realidade estamos procurando minimizar o investimento em ferramentas e aplicativos pagos, tendo em vista alternativas open source que satisfaçam com qualidade, pelo menos inicialmente, as necessidades do projeto.
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
st.efferding
Eu sou fã do Harold Kezner, ele tem um livro com abordagem prática com técnicas: http://books.google.com.br/books?id=kyEK8Voe3OIC&hl=pt-BR&sitesec=revi ews
Só que ele é um livro grande com mais de 800 pgs. Ele já tem um detalhamento maior
Acho que pro teu caso o SCRUM pode ser uma boa, é uma leitura fácil e simples, te dá o que precisa pra gerenciar o desenvolvimento em si do projeto, só não tem foco em questões financeiras, por exemplo.
E nem precisa de livro, é bem simples de entender, dá uma olhada no youtube no vídeo de scrum em 5 minutos e depois entra aqui: http://www.scrum.org/ na parte de guias
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
sharepoint = sistema de controle de versões + repositório na nuvem?
exato.
facilmente substituído por uma solução gratuita como SVN com dropbox :D
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill facilmente substituído por uma solução gratuita como SVN com dropbox :D
exatamente o que eu faço para projetos pessoais e atualmente para a empresa o/
Tô olhando uns vídeos de Scrum aqui
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill
E o eXtreme Programming? O que você acha dele?
|
john s mill Membro |
# jun/13 · Editado por: john s mill
· votar
st.efferding
O XP é anterior ao Scrum e tem algumas práticas que normalmente não são muito bem vistas pelas empresas em geral, como a programação em par.
É válido também como metodologia ágil, mas pessoalmente eu prefiro o Scrum, mais pela simplicidade e eficiência mesmo.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
práticas que normalmente não são muito bem vistas pelas empresas em geral, como a programação em par.
Programação em par é uma prática ruim em qual sentido? Eficiência/desenvolvedor? Acredito que ela possa resolver alguns problemas no desenvolvimento, especialmente na parte de testes. Você teve alguma experiência ruim adotando essa prática?
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill
Conhece? http://www.myscrumhalf.com/pt/
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
st.efferding
pessoalmente eu não acho ruim o pair programming, pelo contrário. a inferioridade dela pra mim em relação ao scrum não é a adoção destas práticas e sim ser mais complexa que o Scrum, simplicidade é tudo pra metodologias ágeis.
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
st.efferding
nem conheço, mas fiquei curioso.
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill
E como fica a utilização destas metodologias ágeis no momento em que a equipe de projeto começa ficar maior ?(>10)
Existe a possibilidade de utilizar Scrum em uma equipe maior sem comprometer as características interessantes do método, ou são necessárias adaptações e cessões às consequências destas mudanças na gerência da nova equipe?
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
st.efferding
Eu utilizo um híbrido com Scrum, no caso, tenho toda uma metodologia própria de projetos baseado em práticas de PMBOK e Prince2, só que quando chega na parte de desenvolvimento de software propriamente dito (depois de já ter ocorrido planejamento) as equipes se organizam através do Scrum, quem tem a responsabilidade de fazer o Scrum dar certo é o Scrum Master, eu utilizo os Burndowns para alimentar as análises e tomar algumas decisões administrativas.
Depois de encerrado o desenvolvimento/homologação e entra a parte de fechamento de contratos e documentação, volta ao método "tradicional".
Este híbrido foi feito pra satisfazer a necessidade de dar estimativas para o cliente e organizar as informações para a alta administração e também trabalhar com grande quantidade de mudanças, por isto o Scrum
|
st.efferding Membro |
# jun/13
· votar
john s mill
Saquei.
A parte Scrum possui a inserção de conceitos PMBOK ou as práticas do PMBOK e do Scrum são facilmente diferenciáveis na tua metodologia?
Por exemplo, você começa um projeto seguindo as práticas do PMBOK, depois na parte de desenvolvimento de software você adota Scrum e deixa um pouco de lado o PMBOK, ou a estratégia criada denota a interação meio que indivisível dos conceitos de ambas Scrum e PMBOK?
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
st.efferding
Eu continuo trabalhando durante o desenvolvimento em questões do PMBOK, principalmente em realização a solicitações de mudança e seus impactos no que tinha sido anteriormente planejado, acompanhamento dos índices de custo e cronograma em relação a linha de base (último acordo feito com o cliente) e trabalho forte na parte de gestão de riscos, fazendo a análises de valor monetário pra verificar se um risco vale a pena tratar financeiramente ou simplesmente reduzir seu impacto ou probabilidade.
Assim, no processo é fácil identificar porque ele é um processo iterativo no meio de um processo waterfall, na prática o Scrum da empresa está muito associado aos desenvolvedores, meu envolvimento é baixo, tirando as reuniões de planejamento e de review, eu acho interessante a adoção do burndown e das reuniões diárias e das retrospectiva, apesar de não participar delas, elas geram insumos pras minhas análises.
No caso, eu faço reuniões com os Scrum Masters para verificar o status geral por equipe, acompanho juntamente com o burndown e a retrospectiva tem como saída lições aprendidas que podem ou não vir a tornar-se risco neste ou em futuros projetos.
então a resposta seria a estratégia criada denota a interação meio que indivisível dos conceitos de ambas Scrum e PMBOK
|
Xeper Veterano |
# jun/13
· votar
O momento deveras estranho onde vc aprende mais no conselho do que em qualquer outro do topico do FCC...
|
john s mill Membro |
# jun/13
· votar
Xeper
já nem acho tão estranho assim ahahah
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# jun/13
· votar
Trocaram o idioma oficial do conselho pra Grego e nem me avisaram?
|