Evangélicos chegam a 40 milhões de pessoas no Brasil e empresas investem em produtos e serviços excl

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


Evangélicos chegam a 40 milhões de pessoas no Brasil e empresas investem em produtos e serviços exclusivos.

A transformação religiosa pela qual o Brasil vem passando expõe uma mudança cultural gradativa e significante na formação da sociedade brasileira. O crescimento dos evangélicos caminha lado a lado com o crescimento econômico do país, porém, sem relação direta.

As políticas econômicas do governo federal, adotadas a partir de 1994, ano da adoção do plano Real, com queda significativa da inflação e os programas de distribuição de renda, que se iniciaram ao final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, fizeram com que mais de 30 milhões de pessoas saíssem da linha de miséria nos últimos dez anos.

Atualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que alimentaram um estudo do economista Marcelo Nery, os evangélicos no Brasil chegam a 20% da população, alcançando algo próximo a 40 milhões de pessoas. Em termos econômicos, os evangélicos são formados majoritariamente por pessoas das classes sociais C e D, justamente as que mais tiveram crescimento de poder aquisitivo nos últimos anos.

Isso explica, em parte, o crescimento do mercado de produtos ligados à fé, como a música gospel e a literatura cristã, e promove até, o surgimento de novos nichos de mercado de consumo, como fábricas de roupas e lojas especializadas em moda evangélica, voltada basicamente para o vestuário feminino, obedecendo as doutrinas das igrejas.

A música gospel no Brasil tem alcançado crescimento significativo, que pode ser analisado com base no investimento de gravadoras multinacionais que passaram a investir nesse nicho. Os maiores exemplos são a Sony Music e a Som Livre. Parte desse crescimento é também creditado à doutrina ensinada nas igrejas de que crime é pecado e que a pirataria é crime, além é claro do crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos, que acompanha o crescimento econômico do país.

Esse crescimento econômico tem proporcionado também o surgimento de novas opções de compra para o público em geral, que aos poucos vai descobrindo formas seguras de comprar pela internet, através dos chamados sites de e-commerce. A febre dos sites de compras coletivas pela internet no Brasil também chegou ao mercado de produtos gospel, com o surgimento de lojas que oferecem produtos com descontos consideráveis e grande variedade de produtos.

Um exemplo de site de compras coletivas voltado para produtos gospel é o Clube Ovelhas, que oferece produtos cristãos com até 70% de desconto. As opções variam desde CD's e DVD's, até livros e ingressos para shows e gravações de artistas cristãos. A extensa lista possui inúmeros produtos, com itens de educação e entretenimento para crianças, como livros para colorir e assinatura de revistas especializadas em temas cristãos. Tudo isso sempre com desconto, que é possibilitado pelo grande número de pessoas que buscam os produtos.

A diversificação dos produtos e serviços voltados ao público evangélico chega também ao turismo religioso, com o ressurgimento das grandes caravanas organizadas por igrejas a locais descritos na Bíblia Sagrada como cenário de passagens bíblicas. Viagens a Israel ganharam atrativos, como a presença de artistas e pastores conhecidos do grande público. Não é só a Terra Santa que voltou a atrair o interesse de fiéis à procura de viagens temáticas. O ministério Diante do Trono tem realizado cruzeiros marítimos, com a presença da líder Ana Paula Valadão, além de músicos e pastores convidados para palestras e ministrações durante os dias do cruzeiro.

Outro importante indicativo do crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos é a presença de fiéis na rede mundial de computadores. A cada ano que passa, novos blogs e sites de igrejas surgem, e as comunidades dedicadas a assuntos cristãos nas redes sociais atingem milhares de participantes, como por exemplo, fan pages no Facebook, ou perfis de pastores e artistas no Twitter, que alcançam milhões de seguidores. A Bíblia Sagrada no Facebook, sozinha, possui mais de 630 mil seguidores.

O item que maior talvez melhor represente o crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos é o apoio financeiro que os fiéis oferecem a pastores e igrejas que mantém programas em emissoras de televisão. Entre as principais emissoras brasileiras, com exceção de Globo e SBT, todas as outras possuem horários de sua grade alugados para igrejas evangélicas, que transmitem cultos, além de mensagens e testemunhos. Embora não alugue horários de sua programação para religiosos, a TV Globo já observa o crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos, e criou o Festival Promessas, voltado ao público evangélico.

Recente pesquisa do "Centro para o Estudo do Cristianismo Global" apontou o Brasil como o segundo país que mais envia missionários para outros países, enviando somente em 2010, aproximadamente 34 mil missionários e ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Esse crescimento do trabalho missionário também está ligado ao crescimento do poder aquisitivo dos evangélicos brasileiros.

Projeções da Sepal, uma organização voltada ao suporte de pastores e líderes, em 2020 a população evangélica no Brasil poderá chegar a 109 milhões de pessoas, algo próximo a 50% da população total do país, de acordo com informações publicadas no blog Olhar Cristão. Atualmente, o Brasil já é a sexta economia do mundo, e os economistas projetam que o crescimento econômico continue por mais pelo menos uma década, devido aos grandes investimentos que tem sido feitos para receber eventos globais de esportes, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

Com o quadro atual, pode-se esperar um cenário, para os próximos anos, bastante promissor, no quesito de crescimento do mercado de produtos voltados para o público evangélico brasileiro.

Fonte

Dissertem.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Curto Lamb of God.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


desde Bach, fazer música para deus dá dinheiro

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Eu aguardo o crescimento dos Islâmicos em 2030.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Água Jesus aprova este tópico.

Ta aí um tipo de empresa com baixo risco, esqueçam tudo que eu falei sobre investimento.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker

Nem precisa isto tudo, é só ir pra Eurábia.

.omni
Veterano
# mar/12
· votar


Buscar ser ninguém > all

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

O plano é tomar a Europa, depois a América.

.omni

Essa era a dúvida que eu tinha quando falávamos. Na boa: Se você expressasse essa opinião diante da sua amiga evangélica, a convivência continuaria numa boa? Se ela falasse algo equivalente sobre suas convicções, continuaria tudo numa boa?

fernando tecladista
Veterano
# mar/12
· votar


tem até porno evangelico

fui procurar no google algum link mas nos primeiros logo me deparei com "pole dancing for jesus"
ai parei

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


É um negócio lucrativo.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Este tópico me fez dar uma lida em algumas coisas até me deparar com este site:

http://noticias.gospelmais.com.br/silas-malafaia-ataca-ana-paula-valad ao-aline-barros-19533.html

A matéria em si não é o principal, o que me chamou a atenção foi o comentário das pessoas.

Systematic Chaos
Veterano
# mar/12
· votar


Acho que o pessoal do OT deveria juntar suas economias e investir na abertura de uma Igreja classe A. Tenho certeza que uns aqui dariam ótimos pastores.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mar/12
· votar


Hoje cheguei no serviço e tinha um papel embaixo da porta: Sessão de Descarrego

Juntei, amassei o papel e joguei no lixo.

ARGH!

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


KaTy
ARGH!

Oh que tá precisando

hahahah

.omni
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Sim, já cansei de conversar sobre isso com ela. Numa boa, tomando uma cerveja no boteco.
Inclusive ela concorda comigo que tem crente que tem que tem que levar umas chibatadas mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


.omni

Inclusive ela?

.omni
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Ela não, ela é uma pessoa esclarecida, minha amiga e nos damos muito bem pelo simples motivo que eu não a trato diferente (aliás nem costumo lembrar que ela é evangélica) e ela não me trata como se eu fosse um enviado do demônio.
Acho que você tem uma idéia errada a respeito da minha opinião sobre os evangélicos. Filtre a trollagem esporádica que eu faço aqui e absorva só o que é sério mesmo.
Apesar de tudo o que eu digo eu gosto de religiões, eu acho (de verdade) que elas tem o seu papel no mundo e sua importância. O problema de algumas delas é a abordagem dos fiéis e os evangélicos costumam ser campeões nisso.

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
fiquei curioso para saber a sua opinião acerca do assunto...

brunohardrocker
Veterano
# mar/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


.omni
Acho que você tem uma idéia errada a respeito da minha opinião sobre os evangélicos. Filtre a trollagem esporádica que eu faço aqui e absorva só o que é sério mesmo.

Bom saber que eu tinha uma ideia errada. ;]

Não sei se vale alguma coisa dizer, mas no presente momento não enxergo algum problema em mim quanto a pessoas diferentes.
Tenho evangélicos na familia e amigos, amigos que fumam maconha, conheço homossexuais (na sinceridade, só conheço mas não tenho muita proximidade), tenho tatuador na familia, tenho amigos ateus, e me dou bem com todos, independente do parentesco ou amizade e de suas condições.

Só me afugento de quem não tem um mínimo de tolerância pelo diferente e acho que isso é natural.

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Só me afugento de quem não tem um mínimo de tolerância pelo diferente e acho que isso é natural.

ótimo ponto!

eu tb posso dizer o mesmo
tenho amigos ateus, tenho amigos de outras religiões e nos damos bem
o pessoal aqui no forum acho q exagera um pouco pq estamos nos relacionando com pessoas q nao conhecemos pessoalmente né

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Pó parar com a sessão desabafo ae, parem de desvirtuar o tópico.
Guardem pro culto.

Gourmet Erótico
fiquei curioso para saber a sua opinião acerca do assunto...

Não acho bom que o número de crentes esteja aumentando.
E você?

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Não acho bom que o número de crentes esteja aumentando.
E você?


sobre o número de crentes estarem aumentando sou indiferente, e acho muito improvável que em 2020 50% da população seja evangélica

sobre o fato de isso estar de alguma forma relacionado com o crescimento econômico, não concordo com muitos desses métodos de "ganhar dinheiro no mercado gospel"

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Gourmet Erótico
sobre o número de crentes estarem aumentando sou indiferente, e acho muito improvável que em 2020 50% da população seja evangélica


Curioso. Eu não acho bom o crescimento populacional de crentes em geral*, mas imaginei que você, sendo um TJ, não ficaria muito satisfeito ao ver outra religião crescendo em número de seguidores. Que preferiria que fosse a sua, e como você é ativista, isso significa um retrocesso no seu trabalho.

sobre o fato de isso estar de alguma forma relacionado com o crescimento econômico, não concordo com muitos desses métodos de "ganhar dinheiro no mercado gospel"


Sobre a parte do investimento voltado direto para este nicho, tenho de pensar, não sei o que acho ainda.

* Nota para os de imaginação fértil: Não estou dizendo que apoiaria um massacre de crentes.

Benva
Veterano
# mar/12 · Editado por: Benva
· votar


O problema da maioria dos evangélicos é que se você não está com eles, está com o "bicho ruim" e deve ser, obrigatoriamente, convertido, independente de sua religião (ou falta dela) anterior.

Gourmet Erótico
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


Die Kunst der Fuge
Curioso. Eu não acho bom o crescimento populacional de crentes em geral*, mas imaginei que você, sendo um TJ, não ficaria muito satisfeito ao ver outra religião crescendo em número de seguidores. Que preferiria que fosse a sua, e como você é ativista, isso significa um retrocesso no seu trabalho.

todo ano as TJs continuam crescendo em praticamente todos os 236 países em que estamos
claro que eu sempre vou querer que cresçamos o máximo possível, mas estou contente com o nosso desenvolvimento médio atual...

quanto ao crescimento dos evangélicos é indiferente pois estão crescendo aqui, diminuindo lá e etc

o único aumento que me preocupa é na população de ateus, pois estes são mais difíceis de se interessar na nossa obra de pregação do q pessoas de qqr outra religião (talvez religiões de orientais tb n vão muito com a nossa cara though)

Casper
Veterano
# mar/12
· votar


Segundo o instituto Data Casper,
os evangélicos são o maior grupo
religioso do Brasil.

Isso porque, dos 60% de católicos em relação ao total,
90% estão na categoria de não-praticantes.

Se somar a quantidade de católicos-não-praticantes,
que para fins de estatística são ateus enrustidos,
com os ateus-praticantes, chegaremos à conclusão
que o Brasil continua sendo laico-com-predominância-atéia.

E assim disse Casperdamus.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Gourmet Erótico
todo ano as TJs continuam crescendo em praticamente todos os 236 países em que estamos

Pelo que eu andei vendo, o crescimento está estagnado em Portugal e no Brasil.

quanto ao crescimento dos evangélicos é indiferente pois estão crescendo aqui, diminuindo lá e etc

A questão é que eles estão crescendo aqui e você mora aqui e não lá. Crescendo aqui eles ganham mais representatividade e influencia em vários outros setores, como a política. Só de existir a expressão "bancada política evangélica" já mostra o absurdo.
Com isso, os interesses deles serão defendidos segundo a doutrina deles, não segundo a sua ou a minha, como nós já pudemos ver em vários casos recentes.

Você acha mesmo isso irrelevante?
Você não gostaria de ter uma representatividade semelhante?

São algumas questões que eu me faço.

o único aumento que me preocupa é na população de ateus, pois estes são mais difíceis de se interessar na nossa obra de pregação do q pessoas de qqr outra religião

Engraçado, eu não imaginaria que um ateu fosse mais difícil de converter do que um crente praticante de uma religião diferente da sua.

Cavaleiro
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Engraçado, eu não imaginaria que um ateu fosse mais difícil de converter do que um crente praticante de uma religião diferente da sua.

Eu imaginava

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


Cavaleiro

Mas por quê seria mais difícil do que um crente praticante de outra religião?

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


bach é o meu músico evangélico preferido

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Evangélicos chegam a 40 milhões de pessoas no Brasil e empresas investem em produtos e serviços excl