Anvisa proíbe cigarros com sabor

Autor Mensagem
Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


double

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Nossa, você sabe quantas coisas fazem "mal"? Você consegue ver as implicações desse tipo de pensamento e o tanto de proibição que viria por causa dele? :S

Releia a frase. Se vc conseguir entender que eu não disse pra proibir tudo o que faz "mal", podemos continuar.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


-Dan
Releia a frase. Se vc conseguir entender que eu não disse pra proibir tudo o que faz "mal", podemos continuar.

Não vi diferença depois de reler, ainda mais quando você falou desses aqui:

Sim, meu tio que morreu de ataque cardíaca e meu avô de cirrose não me importam.... mas o que morreu de câncer de pulmão eu gostava, então vou brigar por causa disso...

Outra justificativa que não compreendo é: existem outro problemas, então não mexeremos nesse. Se a lista é grande, comecemos por algum lugar, não?


Que são referências a problemas cardiovasculares(diretamente relacionados a uma dieta ruim) e álcool. Não consigo ver um motivo pra achar válida a restrição de um e não ter a restrição do outro, nem um motivo pra começar por um em vez do outro sem cometer uma injustiça.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Meu ponto foi contra as justificativas criadas usando a premissa:

Se a, b, c e d são problemáticos, não podemos atuar em nenhum deles, pois começar com um é injusto.

Entenda que o atuar não quer dizer proibir, e simplesmente atuar mesmo., ou seja, pensar políticas e ferramentas qto à resolução ou atenuação do problema.

É aquele negocio que escuto as vezes: "Estão fazendo campanha contra as queimadas?? Pq fazem isso se existem mendigos passando fome?"

Não façamos nada então.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Comida mesmo fazendo mal (assim como o oxigênio) = primeira necessidade.

Cigarro = supérfluo e causador de dependência química com facilidade.

Bebida = supérflua, mas não causadora de dependência química com facilidade e cheia de leis e restrições quanto ao seu consumo, incluindo não dirigir ao beber.

Headstock invertido
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Qual?

Álcool.

Você tem que checar a um consenso se a culpa da ignorância é do governo ou dos pais/responsáveis. Mas de fato, não sei se proibir a venda seria mais efetivo, e o cigarro não está totalmente censurado.

Enxergo como incompetência do estado mesmo, já que ele tem assumidamente a postura de gastar milhões e milhões de reais do dinheiro público com propaganda anti-tabagista com a assumida proposta de fazer com que todos os cidadãos do país saibam que fumar faz mal.

E mesmo que a proibição não tenha atingido toda a industria do tabaco, adultos também gostam de fumar cigarros aromatizados. Não deveriam ELES pagarem por uma "proteção" às crianças.

Totalmente. Parando de fumar é o meio mais fácil.

Concordo plenamente. Por mim ninguém no mundo fumaria, mas infelizmente fumam. O absurdo é o estado censurar o direito que um indivíduo tem sobre ele próprio e somente ele próprio. A decisão de parar de fumar tem que ser pessoal e justamente isso, uma decisão, não uma imposição. Como fazemos pra que as pessoas tomem essa decisão? Mostrando a merda que estão fazendo. Quem conseguir se conscientizar, beleza, quem não conseguir e, mesmo sabendo dos riscos, quiser arriscar, quem sou eu, você ou o governo pra IMPEDIR alguém de causar sua própria ruína?
Imprudente seria o estado privar a população da informação e deixá-las sem a capacidade simples de escolha, mas ele já está fazendo justamente o contrário: investindo pesado para levar essa informação a todos. Se ainda não funcionou de forma 100% efetiva, que continuem tentando ou mudem a estratégia, mas a de conscientização, pois proibição e censura de direitos individuais já é passar dos limites.

Kensei
Veterano
# mar/12
· votar


Três letras maestro: SUS

Headstock invertido
Veterano
# mar/12
· votar


qew
Posso provar que você está errado

Não, não pode. Você só tem a falácia da generalização de casos isolados para se sustentar.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Entenda que o atuar não quer dizer proibir

Já me satisfez com isso aí. Meu único problema é com a proibição, por restringir as atividades de um indivíduo que prejudica (diretamente, se for pegar indiretamente dá merda pros dois lados) só a si mesmo. E campanha de informação é sempre válida, o que não presta mesmo é propaganda.

Headstock invertido
Veterano
# mar/12
· votar


Comida mesmo fazendo mal (assim como o oxigênio) = primeira necessidade.

Cigarro = supérfluo e causador de dependência química com facilidade.


E se acha inteligente.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Headstock invertido
Álcool.

Ele não é liberadão. Tb existem politicas contra o dito cujo.

Concordo plenamente. Por mim ninguém no mundo fumaria, mas infelizmente fumam. O absurdo é o estado censurar o direito que um indivíduo tem sobre ele próprio e somente ele próprio. A decisão de parar de fumar tem que ser pessoal e justamente isso, uma decisão, não uma imposição. Como fazemos pra que as pessoas tomem essa decisão? Mostrando a merda que estão fazendo. Quem conseguir se conscientizar, beleza, quem não conseguir e, mesmo sabendo dos riscos, quiser arriscar, quem sou eu, você ou o governo pra IMPEDIR alguém de causar sua própria ruína?
Imprudente seria o estado privar a população da informação e deixá-las sem a capacidade simples de escolha, mas ele já está fazendo justamente o contrário: investindo pesado para levar essa informação a todos. Se ainda não funcionou de forma 100% efetiva, que continuem tentando ou mudem a estratégia, mas a de conscientização, pois proibição e censura de direitos individuais já é passar dos limites.


O cigarro não está proibido. Vc ainda pode fumar. Só colocaram mais uma dificuldade.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Não pode refutar.

neologist_
Veterano
# mar/12
· votar


"Eu fumo se eu quiser, porra." - Ludwig Von Mises.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Headstock invertido
Comida mesmo fazendo mal (assim como o oxigênio) = primeira necessidade.

Cigarro = supérfluo e causador de dependência química com facilidade.

E se acha inteligente.


O brunohardrocker se acha muitas coisas e não é a maioria delas, nem vale a pena o trabalho de responder.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Eu ficaria mais satisfeito se o meu post fosse refutado, mas parece que aqui as coisas só servem pra "se achar inteligente", como se fosse esse o objetivo de um fórum.

Headstock invertido
Veterano
# mar/12 · Editado por: Headstock invertido
· votar


-Dan
Ele não é liberadão. Tb existem politicas contra o dito cujo.

De fato. Mas a maioria, ou todas, as proibições não estão na esfera do consumo do produto em si, e sim nas atitudes que devem ser restringidas após o consumo. Isso é um tanto quanto ilógico, conhecendo o efeito do álcool no cérebro, mas ok.

Contra o cigarro também existem políticas de privação comportamental, tais como não fumar em local fechado, em transporte público ou festas. Mas também vem sofrendo privações severas quanto ao consumo em si e ainda há a anti-propaganda, inexistente no caso do álcool.

Os dois são combatidos, mas não tem como negar o desespero para com o caso do cigarro em relação ao caso do álcool, sendo que o segundo causa muito mais problemas e dor de cabeça, tanto para o estado quanto para a sociedade.

Mesmo que cheguemos a uma conclusão de que tudo que fazem contra o cigarro faça sentido, ainda assim haveria uma grande falta de noção quanto à prioridade.

Headstock invertido
Veterano
# mar/12
· votar


Comida mesmo fazendo mal (assim como o oxigênio) = primeira necessidade.

A única opção alimentícia é o Burger King.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


EUA: São Francisco proíbe fast-food de vender lanches com brindes

Los Angeles proíbe abertura de lanchonetes de fast-food.

Vereadores de Los Angeles proíbem a abertura de lanchonetes de fast-food na zona sul da cidade, que concentra a população de baixa renda e tem um índice de obesidade superior ao dos outros bairros

Proteção a adolescentes: Lei Antiálcool, Lei Antifumo, Lei Anti...

Pronto, agora podem parar de se sentir injustiçados e focarem a discussão no ponto que realmente importa.

Headstock invertido
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Excluindo o fato de que a má alimentação é apenas mais um dos vários males banalizados, quando a proibirem em território nacional talvez a injustiça sofra um abalo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Headstock invertido
quando a proibirem em território nacional talvez a injustiça sofra um abalo.

Bem, pelo menos dá pra vocês verem que a comida também é alvo de discussões e proibições, não sendo exclusividade de fumantes e bebantes.
É questão de tempo até chegar aqui.

BH pode ser primeira capital a proibir lanches fast food acompanhados de brindes

neologist_
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
O seu post não pode ser refutado porque não há nele argumento.

Responda primeiro:

1-) Quais seriam os critérios objetivos para uma possível proibição? A dependência química? A superfluidade?*

2-) Como se define, na prática, o que causa dependência química e o que é supérfluo?
______________

"Comida que faz mal" é essencial?
Por que comida é essencial? Não seria por dependermos química e fisiologicamente dela?
A dependência química em relação ao cigarro não o torna essencial ao fumante?
Como medir o grau de dependência química causado por determinada substância? A partir de que "grau de dependência química" uma substância deve ser proibida?

Respondendo a estas questões, talvez possamos discutir. :)

* Não entrei na questão das restrições ao consumo, pontuada por você, porque não faz sentido justificar leis e restrições ao consumo pela ausência de... erm, leis e restrições ao consumo.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Headstock invertido
De fato. Mas a maioria, ou todas, as proibições não estão na esfera do consumo do produto em si, e sim nas atitudes que devem ser restringidas após o consumo. Isso é um tanto quanto ilógico, conhecendo o efeito do álcool no cérebro, mas ok.

Contra o cigarro também existem políticas de privação comportamental, tais como não fumar em local fechado, em transporte público ou festas. Mas também vem sofrendo privações severas quanto ao consumo em si e ainda há a anti-propaganda, inexistente no caso do álcool.

Os dois são combatidos, mas não tem como negar o desespero para com o caso do cigarro em relação ao caso do álcool, sendo que o segundo causa muito mais problemas e dor de cabeça, tanto para o estado quanto para a sociedade.

Mesmo que cheguemos a uma conclusão de que tudo que fazem contra o cigarro faça sentido, ainda assim haveria uma grande falta de noção quanto à prioridade.


Concordo. sou a favor de mais campanhas contra o álcool tb.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Comida mesmo fazendo mal (assim como o oxigênio) = primeira necessidade.


viver faz mal, pq leva à morte.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
EUA: São Francisco proíbe fast-food de vender lanches com brindes

Los Angeles proíbe abertura de lanchonetes de fast-food.

Vereadores de Los Angeles proíbem a abertura de lanchonetes de fast-food na zona sul da cidade, que concentra a população de baixa renda e tem um índice de obesidade superior ao dos outros bairros

Proteção a adolescentes: Lei Antiálcool, Lei Antifumo, Lei Anti...

Pronto, agora podem parar de se sentir injustiçados e focarem a discussão no ponto que realmente importa.


Isso aí!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


neologist_
Por que comida é essencial? Não seria por dependermos química e fisiologicamente dela?
A dependência química em relação ao cigarro não o torna essencial ao fumante?


Foi só impressão minha ou estas perguntas, ainda mais na ordem que foram feitas, tentaram induzir à idéia de que a dependência química de tabaco e álcool é igual à dependência que temos por comida e água?

neologist_
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
A intenção não é igualar uma ordem de dependência à outra, mas estabelecer uma relação entre dependência e, uma vez que esta exista, necessidade.

Mr. Joe
Veterano
# mar/12
· votar


"nossa, nao vou (começar a/) mais fumar porque agora não tem mais cigarro com sabor mimimimimi"

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


neologist_
Por que comida é essencial? Não seria por dependermos química e fisiologicamente dela?
A dependência química em relação ao cigarro não o torna essencial ao fumante?


Mas se dá pra viver sem o cigarro, inclusive parando de fumar, e o mesmo não dá pra fazer quanto à comida, elimina-se essa analogia, se é que você estava fazendo uma.

neologist_
Veterano
# mar/12 · Editado por: neologist_
· votar


-Dan
Mas se dá pra viver sem o cigarro, inclusive parando de fumar, e o mesmo não dá pra fazer quanto à comida,

Você quer dizer que apenas uma necessidade básica relacionada à sobrevivência é, de fato, uma necessidade? Que uma dependência, ainda que artificialmente criada, não implica uma necessidade?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


neologist_
A intenção não é igualar uma ordem de dependência à outra, mas estabelecer uma relação entre dependência e, uma vez que esta exista, necessidade.


Entre nós aqui, cochichando:

Esse questionamento é sincero?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Anvisa proíbe cigarros com sabor