Denominar-se agnóstico - só agnóstico - é inválido?

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # fev/13


    É válido ou não?

    O agnóstico não se posiciona frente a questões cuja falseabilidade não tem como ser provada, não?

    Se sim, então afirmar-se "ateu agnóstico" seria inválido, já que crer na inexistência de deus é tomar uma posição, assim como crer na existência de deus - sendo um "teísta agnóstico" - também não senta.

    Uma vez agnóstica, a pessoa afirmar uma crença em algo seria contraditório, ou somente acrescentaria a ideia à crença?

    Eu tirei essa questão daqui, e deu pra notar que essas definições são muito embaralhadas, cada um vê de um jeito.

    Quem tem a razão?

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    se o kra é teísta, ele deve ter certeza q deus existe. então ñ pode ser agnóstico.

    se o kra é ateu, ele deve ter certeza q deus ñ existe. então tbm ñ pode ser agnóstico.

    acho q agnóstico é o kra q duvida sem pender pra nenhum dos dois lados, apenas para o da ciência, q deve ser o modo mais sério e eficaz de se comprovar a existencia ou inexistencia de algo.


    por outro lado, se vc ñ pode provar q ñ existe, ñ quer dizer q com certeza ñ exista de fato.

    Bizet
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Bizet
    · votar


    Crer na inexistência não é o mesmo que não crer na existência. Crença não é o mesmo que falta de crença, são opostos, cara. A definição de ateu é (ou tá virando) o que não crê, só.

    Esse negócio de relacionarem agnóstico/gnóstico-ateu/teísta é porque querem diferenciar "crer" de "saber". "Eu acredito que tem um deus aí, mas não sei se realmente existe...". Esse seria o tal do agnóstico teísta. Eu prefiro a separação de sempre, separando entre ateu, agnóstico e teísta e só, sem essas frescuragens, ateu tendo certeza da inexistência, agnóstico não tendo crença (e os milhões de níveis, dependendo de qual lado ele achar mais plausível) e teísta acreditando. Mas acho que esse barco já saiu.

    _Excelion
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    lim fucks given = 0-

    Les Guitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bizet
    Crer na inexistência não é o mesmo que não crer na existência

    Isso tem alguma relação com ateísmo forte e ateísmo fraco? Porque ambas crença e descrença manifestam a negação a deus.

    ateu tendo certeza da inexistência

    Mas essa negação a deus não pode ser considerada como crença?

    agnóstico não tendo crença

    Afinal, é o ateu ou o agnóstico - ou ambos - que não tem crença?

    Mas acho que esse barco já saiu.

    Por quê?

    BokuWa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O Bog se declara agnóstico, se não estou enganado, e ele tem o pensamento mais sensato desse lugar.

    Les Guitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    BokuWa
    Conto com o post dele, mas ele não aparece faz um tempo.

    Bizet
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Bizet
    · votar


    Les Guitar
    Isso tem alguma relação com ateísmo forte e ateísmo fraco? Porque ambas crença e descrença manifestam a negação a deus.

    Tem relação sim.

    E descrença não manifesta negação, manifesta não-afirmação. Tudo bem, tá negando uma hipótese e isso pode ser chamado de negação, mas o correto é chamar de posição default: não sei se X existe até que alguém me mostre/me prove/me convença. Não tem como chamar de crença.

    Se eu achar uma caixa fechada na rua e alguém me disser que lá dentro tem uma banana, eu posso escolher não acreditar nisso sem precisar ter certeza de que não tem banana lá dentro. Não é uma negação. Dá pra eu simplesmente dizer "sem me apresentar evidências que colaborem com a hipótese da banana, vou deixar on hold, porque até agora a chance de ser banana, maçã, anão ou nada é a mesma. Não vou dar atenção ao que você diz, mesmo podendo ser verdade, porque você não me deu motivos pra achar que realmente tem uma banana ali."

    ateu tendo certeza da inexistência

    Mas essa negação a deus não pode ser considerada como crença?


    Cara, eu coloquei as duas definições. Existe a que tá na cabeça de todo mundo, que é a de que o ateu tem certeza da inexistência, e a que agora dizem ser a correta, que é a de que o ateu simplesmente não crê.

    Eu disse que Eu prefiro a separação de sempre, separando entre ateu, agnóstico e teísta e só, sem essas frescuragens. Eu prefiro definir do jeito velho, ateu = não existe, agnóstico = não sei, teísta = existe.

    Mas acho que esse barco já saiu.

    Por quê?


    Porque apesar de eu preferir a outra definição, já tão usando a definição "nova" de ateu em tudo que é canto. É a que o dawkins usa, que o krauss, hitchens, harris, dennett e todo mundo tão usando, então fudeu.

    Les Guitar
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bizet
    Porque apesar de eu preferir a outra definição, já tão usando a definição "nova" de ateu em tudo que é canto. É a que o dawkins usa, que o krauss, hitchens, harris, dennett e todo mundo tão usando, então fudeu.

    Com a nova definição então soa coerente a combinação "ateu agnóstico", já que não há crença. Mas e pro lado do agnóstico, ele acaba se tornando um complemento ao pensamento ou pode se sustentar por si próprio, na denominação "agnóstico" - não necessariamente tento de tomar uma posição firmada entre crer e não crer - ?

    A verdade é que esse assunto é muito chato e confuso.

    Bizet
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Les Guitar
    Com a nova definição então soa coerente a combinação "ateu agnóstico", já que não há crença.

    As 4 combinações soam.

    Mas e pro lado do agnóstico, ele acaba se tornando um complemento ao pensamento ou pode se sustentar por si próprio, na denominação "agnóstico" - não necessariamente tento de tomar uma posição firmada entre crer e não crer -

    Agnóstico passa a ser "não saber". Digo, agnóstico sempre significou não saber (gnose = saber), mas agora ele assume só esse papel mesmo, não diz nada sobre crença, mas sobre saber se deus existe ou não. Ele sozinho pode funcionar, só fica incompleto. Ateu para de funcionar sozinho também.

    A verdade é que esse assunto é muito chato e confuso.

    Pois é, é mais fácil separar essa porra entre acreditar/não acreditar e pronto, ou usar a idéia antiga mesmo: ateísmo = não existe, teísmo = existe, agnosticismo = não sei (e aí tem os níveis, eu seria 99,99999999% agnóstico porque acho absurdo, outros seriam 1% porque acham muito plausível, etc). Quando o huxley criou o termo agnosticismo, foi pra se separar dos dois que diziam saber se deus existe ou não existe (gnose = saber).

    Jack Kerouac...
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Bizet



    sallqantay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pois é, é mais fácil separar essa porra entre acreditar/não acreditar e pronto, ou usar a idéia antiga mesmo: ateísmo = não existe, teísmo = existe, agnosticismo = não sei

    [2]

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    minha provocação:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/300712/

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    a definição de agnóstico é muito simples, mas tem gente que não consegue entender de jeito nenhum

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/13
    · votar


    Blablabla sem sentido.

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Black Fire
    Blablabla sem sentido.

    Atitude agnóstica!

    Clara Schumann
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/270690/

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: sallqantay
    · votar


    aquele que busca conhecer o mundo, da forma que for, pode ser chamado de agnóstico? Procurar saber é um ato de fé

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/300712/

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pois é, é mais fácil separar essa porra entre acreditar/não acreditar e pronto, ou usar a idéia antiga mesmo: ateísmo = não existe, teísmo = existe, agnosticismo = não sei

    E quem acredita e não sabe?

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    E quem acredita e não sabe?

    dá o salto de fé e pula o abismo sem medo o/

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    sallqantay
    aquele que busca conhecer o mundo, da forma que for, pode ser chamado de agnóstico?

    wtf?

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Ch4p0L1N

    leia o tópico linkado pela ana clara e entenda

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    sallqantay
    vish, qual o nick atual da ana clara?

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: sallqantay
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/270690/#7865090

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    sallqantay
    ah sim, vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Denominar-se agnóstico - só agnóstico - é inválido?