Virei 50% agnostico \o/... Isso e bom ne?

Autor Mensagem
Roy.Mustang
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico

É ou não é?
Eu criei uma planilha no excel e estou atualizando com o nome de cada multi e seu antigo user

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico
as questões certas eu creio q seria procurar saber o porque de uma determinada crença que vc desconfia estar errada, se baseando na bíblia

ficar pensando "ah, eu vou passar e meu pai não", não ajuda muito


Mas, se eu acho que tem algo errado num livro, porque devo necessariamente procurar a resposta restritamente nesse mesmo livro?

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
A nível de curiosidade, quais são as questões certas?

"As"? ou as inúmeras que podem ser feitas conhecendo a religião?

Só falando isso acho que já basta: conhecendo.

Só em exemplo: dentro do cristianismo você não sabe nem se os descrentes estão condenados, você só tem responsabilidade sobre si. Logo, se perguntar e pensar que ateus irão pro inferno ou que pessoas de religiões diferentes vão pro inferno é inválido e até condenado pela propria religião. É uma pergunta inapropriada.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12
· votar


É ou não é?
Eu criei uma planilha no excel e estou atualizando com o nome de cada multi e seu antigo user


haha, boa sorte com isso
atualiza ai nos seus dados:

Gourmet Erótico → usuários antigos → Benjamin_the_Linus/Master Ben Linus
→ multis antigos → ateu superior obtuso e chato/ Henry Gale
→ multis atuais → Comuna CCCP (suspeita)

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Mas, se eu acho que tem algo errado num livro, porque devo necessariamente procurar a resposta restritamente nesse mesmo livro?

porque o livro em questão é a bíblia, e ela conta uma história que nenhum outro livro conta, e sua abrangência histórica começa desde os primórdios da criação do universo

Então primeiro procure ver se o que ela fala é coerente com ela mesma. Se ela não entra em contradições é o primeiro passo para vc acreditar nela.
Se eu acho algo nela algo "potencialmente estranho" procuro ver o que me levaria a considerar isso plausível dentro dela mesmo.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
"As"? ou as inúmeras que podem ser feitas conhecendo a religião?

Só falando isso acho que já basta: conhecendo.

Só em exemplo: dentro do cristianismo você não sabe nem se os descrentes estão condenados, você só tem responsabilidade sobre si. Logo, se perguntar e pensar que ateus irão pro inferno ou que pessoas de religiões diferentes vão pro inferno é inválido e até condenado pela propria religião. É uma pergunta inapropriada.


Entendo. Seriam questões advindas de estudo e conhecimento do tema, e não meros devaneios. Você já questionou a esse nível e obteve respostas que você julgou satisfatórias?

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
para grande parte, inclusive pra mim, a vida seria até mais fácil se seguisse uma religião

Eu não falo se eu tenho ou não religião. Mas uma coisa é você se acomodar mentalmente e seguir a religão ou ter uma crença. Isso é confortante.

Outra é você não se acomodar mentalmente e ter uma crença. É muito desconfortante. Assim como Dawkins diz sobre pensar no universo como fruto do acaso, "não é nada confortante".

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico
porque o livro em questão é a bíblia, e ela conta uma história que nenhum outro livro conta, e sua abrangência histórica começa desde os primórdios da criação do universo

Então primeiro procure ver se o que ela fala é coerente com ela mesma. Se ela não entra em contradições é o primeiro passo para vc acreditar nela.
Se eu acho algo nela algo "potencialmente estranho" procuro ver o que me levaria a considerar isso plausível dentro dela mesmo.


E se o que eu acho potencialmente estranho ser justamente a infalibilidade da bíblia?

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Apesar de achar que os ateus e agnósticos tendem a ser mais questionadores do que os crentes de forma geral,

Agora, para fins de estatística, a estimativa de descrentes no mundo é de quanto?
3%?

Se existisse uma estimativa de quantos crentes são questionadores e em quantidade tivesse os mesmos 3%?

A explicação seria que "ser qustionador" nas nossas condições é privilégio de poucos e não de uma corrente de pensamento em específico.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Cavaleiro
Não?Isto não faz o menor sentido pra mim. Questionamento independe de contexto.

Então você pode fazer perguntas inapropriadas pra uma corrente de pensamento?

Como questionar por que a ciência não joga búzios?

Filhada
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Talvez a única forma para que eu resolva minha dúvida seria aprender hebraico arcaico e ler os textos originais... Que não se encontram mais...(e quem garante que esse é o original, e não uma versão "melhorada")

Roy.Mustang
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico
Gourmet Erótico → usuários antigos → Benjamin_the_Linus/Master Ben Linus
→ multis antigos → ateu superior obtuso e chato/ Henry Gale
→ multis atuais → Comuna CCCP (suspeita)


hahaahahaa anotado!

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker

Sabe outra coisa que Dawkins fala?

Que o preconceito com ateus hoje é maior do que com os negros décadas atrás.

Muitos crentes tem o pensamento de que a religião que define o caráter, a pessoa que não tem religião, não tem caráter ou valores.

http://www.paulopes.com.br/2011/10/clube-cancela-palestra-de-dawkins-a o.html

Aí vem essas bizarrices.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12 · Editado por: Gourmet Erótico
· votar


-Dan
E se o que eu acho potencialmente estranho ser justamente a infalibilidade da bíblia?

aí jah é outra história.
se uma pessoa acredita na bíblia como eu, mas achou algo lá q nao concorda, procure primeiro ver se entendeu realmente oq está lá, para depois começar a questionar mais profundamente

agora vc, como não acredita na bíblia, para passar a acreditar nela, um bom começo seria ver que ela está correta em todos os pontos históricos e científicos que ela cita, e no último ponto, muito antes dos homens descobrirem tais coisas.
profecias q estão se cumprindo hoje.
e profecias que se cumpriram no passado...

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico
aí jah é outra história.
se uma pessoa acredita na bíblia como eu, mas achou algo l´q nao concorda, procure primeiro ver se entendeu realmente oq está lá, para depois começar a questionar mais profundamente

agora vc, como não acredita na bíblia, para passar a acreditar nela, um bom começo seria ver que ela está correta em todos os pontos científicos que ela cita, muito antes dos homens descobrirem isso.
profecias q estão se cumprindo hoje.
e profecias que se cumpriram no passado...


Interessante. Teria alguns exemplos desses pontos científicos e profecias confirmadas?

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Você já questionou a esse nível e obteve respostas que você julgou satisfatórias?

Muitas respostas eu não obtive. Como eu teria? Não seria sincero em dizer o contrário.
Eu tenho apenas 23 anos de vida, e não é só por esse breve espaço de tempo, é questão que eu sempre deixei claro aqui a minha visão. A crença pra muitos pode ser motivo de acomodação, pra mim é investigação tanto quanto as questões dos céticos sobre a ciência.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Muitos crentes tem o pensamento de que a religião que define o caráter, a pessoa que não tem religião, não tem caráter ou valores.


não desconfio que isso seja verdade

da mesma forma que a maioria dos ateus acham que todo crente é burro e nao sabe pensar por si só

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Então você pode fazer perguntas inapropriadas pra uma corrente de pensamento?

Como questionar por que a ciência não joga búzios?


Claro que pode, e deve. Filtrar questionamentos na minha visão só serve para se auto validar e manter o conhecimento sob uma falsa égide.

A ciência não joga búzios porque ela tem que ter comprometimento com o racional e a partir desta premissa foi criado um método que tem como objetivo validar um determinado conhecimento como científico. Os búzios não são validados sob esta ótica, pois seus resultados não são passíveis sequer da caracterização que é o primeiro passo do método de onde se extraem as observações, medidas e quantificações, quanto mais da hipótese, previsão e experimentação.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Cavaleiro
Sabe outra coisa que Dawkins fala?Que o preconceito com ateus hoje é maior do que com os negros décadas atrás.

Toda minoria é naturalmente discriminada, por sermos humanos não temos controle sobre isso.
Não que eu esteja justificando, mas não é a realidade?

Até por ser um evolucionista, ele deveria ter o pensamento fatalista/realista de que os "patinhos feios" são rejeitados pelo grupo. (não que sejam realmente feios.)

E ele poderia levar em conta as agressões irracionais ateístas ao pensamento religioso também. Mas que por virem de uma minoria, não causam tanto estrago. É lógico.

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Muitas respostas eu não obtive. Como eu teria? Não seria sincero em dizer o contrário.
Eu tenho apenas 23 anos de vida, e não é só por esse breve espaço de tempo, é questão que eu sempre deixei claro aqui a minha visão. A crença pra muitos pode ser motivo de acomodação, pra mim é investigação tanto quanto as questões dos céticos sobre a ciência.


Porem, você obteve algumas respostas que validaram sua posição como cristão hoje, sendo essas respostas mais fortes e relevantes que suas dúvidas não respondidas, certo?
E se vc não teme o questionamento, admiro-o por isso.

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Interessante. Teria alguns exemplos desses pontos científicos e profecias confirmadas?

de memória:

pontos científicos corretos: Terra é redonda e está suspensa sobre o nada (escrito antes de Jesus nascer)

Levítico 11:3-7
3 Toda criatura de casco partido e de fenda nos cascos, e que rumina, dentre os animais, é a que podeis comer.
4 "'Somente isto é o que não deveis comer dentre os ruminantes e os de casco partido: o camelo, porque é ruminante, mas não tem casco partido. É impuro para vós. 5 Também o procávia, porque é ruminante, mas não tem casco partido. É impuro para vós. 6 Também a lebre, porque é ruminante, mas não tem casco partido. É impura para vós.

esses animais nao eram considerados ruminantes no passado

profecias cumpridas: um medo-persa, chamado Ciro, derrotaria Babilônia e libertaria os judeus, após 70 anos de exílio. (profecia feita uns 200 anos antes de se cumprir)

profecias em cumprimento: a região da antiga babilônia nunca mais seria populada, "se tornaria desolada até os dias de hj"
o mais interessante é que Saddam Hussein tentou repovoar esta área, e como isso acabou para ele hauhauhauhauhah

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Claro que pode, e deve. Filtrar questionamentos na minha visão só serve para se auto validar e manter o conhecimento sob uma falsa égide.

E acha que esse exemplo que você desenvolveu é comparável a fazer questionamentos descabidos ao cristianismo?

Ou melhor, se o cara tem mesmo dúvidas sobre as pessoas que vão par ao inferno, que ao menos busque se isto é realmente afirmado pelo cristianismo. Aí sim seria uma forma de fazer uma pergunta descabida e descobrir que a resposta é outra, diferente daquela que se esperava.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


-Dan
Porem, você obteve algumas respostas que validaram sua posição como cristão hoje, sendo essas respostas mais fortes e relevantes que suas dúvidas não respondidas, certo?

Sou cristão por pensar que Cristo é o maior exemplo a ser seguido de toda a história a nível de pensamento moral, filosófico e político, não por ter descoberto a origem do universo, a qual só temos a tão pequena ciência comparada a imensidão de incertezas que temos.

Filhada
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
Com o post do -Dan eu fiquei em dúvida, você é o que?
Se conseguiu se manter como cristão, parabéns!

Vou saindo, tomaram meu tópico(sintam-se em casa :\ ), e tenho que pagar a conta da internet(do outro lado da cidade(o que não é muito)), fui!

Cavaleiro
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker

Tem uma grande diferença. Toda religião tem três premissas: garantir a salvação, acreditar em uma teologia comum e converter os não fiéis. E uma série de dogmas que a pessoa é obrigada a seguir para verdadeiramente ser considerado daquela religião.

Por isto só, há o estabelecimento de um preconceito natural a todos aqueles que não desejam ser convertidos, imposta pela própria igreja.

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Filhada
Com o post do -Dan eu fiquei em dúvida, você é o que?Se conseguiu se manter como cristão, parabéns!

Se fosse pra ter uma definição seria "Deísta cristão."

Cavaleiro
Veterano
# fev/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


Double

Gourmet Erótico
Veterano
# fev/12
· votar


brunohardrocker
deísta?
não seria teísta não? oO

-Dan
Veterano
# fev/12
· votar


Gourmet Erótico
pontos científicos corretos: Terra é redonda e está suspensa sobre o nada (escrito antes de Jesus nascer)

um medo-persa, chamado Ciro, derrotaria Babilônia e libertaria os judeus, após 70 anos de exílio. (profecia feita uns 200 anos antes de se cumprir)


Interessante, gostaria de ler os versículos dessa parte em questão. Depois me envia, por favor.

Levítico 11:3-7
3 Toda criatura de casco partido e de fenda nos cascos, e que rumina, dentre os animais, é a que podeis comer.


Reescrevendo: Dentre os animais, toda criatura de casco partido e de fenda nos cascos e que rumina, é a que vocês podem comer.

Tipo, traduções podem quebrar minúcias das frases, mas porem, podem mudar todo o sentido delas. O artigo definido "a" me passa a impressão que os animais comestíveis são apenas os ruminantes de casco partido e fenda nos cascos.

Mas e os peixes e aves? Não podemos come-los?

Outra, o que tem de científico nisso?

profecias em cumprimento: a região da antiga babilônia nunca mais seria populada, "se tornaria desolada até os dias de hj"
o mais interessante é que Saddam Hussein tentou repovoar esta área, e como isso acabou para ele hauhauhauhauhah


Eis que, assumindo esse raciocínio de que a bíblia vem acertando, assume-se a sua infalibilidade. Entretanto, se pintar algum erro (como a Babilônia ser povoada daqui a alguns anos) toda a crença se desfaz?

Vc me mostrou os acertos que você julga. Vc tem conhecimento se a bíblia errou alguma vez?

brunohardrocker
Veterano
# fev/12
· votar


Cavaleiro
Tem uma grande diferença. Toda religião tem três premissas: garantir a salvação, acreditar em uma teologia comum e converter os não fiéis. E uma série de dogmas que a pessoa é obrigada a seguir para verdadeiramente ser considerado daquela religião.Por isto só, há o estabelecimento de um preconceito natural a todos aqueles que não desejam ser convertidos, imposta pela própria igreja.

E se você inverter a lógica, tirar a "vida própria" que você dá a "Igreja" como se fosse o Zordon dando ordens aos Rangers, e encará-la como um pool de pessoas que tem objetivos e crenças em comum e que naturalmente se une e defende seu território?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Virei 50% agnostico \o/... Isso e bom ne?